1-3 Semanas de Gestação

Sua 1-3a semana começa

4
1-3/40
Semanas

Faltam 38 semanas

Nesta Semana

#

A gravidez acontece verdadeiramente não na hora da fecundação, mas da implantação, o que ocorre cerca de 7 a 15 dias após a relação sexual. Por isso, apenas após o atraso menstrual será possível detectar a gravidez e é aconselhado realizar um exame… Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento o processo de desenvolvimento das estruturas embrionárias tem início.
  • Agenda O atraso menstrual já pode ser notado e a gravidez confirmada através de um teste de gravidez ou exame de beta HCG.


DIA 1 • DA SEMANA 1-3

#

A menstruação ou fluxo menstrual como é nomeado, acompanha as mulheres durante toda sua vida fértil, por longos anos. A menstruação é a escamação das paredes internas do útero quando este não é fecundado e deve ocorrer mensalmente… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 1-3

#

O momento que definitivamente ocorre a gravidez é uma grande dúvida. A natureza é fantástica e promove um verdadeiro espetáculo detalhado. Com o início do ciclo menstrual e a composição de hormônios, todo o corpo trabalhará para liberar os óvulos que poderão ser fecundados… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 1-3

#

Um pequeno sangramento antes da data prevista da menstruação, será que é nidação? Saber identificar o tipo de sangramento, a cor e a quantidade fará com que você tenha certeza se é só a menstruação se antecipando ou … Continuar Lendo

DIA 4 • DA SEMANA 1-3

#

Será que o sexto sentido feminino funciona? Ou será que pode ser influenciado pelo desejo do positivo chegar logo e acabar confundindo os sintomas, gerando até mesmo algo psicológico? Até onde seguir o instinto da mulher e confiar… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 1-3

#

A gravidez é um verdadeiro milagre da vida e como cada detalhe desse momento lindo, a implantação do embrião é mais um dos fatos marcantes. Também conhecido como nidação, o momento que o embrião se fixa na parede do útero é o começo de tudo… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 1-3

#

O Hcg é o hormônio da gravidez, responsável pela gestação continuar em segurança e de impedir que o corpo lúteo seja destruído. É devido a dele que é possível detectar a gravidez já nas primeiras semanas, através de teste de gravidez ou do exame de sangue… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 1-3

#

A ansiedade de saber o resultado da gravidez é grande e o desejo de ver sintomas evidentes mais ainda. Mas quando eles começam a aparecer e quando são confiáveis para determinar uma gestação? Saber distinguí-los é o ideal para não se frustrar… Continuar Lendo

caixa de informações chave:

  1. O desenvolvimento fetal é rápido e semanalmente ocorrem grandes transformações.
  2. A gestação leva aproximadamente 40 semanas e pode seguir até 41 semanas completas.
  3. A primeira semana se conta, normalmente, a partir da data da última menstruação. É o cálculo mais confiável para prever a data do parto (DPP).
  4. Na 2º semana é quando ocorre definitivamente a fecundação e os núcleos se fundem, nascendo a combinação do DNA dos pais.
  5. Na 3º semana o zigoto é formado e chega até o útero, fixando-se no endométrio onde ocorre a nidação.
  6. Nesta fase, pode ou não haver o sangramento de nidação, que é um corrimento rosado.

Mais informações sobre esta semana de gravidez

Vamos acompanhar nessa série as fases do desenvolvimento fetal desse ser que passa a ser amado em tão pouco tempo. Dentro de nós mulheres começa o crescimento do bebê e com ele vem as primeiras emoções, as primeiras experiências, as descoberta dos pezinhos e das mãozinhas. É um mundo totalmente aparte do nosso que, embora seja possível de ver e acompanhar, ainda gera muitas dúvidas entre as futuras mamães. O desenvolvimento fetal é uma das maiores curiosidades entre gestantes.

Como já passei por essa fase maravilhosa, vou colocar aqui tudo que eu aprendi ao longo das minhas experiências e também tudo que eu já pesquisei e estudei. Vamos começar! Para entender melhor o desenvolvimento fetal1, temos que considerar que uma gestação leva aproximadamente 40 semanas ou 280 dias e que pode se estender até a 41ª semana com tranquilidade. O parto a termo pode acontecer entre as 37 a 41 semanas, sem que maiores problemas ocorram para mãe e filho

As dúvidas são muito comuns, principalmente nas primeiras semanas. É a fase onde ainda estamos descobrimos a gravidez e os sinais podem ser um pouco confusos. Também é a fase em que menos podemos ver e sentir diretamente o que está acontecendo, portanto é normal ter perguntas e muita curiosidade sobre o bebê que está por vir. Mas não se preocupe que vamos te explicar direitinho tudo o que acontece nessas semanas!

Desenvolvimento Fetal da 1º a 3º Semana

1ª semana de gravidez:

A semana 1 de gravidez se inicia no dia em que sua menstruação aparece. Normalmente, os médicos contam a gravidez a partir desse dia para obter maior precisão em relação à data prevista do parto (DPP). Daí em diante, o corpo se prepara para a segunda semana que é a semana em que provavelmente ocorrerá a fecundação. Se você for do tipo que tem o ciclo regulado, pode ter mais chances de descobrir a gravidez com antecedência. Caso não seja, pode começar agora a conhecer melhor seu corpo e os sinais que ele dá. Os hormônios estão em queda nessa fase, mas logo eles se elevarão afim de dar seguimento no ciclo.

2ª semana de gravidez:

Por volta do 12º a 18º dia do ciclo, quando o óvulo foi amadurecido o suficiente pelo ovário, a ovulação ocorre. O óvulo que cresceu e amadureceu até que o folículo se rompeu, expelindo-o para as trompas, aguardará a chegada dos espermatozoides. Porém, o prazo de validade do óvulo é curto, cerca de 24 horas na trompa à espera pela fecundação.

E não pense que é fácil a jornada dos “peixinhos” até o óvulo. Eles travam uma verdadeira batalha até chegar ao destino. Apenas os mais fortes e mais saudáveis sobrevivem. Ao chegar à trompa onde está o óvulo (ou óvulos) os poucos que restaram tentam penetrar seu interior, mas apenas um consegue. Logo após a entrada do espermatozoide no óvulo ocorre uma mudança na superfície que impede que mais algum deles consiga entrar. Agora os núcleos se fundem dando origem a uma combinação de DNA do pai e da mãe, formando uma nova vida! Está iniciada a 2ª semana de gravidez!

zigoto em direção ao útero

Foto aumentada de um zigoto em direção ao útero

3ª semana de gravidez:

Após a fecundação, o zigoto é formado pelo óvulo e pelo esperma através da combinação de DNA do pai e da mãe. Na 3ª semana de gestação, as duas células que se encontraram começam a se multiplicar, dividindo-se muito rapidamente conforme avança no caminho rumo ao útero. Finalmente, de 7 a 17 dias depois da fecundação, o novo ser chega ao útero e começa a procurar no endométrio um cantinho macio e de grossa espessura para se fixar. Dá-se início, então, à nidação2!

Esse processo de implantação pode levar um tempo e só depois disso o HCG é identificável no organismo. Após a implantação, o zigoto se divide em 2 partes: uma delas se tornará a estrutura que o bebê terá para se formar adequadamente, como a bolsa amniótica, e a outra parte se desenvolverá como o bebê. A 3ª semana de gravidez é decisiva para o feto.

Como a mamãe está se sentindo…

A chamada nidação pode acarretar em um sangramento de pequena quantidade ou até em um corrimento rosa em certas mulheres, mas é relativamente baixa a porcentagem que tem esse sinal sanguinolento3. Comigo aconteceu de forma discreta e gerou confusão com o início de uma menstruação. Portanto, se houver um sangramento mínimo e sem fluxo, faça um teste assim que possível. Essa é uma situação que costuma gerar dúvidas entre as mulheres: “minha menstruação só veio dois dias, posso estar grávida?”. Então, fazer o teste é a melhor alternativa e você encontra testes de gravidez de alta sensibilidade da Famivita, que detectam o HCG até 3 dias antes do atraso menstrual, aqui.

Apesar de não haver sintomas aparentes, é comum que algumas mulheres tenham cólicas nesta fase. Após fixar-se no fofinho útero, a gravidez começa de fato e metade das células formarão o bebê e a outra metade a placenta e a bolsa amniótica, que abrigará, alimentará e sustentará de oxigênio e nutrientes o(s) embrião(ões) por toda a gestação.

Dúvidas das Leitoras:

Como fica o útero nas primeiras semanas de gravidez?

Já nas primeiras semanas o útero fica inchado, sensível e macio e, por começar as transformações, é possível haver cólicas neste período. Sintoma, inclusive, bem comum no primeiro trimestre, quando o corpo está em plena transformação.

Como fica a pele da mulher nas primeiras semanas de gravidez?

Embora o tal brilho da gravidez seja realmente um fato para muitas mulheres, outras já não têm a mesma sorte. Devido ao aumento do volume de sangue na circulação sanguínea, as mulheres tendem mesmo a ficar mais coradas nessa fase, porém o fluxo também pode deixar a pele do rosto bastante oleosa. Assim, muitas mulheres costumam sofrer com acnes e manchas na gestação e precisam redobrar os cuidados com a hidratação e proteção da pele.

Como se alimentar nas primeiras semanas de gravidez?

A boa alimentação é fundamental em qualquer fase da vida de um ser humano, mas durante a gravidez, principalmente nas primeiras semanas, ela tem uma maior responsabilidade. É nas primeiras semanas que todos os nutrientes e vitaminas ingeridos garantirão o desenvolvimento ideal da placenta que será responsável pela nutrição e oxigenação do feto durante toda a gestação. Seguir um cardápio rico em vitaminas e minerais, como o ácido fólico, o ferro, a vitamina B6 e o ômega 3 é essencial. Por isso, é muito importante conversar com o médico sobre um bom polivitamínico. Conheça mais sobre o FamiGesta aqui.

É normal não ter muitos sintomas nessa fase?

Cada corpo e cada gestação é diferente. Muitas mudanças acontecem no organismo nessa fase e é normal já sentir algumas mudanças. No entanto, algumas mulheres não sentem quase nada ou somente sintomas bem sutis. Isso é normal, e não há motivo para se preocupar.

Veja Também: Primeiros Dias de Gravidez – Quais São os Sintomas do Início?

4
1-3/40
Semanas

Faltam 38 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM 175089 / RQE 89187
Revisora médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

6.418 respostas para "Primeiras Semanas de Gravidez – Sintomas e Desenvolvimento"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Fran 15.11.2023

    Olá, tudo bem? Estou com 9 dias de atraso. No 5° a noite tive uma cólica leve e estranha, tipo fisgadinha. No 6° fiz um teste de farmácia e deu negativo. Hoje, 9° dia, percebi uma mínima secreção rosada, mas só. Eu tive relação com coito interrompido no mês passado apenas, sem escape. Pode me dar sua opinião?

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 15.11.2023

    Olá, relação sem proteção tem risco, se tem o ciclo regular pelo atraso sugiro que faça um beta quantitativo, se for negativo o resultado veja seu medico para avaliação no ciclo

    Responder
  • Visitante
    Selma 06.11.2023

    Meu ciclo regular estou 7 dias atraso não tive nenhum sagrameto já atrasou outras vezes
    desceu estou com dor na costa lado esquerdo e no pé da barriga e também quando muco sair meio branco transparente pensei iria até descer
    Vem sem nenhum cheiro eu espero por maus dias ??

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 06.11.2023

    Olá como esta em atraso, sugiro que faça exame de gravidez, se for negativo veja um atendimento medico para que seja orientada de forma correta.

    Responder
  • Visitante
    Tatyely 10.10.2023

    No dia 21 de setembro minha mestruacao veio ficou 3 dias e iniciei o anticoncepcional pela primeira vez… no dia 03 tive relação sem proteção 2 dias antes da ovulação… hj a 1 semana me sinto inchada, tive um corrimento rosado… sinto q estou grávida… mais ainda n está no tempo da mestruacao vim… devo esperar pra fazer o exame ?

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 11.10.2023

    Olá o escape pode ser pelo uso do AC, sugiro que espere o ciclo, se houver atraso, como existe a duvida faça um exame de gravidez.

    Responder
  • Visitante
    Tainá 31.07.2023

    Bom dia, poderia me tirar uma dúvida, tomo anticoncepcional Qlaira uso contínuo, um dia antes acabar a cartela, tive um corrimento rosa logo veio corrimento marrom, corrimento marrom persistiu 1 ou 2 dias, geralmente não menstruo pelo uso contínuo, a cartela acabou e já que tive esse corrimento resolvi fazer a pausa para menstruar e não menstruei só tive corrimento marrom.. estou com cólicas dor na costa em baixo rumo da barriga e muita enxaqueca. Devo me preocupar será gravides ??? 🙂

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 31.07.2023

    Olá, recomendo que veja seu medico para avaliação ao uso do AC, se necessário a troca que seja feita com segurança e orientação medica

    Responder
  • Visitante
    Eduarda santos 07.07.2023

    Menstruei dia 05/06/2023 e hoje 07/07/2023 tive um sangramento marrom com pouco fluxo será que talvez eu possa estar grávida ou não

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 07.07.2023

    Olá se tem o ciclo regular e houve relação sem proteção, sugiro que se o fluxo não normalizar realize exame de gravidez.
    Vou deixar o link de sugestão:
    https://www.famivita.com.br/produtos/teste-de-gravidez/
    https://www.famivita.com.br/produtos/exame-beta-hcg/?date=2023-06-26
    Obs: No exame Beta, verifique a disponibilidade para sua região

    Responder
  • Visitante
    Ana Paula 05.07.2023

    Minha menstruação veio 20/05/2023. Dia 03/07/2023 descobri a gravidez pelo beta. Hj dia 05/07/2023 fiz uma transvaginal e o médico n viu nd. E norma?

    Responder
  • Visitante
    Brenna 26.05.2023

    Quero saber se e possivel engravidar mantendo relação durante o primeiro dia da menstruação

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 26.05.2023

    Olá Brenna, Os espermatozoides mais poderosos sobrevivem até cinco dias, mas a média de sobrevivência é de 48 a 72 horas depois da ejaculação. Essa sobrevida significa que dá, sim, para uma garota engravidar mesmo fora do período fértil (por mais raro que isso seja)

    Responder
  • Visitante
    CRISTIANE 09.04.2023

    Fiz o exame de sangue porém deu baixa a porcentagem de hcg 15,0
    Tô sem saber se estou ou não grávida

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 10.04.2023

    Olá Cristiane, recomendo que veja a referencia do laboratório para positivo e correlacione

    Responder
  • Visitante
    Cristiane 08.04.2023

    Bom dia … hoje completo 8 dias de atraso e fui me limpar o papel ficou rosado bem leve .
    Fiz o teste com 5 dias de atraso mas deu negativo. Fiz com 7 dias e apareceu uma linha bem clarinha quase não da para ver.

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 10.04.2023

    Olá Cristiane, tem o ciclo regular? se sim, como esta em atraso, esta iniciando um escape rosado e o ultimo teste apresentou um alinha fraca, sugiro que observe se o ciclo não descer normal, faça um beta quantitativo.
    Mesmo descendo normal , se houver duvidas realize o exame.

    Responder
  • Visitante
    Kat 09.03.2023

    Gente, boa noite! Eu tive um pequeno (pequeno mesmo) deslize no final de janeiro um dia antes da ovulação, 3 dias antes da menstruação de fevereiro veio um escape fraco que mal sujava o absorvente, a menstruação veio antecipada e com bastante fluxo mas desde então e até hoje tenho um escape bem rosinha que nunca tive antes… fiz um teste nessa segunda (36 dias depois do deslize) e deu negativo, minha menstruação esta prevista para hoje mas não sei esse escape rosa esta alugando uma ilha na minha cabeça… alguém já passou por isso?

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 10.03.2023

    Olá Kat, como fez exame e foi negativo, sugiro que veja um atendimento medico para que seja avaliado os escapes e você ser orientada de forma correta

    Responder
  • Visitante
    Carol 10.01.2023

    Olá !
    Fiz um teste de farmácia com 4 dias de atraso, mas não foi com a primeira urina do dia, deu negativo.
    Com 7 dias tive um corrimento rosa após relação, até achei que iria menstruar, mas não.
    Hoje tem 10 dias que está em atraso e nada de menstruação. Mas eu sinto todos os sintomas de TPM.

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 10.01.2023

    Olá tem o ciclo regular, se sim, pelo atraso e o escape sugiro que faça um beta quantitativo, sendo negativo, veja uma consulta medica para avaliação e orientação correta

    Responder
  • Visitante
    Marcela soares Moraes 01.12.2022

    Estou grávida de 2 semanas estou tendo sangramento descobri ontem que só tenho o saco gestacional mas ainda não tem feito , estou sentindo cólica e sangramento e normal ?
    Obs: estou com deslocamento de placenta

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 02.12.2022

    Olá Marcela, recomendo que siga as orientações de seu medico, se as cólicas e o sangramento aumentarem volte ao seu medico para que seja reavaliada.
    Colicas e escapes no inicio de gestação podem acontecer.
    Corrimento e cólica são sintomas comuns, principalmente nas primeiras semanas da gestação. Ocorrem pelo início do desenvolvimento placentário e sua aderência à parede interna do útero.

    Responder
  • Visitante
    Ana Clara Silva 01.11.2022

    Olá ,boa noite .
    Sou tentante , tenho sop e estou na luta esperando meu positivo. A médica me receitou metformina e tomei 2 ciclos de indux, hj estou com a menstruação atrasada 38 dias estou sentindo enjôos,cansaço e cólicas . Hoje pela manhã vi um rosado no papel e tô com fisgadas no lado direito. Será q pode ser gravidez ?

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 02.11.2022

    Olá Ana, se o ciclo não descer normal, recomendo que faça um teste ou beta quantitativo para ter uma melhor resposta, se for negativo , veja sua medica para avaliação segura no ciclo.
    vou deixar abaixo o link de indicação, o beta precisa ver a area de cobertura se for realizado fora do laboratorio .
    https://www.famivita.com.br/produtos/exame-beta-hcg/?date=2022-10-26&time=0730
    https://www.famivita.com.br/produtos/teste-de-gravidez/

    Responder
  • Visitante
    SANDRA SILVA 14.09.2022

    MUITO BOM DIA A MINHA PRIMEIRA VEZ QUE ENGRAVIDEI CORREU BEM ENGRAVIDEI LOGO TINHA 36 ANOS ,AGORA TENHO 40 ANOS O SEGUNDO FILHO ESTOU COM DIFILCULDADES,FIZ O PRIMEIRO TRATAMENTO EM AGOSTO, MAS ESTOU COM 7 DIAS DE ATRASO JA FIZ DOIS TEXTES E DEU NEGATIGO,HOJE É O SETIMO DIA HOJE DE MANHA VEIO UM POUCO DE SANGUE ROSADO MAS AO ME LIMPAR, GOSTARIA SABER SE PODE SER GRAVIDEZ OU A MENSTRUAÇÃO,OBRIGADA

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 14.09.2022

    Olá Sandra bom dia, como esta tentando engravidar e seu ciclo não esta normal, sugiro que faça um beta quantitativo , se for negativo e o ciclo não normalizar, veja uma consulta medica para avaliação e orientação correta .

    Responder
  • Visitante
    Jessica 04.08.2022

    Bom dia, vim contar um relato que estou passando
    Boom dia no dia 20 de julho tive um corrimento marrom que so durou um dia no dia, ja no dia 21 nao saiu mas nada, no dia 22 de julho tive um corrimento rosinha juntos com uma secreção branca sem cheiro algum, minha menstruarão era pra vir no domingo do dia 31 mas nao veio, mas estou sentindo muita dor de cabeça, nos ombros pelo peso que meu peito esta, muito cansaço e fome kkkk, ontem no dia 4 fiz um teste de farmacia que me deu um resultado negativo. A minha duvida é, será que posso estar gravida mas fiz o teste muito cedo ?

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 04.08.2022

    Olá, se tem o ciclo regular, como esta em atraso, sugiro que faça um beta quantitativo, se for negativo , pelo atraso sugiro que veja seu medico para avaliação

    Responder
  • Visitante
    jucielle 17.03.2023

    Oi tudo bem eu também tô assim vc tava grávida

    Responder
  • Visitante
    Gisa 27.07.2022

    Dia 18/07 senti cólica e começou a sair menstruação só no papel, no dia 19/07 desceu um pouquinho no absorvente e foi embora. Hoje dia 27/07 voltei a sentir cólica e só sai um pouquinho no papel de vez em quando, não tomo remédio desde que perdi um bebê. Será que posso estar grávida?

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 28.07.2022

    Olá Gisa, sugiro que se o ciclo esta irregular, que faça um beta quantitativo, se for negativo veja seu medico para avaliar esses escapes e te orientar corretamente

    Responder
  • Visitante
    Jany alves 21.07.2022

    Olá,minha ultima mestruacao foi no dia 4 de marco e tive relacao em abril….e em maio tive um leve sangramento mais em poucos fluxos..e em junho no dia 22 tive um corrimento rosa e corrimento marrom e hj sinto umas leves colicas peitos doloridos e mostrando as veias

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 21.07.2022

    Olá tem o ciclo regular? se sim, sugiro que pelo atraso faça um beta quantitativo.
    Se não , que veja seu medico para avaliar e te orientar de forma segura

    Responder
  • Usuario
    Adelane 20.05.2022

    Olá. Minha última menstruação veio no dia 28/04. Porém ela veio 2 dias sangramento normal, e depois cortou. No terceiro, quarto e quinto dia não desceu sangue. Porém no sexto, sétimo e oitavo dia saiu pingos de sangue parecido com borra de café em pouca quantidade, senti febre e muita dor de cabeça. No nono dia decidi fazer o teste de gravidez de farmácia e deu positivo com a segunda linha forte. No dia seguinte fiz um outro teste de farmácia de uma outra marca e deu positivo novamente porém a segunda linha estava mais clara do que o primeiro teste. Então no outro dia fui fazer o Beta qualitativo e deu positivo. Uma semana depois do beta fui fazer a ultrassonografia e o útero estava limpo, sem sinal de gestação. No msm dia da ultra fui fazer o Beta novamente dessa vez o quantitativo e o resultado deu 4,92, a referência do laboratório é de 5,0 para se considerar uma gravidez. 4 dias depois de pegar o resultado do beta quantitativo tive sangramento sete dias antes do meu ciclo menstrual. Um sangramento de pouca quantidade com duração de 3 dias. Posso estar grávida?

    Responder
  • Equipe FV
    Gislaine Ribeiro 24.05.2022

    olá, pelo que relatou pelo ultimo beta não confirmou gestação, sugiro que se tem duvidas , veja seu medico para te avaliar e se necessário realizar exames específicos

    Responder