Já ouvi muitas perguntas a respeito da tal nidação. Principalmente dúvidas se um sangramento é nidação ou menstruação. Então resolvi contar pra vocês mais detalhadamente sobre a nidação! Você sabe o que é nidação? Nidação ou implantação é quando o zigoto se implanta no útero. Zigoto é o óvulo fecundado pelo espermatozóide. Após a fecundação, suas células se multiplicam rapidamente. Enquanto isso, o zigoto se movimenta pelas trompas até chegar ao útero e se fixar na parede do útero, no endométrio.  Mas não dá pra dizer que todo sangramento leve é sangramento de nidação. A nidação ocorre em todas as gestações sem exceção, mas o sangramento que ela pode provocar nem sempre é visto por todas as mulheres.

O sangramento de nidação acontece porque o embrião tem que se fixar bem fundo no endométrio. Assim, é como se ele “cavasse” o endométrio até ficar bem preso, para não haver riscos de abortamento por descolamento. Mas nem sempre esse “buraquinho” no endométrio causa um sangramento que pode ser percebido.





Então se você passou do período fértil e está esperando um sinal para saber se está grávida, não se anime tanto com o sangramento de nidação. Afinal, nem sempre o sangramento acontece.Já passei por ambas as situações, e meu sangramento de nidação foi bem nítido na minha última gestação. Tive o sangramento de nidação bem visível e até mesmo pensei que fosse começo de menstruação.

Sangramento de nidação

Sangramento de nidação ou menstruação? A dúvida de como é o sangramento de nidação é sempre muito grande, por isso vamos desvendar! O sangramento de nidação pode se apresentar de diversas formas diferentes. Pode vir como uma gosminha marrom, pode ser um sanguinho rosado, ou mesmo um filete de sangue vivo. Muitas vezes, assim como aconteceu comigo, pode ser confundido com a vinda da menstruação.

Mas como saber se é sangramento de nidação ou menstruação? Simples! A menstruação só aumenta de volume com o passar dos dias. Já a nidação costuma parar no mesmo dia ou no máximo em 2 dias. Ela vem com uma quantidade mínima, daquelas que só valem pra sujar a calcinha ou nem isso, apenas aparecendo no papel na hora de se limpar.

Caso o sangramento pare, ou fique nesse chove não molha, o melhor a fazer é um teste de gravidez.Compensa mesmo que dê negativo, porque assim você pode tomar alguma atitude se for positivo. Comigo tive que colocar Ultrogestan via vaginal. É melhor prevenir do que remediar, não é? Para dar uma forcinha e tirar essa dúvida a Famivita tem testes de gravidez de ótima sensibilidade. Sua sensibilidade é de apenas 10mUI, que facilmente poderá mostrar se é gravidez mesmo antes do atraso menstrual.

Dúvidas recorrentes das leitoras!

Para auxiliar ainda mais as leitoras, coloquei abaixo as perguntas mais recorrentes que aparecem sempre nos comentários. Se mesmo assim ficou na dúvida, o espaço para perguntas está aberto.

O sangramento da nidação é obrigatório aparecer?

Não, normalmente o sangramento da nidação não aparece para todas as mulheres. Aliás, a grande maioria das mulheres não tem sangramento de nidação aparente. Podem só se se dar conta de que a nidação aconteceu e realmente está grávida depois que a menstruação atrasa.Em alguns casos ela pode aparecer apenas como um risco na calcinha, ou um borrão bem leve no papel higiênico só na hora de se limpar do xixi. Ainda assim, o sangramento da nidação pode aparecer por 3 a 5 dias.

Quais são os sintomas de nidação?

Os sintomas de nidação podem ser apenas algumas pontadas, algumas dores sutis como se fossem uma leve cólica menstrual. Algumas vezes também pode haver câimbras onde o bebê se fixa. Outras vezes os sintomas de nidação podem se apresentar como um aumento da temperatura. A mulher passa a se sentir mais quente pois com a fixação do embrião, a progesterona passa a ser secretada em maior quantidade no organismo pelo corpo lúteo. Isso mantém a temperatura elevada. Porém, nem sempre a mulher tem sintomas de nidação. Às vezes ela somente percebe a gravidez se a menstruação não vem ou o sangramento mais fraco como borra aparece.

Como diferenciar menstruação de nidação

Essa é a mais frequente das perguntas: como saber se é menstruação ou nidação?Nem sempre é fácil distinguir, mas não é uma missão impossível. A menstruação borra de café tende a aumentar de volume, e a nidação tende a parar. Você ainda pode ficar na dúvida se é menstruação ou nidação porque algumas mulheres podem ter um sangramento muito pequeno devido ao uso de anticoncepcionais ou mesmo um ciclo fora do normal. E aí, pra saber a diferença apenas com o teste de sangue ou de farmácia. Sempre recomendo fazer o teste ou exame após 5 a 7 dias depois de parar a borra ou sangramento rosinha.

Como é o aspecto da nidação e quanto tempo depois da relação ela pode aparecer?

O aspecto da nidação pode ser muito parecido com o início da menstruação, pode ser uma água rosada com uma gosma amarronzada, somente marrom como borra mesmo. Normalmente sangramento de nidação não é vermelho vivo e em grande quantidade. Também não sangra muito, mesmo que seja apenas um dia de sangue vivo. Se sangrou vivo e teve borra nos outros dias, é muito provável que seja sim a menstruação. A nidação pode acontecer de 7 a 15 dias depois da relação sexual e nem sempre ela é percebida.

Como aumentar as chances de nidação?

A melhor maneira de aumentar as chances de nidação é namorar bastante no período fértil. Ou seja, aumentar as possibilidades de engravidar em geral. Conhecer bem o ciclo menstrual ajuda a identificar com maior precisão o período exato da fertilidade. Se utilizar de métodos que auxiliam a gravidez a acontecer mais rápido também é uma opção. Existem ferramentas que podem ajudar, como testes de ovulação para identificar o período certo de namorar e o uso de géis lubrificantes a base d’água que não agridem os espermatozoides.

Como é a nidação de gêmeos?

As pessoas realmente acreditam que a nidação e a concepção em geral de gêmeos ou mais bebês é diferente de um único bebê. Porém, não existe comprovação alguma de que existem sintomas diferenciados na nidação de gêmeos, sendo considerado os mesmos sintomas.

Dica Importante: Casais que desejam engravidar devem manter seu corpo com a quantidade de vitaminas equilibradas. Isso ajudará no momento da concepção. Indicamos as vitaminas da Famivita, pois nelas, contém todos nutrientes adequados. Uma novidade é o Metilfolato, forma ativa do ácido fólico. Você encontra o Metilfolato aqui.

Veja também: O Que é Corpo Lúteo e Qual a Importância Dele no Inicio da Gravidez?