Crenças populares sempre povoam as conversas de quem é mais velho. Sempre ouvi minha mãe e tias falarem de quando alguém levanta o bebê que o bucho vira, ou quanto tomava um susto muito grande também. Espinhela caída em bebê é outro assunto que volta e meia aparecia em casa, mas será que tudo isso é verdade? Do que se trata a espinhela caída e o bucho virado? Bom, para começar devemos lembrar de que se trata de um mitos e verdades e algumas envolvem superstições dos antigos (avós, bisavós e tataravós) por isso não é um texto sobre religião e sim sobre casos que eram tão comuns nos séculos passados onde a medicina não era tão acessível e desenvolvida como hoje em dia. Então para desvendar esses mitos, fui mais a fundo para saber o que tem de verdadeiro e de mito nesses males seculares que podem acometer um bebê.
Espinhela Caída – Verdade!
A espinhela caída ou Arca caída é um mal que pode trazer muitos sintomas tanto em adultos como em bebês porém em bebês é mais incomum. A espinhela caída é nada mais do que um nome dado a um deslocamento do osso do meio tórax. Esse osso é flexível e pode se deslocar nos adultos por carregar excesso de peso e nos bebês? Esse deslocamento pode se dar por mau jeito na hora de pegar o bebê, pode também acontecer por brincadeiras como a de jogar para cima e outros motivos e os sintomas podem ser:
- Vômito
- Posição desconfortável (nenhuma posição está boa para o bebê)
- Choros muito sentidos (pela sensação de dor mesmo)
- Braço ou pernas mais longos do que o outro
E para diagnosticar? Atualmente já comprovado cientificamente sabe-se que um simples raio x pode mostrar o osso deslocado no tórax e a famosa espinhela caída, porém como não é um mal muito divulgado, pode se ter vários diagnósticos até se chegar ao que realmente possa ser. Antônia uma senhora de 70 anos costumava presenciar casos de espinhela caída e antigamente era tratada com muita superstição envolvendo rezas e benzedeiras, hoje nem sempre é assim mas ainda existe a superstição ao redor da espinhela caída.
“Antigamente quando víamos uma criança chorando demais a mãe já suspeitava de espinhela caída e logo quem era a primeira consultada sobre o assunto era a benzedeira. Minha mãe foi benzedeira a vida toda, um ensinamento de mãe para filha, porém eu não quis continuar com a missão. Ela benzia tanto crianças com espinhela caída como bucho virado e era muito requisitada. Para verificar se havia mesmo espinhela caída nós mediamos com barbante as pernas, barriga e braços da criança e ai se houvesse diferença fazia-se a reza para restabelecer a saúde da criança e já quase como imediatamente sumiam os sintomas.”
Mas como curar espinhela caída então sem auxilio de “rezas” como antigamente? Não se desespere! sessões de fisioterapia podem resolver. Caso seu bebê esteja chorando demais, vale a pena pedir para o pediatra dar uma olhada no bebê e se for o caso fazer um raio x do tórax.
Bucho virado – Quase verdade!
Só que o bucho virado agora é conhecido com outro nome é síndrome do bebê sacudido. Essa síndrome é ativada por movimentos que movimenta o cérebro dentro do crânio da criança e assim podem fazer com que o bebê tenha problemas como vômitos, irritabilidade, convulsões e tudo isso devido a lesão que pode ter sido causada por movimentos bruscos manuais envolvendo o bebê então a tal brincadeira inocente de jogar o bebê para cima e pegar pode se tornar um risco para o bebê.
Mal de Sete Dias – Mentira
O mal de sete dias era temido pelas mães que se trancavam no quarto após o nascimento do bebê e no sétimo dia do nascimento da criança, não expunham o bebê recém-nascido á luz e a vestiam de vermelho para afastar o mal. Esse mal de sete dias pode ser interpretado de duas formas: Icterícia ou inflamação do umbigo, o tétano neonatal, ambos eram desconhecidos por muitas pessoas antigamente. O amarelão como a icterícia era chamada poderia até mesmo matar a criança dependendo do grau e coincidentemente se agravava no 7 dia de vida do bebê. A infecção do umbigo, tétano neonatal se dava devida a má higiene no instrumento de corte e ferrugem na hora de separar a mamãe do bebê pelo cordão umbilical. Então podemos concluir que a parte da doença é verdadeira mas o folclore em torno não é real, deixar a criança fechada no quarto escuro não evitaria a doença.
Felizmente ambos são diagnosticados e medicados pelos médicos e foram afastados dos tempos modernos. Crenças populares que acabaram sendo confirmadas e outras que não se encaixam e não passam de o sabedoria popular? então envie sua dúvida quem sabe ela não esteja no próximos mitos e verdades da maternidade.
Veja também: Mitos e verdades – Teste de Gravidez Com Água Sanitária
Foto: Gergely Vida
Respeitando os comentários, sugestiono que, em caso de espinhela caída, mal-estar, arrepio, choro sem motivo, sensação de morte, sismar que está cheirando a podre em um dia específico da semana, epilepcia, síndrome do pânico… procurem um médico especialista. Não achando nada ou não resolvendo o problema, busquem a Jesus. Eu servia no ocultismo, tinha uma doença que desde criança me forçava a tomar o benzetacil para não ter um ataque de dor e cair no chão. Os orixás e guias (demônios disfarçados) diziam que era meu mesmo, era do “santo” que me acompanhava. Um dia me falaram de Jesus, disseram e Ele pode curar. Acreditei e a doença que carreguei até os 16 anos sumim. Faz mais de 30 anos que estou curado. O Senhor Jesus pode tudo!
ResponderPrimeiramente, orixás e guias não são demônios, porque isso é uma invenção católica. Segundo, eu sei de onde você tirou isso, e a igreja que prega esse tipo de coisa, faz tudo menos, seguir a Jesus. Se você serviu o ocultismo, você seguiu qualquer coisa, menos às divindades de matriz africana, porque os orixás, e todos os guias, são seres de luz e amor. Não venha destilar sua intolerância religiosa sobre o que você não conhece, e não conhece mesmo! Siga sua religião, respeitando a do outro.
ResponderCala sua boca, abestada!
ResponderCala você, infeliz! Se olhe
ResponderMinha vó falava que se a a espinhela estiver caída,era so levantar seu peso,em uma árvore ou na área da sua casa. Sempre dava certo. Vc eleva seu corpo uns 3 vezes e com o seu peso volta para o lugar.
Responderminha mãe também falava isso, mas eu nunca conseguia me erguer! kkkkk
Responderminha mãe também fala isso, mas eu nunca consigo me erguer kkkkk
ResponderMeu pai senti muita dor na espinhela acorda com falta de ar sufocado tem que puxar porque a espinhela deli ficar torta finada causando muita dor e já gastou muito mas os médico não descobri
ResponderMeu telefone 47-99215-9992. Rita Batista de Souza
ResponderEu estou desse jeito peguei um peso no sábado a tarde chegou a noite fiquei como se fosse uma falta de ar bem no meio do peito e estou até hj fui no médico 3 vezes e eles não descobre fiz uma eletro e um raiox não deu nasa🥺
ResponderPobre Yago Silva: Tão cheio de boas intenções, mas não foi feliz em nenhum de seus dois comentários que li. Vou te dizer que o relato da Patrícia Almeida, nada tem a ver com gastrite crônica e muito menos com esofagite. Afirmo isto porque há anos venho tratando deste problema e sei o que estou dizendo. Se cuide, pois o curso de enfermagem tem outros objetivos. Em nenhum momento a Patrícia disse que tinha asia e muito menos refluxo gástrico, Onde vc viu dizer que gastrite crônica ou esofagite causa dor nas pernas?
ResponderDesculpe a minha franqueza.
Tive relação com meu namorado no dia 28 e não tomei anticoncepcional, mais tomei no dia seguinte as 17:30 ,ontem era pra minha menstruação descer e não desceu, desceu apenas um corrimento rosado com marrom,tô sentindo dor de cabeça indo ao banheiro mais vezes q o normal tendo canção e fadiga tem possibilidades de está grávida?
ResponderOlá pode estar tendo alteração hormonal pelo uso incorreto do anti, se o fluxo não normalizar, sugiro que faça um beta quantitativo.
ResponderEstou com a espiela caída, mais não tem bensendeira onde moro e estou fazendo a simpatia da parede; é ficar reta na parede e colocar os braços para o alto com as pernas juntas e retas, 3 x e depois se abrasse 3 x também. Estou fazendo e mim sinto bem melhor. Fiz muitos exames de imagem e laboratório, testes de esforço… E descobrir que era espiela caída, eu gastei dinheiro q nem tinham e fora o tempo. Mas graças a Deus estou ficando boa. Dizem que é 3 x pela manhã em 3 dias. Mais eu faço pela manhã e quando vou dormi.
Responderboa tarde alguem me me informar se em Olinda existe alguma benzedeira, pois me encontro com peito aberto, com dificuldade para respirar e sorrir.
ResponderOlá vc já melhorou e pq estou assim tabem e aki eu não conheço nenhuma benzedeira
ResponderPassei pela mesma coisa e graças a Deus
Respondere a senhora q me rezou fiquei boa
Oi Cheila estou com espinhela caída em qual bezendeira vc foi qual o nome de tel dela estou mal
ResponderMinha abuela acreditava que o seu filho mais novo havia morrido do mal de sete dias, antes dela falescer eu expliquei que na verdade ele falesceu de tétano neo natal por conta do corte do cordão umbilical, percebi a tristeza no rosto dela, poucos dias depois ela também falesceu.
ResponderTenho essa dor na boca do estômago q corresponde nas costas.acho q é espinhela caida o eu faço.
Responderolá o que eu sei é que em adulto uma das coisas que podem dar certo é procurar uma barra dessas de academias ao ar livre sabe que vc consiga se pendurar….kkkk parece engraçado mas é verdade….fazer isso (se pendurar com os braços esticados e esse movimento coloca o tal osso no lugar.
já funcionou com pessoas que conheço.
ResponderOla eu quase todo dia amanheco com dor de baixo estômago e dores chatas para cima costela lado da frente pode ser espinhela
Responderoi, bom dia! Infelizmente quem poderá lhe dar o diagnóstico correto sera seu médico. Marque uma consulta e faça exames, pois os sintomas tb podem ser por outro motivo.
ResponderGente essa do bucho virado e vdd aconteceu isso com minha filha e botaram quebrante no sábado nela tambem ela fico 3 dias com febre alta e eu n sabia oqe era levei ela numa mãe de Santo e ela também benze criança e ela me falo qe era quebrante forte e bucho virado o pai d minha filha tem umas brincadeira dessa d jogar ela minha vizinha ficava rodando ela graças a Deus agr qe ela tá sendo benzida ela tá melhorando eu n tenho mt fé nessas coisas e em nada mas tô vendo qe ela ajudo muito minha filha com isso se alguém estiver com esse problema passe pelo orgulho e peça ajuda pois eu sou católica mas se eh algo qe vai ajudar os pequenos não custa tentar ne e boa sorte a tds
ResponderVc é católica pq não rezou e pediu a Deus? Eu sou evangélico se fosse vc iria ler as escrituras sagradas tomem cuidado porque desde de a época de Moisés já existia os magos, Certa vez o Apóstolo São Paulo repreende uma mulher por curar e adivinhar mas não havia nada de Deus nela tome cuidado para os lugares que leva sua filha ao invés de abençoa-la estará trazendo divisão entre vc é Deus
ResponderSou católica mas to afastada pois vi mts coisas na igreja qe me desagradou quanta na evangelica quanto na catolica e aq n estamos falando de religiao no meu caso levei ela numa benzedeira e ela nao falo em algum momento coisa ruim e desde esse dia minha filha nao fico doente mais o importante e isso n importa oque vc vai recorrer…me ajudo e so quem e mae de vdd sabe como eh ruim um filho fica doente vc fica orando implorando a deus e nao acontecer nada…mas boa sorte as outras mães e qe os bebes delas nao fiquem com isso mais
ResponderEu acho que cada um deve respeitar a crença do outro
ResponderYago, respeito os evangélicos. Assim como os evangélicos precisam aprender a respeitar as outras religiões, os outros costumes, e as outras crenças. Os pais e mães de santo são pessoas sérias, que detém conhecimento ancestral, uma vez que o conhecimento sobre rezas e o benzimento é passado de geração a geração, e também devem ser respeitadas. O que importa é o bem doado, o amor e a restauração da saúde. As pessoas procuram o que as fazem bem, onde se sentirem melhor, independente de preconceito.
ResponderVerdade só quem é mãe para entender o que vc passou, peço desculpas se fui grosso com você
ResponderAmém!!! Levei meu filho hoje na benzendeira! Eu creio em nome de Jesus que Ele usa pessoas verdadeiramente de coração puro para nos curar, e sei que meu filho está curado!
Respondertudo bem não se preocupa n estamos aq pra ajudar e a da dicas uns para os outros.bjs
ResponderOi eu de novo a mulher qe levo a filha na benzedeira…. tive outro filho eu n sei se ele tava com o buxo virado mas ontem de ontem começou a vomitar só bebendo água e vomitando ai ontem uma vizinha veio benzer ele e falou que ele tava carregado…..como eu disse sou afastada da igreja era católica nunca fui em centro só igreja católica e evangelica isso vai dá fé de cada um desde lá minha filha n fico doente mas estava ficando doente novamente essa vizinha veio e benzeu eles….eu orei p deus levei em médico gastamos 400 de remédio e nada fez efeito….tem coisas que só a fé mesmo pra resolver n importa a religião deus e só um pra todos e vamos orar que só Deus pra auxiliar cada pessoa a fazer a cura… bjs
ResponderBoboa tarde me ajudem estou com dor no estômago. e nas contas na segunda sentir febre e dores nas pernas será que é espiela caida
ResponderBoa noite, estudo Enfermagem vc deveria fazer um exame pode ser gastrite crônica, ou esofagite mas se caso não for diagnosticados no exame pode ser espiritual
ResponderAbraços
Busquem um médico, por favor.
ResponderBom dia. Minha filha tem um mês de nascida quando ela tava com 17 dias de nascida eu levei ela no hospital e la os medico disse que ela tava com acterica serar que foi pq eu sair com ela antes dos 7 dias mim ajude a tirar essa duvida.
ResponderNão tem ligação, e super comum ictéria em bebês em alguns casos não precisa de tratamento, outros banho de luz.
Responder(75)98868-0105 whatsapp da OI, 99962-7772 vivo, 98171-0013 claro e 99148-5686 tim. Pode dar um toque a cobrar e retorno a ligação. resolvo seu problema na mesma hora, sem gastos e sem oração.
ResponderBatista silva
Não entendi vc e benzedeiro (a)
ResponderBom, vou comentar, o aconteceu comigo pessoalmente. Eu tenho hoje, 69 anos e meio. Quando eu estava com 14 anos, me atacou um sintoma de febre alta e vômitos constantes. Cheguei a vomitar de 10 em 10 minutos. Morava na Fazenda, longe da cidade, e na cidade, (Miracema do Norte-GO, hoje, Miracema do Tocantins) Lá também nos anos 60 não existia médicos. Então meus pais mandaram chamar um senhor, rezador. Não me lembro mais o seu nome. Esse senhor disse que o meu caso era arca caída. A me benzeu. Mais ou menos uns vinte minutos depois da reza, minha mãe me ofereceu um pouco de caldo de frango. Ela já tinha me oferecido aquele mesmo caldinho várias vezes. Era bater dentro e jogar fora vomitando. Depois da reza eu tomei uma três colheres do caldo de frango e daquela vez não vomitei. Minha mãe foi me oferecendo alimentos e nunca mais vomitei. Penso eu, que foi a reza daquele senhor.
Responder????
ResponderQuando criança, estava sentindo dores e dificuldade de respirar, a moça que tomava conta dos pequenos, levou-me a um vizinho dela que era rezador e após ter tirado as medidas disse que eu estava com espinhela caída. Me pós pindurada na porta da casa dele apoiada nas minhas mãos pequenas, me rezou e pós um emplasto de sabiá. Fiquei boa.
ResponderObrigada pelo depoimentô.
ResponderEu sempre sofri com este mal de “espinhela caída”. Minha mãe rezava junto com algumas técnicas e melhorava imediatamente. porém em certo momento de minha vida, não tinha as rezas de minha mãe e só me restava usar as técnicas que ela usava, que era amarrar uma toalha fortemente pressionando o tórax, erguer o corpo em uma barra (galho de árvore, portal) ou então fazer algo parecido em uma rede, apertando o tórax. Vc faz as medições e eu até hoje meço como ela fazi com a toalha: tem que dar dois palmos meus certinho da ponta do cotovelo ao dedinho, se estiver diferente, imediatamente pego uma tolha e aperto o tórax e tudo resolvido. No outro dia estarei bem e basta ficar uns 3 dias sem pegar muito peso. Simples assim (75)98868-0105 whats pra quem quiser mais detalhes.
ResponderBoa tarde !
ResponderFoi de grande valia os comentários.
Estou com 49 anos e estou com espinhela caida.ja fui em vários hospitais, tomei muitos remédios. Na sexta-feira recebi passe Jurei e estou me sentindo melhor, mas minha boca está acida. Se alguém puder me ajudar com alguma dica? Eternamente grata Ângela
Muito obrigado Batista vc foi um anjo que Deus me onvio muito obrigado msm
ResponderObrigada um grande beijo.
ResponderBOA NOITE PESSOAL VOU FAZER UM GRUPO NO WATSSAP PARA FALAR SOBRE ESPINHELA CAIDA QUEM QUISER ENTRAR ME CHAMA NO WATSSAP 021965142278.
ResponderBoa sorte meninas.
ResponderEu sempre sofri com este mal de “espinhela caída”. Minha mãe rezava junto com algumas técnicas e melhorava imediatamente. Porém em certo momento de minha vida, não tinha as rezas de minha mãe e só me restava usar as técnicas que ela usava, que era amarrar uma toalha fortemente pressionando o tórax, erguer o corpo em uma barra (galho de árvore, portal…) ou então fazer algo parecido em uma rede, apertando o tórax. Vc faz as medições e eu até hoje meço como ela fazia com a toalha: tem que dar dois palmos meus certinho da ponta do cotovelo ao dedinho, se estiver diferente, imediatamente pego uma tolha e aperto o tórax e tudo resolvido. No outro dia estarei bem e basta ficar uns 3 dias sem pegar muito peso. Simples assim (75)98868-0105 whats pra quem quiser mais detalhes.
ResponderBoa noite eu estou com muita dor e está tipo um inchaço no entre meus seios fui numa mulher que puchar e coloca no lugar ela disse que estou com peito aberto ela puchou doeu pra burro estalou tudo meus ossos fiquei sem dor na parte das costas mas continuei com o inchaço e a dor forte dói até pra me alimentar eu sinto falta de ar e dor o que será isso alguém pode me ajudar ? Desde já obrigado
Respondermeu conselho é procurar um hospital fazer rx e ver realmente o que esta acontecendo.
ResponderSe no texto espinhela caida vc coloca que mediam com barbante faziam a reza e quase imediatamente o bebe ja melhorava porque abaixo vc fala em fazer um raiox expondo a crianca a radiacao e sessoes de fisioterapia, confesso que nao vi coerencia…nao seria entao melhor a reza sem radiacao e sem sessoes de fisioterapia?
ResponderEU VOLTA E MEIA TENHO ISSO HOJE MESMO DO NADA COMECEI A SENTIR DOR FORTE NA BOCA DO ESTOMAGO ,NENHUMA POSIÇAO ERA COMFORTAVEL . FOI AI QUE MINHA SOGRA ME DISSE PRA MIM EMPENDURAR NA VARANDA E DEPOIS MEU MARIDO ME PEGOU POR TRAZ E ME ERGUEU TREZ VEZES .NOSSA SENTIU UM ALIVIO E DEPOIS DE UM TEMPINHO A DOR FOI PASSANDO E PAROU DE DOER SERA Q FOI ISSO Q ELES FISERAO FUNCIONOU?? QUERIA SABER
ResponderGostaria de saber como curar espinhela caida emcasa pois meus sintomas sao falta de ar garganta seca caimbras pelo corpo muita sor nas costas e no torax tonteira
ResponderGostaria de saber como curar espinhela caida emcasa pois meus sintomas sao falta de ar garganta seca caimbras pelo corpo muita sor nas costas e no torax
Respondertem q botar no lugar ne, fala com um medico, talvez um quiroprata, pra mim pelo menos resolveu. bjus
ResponderOla, meu nome eh simone.
ResponderEstou com uma dor no estomango, vista fraca, tonteira, falta de ar, dor nas costas e nas pernas. Isso pode ser espinhela caida….
Pode sim simone mas tb deve fazer exame de sangue pra ver se é anemia viu.
ResponderSe você tiver um buraco no meio do peito sim
ResponderNinguem poderá dizer que td enfermidade, a rigor , esteja vinculada aos processos de elaboração da vida mental, mas tds podemos garantir que os processos de elaboração da vida mental guarda positiva influenciação sobre tds as doenças. O pensamento sombrio adoece o corpo são e agrava os males do corpo enfermo. A ciência já comprovou este fato. Acredito no poder da fé, através dos ensinamentos contidos nos evangelhos de Jesus para nossa renovação mental, para o bem. As rezas, orações nos aproximam do divino, mas só vê e percebe quem tem olhos de ver. porque muitos ainda permanecem dormindo, vitimas de paralisia das faculdades superiores, o coração nao adere, incapazes de analizar e compreender. Quando esta doente vc recorre ao médico, busque também a Jesus nos momentos de crise interior.
Responderisto me aconteceu varias vezes perdi varios dias de minha vida atoa no hospital, depois de minha mãe me levar a uma curandeira me curei imediatamente do que parecia o meu leito de morte, isto me aconteceu de novo então eu apenas me pendurei na porta com os braços para cima e fiquei curado rapidamente dos sintomas : vomitos,cansaço,vistas fracas,e voltei a comer normalmente . Meu cachorro teve isso ele não comia mais estava quase morto ,peguei ele ergui ele pelas mãos algumas vezes logo ele voltou a comer e se recuperou .Esta doença e´ igual a um dedo destroncado voltara no lugar depois que pucha lo . A doença seria decorrente de esforço repetitivo – como erguer ou carregar objetos excessivamente pesados.,fazer exercícios fisicos irregularmente , dormir de barriga para cima ou para baixo ,tosses , uma queda etc .Tem gente que diz que e´ uma besteira ficar rezando sendo que apenas importa o ato fisico, mas por experiencia propria acho que isto e’ uma forma de agradecer a uma sabedoria recebida de graça ,por que os medicos que pagaram muito por anos de conhecimentos não foram capazes de me diagnosticar corretamente e me curar.
ResponderConcordo plenamente com sua mensagem é assim que me sinto
ResponderBoa tarde,bom quando eu era criança até a adolescência eu sofria com espinhela caída,meu pai media meu braço com barbante e dava uma diferença enorme,eu sentia dor no peito,dificuldade para respirar e um cansaço anormal,daí meu pai me pendurava na porta até o peito estala e erguia meus braços umas 3 x e mandava eu ir na nossa saudosa vizinha Sra.Conceição pra ela me rezar e colocava emplasto sabiá no peito e nas costas e enquanto isso minha mãe preparava uma gemada forte pra eu tomar e era em jejum e ficava 3 dias fazendo isso e de repouso sem pegar peso nem podia varrer casa,sei que eu ficava boa,hoje em dia de vez em quando sinto mais não temos mais as rezadeiras,então eu faço as gemadas e me penduro na barra na academia e uso o emplasto sabiá ou salompas como quiser e dá muito certo,minha mãe colocava noz moscada canela e breu em pó na gemada espero que tenha ajudado.
ResponderBoa sorte.
ResponderMatéria muito boa que tira dúvidas de diversas pessoas.
ResponderUm dos meus irmãos faleceu, segundo minha mãe de mal do sétimo dia, isso mais ou menos em 1953. Acredito que foi de tétano!
ResponderFale com seu pediatra e não ligue para estas “rezas; benzeduras; simpatias; crenças; superstições. Espinhela Caída é crença popular dos antigos. Medicina moderna não reconhece esta doença muito menos a sua dita “cura”. Não existe nem um livro, estudo ou mesmo site científico que fala sobre isso de forma científica . Podes pesquisar no Google ou consultar qualquer médico.
ResponderRapaz você nao sabe do que está falando! Eu sou a prova viva de que essas “supertiçoes” de que você fala com tom ironico funciona sim. Tenho 37 anos hoje, e agradeço a Deus e a benzedeira na época, por estar vivo, pois minha mae na epoca nao sabia mais o que fazer , pois todos hospitais que ela me levou na época, nenhum médico soube diagnosticar o que eu tinha, quase morri, pois não conseguia nem comer mais, e a última porta que minha mae foi bater foi na benzedeira, que nao cobrou nenhum centavo para me ajudar, ao contrário da maioria dos médicos donos da razão. Nao subestime o poder da fé sobre o corpo, pois na antiguidade, a ciencia e fé andavam juntas, só depois que as duas foram separadas, é que caimos nesse mar de arrogancia e ignorancia sobre o mundo oculto.
ResponderExiste sim!E os antigos possuem muita sabedoria.
ResponderPo cr, tido isso q vc acabou de dizer, Essas palavras vieram até a mim agr q estou com isso, eu ainda estou com esse mal e to buscando a cura a DEUS indo pra igreja, tive isso junto com uma sequência de enfermidade, eu senti a sensação de morte, eu fiquei 7 meses pra descobrir isso, e descobri várias outras doenças q vieram pra acabar cmg, parece q eu estou morto, fora desse mundo, isso nos faz Duvidar e deixa de acreditar na vida, no lado espiritual que eu creio Q tem, então, gostei da sua resposta, é bom que só assim. Vendo essas palavras eu me fortaleço mais, fortaleço minha fé em Deus e minha grnadeosa vontade de viver a minha vida, o demônio não vai conseguir me destruir irmão… Muito mais muito obrigado msm… Essas palavras sua foram ditar pelo próprio espírito santo e conseguiram chegar até mim… Eterna gratidão!!!
ResponderEu acredito muito nisso, pq passei por isso com minha filha !
Responder<3
ResponderOlá estou fazendo um trabalho sobre a Medicina Popular e gostaria de estar sabendo mais com mais detalhes sobre o Bucho – Virado ou espinhela quebrada … por favor entre em contato comigo por e-mail . Desde já agradeço .
ResponderÉbony
Simplesmente adorei, não sabia deste dos 7 dias, com certeza e Mito porque sempre sai de casa com 3 dias !!!!!!!
Respondere tem mais mitos chegando por ai Udi! bjokas
ResponderPatricia Espinhela caida se resolve se eu pendura na Porta da minha casa mais quantas vezes eu subo e desço se puder me responder fkarei grato
Responder