Criança é uma caixinha de surpresa, uma hora esta brincando todo feliz e saltitante e poucos minutos depois esta reclamando de alguma dor. É dor de cabeça, dor nos pés, dor de dente e a mais convencional, que é a dor de barriga. Mas afinal porque ocorre tanto dor de barriga em crianças? Quais são as razões?

São tantas vezes que escutamos de dor de barriga que pode parecer algo banal, mas acredite existem tantos motivos para ela acontecer que nem sempre é algo tão simples assim. Claro que maior parte dos casos é resolvida com facilidade e sem maiores preocupações, mas vale a pena observar cada sinal para detectar o problema de fato. Em 80% dos casos encontrados em uma sala de espera do pronto socorro pediátrico o principal sintoma relatado é a dor de barriga, então vamos saber quais os principais motivos dessa dorzinha tão chata acontecer.

Muito natural na infância, à cólica causada por gases é um dos principais motivos de dor de barriga em crianças1. Normalmente acontece pela imaturidade do sistema digestivo ou até mesmo por alimentos que aumentam a produção destes gases como o é o caso do feijão. A cólica é um problema bem recorrente principalmente em bebês e pode ser amenizado através de uma massagem abdominal ou com a ajuda de remédios antiflatulentos, claro que prescritos pelo pediatra assim como sua dosagem.

O segundo motivo bem recorrente causador da dor de barriga em crianças são os excessos alimentares ou a famosa “porcaria de fim de semana”. Tentamos sempre seguir um cardápio saudável, não oferecer alimentos gordurosos, açucarados e sem teor nutritivo, mas escapar às vezes ou se exceder em um fim de semana ou outro é inevitável, não é mesmo? Quem nunca pegou uma maratona de aniversários infantis no mesmo fim de semana? O intestino de qualquer pessoa reclama quando excedemos nos alimentos e isso inclui as crianças também2. Então se a criança exagerou na quantidade de guloseimas a barriga pode reclamar, ou se ingeriu algum alimento estragado a dor vai ser inevitável acompanhada de outros sintomas como a diarreia e o vomito. A forma de amenizar é oferecer alimentos mais leves, muito líquido e esperar o corpo eliminar tudo que fez mal!

Outro motivo que pode ter como sintoma a dor de barriga em crianças são os vermes. Causa esta bem comum nos tempos antigos e mais incomum atualmente, já que é mais normal se pegar pelo contato da terra e da água contaminada, mas que deve ser sempre investigada. Dores recorrentes de dor de barriga devem ser informadas ao pediatra para solicitação de um exame de fezes que detectará a presença ou não de verminoses3. Em caso positivo, o tratamento seguirá através de vermífugos prescritos pelo próprio pediatra, assim como sua dosagem. A dor de barriga em crianças pode ser resultado de ansiedade, medo, intestino preso e em casos mais isolados, mas não descartados, de inflamação do apêndice. Por isso é importante cada sinal e sintoma ser observado e em caso de febre e náusea um pronto atendimento ser procurado imediatamente. Como dizem, é melhor pecar pelo excesso de zelo do que pela falta dele!!

Como Diagnosticar e Como Tratar da Dor de Barriga em Crianças

O diagnóstico é realizado através da consulta pediátrica, onde são solicitadas informações como aonde dói, como é a dor, a localização e quando esta dor acontece. Sintomas que venham acompanhar a dor de barriga em crianças também é uma informação valiosa e deve ser informada detalhadamente ao medico. Durante a consulta o medico fará toques em toda extensão do abdômen a fim de detectar o problema e notar algo de diferente. O tratamento será indicado conforme a necessidade e se adequará aos sintomas que estão acompanhando a dor de barriga. Na grande maioria dos casos, o uso no analgésico já é o suficiente para amenizar o desconforto. Porém não se deve medicar e tratar nenhuma criança sem prescrição medica e sem saber de fato o que esta acontecendo. O uso de medicamento inadequado pode vir a agravar o caso.

Veja Também: Vermes em Crianças – O Que Fazer?

Fotos: Ivan de Paula