Dado o nome de coordenação motora, a habilidade de mover os músculos de forma precisa, dando total domínio corporal. É possível notar condições da coordenação motora infantil através de atividades rotineiras como ao brincar, ao desenhar e ate mesmo ao caminhar. Quando um bebê nasce, ele passa mais tempo dormindo do que interagindo. E isso vai mudando com o passar dos meses, quando ele começa a ficar mais tempo acordado prestando atenção em cada detalhe ao seu redor1. Ao decorrer dos meses, ele irá adquirir habilidades como segurar alguns objetos, puxar e ate mesmo leva-lo ate a boca.
O desenvolvimento da coordenação motora irá acontecer de forma natural e obviamente necessitará de estímulos para que o resultado seja ainda melhor e dentro do esperado. Mas os estímulos devem ser feitos com certo cuidado e apreensão, dentro de um limite para que não seja forçado a fazer coisas demais para sua fase. Não existe melhor maneira de se desenvolver, do que através da brincadeira. Através de músicas infantis, pinturas e qualquer que seja a brincadeira favorita da criança que fará ela se desenvolver com prazer. É a coordenação motora infantil que permite que a criança consiga dançar, pular e fazer tarefas que irão se aperfeiçoar cada dia mais como escrever e usar uma tesoura para recortar um papel.
É dividida em duas categorias, a coordenação motora grossa e a coordenação motora fina. Onde a grossa2 é determinada pelos movimentos musculares dos membros maiores onde definem os movimentos mais habilidosos como correr, saltar, subir escadas e chutar. Exercícios muito utilizados em atividades esportivas, e que algumas crianças apresentam mais dificuldade nesses movimentos.
Já a coordenação motora fina3 é a de músculos menores, como mãos, dedos e pés. São verificados através da pintura e no manuseio de materiais como lápis, canetinha e tesoura. Exigem movimentos mais firmes e delicados, devendo ser mais precisos, movimentos esses que serão utilizados durante a vida toda.
Coordenação Motora de 0 a 6 anos de idade
É na educação infantil que a coordenação motora infantil será mais trabalhada e estimulada. Com ajuda de atividades bem elaboradas e dinâmicas é possível receber respostas imediatas e sendo assim podendo avalia-las. O desenvolvimento da coordenação motora se inicia juntamente do nascimento do bebê. O amadurecimento é essencial para que a criança consiga ter interesse pelos objetos ao seu redor e recebam o estimulo para se esticar para pegar, apertar e puxar. Com o passar dos meses, esses movimentos serão cada vez mais aprimorados dando oportunidade a buscar novos aprendizados.
Quando começam a engatinhar por volta dos 6 aos 10 meses de vida, o espaço tão limitado anteriormente agora fica mais amplo e com muito mais chances de exploração e desenvolvimento da coordenação motora. Sobem em móveis, escalam sofás e mexem em tudo e isso aprimora cada dia mais seus músculos o fortalecendo para o melhor controle e coordenação de braços, pernas e mãos, inclusive já sentam, viram e se levantando se segurando cada dia com mais facilidade.
Quando finalmente conseguem ficar de pé sozinho e andar chegando ao seu primeiro ano de vida, a coordenação motora grossa esta começando a se aprimorar. A partir deste momento, deverá ser trabalhada para evoluir cada vez mais. Através de um garfo para tentar se alimentar sozinho ou der um giz de cera para desenhar é possível estimular a coordenação motora fina, aperfeiçoando a cada nova tentativa o controle das mãos.
A brincadeira seja ela qual for sempre será um exercício constante para aprimoramento da coordenação motora infantil. Por exemplo, ao empurrar um brinquedo, a criança trabalha além das pernas e braços os olhos, que tem que ficar atentos aonde esta indo enquanto se esforça para colocar o brinquedo aonde deseja. Por isso é indicado que crianças brinquem em a vontade, sem impor limites e espaço. Deixe explorar o local, obviamente com o máximo de cuidados para evitar acidentes domésticos, mas deixe brincar com os brinquedos que deseja empurrar, desmontar, espalhar e juntar.
Na fase dos 2 anos, a criança já consegue se movimentar sozinha e com firmeza. Já explora e sabe o que gosta de fazer. Através de desenhos, rabiscos coloridos mostram ainda a imaturidade da coordenação fina e a falta de controle das mãos e raciocínio. Nessa fase, pintar com seus dedinhos é uma forma de aprender a lidar com os movimentos de forma mais firme. Respondem bem a linguagem corporal, através da musica conseguem se movimentar de forma mais firme.
Já quando estão maiorzinhas, na fase dos 3 aos 4 anos, além da brincadeira as descobertas e exercícios se tornam mais intensos. A boneca que antes era só abraçada e balançada para “dormir”, agora consegue receber papinhas na boca. O carrinho que antes era só empurrado para frente e para traz, agora faz manobras e já possível ate encarar um controle remoto e seus botões. Os movimentos e a coordenação motora infantil vão se adequando a sua fase, conforme seu crescimento. Na escola, conseguem fazer desenhos mais expressivos e de fácil compreensão, diferente dos rabiscos do início. Desenhos tomam formas e já é possível fazer recortes com a tesoura e desenhos de pontilhados são os preferidos da criançada.
Aos 5 anos a grande maioria das crianças já possui grande controle da coordenação motora. Conseguem segurar com segurança uma caneta ou um lápis. Utilizam tesoura de forma precisa e fazem movimentos corporais com equilíbrio, inclusive consegue já andar de bicicleta sendo em alguns casos ate sem rodinha para auxiliar no equilíbrio. Conseguem dançar, pular e correr com mais precisão. Agora será momento de aperfeiçoamento da coordenação motora fina, necessitando de um controle mais delicado das mãos. Quando a criança alcança os 6 anos de idade, a alfabetização é iniciada. O treinamento intenso com giz de cera, lápis de cor e canetinhas desde menorzinho, agora serão intensificados com o uso do lápis de escrever. De forma precisa as letras deverão surgir no caderno, primeiramente as letras de forma e os números, com o passar do tempo a letra extensa deverá ser aprendida completando essa fase de aprendizado e evolução da coordenação motora infantil.
Crianças se desenvolvem e aprendem novas habilidades em tempos diferentes. Por isso não se deve ser cobrado e nem comparado com o desenvolvimento dos demais. Caso notado algum atraso perceptível inclusive por professores, o pediatra deverá ser consultado para acompanhamento.
Veja também: Método Montessori – Aprender sem Limites
Foto: Riana Ambarsari, nmoira
Oi eu transei com meu namorado em pé e ele n usou camisinha na hora que ele ia gozar ele tirou de dentro mais estamos com medo de ter ficado alguma coisa dentro da minha vagina depois de uns dia saiu umas sujeira marrom escuro e meio pegajosa so que isso sempre sai de vez enquanto
Responderda minha pepeca sera q tem risco de gravidez?
Quem é o (a) autor (a) deste texto?
ResponderQuero muito agradecer pelas otimas informações passadas aqui nesse conteudo. Sempre buscos coisas para contribuir assim é sempre tenho dificuldades. Valeu mesmo.
ResponderObrigada você flor, precisando estamos aqui pra ajudar no que for preciso. Bjos e boa sorte!
Respondermeu filho tem 4 anos e nao consegue segurar um lapis direito,nem usar uma tesoura,tem dificudade ate em cobrir dever.com as cores ele e bom,se perguntar ele fala,so atrapalha preto com o branco
ResponderEntão amiga você já conversou com o médico do seu bebê sobre isso ?
ResponderMeu filho irá completar 10 anos e ainda tem muita dificuldade na coordenação motora inclusive ele está no quarto ano do ensino fundamental e ainda não consegue escrever em letra de mão, pra piorar ele é canhoto e atividades como escovar os dentes amarrar cadarços é sempre um desastre para ele. Será q ele tem algum problema?
ResponderSer destro ou canhoto é uma predisposição neurológica, isso não é uma deficiência. O que acontece é que seu filho não deve ter sido estimulado da maneira correta. No processo de aprendizagem da educação infantil ou na alfabetização, deve ter recebido mais estimulação cognitiva ai o desenvolvimento Psicomotor no que diz respeito as Praxias Finas ficam desfasadas mesmo. Procure Avaliação Psicomotora!
ResponderQuem é o autor do texto?? Muito interessante, obrigada!
ResponderTenho uma filha de três ela entrou na escola faz 5 meses, ela fala se comunica bem.
ResponderMas não quer pegar no lápis para escrever, não
Tem nenhum interesse.
Se é colocado o lápis na mão dela ela larga e se segurar a mão dela com o lápis ela olhar para outro lugar sem interesse de aprender.
Se pergunta a cor de um objeto ela não sabe responder, mesmo depois de várias tentativas de ensino.
Temos que respeitar o tempo da criança. É tufdo muito novo. Mais seria bacana conversar com a coordenadora da escola. Só para tranquilizar você.
ResponderMeu bebê tem 5 meses e não está desenvolvendo como deveria, não senta é muito mole
ResponderAna 5 meses ainda é muito novinho. Cada bebê tem o seu tempo não apresse nada estimule até aonde ache que ele está confortável. Olha meu bb sentou com 6 meses com 8 meses estava andando. Fica tranquila.
ResponderAna ela ainda é muito novinha. Porém o que o pediatra disse em relação a isso? Não deixe de estimular.
ResponderTenho uma filha de 5 anos ela está no jardim 2, mesmo antes dela ir pra escola notei q lhe faltava um pouco de coordenação motora no caminhar, no presente momento já melhorou bastante, só q ainda lhe falta coordenação motora para cobrir pontilhados, cortar papeis com a tesoura, ela tbm tem dificuldades em colorir desenhos dentro das extremidades, já a levei em uma neuro pediatra, a médica disse q tem crianças q se desenvolve mais rápido q outras, e q cada uma se desenvolve no seu tempo, ela me aconselhou a coloca-la na escola, a colocamos na escola no meio do ano passado, gostaria de saber se e normal essa demora para adquirir essas coordenação motora q cita no texto!!!!
Respondergosto muito desta pagina para tirar ter mas conhecimentos..sempre que tenho algo para ser esclarecido me recorro a vocês.
ResponderQue bom que gostou Kelly.
Respondermeu filho tem 9meses ele nao gatinha ele so fica sentado ele sentou so com 7meses ele nao tem fimesa nas pernas sera que e normal gostaria de saber alguma coisa a medica recomendou acido folico para ele
Respondervanessa depende de cada criança, cada uma tem seu tempo viu. Conversa com uma fisioterapeuta pra vc ver. bjus
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