A gravidez de alto risco pode-se enquadrar em vários casos. Normalmente uma gravidez tranquila é aquela em que a gestante passa por ela sem maiores problemas, ausência de aumento de pressão, quedas, pré-eclâmpsia e vários outros problemas.
Porém há casos em que o pré-natal deve ser reforçado porque a gestante pode apresentar problemas de saúde e até mesmo o bebê ter problemas detectados através de exames como a ultrassom por exemplo.
As doenças que podem tornar a gravidez de risco são cada vez mais comuns, tanto pelo fator das mulheres engravidarem mais tardiamente como pelo modo de vida adotado. Os problemas de saúde podem aparecer mesmo antes da gravidez e já outras mulheres ficarem doentes durante a gestação. Exemplos de doenças que podem levar à uma gravidez de risco:
Hipertensão
Quando a mulher já apresenta problemas de pressão alta mesmo sem estar gestante, a gravidez se caracteriza de risco. A DHEG é a forma que a pressão se apresenta elevada durante a gravidez, por isso o pré-natal deve ser acompanhado bem de perto pelo ginecologista obstetra. A pré eclampsia é o maior motivo de preocupação dos médicos em uma gestação de mulheres hipertensas1. Ela acomete 1 mulher em cada 1500 casos no Brasil. Por isso exames como de proteinúria, uréia, potássio e outros devem fazer parte dos exames de rotina do pré natal de alto risco.
Diabetes
A mulher diabética deve fazer o pré-natal para gravidez de risco. Controlar rigorosamente a glicemia ameniza consideravelmente problemas que podem aparecer com a diabetes durante a gestação. Mulheres diabéticas podem dar origem a bebês grandes assim como as mulheres que apresentam diabetes gestacional2, exclusiva daquela gravidez.
Mas nem toda gravidez de risco é causada por problemas de saúde. Algumas mulheres podem apresentar a gestação de risco devido a particularidade da situação. Mulheres que estão à espera de gêmeos, múltiplos, são consideradas gravidez de risco pelos médicos. Isso porque o útero está sobre uma condição diferenciada além da qual estaria preparado para acontecer. O útero de uma mulher foi projetado para um bebê por vez, e quando há dois, três e algumas vezes mais fetos, a gestação se torna delicada obrigando ao médico o máximo cuidado com a gestante.
Na gravidez múltipla, o útero se expande muito mais do que em uma gravidez de feto único. Geralmente o útero pode se expandir 20 vezes o seu tamanho original e em gravidez gemelar, pode chegar a 25 vezes o seu tamanho! O risco de ruptura uterina se dá em mulheres com cesarianas anteriores também. Normalmente o médico indicaria no máximo de três cesarianas, a quarta traria um sério risco de ruptura por em qualquer sinal de esforço por trabalho de parto. Como os cortes são feitos em um espaço mínimo de diferença entre eles na parede uterina, pode ficar muito fino e propenso a romper.
Outros Problemas que Levam à Gravidez de Risco
Outro caso também considerado gravidez de risco são mulheres portadoras de úteros em diferentes condições como didelfo (mulher que possui dois úteros e dois colos uterinos), bicorno (é um útero dividido em dois, mas com um colo apenas) útero septado (útero que possui uma parede que o divide ao meio). O maior risco para essas mulheres é não conseguir levar a gravidez até o fim, porém com a evolução da medicina e dos exames, o médico conseguirá descobrir o problema ainda em fase inicial da gravidez e tratar adequadamente a possibilidade de um parto prematuro.
Demais Problemas
Incompetência istmo cervical leva á uma gravidez de risco, pois o colo uterino não tem capacidade suficiente para aguentar o peso da gravidez e se abre precocemente e leva a gestação à um parto prematuro3.
A mulher com ICC deve fazer a cerclagem por volta da 12ª semana de gestação e fazer repouso absoluto durante toda a gestação. Mulheres que possuem problemas com contrações verdadeiras durante toda a gestação também são consideradas como gravidez de risco. Essas contrações são a fase inicial do parto e são passiveis de serem medicadas durante os meses de gestação que se apresentam como um risco.
A placenta prévia também é um fator de gravidez de rico por apresentar sangramentos durante toda a gestação. Porém de menor relevância, a placenta prévia somente causaria problemas caso a paciente deseje um parto normal.
Placenta Prévia
Se a placenta prévia for completa, impedirá que o parto seja via vaginal. O aumento considerável de líquido amniótico ou queda também pode caracterizar a gravidez como de risco. Para tal o médico deve fazer um controle rigoroso do aumento (polidramnia) e ainda maior em casos de perda do líquido, pois pode levar à um quadro de morte do bebê e risco de infecção para mãe e bebê4.
Adolescente muito novas também são consideradas como gravidez de risco, por exemplo uma menina de 12 anos grávida ainda não desenvolveu totalmente seu aparelho reprodutor por isso deve ser monitorada com cuidado.
Mulheres Maduras
Mulheres acima de 38 anos também são encaradas como passiveis de uma gravidez de risco, devemos lembrar que o corpo está preparado para a gravidez até os 35 anos quando o risco de doenças é menor pela qualidade dos óvulos.
Mamães com problemas renais, de coração, portadoras de hepatite e de doenças transmissíveis como HIV e sífilis são consideradas de alto risco, portanto devem fazer o pré natal com um médico especializado em alto risco. Histórico de aborto de repetição é um prognostico que é levado em consideração e encarado como gravidez de risco pelo ginecologista.
Ele certamente irá acompanhar de perto aquela gestante que já teve abortos anteriormente. Mulheres que possuem trombofilia (doença sanguínea que causa trombose) também são consideradas de risco.
Mulheres com gravidez de risco devem fazer exames constantemente. Enquanto em uma gravidez considerada normal, a mulher faz cerca de cinco ultrassons, uma gestação de alto risco pode fazer cerca de 10, 12 por gestação.
A ultrassom com doppler é a mais pedida pelos médicos, por ela acompanhar o fluxo de sangue da placenta para o bebê. Exames de sangue são feitos à cada 2 meses assim como os de urina.
Nota da autora
Às 23 semanas de gestação fui diagnosticada com diabetes gestacional. Meu bebê era grande demais para a idade gestacional. Sem nenhum exame lá ia eu com o encaminhamento para a médica de pré natal de alto risco! Chegando lá com medo e insegura, tive a melhor surpresa de todas!
Após um exame de curva glicêmica não apresentava alto risco mas continuei fazendo o pré natal por lá mesmo. Fui muito bem atendida e tive na dra Patricia o melhor pré natal possível.
Os médicos de alto risco são todos bem treinados e fazem tudo para deixar a mãe tranquila e segura. Se eu pudesse colocaria uma lei para que todos os obstetras fossem treinados para alto risco, assim as gestantes estariam em boas mãos sempre!
Está com encaminhamento para pré-natal de alto risco? Não se preocupe, estará em ótimas mãos!
Veja também: Incompetência Istmo Cervical e Cerclagem Uma Gestação Delicada
Olá! Mês passado minha menstruação desceu diferente , fiquei 5 dias sangrando mais um fluxo bem pouco só quando passava o papel daí em julho dia 6 tive relação e sanguei um pouco e tbm tive muito coceira dia 13 sanguei mais quase não tinha sangue só quando passava o papel então dia 22 comecei a sangra com mais intensidade e estou sentindo cólica fui na ginecologista ela me passou um beta pra fazer . Mais ela não me examinou pra saber o motivo do sangramento estou preocupada no início do mês tinha feito teste de farmácia e deu negativo será que pode ser gravidez? Não sei o que fazer sinto muita cólica
ResponderBoa noite eu estou com duvidas, pois uso mirena a 4 anos, e de março pra cá estou meia confusa .Meu ciclo e desregulado, mais em abril ele veio dia 9 e ficou indo e vindo ate dia 26. Já esse mês veio dia 04 de maio mais estou meia confusa pois veio muito pouco e ficou ate dia 5,ai dia 6 não veio nada e dia 7 voltou e ficou vindo muito pouquinho. Acho que e uma nidação pois qualquer esforço que eu faça vem um leve sangramento será que estou gravida usando mirena?
ResponderBoa noite, acredito que seja uma questão hormonal.
ResponderEstou de oito semanas , fiz ultra e apareceu q estou com um deslocamento no saco gestacional , é muito grave ? Estou preocupada
ResponderMãe com sangue negativo é gravides de risco pode trabalhar neste caso
ResponderBom dia, somente o médico pode dizer se você deve se afastar ou não.
ResponderGravidez e varizes. Quais os ricos e como prevenir
ResponderBoa tarde, A gravidez é um fator de risco para as varizes pois suas diversas características contribuem para o surgimento e piora desses vasos. .
ResponderAdrya, que Deus continue guardando e sustentando sua gestação.
ResponderCreio que Deus fará o melhor para você e seu bebê. ?
Estou com 29 semanas , realizei o teste da curva glicemica, e em jejum meu resultado foi 78 após 2 horas de ingerir o líquido doce, baixou para 61, quais os riscos que isso leva para o meu bebê? isso se considera hipoglicemia?
ResponderEstou aflita com isso.
Maristela, acredito que seja esperado pelo exame, mas converse com seu médio.
ResponderSou gestante de alto risco por idade acima de 37 anos. Estou grávida de minha primeira gestação, e já tive descolamento de placenta na 19 semana. No período fui direcionada para a CTI da maternidade, pois foi intenso o sangramento juntamente com sangue sendo expelido pela boca. Hoje na 29 semana, continuo perdendo sangue e proteínas pela urina, sinto dores intensas desde o momento da concepção. Faço exames de forma periódica, e a equipe médica que me acompanha já deixou claro que essa é a minha primeira e única gestação, por isso os cuidados estão sendo triplicados. E para complementar, sou portadora de glaucoma e os medicamentos que uso contribuem para as contrações. Tive que decidir entre continuar o controle da doença ou lutar pela vida do bebê, optei pela segunda. Agora, precisarei fazer um parto prematuro, mas não posso usar corticoides, pois, corro risco de cegueira irreversível. E a equipe médica procura uma alternativa para mim. Aguardando em Deus o desenrolar de toda essa situação.
ResponderOla eu tenho diabete gestacional e presao. Alta mais e so na gestação so que eu gostaria de saber o que intestino e ecogenico. Que apareceu no meu bebe
ResponderEu tenho diabetes. Gestacional e presao alta mais eu ando controlado. Pra nao acontece nada nem comigo e o bebe eo meu bebe apareceu um intentino ecogenico o que isso
ResponderEu tenho diabetes. Gestacional e presao alta mais eu ando controlado. Pra nao acontece nada nem comigo e o bebe
ResponderTenho um pequeno descolamento de placenta dês das 9°semana,hoje estou com 19, sinto a barriga ficar dura e uma pressão pra baixo, corro o risco de ter parto prematuro?
ResponderVerônica é importante você saber que a barriga dura significa contração e ela acontece de forma irregular durante toda gravidez porém se você perceber dores na costas juntamente com endurecimento da barriga é importante procurar o hospital quanto antes.
ResponderMeu bebê apareceu com água na barriguinha tou muito preocupada será que alguém sabe mi dizer se e reversível
ResponderEstá acima do peso tbm pode se considerar gravidez de alto risco?
ResponderOlá Flor a gravidez da mulher obesa tem que ser mais controlada porque o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver complicações na gravidez.
ResponderUma gestação é considerada de alto risco quando existe alguma doença materna diagnosticada antes da gestação, quando surge alguma mudança do estado normal durante a gravidez ou ainda quando é detectada alguma alteração fetal durante o pré-natal.
Olá boa tarde! Estou com três dias de atraso menstrual então depois de dois testes negativos anteriormente, hoje pela manhã fiz mais dois testes de farmácia o primeiro deu positivo e o segundo o de tirinhas a segunda linha ficou muito clarinha quase não percebe. Fiquei muito feliz, mais estou preocupada, pois sinto cólicas direto, desde após o ato sexual e principalmente no período da nidação até hoje, não são muito fortes, mais está me incomodando muito. Amanhã farei uma teste de sangue para confirmar. Alguém sabe me dizer alguma coisa sobre essas cólicas?
ResponderA cólica se de fato você estiver grávida, pode ser pelo fato do seu útero está crescendo rápido demais.
ResponderPossuo transtorno borderline, tenho um grave historico de tentativas de sucidio dos 7 aos 17 foram 26 vezes. Meu medicamento continuo afeta o efeito do anticoncepcional, tentei colocar diu pelo sus e nao quiseram colocar por eu não ter filhos. Meu namorado estava usando camisinha mas ela estourou, ja havia tomado 3 pilulas do dia seguinte naquele ano, não adiantava tomar outra. Caso eu esteja gravida, coisa que ainda não tenho como saber, sei que vai afetar meu psicológico, pq ja esta afetando, estou ansiosa e sem comer. Eu sei que vou tentar me matar. Posso conseguir interromper a gravidez por causa de distúrbios psicológicos ja diagnosticados?
ResponderAcredito que não! A gravidez só é interrompida por motivo de estupro.
ResponderLi o artigo e muitas coisas me deixam até chateada. Faço pré natal de alto risco desde o começo da gestação por ser asmática ter hipotireoidismo e patologia psiquiátrica. Eu devia passar mais vezes no médico principalmente agora que estou no 7 mês, mas não. Li que num pré natal de alto risco se faz mais ultrassom z eu fiz apenas duas e a médica que me atende mal olha na minha cara não me deixa nem um pouco tranquila. Eu tenho escolha? Não! Eu dependo de sus tenho q levar assim. Mas graças a deus logo logo meu BB tá aqui comigo e não voou mais precisar passar por isso…
ResponderOlá Maryellen, tudo bem amiga? Infelizmente o atendimento público eh assim mesmo?. Passei por algo semelhante a isso e graças à Deus fui bem atendida, mas se vc quiser pode estar fazendo as ultrassons sem requerimento, pra ver como seu bebê está. Bjs e boa sorte
ResponderOlá Boa tarde! Estou com a pressão 15.9 o que deve fazer?e grávida de 8 meses so agora a pressão subiu
ResponderVocê deve procurar um hospital para ter um atendimento eficaz. Até você ir para o hospital coloque um pedaço de alho de baixo da lingua, para abaixar a sua pressão.
ResponderGestante com Sindrome dos ovarios policisticos é considerada de risco ?
ResponderSim, é considerada de risco, infelizmente, além da dificuldade para engravidar que nós portadoras dessa síndrome temos, ainda corremos um risco mais elevado de complicações da gravidez, incluindo:
ResponderPerda precoce da gravidez (aborto espontâneo)
Diabetes gestacional
Elevada pressão sanguínea
Preeclampsia
Parto prematuro
Porém, fazendo acompanhamento certinho com um médico, fica mais fácil manter uma gravidez saudável… Tenho SOP, estou grávida de 37 semanas e até agora está tudo certo… Espero ter ajudado. Bjos!
Oi Ana. Eu tenho SOP e ja tivec3 filhos..nunca me atrapalhou… e tive as gestaçoes sem problema algum.
ResponderEstou no meu terceiro aborto de repetição, todos ocorrendo na 7 semana. Já passei por 5 ginecologistas, 1 reumatologista e 1 geneticista. Preciso de uma indicação de um bom médico pq agora acredito que me enquadro na categoria de risco.
ResponderTive meu terceiro filho, os 3 de cesaria,porém a médica me disse que se eu engravidar novamente eu morro,Porque meu útero está fino como uma folha de papel.SE eu engravidar corro risco de morte?
ResponderOlá Luciana… tb passei por 3 gestações e o médico me disse q o ideal é eu não ter mais filhos. Cesariana por ser uma cirurgia invasiva é realmente mais delicado. Porém, se vc pensa em ter mais filhos peça um check up. Com os exames em mãos o médico irá avaliar o que for melhor para vc.
ResponderOlá, me chamo Luisa e fiz a morfologia de 12 semanas agora, foi constatado que o fluxo sanguino no cordão umbilical esta acima do normal, meu medico receitou o uso de enoxaparina sódica, até termos certeza que esta td certo, posso ser considerada alto risco?
ResponderVai fazer acompanhamento, mais vai ficar tudo bem.
ResponderMulheres com queda de pressão com frequência também podem ser consideradas gravides de risco ? A minha é bem baixa e de vez enquando tenho umas quedas fortes de pressão com vontade até de desmaiar . Fico preocupada as vezes !
ResponderPressão baixa na gestação é mais comum que imaginamos, mais também requer cuidados.
Responderoi tenho 21 anos e estou com 26 semanas e descobri na minha ultrassom morfologica que meu bb está com hidronofrose bilateral e hiperdistençao vesical e meu liquido amniótico está um pouco aumentado 205mm que se dar o nome de polidramnio eu gostaria de saber se corro risco de mim e o bb morrer . minha primeira gravidez já estou sem chao. vc já houve algum caso a respeito aguardo uma resposta
ResponderOi eu tenho 34 anos e estou gravida pela terceira vez, eu estou de 19 semanas e ja estou com problema de pressão alta, e de muito risco
ResponderOlá tenho 20 anos tenho dois filhos meu primeiro parto foi normal meu segundo parto foi cesariano e depois de 4 meses eu engravidei a minha gravidez é de risco? por conta da cesariana recente?
ResponderOla eu tenho 40 anos tenho pressão alta e diabete estou grávida de 2 meses fui no posto de saúde e a enfermeira chefe me colocou na gravidez de alto risco e me disse que eu e o meu filho corria o risco de morrer. Perguntei se eu fizesse tudo certo no pré-natal iria dar tudo certo. Ela me respondeu que mesmo eu fazendo tudo certo talvez daria certo. Fiquei em choque e chorei muito. Pq não quero morrer e nem o meu bb preciso de vida pq tenho 1 filho de 4 anos que tbm precisa de mim. Me ajude.
ResponderEdnea, as pessoas não sabem o q dizem, ela está muito equivocada.Um pré natal de qualidade fará q vc tenha muito sucesso em sua gestação.Procure um médico de confiança e confie em Deus.O mwu deu tudo certo
ResponderObrigada mari pq está sendo dias difíceis para mim. Mas vou passar por outro médico e passar por uma nutricionista…. passei pelo médico do posto de saúde e ele praticamente me sentenciou. Pelo fato deu ter 40 anos pressão alta e diabete… Mas eu tbm acredito que com um pré natal direito e Boa dieta vai dar tudo certo. Mas estou muito abalada
ResponderEsqueça o q essa pessoa falou, confie e escolha as pessoas certas pra te ajudar.Minhas duas gravidezes tb foram de risco e infelizmente encontramos mais pessoas pra desanimar do que ajudar.Vc carrega uma benção , vai dar tudo certo
ResponderMari concordo, o que precisa é de pessoas do bem e profissionais bons para acompanhar você.
Claro que vai dar tudo certo, não tenho duvidas. Um beijo e nos de noticias sempre que possível.
ResponderGostaria de saber quais seriam outros fatores q prejudicam na gravidez, pois de todos nao encaixa em nenhum em mim, nao tive nenhum destes na minha gestação, ou de repente tinha e passou despercebido por eles … Perdi meu Bebe a 9 dias, gravidez ate entao perfeita no mesmo dia estava c batimentos de 123 por minuto e apos 2 hrs estava c apenas 50, foi feita cesarea de emergencia e ele nao resistiu, estou devastada, nem os medicos falam ou sabem o q realmente aconteceu, falam de morte subita mas vai saber, espero alguma resposta sua Marilia, obrigada??
ResponderBom dia. Fiz 40 anos agora em fevereiro, tenho 2 filhos, um de 12 e 9 anos, tenho vontade de ter mais um ou uma, mas tenho medo, quando penso na hipótese, sinto reações no meu corpo de agonia e coração acelera e meu útero dói, só de pensar na hipótese. Gostaria de saber quais exames devo fazer p saber se é de risco ou não, pq tenho impressa q vou morrer parto ou a criança nascer c problema. Tive uma perca ou perda há 2 anos, ele ainda n estava formado, mas foi posto p fora naturalmente e o ginecologia falou se acalme, ou vc morreria ou ele nasceria c problema. Então preciso saber quais são exames que tem que ser feitos p nin guem chegar a óbito. Grata
ResponderProcure um médico, não esse tipo de profissional que você encontrou pelo caminho, hoje em dia as mulheres conseguem geral ate 50 anos, ou mais. Claro que é considerado uma gestação de risco, mais com acompanhamento vai ficar tudo bem.
ResponderEstou com 6 semanas e meia de gestação e fui diagnosticada com anemia crônica, resultado, gestação de alto risco eum morro de medo de acontecer algo mas os médicos estão me deixando calma e isso ajuda bastante.
ResponderTbem faco pre natal de alto risco po