Qualquer mulher grávida fica apavorada ao ouvir essas quatro palavras pronunciadas em conjunto: “descolamento do saco gestacional”. O saco gestacional é o local onde o bebê cresce, fica protegido e, normalmente, é a primeira estrutura visível da gravidez. O saco é formado antes mesmo do embrião poder ser visualizado em um ultrassom , geralmente na quarta ou quinta semana de gestação. Seu descolamento é grave, já que é parte fundamental para o bom andamento da gravidez. O saco gestacional deve ficar fixo na parede uterina para a segurança do bebê.

Quando o Risco é Maior?

O risco é constante no primeiro trimestre de gravidez, aumentando quando ocorrem quedas hormonais ou algum impacto na barriga da gestante, gerando um hematoma e risco de abortamento por descolamento. Vale destacar que é comum haver confusão com os termos descolamento de placenta ou descolamento ovular. São problemas diferentes mas que exigem praticamente os mesmos cuidados para tratamento. Com 6 semanas de gestação não existe placenta ainda, já que ela se forma a partir da 10a semanas de gravidez.

O que é o Descolamento de Saco Gestacional?

O descolamento do saco gestacional pode não ser efetivamente um descolamento, você sabia? Na verdade, o descolamento do saco gestacional tem um nome bem complexo na medicina: hematoma subcoriônico. O descolamento do saco gestacional ocorre, basicamente, por um acúmulo de sangue entre o saco e a parede do útero onde estaria fixado. A gravidade deste episódio pode levar a um aborto espontâneo.

Quais São os Sintomas do Descolamento do Saco Gestacional?

O descolamento do saco gestacional pode ter graus variados e sintomas mais ou menos intensos, porém são basicamente parecidos de mulher para mulher.

  • Dores abdominais e cólicas intensas ou suaves
  • Sangramento vermelho vivo ou marrom

Como Diagnosticar?

Geralmente, os sintomas fazem a mulher procurar um pronto socorro afinal, quando acontece um sangramento na gestação logo acende uma luz amarela como sinal de atenção: tem alguma coisa errada. Mas o diagnóstico preciso do descolamento do saco só é possível com a realização de um ultrassom para detectar o motivo do sangramento.

Como Tratar o Descolamento?

Diagnosticado o hematoma e o seu tamanho, o tratamento para o descolamento é feito com hormônio progesterona e repouso absoluto. Se o caso for grave, pode haver necessidade de internação da gestante na maternidade.

Aconselha-se também que a mulher com descolamento do saco gestacional beba bastante líquido e abstenha-se de relações sexuais e esforços físicos durante a recuperação. Normalmente, o descolamento do saco se resolve com ajuda da medicação. Grande parte das mulheres que têm hematoma de descolamento consegue levar a gravidez adiante até o seu final, sem maiores problemas.

Após 15 dias de repouso absoluto, a gestante deve repetir o exame de ultrassom para saber se o descolamento do saco gestacional está melhorando e afastar, enfim, uma possível ameaça à gravidez. Lembre-se: diante de qualquer sinal de sangramento na cor viva ou marrom procure pelo seu médico ou um pronto atendimento o quanto antes. O descolamento do saco gestacional é algo perfeitamente contornável e pode ser apenas um susto de início da gravidez.

Dúvidas das Leitoras:

Descolamento Ovular pode Ocasionar o Descolamento de Placenta?

Sim, o tratamento de descolamento ovular deve ser realizado com cautela e o mais rápido possível para que não se torne um descolamento de placenta.

Veja também: Sangramento Durante a Gravidez – Sinal de alerta!

Foto: lunar caustic