A gravidez é um dos maiores sonhos das mulheres, mas sempre tem uma grande preocupação, o pós-parto. Como ficará meu corpo após o nascimento? Darei conta de cuidar de tudo sozinha? Vou conseguir amamentar?
É tantos questionamentos e medos que atingem a mulher nessa fase, que vamos tentar esclarecer alguns pontos e dessa forma tentar passar o pós-parto sem tantas preocupações e com maior tranquilidade possível, pois nesse período tudo que ela mais vai precisar é de paz e sossego para se recuperar e cuidar do seu bebezinho.
O período do pós-parto tem duração de em média 40 dias, também conhecido como quarentena ou resguardo que acompanha a menstruação pós-parto. Muitos mitos e cuidados de antigos são preservados até hoje, alguns já confirmados como simplesmente história sem fundamento, já não são seguidos nos dias atuais1.
Mitos e Verdades do Pós-Parto
Antigamente mulheres passavam 40 dias sem lavar os cabelos após o parto com medo de sofrer com dores de cabeça que poderia durar esse mesmo período. Pois segundo os antigos, se você quebrasse o resguardo sofreria com intensas dores não só nesse período como no resto da vida. Hoje em dia, já comprovado que não tem ligação nenhuma, as mulheres já lavam seus cabelos logo após ser liberada para levantar da cama e fazem sua higiene normalmente.
Outro fato muito importante esclarecer é sobre a alimentação, no pós-parto a mulher deve sim tomar mais cuidado com os alimentos que consome, não só por sua recuperação e cicatrização em caso de cesárea ou pontos da epísio, mas sim porque todo alimento ingerido será passado pelo leite para o bebê2.
A mulher nessa fase deve ingerir muita água, que além de hidrata-la aumentará a produção do leite. Incluam no seu cardápio frutas, legumes e verduras principalmente de folhas verdes escuras e carnes de preferencia magras. Evite frituras, refrigerantes, doces e alimentos muito condimentados, pois eles podem causar gases no bebê, trazendo cólicas fortíssimas e muito choro.
Em relação a vida sexual no pós-parto, existem muitos mitos também, quando na verdade é muito simples. O casal pode voltar a vida ativa sexual logo após o termino do resguardo, que pode durar de 30 a 40 dias, terminando o sangramento porque não?? Só não se esqueça de se prevenir, caso não queira engravidar novamente, existem alguns anticoncepcionais apropriados para quem esta amamentando e devem ser indicados pelo seu médico3. Pois ao contrário do que dizem, mulheres que amamentam não engravidam é um grande mito, mulheres podem começar a ovular após 7 a 9 semanas após o parto, portanto não é um método seguro para evitar a gravidez.
Agora um assunto que muito interessa todas as mamães que estão passando o pós-parto, é se amamentação realmente emagrece. Sim, é a mais pura verdade, obviamente se a mulher praticar exercícios físicos e se alimentar adequadamente a perda de peso será ainda mais rápida e de forma mais saudável, mas a amamentação em si faz que a mulher recupere seu peso de antes da gravidez mais rápido, pois a mulher gasta em torno de 700 calorias para produzir 1 litro de leite para o seu bebezinho.
Falando do exercício físico que é outro mito muito comentado, normalmente se escuta que mulheres no pós-parto não podem fazer atividades físicas e é outro grande engano. Claro que não deverá chegar da maternidade e ir praticar corrida, pois seu corpo ainda está se recuperando do parto, mas após em média 6 semanas você poderá voltar a prática de exercícios leves, como caminhadas, natação, hidroginástica , ioga e outros exercícios que não só irão auxilia-la na perda de peso, mas como para retornar a velha forma física ainda mais rápido.
No geral, o pós-parto só deve ter um cuidado ainda mais especial logo após o nascimento do bebê, na recuperação dos pontos se foi necessário, caso contrário, a mamãe consegue ter uma vida e rotina normal, sem tantas neuras e preocupações. O negócio é curta muito o seu bebê e esse momento e seja feliz!
Veja também: Menstruação Pós Parto – Quando Volta ao Normal e Riscos de Engravidar
Estou com 9 dias pós parto, posso lavar roupas da nenê?
Certo dia, tive relação desprotegida com meu namorado, foram só algumas penetracoes, fizemos coito interrompido mas continuamos após isso. De acordo com o app, no dia seguinte dessa relação eu teria ovulação, mas meu ciclo é desregulado. Por desencargo de consciência, eu tomei a pilula do dia seguinte cerca de 9 horas depois da relação desprotegida. Passaram-se 6 dias após a relação e eu ter tomado a pilula do dia seguinte, eu menstruei com um fluxo grande como de costume, durante 7 dias, tive um intervalo de 4 dias sem menstruar e depois mais 3 dias menstruando. Fiz um teste de semanas, cerca de 32 dias depois da relação, e deu negativo. Desde os últimos três dias de menstruação, até o dia de hoje, passou 21 dias e ainda não desceu nada, pode ser por conta da pilula ou tem o risco de gravidez?
Falou de tudo menos da arrumaçao da casa no pos parto. Quase 2 semanas sem passar pano na casa. Lavar banheiro. Com 15 dias de pos parto normal sem pontos na regiao. Eu poderia fazer esses esforços de arrumar a casa? Já não aguento mais esperar o marido ou o filho fazer.
Estou de 36 semanas e 1 dia e minha bebê meche demais é normal pq falaram q com essa idade gestacional era pra diminuir um pouco
Boa noite!
Meu parto foi Cesário e eu estou hoje com 16 dias ,já posso ir fazendo as coisas de casa de vagar??
olá, recomendo que siga as orientações de seu médico.
Boa sorte!
Estou já com 14 dias que minha bebê nasceu de parto normal posso começar fazer as tarefas domésticas
Nada em excesso pode sim.
Minha BB está com 15 dias hj com parto normal já fiz 2 escovas normais sozinha arrumo minha casa toda dou banho na BB lavo roupa faço comida
Parto normal, levei 6 pontos. Me lavo todas as vezes que vou ao banheiro, porém ainda sinto muito incômodo ao se sentar. Estou com sangramento de baixo fluxo, isso atrapalha na cicatrização?
Estou tomando anti-inflamatório e tratando com anestesia em spray (andolba). Qual a média de tempo para que os pontos venham a cair e as dores e incômodos passem?
Aproximadamente de 8 a 10 dias para os pontos começarem a cair, consequentemente as dores vão diminuindo.
Hj estou com 11 dias q fiz minha cesariana, estou sentindo a anestesia nas costas, um gelo, isso é normal?
De início pós cesárea, é comum sentir alguns sintomas. Caso persista com grande intensidade, aconselho retornar com sua médica. Boa sorte!
Oie meninas estou com 13 dias de uma Cesária devido ao gravidez ectópica. Queria saber se posso fazer as unhas e lava o cabelo ?
Olá, pode sim.
Abraços.
Olá no seu caso precisou tira a trompa ? Pq tbem tive e tirei a trompa .
Estou com 21 dias pos parto normal não levei pontos eu posso lavar roupa ?
Olá, verifique com seu médico se está liberada para fazer esforço.
Acredito que não tem problema.
Fiz cesario tem 7 dias preciso ir no banco posso ir
Oi
Estou com 10dias hj do Cesário e mim abaixe
E agora estou com dores como se fosse cólica oq eu Fasso procuro um medico ou tomo algum remédio
Boa tarde, pode tomar algo pra dor. Se estiver intenso deve de fato procurar atendimento médico.
Oi TB fiz hj 23 dias que meu bebê nasceu TB faco tarefas
Tive parto normal a 18 dias já faço tudo em casa Pq nao tem outro jeito não tenho famílias por perto, e tenho mais 2 crianças, tive laceração levei vários pontos algum problema se eu fazer as tarefas domésticas pq já faço tudo a uns dias já
Como quantos meses a mulher pode jogar bola depois que ganhei bebê
Oi pessoal estou na minha segunda gestação a primeira foi a dez anos tive parto cessaria e com 4 dias já tive que fazer serviço de casa pois morava na casa de parentes.
Hoje não tenho ninguém por perto será que assim que eu chegar em casa eu já posso fazer comida e limpar casa?
Tive parto normal a 7dias já posso fazer os afazeres de casa
Carina, verifique com seu médico.
Tive parto normal a 6dias já posso fazer os afazeres de casa
Carina, verifique se o seu médico libera.
6dias de pós parto nomal posso fazer os afazeres de casa
Carina, verifique se o seu médico libera.
Tive parto normal a 6dias já posso fazer os afazeres de casa tipo cozinhar e lavar roupas
Carina, verifique com seu médico.