Se existe uma coisa que realmente precisamos comprar para os nossos bebês é um bom berço. Afinal, nos primeiros meses de vida é o único local onde o bebê pode ficar seguro sem nenhuma supervisão de um adulto. É essencial um berço comum para ficar em casa no cantinho do bebê. Mas o berço portátil também pode ser uma ótima aquisição. Já pensou nisso?
Variedade de berços
Existem vários modelos de berços disponíveis no mercado. Cores e estampas variadas, modelos com acessórios, modelos mais básicos, com trocador embutido, estilo americano, uma infinidade.
E tem também os berços desmontáveis, conhecidos como berço portátil, que são perfeitos para levar em uma viagem, ou para passar uns dias na casa da mãe ou da sogra para ter aquela ajudinha indispensável em alguns momentos. Também é muito utilizado por pais que saem bastante e querem a praticidade de levá-lo para o conforto do bebê.
O que avaliar na compra
Cada modelo tem vantagens e desvantagens e, de acordo com sua necessidade, você poderá avaliar qual é o mais adequado e que vai corresponder a sua necessidade. Agora, um ponto que deve ser indiscutível, seja qual for o modelo escolhido, é o nível de segurança e conforto. Aliás, existem sistemas de segurança obrigatórios e é sempre bom dar uma conferida antes da compra.
É um item que vai ser utilizado pelo menos pelos primeiros 2 anos da criança. Então, mãos à obra, vale dedicar um tempinho nesta empreitada e encontrar o melhor berço para o seu bebê.
Modelos de berço
Existem muitas marcas que fabricam uma variedade de modelos de berço. Redondo, portátil, tipo Moisés, de madeira, de vime, multifuncionais e muitas outras opções que fazem qualquer mamãe ficar cheia de dúvidas na hora da escolha.
Também não é para menos. Estamos falando do verdadeiro trono que vai acomodar nosso bebê por longos meses. Precisamos mesmo ser extremamente criteriosas para definir qual o berço ideal. A hora do sono é sagrada para os bebês (e para as mães também, claro!) e um momento importante para o desenvolvimento saudável dos pequenos, tanto emocional quanto físico1. Por isso pesquise bem todas as opções, com certeza você vai encontrar aquele que é perfeito para suas necessidades e que esteja dentro do seu orçamento.
Espaço e medidas do berço
Primeiro você deve checar as medidas do espaço reservado para o berço. Como existem muitos modelos, você vai se deparar com berços de medidas diferentes e não é legal se encantar por um modelo que no fim não vai caber no quartinho do bebê.
As medidas mais comuns são as do padrão americano, que tem 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura, e a do berço nacional, que é um pouco menor e tem 1,30 m de comprimento por 60 cm de largura. É uma boa opção se o espaço que tiver for mais apertadinho.
IMPORTANTE: vale checar direitinho todas as medidas, pois geralmente as informações de dimensão referem-se apenas a parte interna do móvel. Na hora de montá-lo, é preciso saber as medidas totais.
Diferenças entre o berço americano e o tradicional
A diferença entre o berço tradicional e o berço com padrão americano é somente a medida. O berço americano é um pouquinho mais largo (cerca de 10 cm a mais que o nacional) e tem sido a preferência da maioria por oferecer um espaço maior, proporcionando mais conforto para o bebê, além de poder ser usado por mais tempo.
Vale lembrar que esta medida é apenas da parte interna e serve como referência para a compra do colchão, outro detalhe que você deve se atentar para não correr o risco de escolher um colchão que não seja compatível com o berço, principalmente se for comprar em duas lojas diferentes.
Geralmente a escolha do berço está relacionada com o espaço que você tem para acomodar os móveis do bebê. Para espaços menores o recomendado é o berço tradicional. Se você tem uma área maior e não vai ter problema em ajeitar tudo de forma harmônica e confortável, o berço americano é uma excelente opção. Se preferir, pode mandar fazer o berço sob medida. É uma boa alternativa para quem quer fazer tudo planejado e aproveitar todos os espaços!
Ainda tem o berço portátil, que é super útil e você certamente vai precisar de um. Os cuidados são os mesmos, vale checar a medida, o modelo, a segurança e o conforto. Veja algumas dicas quem podem te ajudar na escolha:
Berço portátil tem serventia?
Se você está enfrentando o dilema de comprar ou não um berço portátil e tem dúvidas se ele vai ser realmente útil, vamos tentar te ajudar a entender quais são os benefícios e quais as características importantes que deve considerar para a escolha do modelo.
Primeiramente, você deve saber que todos os berços precisam ter um certificado do INMETRO, que garante que o produto passou por testes de segurança. Risco de sufocamento, queda, problemas na estrutura óssea do bebê, nada disso existe se o produto for certificado2.
Benefícios do berço portátil
A grande vantagem destes berços é a mobilidade. Eles são leves, compactos e muitos deles são desmontáveis. Mesmo o tipo Moisés, por exemplo, que por ser menor será aproveitado por menos tempo, é bem prático e confortável, ótimo para deixar o bebê sempre por perto, principalmente nos primeiros meses de vida.
Outro modelo de berço portátil também muito útil, principalmente na fase que o bebê já senta e brinca, é o berço cercado, conhecido popularmente como “chiqueirinho”. Você também pode montá-lo em qualquer cantinho da casa e ficar sempre com o bebê por perto.
Vantagens e desvantagens dos berços portáteis
Uma boa notícia é que as vantagens de um berço portátil são bem maiores que suas desvantagens. A necessidade de ter um berço como este vai depender um pouco de como você planeja seus primeiros meses com o bebê.
Para famílias que adoram viajar, é praticamente um item obrigatório. Ocupam pouco espaço, geralmente vêm em bolsas ou tem rodinhas para o transporte, e o bebê, mesmo longe de casa, fica confortável e tem um cantinho reservado só para ele.
Além disso, os berços portáteis possuem laterais de tela e você pode, mesmo de longe, ficar monitorando o pequeno. Muitos são completos, cheios de acessórios, trocador e brinquedinhos. Neste ponto vale um alerta: muitas mães que já tiveram experiência com esse tipo de berço garantem que os modelos mais simples acabam sendo mais práticos para o transporte e montagem.
Colchão muito fino
Agora, de desvantagem, tem uma que é quase unanimidade em todos os modelos. Os colchões que já vêm nos berços portáteis geralmente são bem finos e durinhos. Como sugestão, você pode adaptar outro colchão com uma densidade maior e ficar mais tranquila deixando o bebê mais confortável.
Além disso, ter poucas regulagens de altura, serem baixos (muito rente ao chão) e balançarem com o movimento do bebê também são algumas queixas frequentes. Mas algumas marcas e modelos podem minimizar estes fatores, não se preocupe.
No final, o saldo é positivo! É bom e superútil ter um berço portátil, sim. Tenha cuidado com a certificação de segurança, pesquise os modelos disponíveis e aproveite para oferecer mais um mimo para o seu pequeno, que também será um bom aliado para você!
Veja Também: Carrinho de Bebê – Uma Escolha Nem Tão Simples Assim e Quem Sabe Um Burigotto?
Fotos: Americanas.com , 223rudo
Existe a recomendação dos próprios fabricantes de não utilizar colchão completar, tendo em vista os acidentes em que os bebês ficaram presos entre o berço portátil e o colchão adicional.
ResponderBem, pra ser sincera achei que a postagem nos induz um pouco ao erro. Estava pesquisando sobre segurança de mini berços e berços portáteis quando encontrei essa postagem e uma das coisas que já tinha lido em outros locais é o risco de acrescentar colchões em berços portáteis para deixá-los mais confortáveis, pois favorecem a acidentes com sufocamento e asfixia. Acho válido reverem essa informação.
ResponderDesculpa, mas o colchão não causa risco algum. O bebê estará deitado EM CIMA. O que não pode é ALMOFADAS.
ResponderColocar um colchão sobre ola colchonete do berço portátil não é recomendado, pois como o tecido das laterais é molinho, ao se mexer a criança pode ficar presa embaixo do colchão e sufocar. Se fizer uma busca rápida pelo Google e YouTube verá reportagens alertando sobre isso e até relatando casos, infelizmente um caso de acidente fatal com a marca Burigotto.
ResponderGostei muito das dicas.
Devemos escolher muito bem os berços, pois nem todos tem boa qualidade.
Descobri que muitos berços não são certificados e fiquei preocupada.
Vi várias outras dicas de como escolher um berço com qualidade dos berços aqui.
https://decorarecrescer.com.br/berco-de-bebe/
Responder