Um dos maiores medos de uma gestante é o parto prematuro. Ele pode acontecer por diversos motivos, mas o principal motivo que apressam o nascimento espontâneo e ainda precoce é a incompetência istmo cervical1.
O que é Bolsa Protusa
Mulheres que têm tendência a ter um colo do útero mais sensível ao peso da gravidez, ou que por algum motivo não permanecem fechados durante o decorrer da gestação, podem proporcional a condição de bolsa protusa. Na gestação há um crescimento do útero e consequentemente, do peso que ele faz sobre o colo. Para entender exatamente basta ver esta figura:
Tamanho do Útero
O útero normalmente tem um tamanho do punho fechado de de uma mulher. Cerca de 40 a 50cm³ e se estende com a gestação. Ele chega a medir 45cm de altura durante o 9º mês de gestação.
Pense que o útero é um músculo extremamente flexível e expansível2. Há mulheres que chegam a carregar até 8 bebês! Embora a natureza humana tenha sido projetada para carregar um bebê por vez, é possível que uma gestação gemelar vá adiante com grande sucesso, até o 9º mês.
O útero é um dos órgãos mais perfeitos que a natureza providenciou, porém, como todos os outros órgãos tem os seus pontos fracos. O peso que o bebê, liquido e placenta fazem sobre o colo do útero, pode ser suficiente para provocar um acontecimento bastante recorrente, a bolsa protusa.
O que é a bolsa protusa: o bebê é envolto por uma camada fina de uma película que dentro dela, abriga o liquido amniótico para proteger o bebê de impactos durante a gestação. Mesmo que a gestante tenha relações, que sofra quedas, que tenha alguma batida inesperada na região abdominal, pode contar com essa proteção para o bebê. O problema está quando essa bolsa fica evidente através do colo do útero, ou seja, com o peso da gestação, o colo do útero acaba ficando curto e isso proporciona uma dilatação que faz com que a bolsa fique parte para fora de onde deveria estar, dentro o útero.
Sinal de Parto Prematuro?
Então, é ali que o médico responsável pela gravidez irá se alarmar. A bolsa protusa pode ser um sinal que o parto prematuro ronda e a mulher corre risco de ter a bolsa rompida a qualquer momento.
O diagnóstico de bolsa protusa é feito de duas formas, pelo toque e também através de uma ultrassonografia. Ela é capaz de verificar o comprimento do colo do útero e se há saída de parte da bolsa através de possível abertura. Pelo toque é possível sentir a dilatação e também a espessura do colo do útero.
Como Contornar o Parto Prematuro Por Bolsa Protusa?
Quando há casos de ameaça de parto prematuro e há dilatação e encurtamento do colo (colo do útero apagado), o médico irá cogitar a possibilidade de fazer uma contenção da bolsa com um procedimento cerclagem3. Ela nada mais é do que alguns pontos dados para evitar que o colo do útero abra ainda mais e a bolsa se rompa, provocando a antecipação da chegada do bebê ou dos bebês.
É possível que a mulher não tenha trabalho de parto e ainda sim tenha a bolsa protusa, por isso em qualquer sinal diferente que o seu corpo te dê, é importante ir imediatamente ao médico ou maternidade.
Cerclagem
A cerclagem pode ser feita à partir da 12ª semana de gestação e em qualquer momento à partir desta data. As condições para a cerclagem ou qualquer outro procedimento de contenção do parto prematuro deve ser feito sob avaliação absoluta e criteriosa dos médicos por se tratar de um procedimento invasivo, porém em alguns casos é importantíssimo o fazer para dar mais algumas semanas para que o bebê possa pegar peso e se desenvolver corretamente até que possa nascer com segurança e respirar sozinho. Na duvida? Converse o quanto antes com seu obstetra!
Veja também: Uma Perda, Uma Conquista – Cerclagem e Repouso – Daniela
QUAIS OS SINTOMAS?
ResponderGeralmente ela não apresenta sintomas, o diagnóstico é feito através de exames de imagem.
ResponderFisso um ultrassom com 19 semanas minha bb estava pesando 500 gramas.
ResponderPreocupei agora tenho IIC …
Responder