As preocupações que surgem em uma mulher quando ela descobre que está grávida não são poucas. As dúvidas aparecem de todo lugar, sobre a aparência, sobre a alimentação, sobre exercícios físicos e principalmente sobre a saúde como é o caso de dúvidas sobre colesterol alto nesta fase tão delicada e especial.
Sinal de Perigo?
Muitas mães ficam em dúvida sobre quais são as consequências do colesterol alto na gravidez, no que isso pode afetar o feto ou ela mesma durante esses nove meses. Bom, todos sabem que colesterol alto não é um bom sinal e que alguns cuidados precisam ser tomados, mas na gravidez isso pode ser até mesmo considerado normal1. Porém, se os números ultrapassarem dos limites, o cuidados precisam ser ainda maiores para que não haja nenhum tipo de complicação.
Por que o Colesterol Sobe na Gravidez?
Toda essa mudança tem a ver com as mudanças hormonais que o corpo de uma mulher sofre durante esse período. É sempre importante saber que o corpo da mulher está se transformando porque está em constante adaptação à vida que está gerando.
Por isso, é muito comum que haja o aumento de estrogênios e também dos hormônios da placenta, que fazem com que o colesterol da mulher aumente consideravelmente. Também é necessário levar em conta que o corpo da mulher muda muito, há muito ganho de peso e muitas vezes o sistema cardíaco não acompanha essas mudanças com a mesma velocidade, o que acaba fazendo com que a pressão da mulher influencie no aumento do colesterol2.
É claro que há diversos outros fatores para que isso ocorra, como o hipotireoidismo e o aumento de progesterona no corpo da mulher, mas também são coisas comuns que ocorrem durante a gravidez e não são necessariamente coisas ruins.
Mas isso não significa que não há riscos quando há colesterol alto na gravidez. E o grande perigo está exatamente em todos acharem que, por se tratar de algo comum, não existem casos onde a mãe e o bebê podem ser afetados.
Colesterol Alto na Gravidez Oferece Riscos?
Os riscos do colesterol alto na gravidez não são só para a mãe, mas também para o bebê. O primeiro motivo é que o colesterol nada mais é do que o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos de uma pessoa.
Quando o acúmulo dessa gordura está alto, o colesterol está alto. O problema é que se esses níveis estiverem acima do normal para as grávidas, também haverá acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos da criança, o que faz com que ela possa ter doenças cardíacas desde cedo.
Outros riscos que envolvem o colesterol alto na gravidez estão ligados à formação da criança e ao risco de problemas no momento do parto. Como há perigo tanto para a mãe quanto para o bebê, é necessário prevenir que o colesterol fique alto, mas se a mulher já está assim não tem porque se preocupar, pois existem algumas formas de baixar o colesterol na gravidez.
Como Reduzir o Colesterol na Gravidez
Primeiramente é necessário dizer que medicamentos de hipertensão são contraindicados para grávidas e podem gerar problemas ainda maiores para as mulheres, por isso é preciso pensar em outras maneiras de reduzir o colesterol na gravidez. Existem basicamente duas formas eficientes e que geram resultados sem que haja interferência de nenhum tipo de medicamento:
- Alimentação
- Exercícios
Alimentação
A alimentação para reduzir o colesterol na gravidez precisa ser muito bem controlada e, se possível, acompanhada de uma nutricionista. Isso porque, apesar de ser necessário baixar o colesterol, também é necessário se alimentar bem para que o bebê fique saudável. Apesar de parecer um dilema, há dietas saudáveis que podem ser seguidas e que geram resultados eficientes3.
Exercícios
O caso dos exercícios é bem parecido com o da alimentação, principalmente no que diz respeito ao dilema que a mulher precisa enfrentar por precisar se exercitar e estar grávida ao mesmo tempo.
Existem diversos exercícios específicos para grávidas que fazem o corpo se movimentar e geram diversos benefícios além de reduzir o colesterol na gravidez, como a hidroginástica e a caminhada, por exemplo. É claro que é necessário ter o acompanhamento de um profissional para que esse tipo de atividade não acaba se transformando em outro problema.
Todas essas formas de baixar o colesterol são indicadas também para as grávidas que não tem colesterol alto, tanto para que a saúde dessas mulheres esteja perfeita e preparada para o parto quanto para prevenir o colesterol alto na gravidez e fazer com que isso se torne um problema. A gestação já gera preocupações demais na cabeça da mãe, por isso quando mais a mulher puder se prevenir contra esse tipo de problema, melhor para ela e para o bebê, é claro.
Ter colesterol alto muitas vezes não é um bom sinal na vida, mas quando se fala em colesterol alto na gravidez, é bem comum que existam muitos casos. Mas ainda que isso seja algo considerado normal, é perigoso achar que sempre está tudo bem, principalmente para aquelas mulheres que já sofriam com esse tipo de problema antes de engravidarem.
É necessário estar atenta a todo momento para que o colesterol não ultrapasse os limites considerados normais até mesmo para as grávidas e não acabe gerando um problema grande para a gestação da mulher. E mesmo que seja possível baixar o colesterol, o mais recomendável é prevenir que ele fique alto e cause tais complicações.
Veja Também: Tentativas, Hipertireoidismo, Hipotireoidismo e Gravidez
Foto: StockSnap
Estou com colesterol alto e triglicérides altos também na minha gestação pois estou grávida de 32 semanas, e estou sentindo falta de ar, tontura visão embaçada, fraqueza e enjôo. Posso ter parto normal ou cesária?
ResponderOlá Rutiene, esse tipo de resultado somente seu medico obstetra por te acompanhar e saber de sua gestação para poder te responder com clareza e segurança, sugiro que veja com ele uma avaliação para tirar suas duvidas, desejo boa sorte!
ResponderEstou cm 35 semanas de gestação e meu obstreta falou q meu colesterol está alto,estou cm 37 anos e é minha 3 gestação,estou cm medo de não consiguir abaixa ele a tempo do parto,quais os riscos na hora do parto??
ResponderE tbm estou cm a vitamina b12 baixa ,e a vitamina D tbm?
Olá Rosenele, recomendo que converse com seu medico para uma avaliação e ver a possibilidade de controlar o colesterol e as vitaminas com indicação e acompanhamento .
ResponderEstou muito preocupada meu colestoral esta 311gm/dL e triglicerídeos 191mg/dL
ResponderEstou grávida de 35 semanas
O meu tb está, altíssimo por sinal, tb estou com quase 8 meses, com a azia eu estou conseguindo levar, meu problema agora é o colesterol e fazer exercício, já que minha pressão é baixa e fica baixa quase todo dia, quase não dá pra fazer exercício, to preocupada
ResponderO meu tbm esta alto fico preocupada mas estou evitando algumas coisinhas…
Agente fc sim preocupada mas Deus está no controle
ResponderJessica, depois da gravidez meu colesterol baixou muito, descobri q a gravidez em si já faz aumentar o colesterol rsrsrs mas controla pra não subir demais tbm né, mas fica despreocupada depois q passar a gravidez baixa, ? beijos meu bb está com quase 8 meses
ResponderOie ahhh que bom agente fica tão preocupada ne sim agora estou evitando algumas coisinhas até ganhar minha princesa …. Obrigda pela sua resposta ne tranquilizou um beijo pra vcs e sua princesinha
ResponderMEU COLESTEROL ESTÁ ALTO E TRIGLICERIDIO TAMBÉM ESTOU FAZENDO DIETA E SINTO MUITA AZIA ESTOU COM QUASE 8 MESES, ESSA AZIA É DEVIDO O COLESTEROL
ResponderEstou com 32 semanas de gestação e acabei de descobrir que o meu colesterol está alto.
ResponderDesde então estou preocupada com o meu bebê.
O meu tbm Tá alto ,fico preoculpada ,estou com quase 8 meses e foi muito preoculpasa, mas Deus Tá no controle de tudo?
Responder