A fimose em bebê1 é um problema bem comum da genitália masculina. Sendo uma pequena pele que acoberta a ponta do pênis, dificultando a exposição da glande e muitas das vezes impossibilitando a higiene correta do local. É comum que essa pequena aderência permaneça ate os três anos de idade, desaparecendo naturalmente sem nenhuma intervenção cirúrgica. A genitália masculina é formada basicamente por quatro partes, a glande também chamada de cabeça, o corpo, a base e o prepúcio, que é a pele que protege a glande2.
O prepúcio é uma pequena pele que é móvel e retrátil, quando empurrada em direção à base a cabeça é totalmente exposta. A fimose traz exatamente essa dificuldade, em expor a glande, pois a pele se acoberta totalmente impedindo que seja movida, podendo trazer desconfortos e ate mesmo infecções.
Os cuidados recomendado pelos pediatras para se cuidar da genitália masculina e evitar que a fimose em bebê se agrave ou ate mesmo ocorra são:
- Higiene correta do local – lavar e secar com cuidado diariamente
- Não forçar o prepúcio fazendo que a glande seja exposta, isso pode causar fissuras, sangramento e ate mesmo agravar causando o estreitamento da pele.
- Não passar pomadas e cremes sem recomendação médica
Os cuidados devem ser tomados quando solicitados e quando o pediatra responsável achar pertinente, caso contrário não se deve tomar nenhuma iniciativa para que o problema seja evitado antecipadamente. Certos atos podem além de agravar a situação, gerar outro problema como a parafimose, que é quando a pele acaba ficando presa e não volta a cobrir a glande. Quando notado algum sinal diferente na genital, como vermelhidão, alguma secreção ou mau cheiro é recomendado que o pediatra seja procurado para consulta.
Quando realmente existente, a fimose em bebê pode causar dificuldade para urinar, infecções locais, pequenos sangramentos e a presença de secreções fétidas. Nesses casos é de extrema importância o tratamento adequado, para que problemas futuros ainda não venham a surgir como ate mesmo incômodos no contato intimo.
Cuidados e Como Tratar a Fimose em Bebê
Não podemos deixar de frisar mais uma vez que em 90% dos meninos ate três anos de idade tem a questão solucionada naturalmente, sem ser necessário nenhum cuidado específico. No caso das crianças que não desaparecem normalmente, um pediatra deverá avaliar o caso e determinar o tratamento e cuidados adequados3.
O tratamento da fimose pode ser realizado através de pomadas a base de corticoides e da cirúrgia que é indicado em casos mais avançados onde a pomada não faz mais efeito. A cirúrgia normalmente é indicada para meninos na faixa etária de 7 a 10 anos de idade que sofrem com infecções no local e infecção urinaria é feita a retirada do prepúcio facilitando o aparecimento da glande e também da melhor higiene do local.
Outro procedimento realizado para esse questão é a inclusão de um anel plástico, que é introduzido na volta da glande por dentro do prepúcio. Esse anel tem função cortar de forma natural a pele por dentro fazendo soltar sozinha no prazo de 10 dias com a ajuda de pomadas lubrificantes e anestésicas. Ambas as cirurgias são procedimentos considerados simples e com duração em média de 40 minutos. É realizado com o auxilio de anestesia local e a criança não precisa seguir em internação, sendo liberado no mesmo dia. Obviamente algumas recomendações e cuidados são dados ate mesmo pelo local se manter sensível por alguns dias.
O tempo de cicatrização segue em torno de 10 dias, que é o tempo que os pontos cairão naturalmente e o inchaço diminui. Mas é aconselhado o retorno de atividades esportivas, por exemplo, no prazo de 3 a 4 semanas para recuperação total da região e dessa forma evitando qualquer pancada, atrito ou contusão.
Veja também: Sinéquia Vaginal – Como Saber se Minha Filha tem?
Foto: M&R Glasgow, Eric Lewis
Boa noite? Gente sou mãe de primeira viagem gostaria de saber se é normal a cabecinha do pênis do meu filho ser roxo e ele só tem onze meses.
Respondereu acabei operando… mas era meio velho, foi tudo bem difícil… melhor fazer logo..
[email protected]
ResponderGente meu BB tem 3 mês e sou mãe de primeira viagem eu tô fazendo exercícios agora na pontinha dele mas não sai nada o que faço
ResponderSara, verifique com o pediatra.
ResponderMeu filho tem 2 anos e 9 meses eu fiquei muito preocupada antes aí comecei a fazer massagem no banho com óleo assim que a pediatra min ensinou agora pouco tempo que saiu a cabecinha mas ainda fico preocupada com a firmose tem algum problema ainda de ficar com firmose
ResponderMeu bebê tem 1 ano e 4 meses, comecei a colocar uma pomada para fimose, mas, a cabecinha não saiu e apareceu uma macinha branca dentro da pele que não consigo tirar o que posso fazer?
ResponderGabriela, peça orientação ao pediatra dele.
Responderola.gostaria de saber pq meu bebe fez cirugia de fimose e ainda usa fralda devo continuar usando
ResponderOlá, tudo bem ?
ResponderNão tem problema!
Não, nunca me respondeu rs.
ResponderE eu também queria saber se fazendo uma pélvica eu conseguiria ver algo.
Carolina deixa a pergunta em resposta a minha aqui por favor. bjus
ResponderEntão, vou explicar a situação novamente.
Eu passei por uma situação de ”risco” em outubro de 2014. Não teve penetração, pois eu ainda não tive relações, não teve contato entre os orgãos, só que ele ejaculou na minha calcinha. O problema não é a ejaculação na calcinha, pois eu li em vários lugares que o esperma não ultrapassa tecidos e etc, o problema é que ela teve contato com o esperma e eu não me recordo se ele encostou os dedos sujos em mim ( eu estava no período fértil). Novembro eu menstruei super diferente do normal, um sangue escuro e durou uns 2 dias sangrando, depois só conseguia vê-lo no papel e no quarto dia veio uma gosma meio clara e escura. Esperei completar 1 mês da situação (26 de novembro) e fiz um betah hcg, o resultado foi negativo, esperei dezembro chegar e no dia 15 eu fiz outro beta e o mesmo resultado. Dia 18 eu voltei a menstruar e durou 3 dias, um sangue vivo e com coagulos grandes, troquei o absorvente e tudo, só que ainda meio diferente do meu ciclo. Depois da minha menstruação de dezembro eu percebi que comecei a ter uns corrimentos branco e as vezes saia um muco sem elasticidade e leitoso, nada parecido com o muco clara de ovo em novembro. Fui na ginecologista e ela disse que é tudo psicologico e etc. Janeiro eu precisei fazer outro beta pois vou começar um tratamento com uma medicação fortissíma e precisava de um beta, dia 19 eu fiz e novamente negativo. Só que eu não menstruei dia 18 e nem sinal de menstruação. Comecei a ter uma oleosidade fora do comum no rosto e isso trouxe mts espinhas e estou com uma prisão de ventre horrível, quase 1 mês.. Muita dificuldade de ir ao banheiro, estou até tomando um remédio e comendo fibras. Será que estou grávida e os exames não apontam? Já fiz 8 betas de sangue e todos negativos, fiz uma pelvica dia 26 de dezembro, pois a médica disse que talvez eu conseguiria ver o saco gestacional e não tinha nada.. Só que eu não desencano, pq eu estou com essa prisão de ventre e oleosidade fora do comum e minha barriga também esta crescendo ( todos dizem que não, mas..)
Será que tem alguma chance de ser gravidez? será que estou com algum problema hormonal e isso possa ter afetado o beta? Beta hcg pode ser afetado por problemas hormonais ou ele costuma positivar independente?
PERDÃO PELO TEXTO, MAS PRECISO DESABAFAR COM ALGUÉM E PRINCIPALMENTE COM ALGUÉM QUE COMPREENDA.
ResponderBoa noite
ResponderAcho que você nunca me respondeu rs, mas como sou brasileira e estou neurótica, vou tentar novamente.
Eu passei por uma situação de risco (nunca tive relações) e ate hoje não consigo ficar tranquila. O meu namorado ejaculou em mim, só que eu estava de calcinha e ele sem nada. A minha dor de cabeça é que eu não recordo se ele encostou os dedos em mim sujo, só recordo que estava no período fértil. Desde lá eu estou surtando e isso aconteceu dia 26 de outubro. Como outubro foi um mês péssimo e o meu ciclo é desregulado, mas sempre vem e com um fluxo bom, estranhei a menstruação de novembro que durou 2 dias. Primeiro dia ela veio meio forte, troquei o absorvente e tudo, no segundo veio pouco e depois só saia no papel. Dezembro ela veio por 3 dias e com coágulos grandes. mas no terceiro dia ela veio pouca (dezembro o sangue era vivo). Em novembro eu tive a presença de muco só que em dezembro não. Não sei o que fazer e pensar. Já fiz 7 betas.. Um antes da menstruação, 21 dias dias dessa brincadeira, fiz depois com um mês, um mês e 5 dias, dia 15 de dezembro, 24, 30 de dezembro e TODOS negativos. Em novembro eu tive todos os sintomas, dezembro só dor nas costas e meu intestino parou, uma oleosidade e espinhas. Já fiz uma ultra pélvica, já que não tive relações não posso fazer a trans. Me vejo barriguda já ):
Minha gineco não me examina, diz que é psicológico e pediu p que eu procurasse um psicologo ou psiquiatra. Perdão poe pertuba-lá, mas estou nervosa e assustada com tudo isso, principalmente pq dezembro eu não tive muco e eu sempre tive. Isso aconteceu em outubro dia 26 e hj já é janeiro de 2015, o beta poderia falhar? Li centenas de casos que o beta falhou até os 3 meses. Fiz em 4 laboratórios diferentes p não ter problemas. Não sei mais o que fazer. Espero que me responda rs. Mesmo não querendo engravidar agora eu leio sua pag, pois me esclarece muitas coisas.
Olá Carolina, Primeiramente engravidar sem penetração é quase impossível, segundo o espermatozoide morre em contato com o ar e não consegue ultrapassar a calcinha, portanto não acredito que você esteja grávida. Se todos seus exames deram negativo só comprovam isso, fique tranquila!! Boa sorte
Responderacho q ja te respondi… se não me diga por aqui. bjus
ResponderMuito obg pela ajuda!!
ResponderO problema é que ele colocou a mão no penis ( poderia ou não estar sujo) eu não recordo se ele me encostou, sabe? o meu problema maior é esse. Mesmo assim, muito obg Rosane