Muito difícil se deparar com sentimentos contraditórios neste momento da vida. Imagine você com tantos planos para s próximos anos, e repentinamente descobre uma gestação que não estava nos seus planos imediatos e algumas vezes nem futuros. A gravidez não planejada pode se tornar um momento de imensa culpa para o casal e mesmo apenas para a mulher que está grávida. Embora saibamos como a gravidez possa ser evitada, deslizes acontecem e, mesmo não acreditando que logo conosco, logo naquela transa irá resultar consequentemente em uma nova vida, ela vem e com tudo! Apesar do susto que possa causar, a gravidez não planejada é assim como a planejada, um momento mágico na vida. Não há benção maior do que a chegada de uma nova vida.
Porém, nem todos estão preparados para esta surpresa e podem não lidar tão bem com a novidade como algumas pessoas, por isso é muito importante ter alguém para aconselhar você antes que possa tomar qualquer atitude referente à gravidez, contar para os familiares etc. Então, este artigo é ideal para você conseguir lidar com os sentimentos de uma gravidez não planejada1.
1ª passo: Espere o susto passar. Embora seja completamente inesperado e, algumas vezes impensável estar grávida naquele momento, a gravidez aos poucos será assimilada. Se você já esperava ter um filho em algum momento da vida, pode ser menos difícil da ficha cair. Acho que tudo se resolverá finalmente quando o primeiro ultrassom for feito2. Ver o coração do seu bebê bater, traz uma nova perspectiva da nova fase da vida e te trará certeza de que ser mãe é uma dádiva concedida por Deus.
2º passo: Fale com seu companheiro. Sentir que você não está sozinha é fundamental. Mesmo que não seja uma relação estável, o papai tem de saber e vocês finalmente enfrentarem e curtirem a situação juntos. Se o bebê for fruto de um affair ou ficada, pode ser mais complicado inicialmente, mas ainda sim, acredite, ficará tudo bem. Mas se for de um relacionamento de mais tempo, tudo se ajeitará da melhor forma e mais rapidamente.
3º passo: Procure um médico de confiança. Começar o pré-natal o quanto antes é fundamental. O médico também orientará quanto ao mix de sentimentos. Não tenha vergonha de expor sua posição, a de completamente surpresa com essa nova gestação. Se houver duvida de datas, ele irá te orientar e dizer quando o bebê foi concebido. Lembre-se: sua saúde e a do bebê vem em primeiro lugar3.
4º passo: contar para a família. Se a sua família é do tipo conservadora e a gravidez não é fruto do casamento, pode haver alguma resistência. Porém felizmente hoje em dia, cada vez mais tem sido normal engravidar sem um relacionamento consolidado. Caso tenha suspeita que a sua família apresentará algum tipo de resistência, procure a pessoa mais flexível e compreensiva da família para ajudar a introduzir a novidade na família. Muitas vezes, podemos nos surpreender com a reação dos familiares (pai, mãe e avos). Um bom conselho é deixar todo o resto das pessoas falarem, o que realmente importa é a sua família, os outros vão falar queira você ou não, então, não ligue para isso. Se o relacionamento for consolidado (casados, noivos etc) a gravidez pode nem ser tanta surpresa assim para os familiares. Para quebrar o gelo, crie formas divertidas de contar sobre a gestação.
E Quando os Sentimentos Continuam Contraditórios?
Algumas vezes podemos nos sentir mal por um período. Como isso foi acontecer? Logo agora? E os meus planos? Pode-se sentir culpada por não aceitar a gravidez como teoricamente deveria ser. Você vê pessoas felizes ao receber a noticia da gravidez, e logo você, quando a gestação chega, não tem esses sentimentos nem em primeiro lugar e nem ao longo do tempo. Não é fácil lidar com a obrigação de aceitar a gravidez, e nem com as cobranças que começam a aparecer de você mesma, às vezes até mesmo das pessoas ao redor.
É muito importante lembrar que os sentimentos ao longo da gravidez irão se acertar. Conforme a gestação avança, os sentimentos de aceitação irão aparecer e isso, em consequência do amor de mãe que aflorará naturalmente. Por isso como disse a cima, a orientação é conversar com seu médico, pois caso a aceitação demore muito para chegar, o médico poderá indicar o acompanhamento psicológico. Não é vergonha alguma, pelo contrário, é preocupante que não procure ajuda. Não se sinta culpada por se sentir mal, acredite, não será a primeira e nem a última mulher a enfrentar a gravidez não planejada.
Veja também: Quero Engravidar e Não Consigo! E Agora?
Fotos: ** Tania **
Olá, minha filha está fazendo residência ela é medica veterianária, começou a namorar a pouco tempo e de repente agora me diz que está gravida, estou em parafuso não sei como reagir, por favor me ajudem!
ResponderTenho 36 anos e minha namorada 30. Ela engravidou. Eu nunca desejei ser pai na minha vida, e ela sempre soube disso. Tenho uma ótima criação e ela também. Me vejo na total responsabilidade de criar a criança, obviamente. A gente se ama, mas a minha tristeza é justamente a responsabilidade (que eu não queria) de ter que ter um filho. Acho que pelo fato de eu sempre bater o martelo, pra mim, que nunca queria ser pai, e com isso vem a minha insatisfação a preocupação.
Não desejo mal algum, é mais a preocupação de como criar, o quão custoso é, enfim. Eu me pego chorando de tristeza por me sentir culpado, sem ao menos culpar ou alguém ter culpa disso. Foi irresponsabilidade e agora é arcar com as consequências.
Não sei muito o que pensar, confesso. Já queríamos morar juntos, e agora a situação é um PLUS. Me sinto feliz tem horas, triste em outras. O medo vem, e vem com tudo. Sabemos como o mundo é hoje em dia. Eu sou muito sem paciência pras muitas coisas, preocupado com meu trabalho (sou autônomo), e então a insegurança de não ter condições de dar o melhor à alguém que está vindo ao mundo e não tem culpa de nada.
Um desabafo sincero e honesto. Espero que, mais pra frente, eu consiga mudar a minha cabeça e realmente amadurecer a mente com a idea que, por menos que eu quisesse, eu serei pai.
ResponderMeu filho está em um relacionamento de pouco mais de 2 meses a garota está grávida, Meu filho é eu estamos muito felizes mas apreensivos , pois ela o está evitando e não contou a família e nem quer que ele conte. O que devemos fazer?
ResponderPfv nos ajude…tenho medo que ela faça um aborto..ou que simplismente saia de nossas vidas.
Sou mãe de 2 filhos o menino vai fazer 11 e a menina tem 8, casada a 14 anos, agora descubro que tô grávida ja de 3 meses, não tive sintomas algum, não estou bem psicologicamente, e não queria ter mais filhos, justamente quando decido por um fim no relacionamento descubro que estou grávida, agora ele não quer mais separar, e eu mesmo o amando ainda não quero mais continuar com ele, na vdd acho que não tem mais como vivermos em paz juntos, não consigo sentir afeto por esse bebê já tem 2 semanas que descobri, e não me sinto feliz, sinto ki vou enlouquecer, tenho crises de ansiedade que acaba me deixando dias sem me alimentar, só consigo imaginar que terei depressão pós parto, e que minha vida acabou, em ter que viver presa em um relacionamento pq de um bebê, preciso muito me acalmar e não sei como
ResponderEstou na mesma situação. Casada há 8 anos, com uma filha de 3 anos no meio de um casamento falido. Apesar de ainda sentir alguma coisa pelo meu marido, que nem sei mais o que é, não quero mais estar com ele pois muita coisa mudou desde a minha primeira gestação. Mas antes eu não conseguia separar dele por conta da nossa filha de 3 anos, e imagina agora com duas crianças? Por diversas vezes ele pediu pra eu não me separar dele em nome da nossa filha, imagina como será agora com dois filhos… Também me enxergo presa num lugar onde não queria estar por conta dessa criança que está na minha barriga. Depois de quase 7 meses sem relação sexual alguma, tivemos uma única noite, e mesmo eu tomando pílula do dia seguinte na manhã seguinte, eu engravidei. Só consigo pensar que essa criança foi um deslize, um descuido, e jamais fruto de uma relação de amor.
ResponderEu descobri há 3 semanas q estou grávida do meu segundo filho e assim como a Ana tenho uma filha de 3 anos e estava prestes a me separar…
ResponderPara completar desde o início da pandemia, quando meu marido ficou desempregado, meu pai começou a me ajudar com algumas contas já que eu não conseguiria sustentar a casa sozinha!
Agora eu estou com um mix de sentimentos, feliz por estar grávida pois sei q será uma benção mas preocupada pois sei q meus pais ficarão super desapontados e preocupados com toda a situação…
Além disso, estou em um momento crucial na minha carreira, às vésperas de uma promoção e tenho muito medo que essa notícia seja um empecilho para conseguir isso também!
Ana . Descobri minha gravidez hj estou angustiada desesperada nunca quis ser mãe nem planejei nada disso. Meu noivo é muito do bem essa feliz mas eu não eu tô acabada vontade de sair correndo e nao voltar e uma mistura de sentimentos que nos faz pensar em tantas coisas preciso muito me acalmar estou sem chao se faco
ResponderChorar que desespero meu Deus tá difícil.
Eu tb to com o mesmo sentimento, tem 2 semanas que descobrir mas não consigo aceitar, to me odiando por te dado esse deslize, sou casada, mas não estava nos meus planos, é um sentimento tão ruim que a sensação que eu tenho é que isso não vai mudar nunca, eu durmo e acordo me lamentando por estar grávida, procuro uma solução a todo tempo e não acho.
ResponderRay.. eu estou com essa mesma situação.. descobri semana passada e estou de 7 semanas. Eu não consigo nem me olhar no espelho. 13 anos casada, tenho 34 anos, deveria ser simples, mas muito arrependida por ter dado esse deslize. Não consigo aceitar.. se puder entrar em contato comigo, preciso conversar com alguém q tenha passado pelo mesmo, estou pensando em até fazer uma besteira. Me chamo Karen 33)99836-9095. 😓😓
ResponderTenho 42 anos e descobri uma gravidez, já tenho duas filhas, uma de 15 e outra de 10 anos, imaginava que não poderia mais ter filhos, não consigo aceitar, sinto uma tristeza e uma vergonha imensa devido a minha idade, estou tento ataques de ansiedade com muita falta de ar, as vezes penso em morrer, tinha tantos planos e parece que agora tudo acabou.
ResponderMinha ex mulher teve um filho aos 45…Fica calma, tudo vai se resolver. Ela está super bem,o filho super saudável..Enfim…espero que vc tenha muita felicidade na tua vida
ResponderEstou na mesma situação.. tenho 40 anos, 2 filhos adolescentes, casada a 17 anos e descobri que estou grávida de 5 semanas.. meu marido não aceita a gravidez e estou sentindo vergonha de estar assim.. como sair na rua, o que vão achar quando a gravidez avançar? É um misto de emoções : (
ResponderOi Vanessa, como você está? Espero que bem.
ResponderInfelizmente sofri um aborto espontâneo no dia 13/01.. mas é tudo no tempo de Deus.
ResponderEstou bem, mas todos os meses eu ainda lembro da minha perda.
Mesma situação , 22 anos, recém formada e morando com os pais
ResponderAcabei de descobrir uma gravidez não planejada. Estou para fazer 23 anos agora em Maio. Meu namorado e eu acabamos de descobrir na surpresa, moro ainda com meus pais, mas meu relacionamento é estável, pretendíamos já juntar as escovas esse ano . Eu quis ser mãe, mas não nesse momento. Recém formada, ainda estou com muitos medo, anseios sobre tudo e pior ainda como a minha família irá reagir, já chorei bastante também. Mas o meu companheiro, é um homem bom, super compreensível, e está comigo nessa! Ainda estou para fazer o exame do HCG, o engraçado de tudo isso, estava sem anticoncepcional para a implantação do DIU, tomei anticoncepcional durante 5 anos ou mais direto. A vida é uma loucura! Queria compartilhar, já que estou na mesma situação. Obs: minha primeira gestação.
ResponderMeu Deus achei que só eu tinha esse sentimento de as vezes não querer essa gravidez. Eu planejei uma vida profissional, moro em um lugar que é considerado o paraíso do Brasil. Agora com 40 anos solteira, me vejo grávida, de uma paixão de Carnaval. O Pai está ciente, diz que o que eu precisar vai estar presente $$$. Mais não manda uma msg perguntando como estou me sentindo…
ResponderMais digo pra todo mundo que tô feliz, mas não estou. Estou om medo, assustada, com dúvidas e muito ansiosa, perdida mesmo…?
Voce tem 40 anos, deve ser uma mulher madura e responsável. Saiba que você irá tirar de letra, tenta controlar seus sentimentos pra não passar para o bebê. Quanto aos seus planos você não deve desistir deles, só que estará acompanhada com um bebê ?
Quando o seu toquinho de gente nascer você nem vai mais lembrar disso tudo.
Obs.: Também estou enfrentando algo parecido
ResponderMe chama no privado Claudia
ResponderKeila, não consegui te chamar. Sou nova por aqui, não sei mexer ainda muito.
Meu Whatsapp (48) 99194-0543
Mulheres, sejam fortes e corajosas. Vocês irão conseguir enfrentar esse momento difícil de aceitação e serão boas mães. Nada dura para sempre, confiem que o melhor de Deus está por vir ?
Responderhttps://chat.whatsapp.com/CAPfCRnEw9FBLkZmiLMtKe
Grupo criado, Desabafo de Mães.
ResponderCompartilhe com outras mães
🥰 vamos nos apoiar!!!
Olha eu descobrir que estou grávida de 6 meses a mais ou menos uma semana e meia atrás.. não tive nenhum sintoma de nada, nem engordei e nem a mudança do meu corpo eu tive. Agora sim que comecei a fazer o pré natal às pressas que ela acabou aparecendo um pouco. Mas não vou mentir, estou sem chão, desolada com essa notícia, recém formada, morando com minha mãe cheia de planos e do nada uma gravidez. Eu chorei muito, enchendo a vida de mil porquês isso foi acontecer e logo agora, e Pq tanto tempo depois… eu ainda não consegui aceitar, vivo nesse jogo de altos e baixos com o meu psicológico. Um misto de medo, com insegurança, com frustração, tá sendo horrível.
ResponderEu estou passando por isso nesse momento ,descobri com 6 meses mal falo com o pai dela minha mãe me apoia mas tá muito difícil lhe dar com isso tudo
Tenho 20 anos e estou grávida de 19 semanas, minha ficha ainda não caiu, sinto um desespero maior a cada dia que passa, pois moro sozinha e não me sinto preparada para cuidar de uma criança.
ResponderMeninas que precisam de comprimidos, claro o recomendado é até 12 semanas , eu tenho para indicar uma vendedora de SP .
ResponderTati Herculanoz eu quero.
ResponderEu quero o comprimido eu só tenho 2 semanas de gestação e preciso mt fiz o de farmácia e sangue positivo os dois com apenas 1 semana de atraso na tpm
ResponderGostaria de saber mais sobre o comprimido. Estou grávida de 10 semanas
ResponderGostaria de saber mais sobre o comprimido. Estou grávida de 10 semanas.
ResponderTbm preciso dos comprimidos, 21 98006-9008
ResponderDescobri minha gravidez tenho 31 anos estou de dois meses e meio e já sou mãe de 2 meninas umas de 12 é uma de 5 anos.
Não aceito de jeito nenhum e estou procurando formas de acabar com isso. Essa dor não era planejado tô desesperada quase em depressão. Minha vida é chorar e querer morrer
ResponderDescobri minha gravidez tenho 31 anos estou de dois meses e meio e já sou mãe de 2 meninas umas de 12 é uma de 5 anos.
Não aceito de jeito nenhum e estou procurando formas de acabar com isso. Essa dor não era planejado tô desesperada quase em depressão. Minha vida é chorar e querer morrer tô ficando louca desesperada
ResponderVocê pode me mandar o nome?!
ResponderOlá, poderia me passar o contato para aquisição dos comprimidos.
ResponderE esse método é seguro mesmo? Não tem como a gravidez continuar e dar problema para o bebê?
ResponderQual o nome? na farmacia vende sem restrição?
ResponderSuper me identifiquei até as datas batem , me chama no Whats 033987417607
ResponderEstou passando por um momento complicado me separei a 5 meses meu ex marido começou a se envolver com outra pessoa mas até entI não tínhamos perdido o contato sempre nos víamos até que eu engravidei sem planejar achando que só aquela vez não ia acontecer isso …ele assumiu essa outra pessoa e está com ela , e eu tô sozinha nessa gravidez e com nossos outros 2 filhos ….não tá fácil mesmo sabendo gravidez ele não se importou nen um pouco tá vivendo feliz pra lá com a outra e ei tô tendo crises de ansiedade não tá fácil pra mim…essa com certeza será minha última gravidez pois vou me operar e tmbta sendo a gravidez que eu menos estou sentindo alegria por tá grávida…mas não sou a favor do aborto então estou levando adiante.
ResponderVc precisa lutar pelo seu casamento. Nem tudo está perdido, msm que pareça estar. Procure o insta do Dr. Jorge Rodrigues e consuma todo o conteúdo que ele disponibiliza no Instagram e YouTube e mão na massa. O marido é seu e não dela. Faça isso por vc, por seu marido, por seus filhos, por sua família. Deus se alegrará!
ResponderSempre quis ser mãe, desde a infância sonhava com q tinha filhos, agora tenho 20 anos, tenho depressão e ansiedade e resolvi mudar isso, fazer faculdade melhorar minha vida, e perdi empatia com crianças, resolvi que não quero mais filhos, e quando falei pro meu esposo q é tão bom não ter filhos, mal eu sabia que ja estava grávida, comecei a sentir enjoou diariamente e resolvi fzr o teste, deu positivo, chorei muito, achei q quando ouvisse o coração ia me apaixonar, mas continuo não querendo essa criança, não tentei e nem vou tentar tirar, mas estou me sentindo triste, não consigo querer essa criança, meu esposo quer, a família dele ta feliz, não sei o que faço, como ter uma criança, cuidar, sem amar?
ResponderEstou com 2 meses apenas, mas estou desesperada.
Oi me chama no wts. Estou passando por uma situação parecida,podemos trocar informações. 62992018248
ResponderOi vamos conversar!! Minha história é bem parecida..vamos nos ajudar
ResponderA minha história é parecida, se alguém quiser conversar, seria ótimo. Beijos!
ResponderMinha situação é a mesmo. Sempre quiz filhos. Mas depois de quase tirar minha vida por causa da depressão quiz mudar assim cm vc e dar um rumo a minha vida. Sempre amei crianças, mas dos outros agora n queria mais ter filho. Mas a tres semanas descobri que estou gravida de quase tres meses. Sou casada, meu marido e minha família esta muito feliz e me apoia na gravidez, mas eu n estou nada feliz, eu n estou bem. Minhas crises voltaram depois que descobri a gravidez. Porq o momento n é bom, meu relacionamento com meu marido esfriou muito da minha parte sabe, eu ja estava vom pensamentos de separacao pra seguir minha vida e meus sonhos, e agora minha cabeca n consegue aceita essa situaçãodo presente momento. Ja pensei em abortar de todas a formas n vou mentir, mas agora sei que jamais faria isso. Mas n consigo tirar da cabeca que minha vida acabou… N consigo ver um futuro pra mim depois de ser mãe, ainda mais sendo classe baixa.. eu so sei chorar, n quero sair de casa, tento me animar e prosseguir pq sei que tem maes em situacoes piores, mas eu n queria nd disso…
ResponderÉ… tive meu primeiro filho aos 33 anos. Foi muito almejado. Nos mudamos para um apartamento para ele ter o quarto dele, e podermos receber as pessoas em um bom ambiente. Eu trabalhava, mas tive que parar os estudos e deixar muitos projetos pra trás. Fiz terapia durante a gestação e após o parto. Mas o amor que eu sento pelo meu filho é algo extraordinário. Deixei o trabalho, passei 1 ano em casa cuidando dele. Estava pronta pra retornar a minha vida, quando veio outra gravidez.
Agora sim estou numa situação absurda.
Meus sentimentos têm sido horríveis. Já pensei de suicídio há aborto, para piorar meu ficou desempregado na semana que confirmou a gravidez, agora ele vai trabalhar em outro estado e eu vou ficar sozinha com o bebê de 1 ano e 4 meses e outra gestação.
Tinha concordado dele ir, mas agora estou sofrendo por ficar sozinha.
Não gosto do que sinto, me dói ter esses sentimentos com um bebê no ventre, ainda mais tendo tanto amor pelo primeiro filho.
Vou retornar a terapia, e peço desculpas pro bebê sempre, pois sei que não é certo, mas momento não está favorecendo sentimentos melhores.
Poderíamos criar um grupo de WhatsApp ou em outra rede social pra mantermos contato. Afinal, nesse momento poderia ser um canal de desabafo para todas nós.
Responder