Dentre os milhares de questionamentos que nos fazemos quando estamos grávidas, a cor dos olhos do bebê é um dos mais comuns. Ainda mais quando um dos pais ou avós tem olhos claros. O desejo que o bebê herde a beleza dos olhos azuis é inevitável. Mas você sabe o que define a cor dos olhos do bebê e quais fatores são importantes para essa definição1?

Nos primeiros dias de vida, os olhos do bebê costumam ser acinzentados, quase azuis, o que aumenta ainda mais a expectativa dos familiares. Com o passar dos dias essa cor vai se alterando e firmando para o azul, o verde ou o castanho, chegando cada vez mais próximo da cor que realmente terá. Poor isso, não se engane quando se deparar com olhos totalmente claros ao nascer, tudo pode mudar com o passar dos meses. A responsável pela determinação da cor dos olhos do bebê é a melanina existente na íris dos olhos2 e quando os bebês são recém nascidos, a quantidade ainda é muito baixa. Conforme vai se regularizando. a cor vai se definindo. A íris esta localizada bem atrás da córnea, e seu centro se encontra a pupila. A pupila é sempre preta, por na verdade se tratar de uma pequena abertura por onde entra a luz. Alguns problemas genéticos podem também causar alteração da cor da íris, como é o caso do albinismo que devido aos baixos níveis de melanina podem resultar em olhos cor de rosa, por exemplo, ou azulados bem claro.

Normalmente, as cores dos olhos do bebê começam a se alterar e chegar mais próximo do que será permanentemente em torno dos 3 aos 6 meses de vida. Após isso, acaba se definindo por completo até atingir o primeiro ano de idade. A tonalidade dos olhos é totalmente genética e determinada por fatores hereditários, mas infelizmente não é possível afirmar a cor dos olhos que seu filho terá. Afinal, são diversas probabilidades, que podem ter margens de erros e mudanças. O gene que determina a cor dos olhos do bebê já está definido assim que há fecundação! O DNA já define assim que as duas (espermatozoide e óvulo) células se encontram3. O fator de maior influência é o gene dominante de um dos pais. Olhos castanhos são genes dominantes, enquanto cores mais claras são os chamados genes recessivos. Mas a genética ainda pode ter muitas surpresas!

Pai+Mãe Probabilidade
Castanho + Castanho 75% castanho/19% verdes/6% azuis
Verde + Castanho 50% castanho/37% verdes/12% azuis
Azul + Castanho 50% castanho/0% verdes/50% azuis
Verde + Verde -1% castanho/75% verdes/25% azuis
Verde + Azul 0% castanho/50% verdes/50% azuis
Azul + Azul 0% castanho/1% verdes/99% azuis

 

Como Calcular a Cor dos Olhos do Bebê

Como já citamos, a cor dos olhos do bebê é definida através de fatores hereditários onde os genes dos pais e familiares conta e muito. Por isso é possível ter uma previsão da cor dos olhos que o bebê nascerá, mas ressaltamos novamente que não é 100% garantido.

  • Pai e mãe com olhos castanhos têm grandes chances de o bebê nascer com olhos castanhos;
  • Pai e mãe com olhos azuis têm grandes chances de o bebê nascer com olhos azuis;
  • Pai e mãe com olhos castanhos, mas com um dos avós com olhos azuis, existe a chance de o bebê nascer com olhos azuis;
  • Se um dos pais tem olhos azuis e o outro com olhos castanhos, a cor escura tem maior predominância.

A miscigenação de raças e etnias faz com que cada vez a cor dos olhos dos bebês nasça diferentes um do outro, assim como a tonalidade de suas peles e cabelos. Alguns países ou cidades agrupam maiores numero de pessoas com pele mais clara, cabelos loiros e olhos em tonalidades mais claras, como no caso de Alemães e no caso do Brasil, pessoas residentes no Sul do país.

Veja também: Olhos de Cores Diferentes – Por que Isso Acontece?