Para quem vê um bebê tão lindo e fofinho nem pode imaginar que as crises afetam o humor dessa linda criaturinha e que pode mudar por um motivo simples, a crise de crescimento do bebê. Porém é um assunto ainda um tanto desconhecido, geralmente a mãe nota que o bebê se transformou por completo. Antes o bebê tranquilo, dorminhoco e de fácil trato, passa a requerer maior atenção, chora por tudo e não quer comer, enfim essa fase requer muito mais amor.
Sim, tudo isso devido ao crescimento do bebê e as crises têm até mesmo época para acontecer você sabia? Bom, a crise do crescimento do bebê pode acontecer por diversos motivos, o motivo mais cogitado das crises de crescimento do bebê acontecerem são o desconforto que o “esticar” provoca. Então podemos dizer que crescer dói? Na verdade bebês tem picos de crescimento e esses podem sim mexer em toda a estrutura corporal e provocar dores mas isso não é uma teoria confirmada, porém a mais plausível para a mudança de humor durante o crescimento1.
A primeira crise pode acontecer aos 3 ou 4 meses de vida do bebê, período onde o crescimento do bebê é evidente na parte motora e também emocional. Com 3 meses o bebê já se mostra mais atento para o mundo e essa fase de “despertar” pode ser chamada de fase simbiótica. A fase de mudança inicial aos 3, 4 meses pode ser bem complicada já que alguns bebês podem rejeitar o seio ou mesmo não querer se alimentar, dormir ou ficar em qualquer posição que seja. É literalmente uma fase ruim que a criança passa que as mães, pais e quem mais acompanhem os cuidados com o bebê podem ficar assustados.
Outra crise pode acontecer entre o 6º e 7º mês de vida, quando o bebê também pode crescer um pouco mais e passar a perceber o mundo ao redor com outros olhos2. Vamos dizer que aos 6 meses ele percebe que pode se locomover, fazer parte do ambiente e também podem ter esse pico de crescimento do bebê. Nessa fase também o bebê pode estranhar as pessoas que o cercam e ter crises de choro. Também em torno do 6º mês outra mudança bem grande pode começar a acontecer, o nascimento da dentição, e aí uma explicação para irritação do bebê pode ser mais aceita. Realmente o crescimento dos dentes podem incomodar e muito!
Outra crise pode acontecer no 9º mês e também aos 18 meses do bebê, porém todas elas são passageiras, no restante do tempo o crescimento do bebê pode nem ser notado a não ser pela quantidade de roupas perdidas e também pelo seu desenvolvimento, já que este continuará normalmente. Porém a crise do 9º mês pode ser a mais forte de todas, não tem uma explicação para esta ser a maior e mais forte, apenas acontece. Pode durar mais do que as outras e também ser com sintomas mais intensos. As características mais aparentes e também mais presentes nessas crises de crescimento do bebê são efetivamente a perda do apetite normal e noites de sono bem mais conflituosas da criança3. O bebê pode simplesmente deixar de dormir a noite e choramingar muito. Normalmente essas crises de crescimento do bebê tem duração de alguns dias, não mais de 20 dias no caso da mais forte de todas a de 9 meses por exemplo.
Mas o que fazer então na crise de crescimento do bebê
Paciência, essa é a receita principal! Claro que os pais devem ficar atentos a saúde do bebê e também ao seu desenvolvimento normal. Se houver algo de anormal no crescimento do bebê ou se a crise se prolongar seria necessário investigar se há algo errado com o bebê. Crises de crescimento devem ser reportados ao pediatra de confiança, e caso haja necessidade, o médico pode passar alguns exames para conferir a saúde do bebê.
Nota da blogueira: Papais e mamães, fiquem tranquilos, essa fase passa! Me lembro muito bem de todas as crises de crescimento dos meus bebês e todas foram complicadas de passar. Realmente a falta de apetite do bebê pode assustar, bem como alguns outros sintomas do crescimento do bebê como a agitação noturna, mas passa. Logo em seguida a crise eles voltam a comer como antes e dormir tranquilos como costumavam. Agora, passar tranquilidade para o bebê é muito importante, ele sente o apoio com toda a certeza irá conforta-lo em momentos difíceis de angustia, seja de dor ou de transição de fases. Lembre-se, cada criança tem seu ritmo de crescimento, e são fases necessárias para o seu crescimento e adaptação a vida. Paciência, amor e muito carinho podem ajudar o bebê a superar com muito mais facilidade essa fase chata do crescimento do bebê.
Até a próxima!
Veja também: Ciúme do irmão Menor – Ai que Difícil!
Foto: Prayitno / Thank you for, Frank Avitia
Minha bebê tá com 4 meses sempre dormiu a noite toda agora tá despertando na madrugada chorando. quando a pego no colo ela se acalma ela não nega o peito, mama normal pois assim que acalmo ela. mas quando pega no sono denovo fica agitada vira pra um lado, e pro outro. Durante o dia tira alguns cochilo mas acorda irritada e está se assustando muito com tudo será uma crise de crescimento?
Olá, sim provavelmente é salto de desenvolvimento !
Meu Bebê Tem 4 Meses E 3 Dias Ele Não Quer Aceitar O Peito De Jeito Nenhum Rejeita Na Chora De Pegar Ficar Todo Nervoso Chorando Empurrando Não Sei Mais O Quê Fazer Não Queria Desmamar Ele Agora Queria Que Ela Mamasse Ao Menor Ao 6 Meses.
Estou Muito Triste Com Isso Até Já Chorei.
Meu bebê tem 4 meses e tem horas que não quer mamar com frequência …devo me preocupar..
O Meu Também Está Assim Estou Deseperada Até Já Chorei Essa Madrugada Não Dormir Chorei Quase A Noite Toda Pq Queria Tanto Amamenta Meu Bebê Pelo Menor Até Os 6 Meses Pra Mim Está Sendo Muito Difícil Peço Em Deus Que Ele Voltei A Mamar Direito.
Meu filho começar a chora do nada chora muito quando a gente mostra alguma coisa ele para aí começa a chora de novo o que sera
Olá, recomendo que veja a pediatra dele, para avaliar te orientar de forma segura.
Meu bebê tá com quatro meses não dorme direito nem de dia nem de noite mais mama toda hr tô desesperada prq as vezes ele fica só choramingando durante a noite e antes ele dormia bem faltando pouco pra completar os quatro ele ficou assim
Bom dia!
Essa fase é muito difícil para os pais também. Se a criança não dorme, os pais não dormem. Muito choro, muita manha, colo toda hora, não tem posição que dê jeito, ainda não senta, não engatinha, se troca muita fralda. E os pais precisam dar conta de tudo isso mais demais afazeres. Complicado!
As vezes bate o desespero. Estou desempregado no momento e tudo isso que a criança passa mais o estresse de não saber ao certo o futuro como será, é ainda mais angustiante.. Acaba tendo reflexos na família toda! Hora de muita angústia. Desculpem o desabafo!
Calma papai,tente não misturar as coisas tudo isto vai passar
Meu bebê tem 4 meses e 22 dias.
Tem horas que tá meio mole e outras agitado, não quer ficar em várias posições e chora, tô achando o geito dele bem diferente, está mudando.
Será um salto?????.
Olá!
Meu bebê fará 3 meses daqui 9 dias e tenho notado dificuldades para mamar e dormir (por 4 a 4h e meia direto) durante a noite, percebo que quer mamar devido a agitação constante com a mão na boca, porém, não mama preciso insistir por várias vezes até pegar. Exceto nas 2 mamadas da madrugada (ele pega de primeira). Será que é a crise do crescimento????
Minha bebê está desse jeito, já não aguento mais ?
O meu esta exatamente assim em relação as mamadas…faz ate ânsia se insisto….
Vai fazer 3 meses dia 22
Meu bebê fez 1 ano e 2 mês está muito enjoado muito estressado tipo do nada fica nervoso tem hora que só quer ficar no colo será que é crise de crescimento? Tá parecendo as crises dos 4 meses
Minha filha fez quatro meses e tudo está irritando ela, não está gostando de brincar muito, as posições no colo incomoda é para dormir está dando um show, com gritaria e choro … o que fazer ?
Douglas, é um fase, provavelmente ela está no salto de desenvolvimento do quarto mês.
Porque minha bebê quaser Nao rir mais
E chora muito
Ana, já verificou se ela sente dor, algum tipo de incomodo ?
Minha filha tem 6 meses e está assim também… Não dorme a noite toda e durante o dia só cochila. Eu estou um zumbi. Não sei o que fazer já que ela não pegou chupeta, e faz meu peito de chupeta.
Daniela, infelizmente nesse caso não tem muito o que ser feito. As vezes ela quer se sentir segura. Já tentou colocar sua bebê pra dormir com você?
Minha bebe esta com 7 meses e a alguns dias ja esta dando muito trabalho pra dormir…acorda varias vezes anoite chorando muito e so para quando eu a pego no colo…sera que pode ser crise? Alguma das crises pode se adiantar?? pq se meu marido pega nao adianta tem q ser so eu. Ela nao esta dormindo quase nada, pq dorme um pouco e ja acorda chorando, fica assim anoite toda.
Tive relação dia 15 de fevereiro, dia 17 tomei a pílula do dia seguinte e dia 11 de março minha menstruação veio. Mas depois de 4 semanas de tomar a pílula minha barriga ta inchada abaixo do umbigo e eu estou muito preocupada. Me ajudem por favor.
Bruna, faça um teste de gravidez.
Nossa! Meu bebê está assim também!
Fiquei bem preocupada, principalmente porque ele nega o peito as vezes, na maioria à noite. Sempre depois do banho ele mamava pra dormir. Agora é uma novela porque ele só chora gritando, então é preciso acalmá-lo pra poder dar o peito.
Também não tem dormido direito e ele só dorme de vez depois da 1 da manhã
Meu bebe tembem esta assim so chora gritamto toda hora le tem 4 meses, tudo e motivo de choro pra completar ele nao pegou peito ,ai como que acalma ele ta dificil viu
Isso é sintoma de refluxo oculto!
Meu filho ta muito injoado
Meu filho tbm ta assimele dormir bem dormir a noite tda mas ao armamentar é uma gerra ele mama mau começar qer o outro ficar chorando ta perdendo peso ele tem só 3 mês
Meu tem três mês 17 dias ele n ta mamando direito ele mama só um pouco depois n qer mas fica chorando e ta perdendo peso
Olha aindei lendo sobre esse assunto, não sei se minha filha chora por esse motivo ,mas já deu quatro crises de choro que chega a perder o fôlego e fica até mole e só para quando dorme.Fora esse choro sem explicação ela tá ótima mama bem e dorme tbm,não sei o q fazer eu e meu esposo acalentamos temos paciência mas tem horas q o desespero bate .Esses dias atrás ela chorou por volta de umas meio hora sem parar. Vou na pediatra pra ver se tem outro motivo . Obrigada