A dermatite atópica é um problema muito comum entre bebês1. Trata-se do surgimento de pequenas bolinhas vermelhas no corpo da criança, o que gera coceira e irritação. Esta doença pode surgir a partir dos três meses de idade, podendo persistir durante toda a vida, ou, como ocorre em aproximadamente 60% dos casos, o problema desaparece até os 12 anos de idade.

A dermatite atópica em bebê costuma afetar o rosto, pescoço e dobras nos braços e pernas, o grande incômodo das dermatites é a coceira, as pequenas bolinhas geralmente soltam um líquido decorrente do ato da criança se coçar com as unhas e esse ato incontrolável de coçar o local pode gerar, inclusive, quadros de inflamação na pele.

Dermatite Atópica – Tratamento da Pele do Bebê

Este é um problema que se enquadra em doença crônica, e por isso, o tratamento é mais difícil e deve ser persistente para que resultados efetivos possam ser observados. Vale ressaltar que o bebê não tem o autocontrole que uma criança maior ou pessoa adulta teria para tentar ao máximo não se coçar. Em casos de crianças que ainda não têm o domínio sobre o próprio corpo, a reação mais comum é apresentarem irritabilidade por meio do choro excessivo.

Dicas para o Alívio dos Sintomas

No banho – Não dê banhos demorados no bebê, 5 minutos já é o suficiente. Em dias mais quentes, procure deixar a água em uma temperatura de morna para fria. Isso pode aliviar a irritação.

Nada de esfregar – Na pele irritada utilize apenas água e o mínimo de sabonete, o recomendado é optar por sabonetes hipoalergênicos ou até mesmo produzidos a partir de substâncias vegetais e calmantes. Não se deve usar quaisquer tipos de buchas na pele da criança, nem as consideradas mais macias.

Loções – A pele irritada da criança deve ser preservada o máximo possível, loções devem ser abolidas, assim como perfumes ou colônias, todos estes itens podem irritar ainda mais a pele da criança.

Roupas de algodão – Utilize tecidos leves de algodão, as roupas devem ser lavadas com sabão neutro e o ideal é que sequer amaciantes sejam utilizados. O sabão de coco é o mais indicado para as lavagens das peças de roupas.

Syndets – São os conhecidos detergentes sintéticos que não alteram o pH da pele em alérgicos. Vale verificar os produtos que possuem esse princípio ativo.

Antibióticos em pó – É muito comum, principalmente, quando a mãe está desesperada vendo o sofrimento da criança, se render a utilizar algum antibiótico em pó na pele do bebê, como é o caso da penicilina, mas este é um agente que pode causar ainda mais irritação.

Remédios caseiros – Se o pediatra ou dermatologista não indicou algum produto em específico ou alguma solução caseira, é importante não fazer nada por conta própria, pois só pode piorar a situação, causando ainda mais incômodo e desconforto para a criança.

Hidratantes – Não estão abolidos, pelo contrário, mas tudo dependerá do tipo de hidratante utilizado, geralmente os hipoalergênicos são os mais indicados. Como a pele atingida geralmente se apresenta ressecada e é o que piora a condição da pele, o ideal é de acordo com o produto indicado pelo médico, investir nas hidratações da pele da criança ao longo do dia.

Medicações – O médico, dependendo do problema apresentado pela criança, pode indicar algum antialérgico, pomadas à base de corticosteroides ou medicamentos imunossupressores.

IMPORTANTE: Apenas o médico pode indicar o tratamento específico para o caso do bebê. O ideal é que os pais não sigam dicas de outros pais, pois cada caso é diferente e pode demandar outros métodos para a cura.

Dermatite de Contato em Bebê – Causas

A dermatite de contato é resultado de uma reação inflamatória que acontece na pele, depois da exposição a algum princípio ativo que pode provocar irritação ou alergia2. Os principais sintomas são: erupção cutânea, vermelhidão, coceira e descamação.

Este problema pode se apresentar logo após a exposição a algum componente ou pode surgir após algum tempo. As causas mais comuns deste problema costumam ser: a utilização de sabonetes, cosméticos, bijuterias, perfumes, exposição a plantas, entre outros.

Tratamento

O tratamento deste problema envolve a identificação inicial do que tem causado a reação na pele e depois do agente descoberto, basta o afastamento do contato com a substância e o problema se resolve. Compressas frias ou a utilização de cremes com ação anti-inflamatória podem ser recomendadas pelo médico para aliviar os sintomas e tratar o problema.

Vale lembrar que no primeiro sinal de irritação na pele do bebê, é importante levá-lo a uma consulta com pediatra para uma primeira análise ou para o encaminhamento a um alergista ou dermatologista.

Dermatite Seborreica em Bebê – Causa e Como Tratar

Outro problema que pode acometer os bebês é a dermatite seborreica que também costuma ser conhecida como crosta láctea, embora possa assustar os pais, é um problema considerado frequente e inofensivo para a criança3.

A dermatite seborreica se dá pelo surgimento de crostas grossas e amareladas no couro cabeludo da criança, não se trata de uma doença contagiosa e não requer tratamento. Este é um problema causado pela produção descontrolada de óleo das glândulas sebáceas.

Tratamento

A recomendação por parte dos especialistas para remover as escamas do couro cabeludo da criança é massagear com suavidade a região com o dedo ou pano, além disso, o cabelo da criança deve ser lavado pelo menos uma vez ao dia com um xampu suave.

Vale lembrar que ao massagear a pele do bebê com as mãos, estas devem estar limpas, recém-lavadas e desinfetadas com álcool em gel, e o pano a ser usado deve ser limpo e específico para este fim.

Em casos de crostas mais resistentes, os pais podem utilizar algum óleo mineral específico para bebês, este óleo pode envolver a região afetada por alguns minutos e em seguida o couro cabeludo da criança pode ser lavado com xampu.

Já quando o problema acomete outras regiões do corpo do bebê, é importante que se procure orientação médica para a recomendação do tratamento específico. Na maioria dos casos, este é um problema que desaparece logo e por isso, não é motivo para grandes preocupações.

Veja Também: O que Fazer Quando a Pele do Bebê Está Ressecada?

Foto: Bernd Untiedt at German Wikipedia