Ser mãe é uma experiência incrível, em qualquer época da vida! Mas e quando se tem filhos com idades tão diferentes, com uma diferença de 13, 15, 20 ou até 30 anos? Como será ter idades tão diferentes em casa? Uma gravidez com bastante espaço de tempo entre elas pode acontecer seja por planejamento1, opção, ou, em alguns casos, pelas circunstâncias.

Ou pode ser que o casal tenha decidido vivenciar novamente esse mundo dos bebês depois que os filhos mais velhos se tornaram adultos ou adolescentes. Assim podem aproveitar mais, com uma vida mais estabilizada ou mais tempo para se dedicar ao novo bebê. Outras vezes pode acontecer de forma inesperada, como aconteceu com a Flávia, que deu um depoimento que veremos logo mais abaixo.

Porém, existem algumas dificuldades com essa diferença de idade2. Algumas vezes o filho mais velho pode se sentir mal por perder o lugar de caçula ou filho único. Ou, por não imaginar que a mãe poderia engravidar novamente, acaba sentindo vergonha da situação. Uma questão complicada que pode ser resolvida com o tempo ou com o nascimento do bebê e muito diálogo.

Claro que um bebê bem novinho recompensa e muito todas as dificuldades e ele, por si só, pode conquistar o amor do irmão mais velho sem muitos esforços. No tempo das minhas avós, era muito comum ter filhos quando já estava ganhando netos dos filhos mais velhos. Hoje essa realidade mudou, mas não deixa de acontecer.

Algumas mulheres tiveram seus filhos jovens demais e decidiram esperar um pouco mais para ter o próximo. Um exemplo é uma amiga que teve sua filha aos 16 anos e agora, aos 35, decidiu engravidar novamente. Ela acompanhou sua filha exclusivamente até os 3 anos e, após esse período, terminou os estudos, a faculdade e se dedicou totalmente a vida profissional. Hoje, casada há 19 anos, e com uma filha de 18 anos, ela decidiu engravidar novamente para completar sua felicidade. Dia desses, vendo vídeos de parto, me deparei com uma mulher cujo parto estava acontecendo e sua filha mais velha estava filmando! Achei simplesmente lindo esse momento que você pode conferir abaixo =)

Seja qual for a decisão, de esperar um pouco mais ou não, a maternidade é sempre um momento mágico. A maternidade após alguns anos pode ser como a primeira vez. Todos os sintomas e desejos podem ser novidade e sentir tudo isso novamente pode ser magnífico. Algumas mamães lutam para ter mais filhos depois dos 40 anos, como é o caso de algumas atrizes famosas que tiveram seus filhos depois dos 40, ou até mesmo aos 50. Solange Couto teve seu filho caçula com 30 e poucos anos de diferença da primeira gravidez. Sua filha Morena estava com 24 anos quando ela deu a luz a Benjamin.

Aqui em casa não é diferente. Apesar da diferença de idade não ser tão grande, apenas 9 anos da mais velha para a mais nova, sinto que a maior tem a pequena muito próxima. Ela é a bebê, a boneca dela. Ela cuida, ama e protege muito, como se fosse mesmo dela.

Mas como é na prática ter filhos em idades variadas, com tanta diferença e fases completamente distintas? Veja o depoimento de duas leitoras sobre a diferença de idade dos filhos: Flávia Ferreira e Anne Strapasson. Veja como é a relação dos filhos de idades diferentes.

Flávia Ferreira

“Tenho 2 filhos, a Kamila, de 18, e Arthur, de 5. A dificuldade foi de adaptação, eu tinha uma adolescente ciumenta, que perdeu o colo e estava rebelde, passando por tudo que a adolescência propicia. Arthur não foi planejado e eu engravidei numa bobeira. Tomei a pílula do dia seguinte depois de 20 minutos do ato e não adiantou. Recomeçar tudo de novo foi muito estressante para mim, que não estava preparada para ter outro bebê, pois minha filha me bastava. Hoje em dia ela o ama muito, não vivem um sem o outro, mas brigam bastante.”

Anne Strapasson

“São 2 filhos. Um menino de 11, e uma menina de 1. A dificuldade é que são mundos totalmente diferentes. Eu assisto Galinha Pintadinha enquanto jogo Call of Duty. A parte boa é que não existe ciúme entre eles. O mais velho é apaixonado pela bebê e ela por ele. A espera não foi proposital. Eu perdi 4 bebês antes de ter a Julia. Começar tudo de novo foi maravilhoso. Pude fazer pela bebê coisas que não pude fazer pelo mais velho. A minha cabeça é outra, a paciência, e a situação financeira também. Resumindo…. tenho 2 filhos únicos.”

Seja qual for a distância entre os filhos, a diferença de idade e os problemas que possam ter com seus filhos adolescentes ou adultos e o novo bebê, tudo vai se resolver. Já acompanhei casos muito complicados e aprendi que o melhor a se fazer é conversar e deixar a situação se acalmar. Nada melhor do que o tempo para resolver tudo. Agora, se a gravidez é comemorada, aí sim aproveite muito! Ser irmão mais velho é maravilhoso. É uma oportunidade de sentir como será quando virar mãe ou pai. Quando for a vez deles, a prática e a experiência no assunto serão as melhores possíveis.

Veja também: Aleitamento Materno Dificuldades Iniciais e Soluções

Foto: driki