Difícil existir alguma mulher que não tenha uma estria em alguma parte do corpo, não é mesmo? Este é um mal que assombra o universo feminino, mas a boa notícia é que existem tratamentos eficazes que prometem suavizar e até eliminar as estrias vermelhas.

As estrias têm um aspecto linear e geralmente ficam paralelas. Em muitos casos são parecidas com uma cicatriz1. As estrias podem ser pequenas ou enormes, podendo chegar a 30 centímetros de comprimento. Costumam aparecer na região da barriga, braços, coxas e nádegas e as mulheres são mais suscetíveis.

Com o passar do tempo, as estrias vão clareando até ficarem quase brancas, com um tom “aperolado”. Por não serem da mesma cor da pele, ficam em evidência, o que incomoda mais ainda as mulheres que sofrem deste mal.

Com o passar do tempo as estrias vermelhas vão clareando, até chegarem a ficar quase brancas.

Além de tratamentos com equipamentos modernos, existem cremes de cicatrização bastante eficazes contra as estrias vermelhas e muitas receitas caseiras que se mostram eficientes para o tratamento da pele com estas lesões.

Saiba mais sobre as causas, tratamentos e a forma de se prevenir das estrias, mesmo durante a gestação.

Como eliminar estrias

Uma vez que a fibra da pele sofre este estiramento que causa a estria, é difícil conseguir eliminá-la por completo e de imediato, mesmo que sejam estrias vermelhas, ou seja, mais recentes.

Mesmo com a dificuldade de recuperar a pele danificada, as estrias vermelhas são mais fáceis de serem eliminadas que as estrias esbranquiçadas. Porém, para ambos os casos, existem tratamentos eficazes que melhoram muito o aspecto da pele e que, se não conseguirem tirar a estria por completo, as deixam imperceptíveis, o que já é um ótimo resultado2.

A dica é começar a tratar as estrias assim que perceber o surgimento. Quanto antes iniciar o tratamento, melhor serão os resultados obtidos. E ainda é possível preveni-las, principalmente durante a gestação, onde ocorre o ganho de peso de forma muito rápida, o que proporciona o surgimento das terríveis e temidas estrias.

Dicas de prevenção e cuidados

Veja abaixo ótimas dicas para te ajudar a eliminar as estrias logo no início e fortalecer sua pele:

  • Use creme hidratante diariamente (principalmente nas áreas da barriga, braços e pernas);
  • Beba bastante água, ajuda muito na hidratação da pele;
  • Evite emagrecer e engordar em curto espaço de tempo (efeito sanfona);
  • Evite tomar banho com a água muito quente;
  • Na hora do banho, dê preferência aos sabonetes líquidos e hidratantes.

Tratamento para estrias vermelhas

As estrias ficam vermelhas devido ao rompimento de vasos sanguíneos, justamente na área em que elas aparecem. Possuem um aspecto de pele enrugada, o que incomoda muito as mulheres que sofrem com elas. Esta coloração indica que são recentes e, portanto, mais fáceis de serem eliminá-las com tratamento.

Justamente por serem mais recentes, a região da pele que está lesionada tem mais chances de se regenerar. Por isso o tratamento para estrias vermelhas é ainda mais eficaz. Se este é seu caso, não perca tempo. Escolha o melhor tratamento e comece a cuidar imediatamente para conseguir melhores resultados.

Um dos tratamentos super recomendados é bem simples. É uma esfoliação feita com uma receitinha caseira que tem se mostrado bastante eficiente e com resultados positivos. Você deve fazer apenas 3 vezes por semana e com a ajuda de uma hidratação diária feita com o creme de sua preferência.

Veja este vídeo que ensina uma receita bem simples de esfoliante caseiro para o tratamento das estrias vermelhas:

Além dos esfoliantes caseiros, existem nas farmácias alguns cremes e pomadas que também são bastante eficazes no tratamento das estrias vermelhas e brancas. Procure se informar com seu médico quais destes medicamentos são mais indicados para o seu caso.

Lembre-se que o importante é seguir as dicas para prevenir as estrias. Se mesmo assim elas insistirem em surgir, comece o tratamento o mais rápido possível.

Estrias Brancas

Depois que surgirem as estrias vermelhas, com o passar do tempo elas ficam esbranquiçadas, com um tom “aperolado”. Isso acontece porque, nestas lesões mais antigas, a melanina já não é mais produzida.

As estrias brancas significam que a cicatriz provocada pelo rompimento das fibras de colágeno na região da pele atingida já se consolidou e, portanto, já não têm tanta capacidade de regeneração como as estrias vermelhas. E isso tanto por causa da falta de produção da melanina, quanto pelo fato de a pele com as estrias brancas perder um pouco a espessura, formando pequenas cavidades que ficam com mais aspecto de cicatriz e que são mais difíceis de desaparecer.

Tratamento para estrias brancas

No caso das estrias brancas, os tratamentos são mais longos. Alguns dos tratamentos mais indicados para estes casos são a mesoterapia, peelings e principalmente a carboxiterapia, que é feita com a aplicação localizada de micro injeções de CO² para melhorar a aparência da pele. Os resultados podem variar de mulher para mulher, mas, segundo um especialista, as estrias brancas podem chegar a diminuir em 70%.

Uma boa hidratação ajuda na prevenção e no tratamento de qualquer um dos tipos de estrias, aliás, protege a pele contra qualquer tipo de lesão3. Então a receita é bem simples: seja na gestação ou em qualquer momento da vida, muito hidratante, nada de banhos muito quentes e muito filtro solar para manter sua pele sempre saudável e linda!

Veja Também: Estrias na Gravidez – Como se Cuidar e Prevenir

Foto: chezbeate