A primeira vez que ouvi o nome do exame “histerossalpingografia” eu enrolei a língua tentando falar, mas o exame é muito mais simples do que o nome! Rs. Bom, a histerossalpingografia, ou apenas hístero, é um exame de raio x que visa fazer um exame mais profundo do útero com método de contraste a base de iodo que é injetado pelo colo do útero1. A histerossalpingografia visa verificar existência de barreiras nas trompas, ou algum outro problema que impeça a mulher de engravidar. Má formação do útero, aderências nas paredes do útero ou trompas e alguns outros problemas. Não se trata de um exame invasivo como uma cirurgia, mas a histerossalpingografia pode ser incômoda pela aplicação do contraste e pelas dores que ele pode causar.
O contraste é aplicado na paciente em posição de exame ginecológico por uma cânula bem fina que entra no útero e despeja o líquido. Esse líquido faz um caminho dentro do útero mostrando nitidamente na imagem se há ou não qualquer obstrução em qualquer parte do útero. Após inserir o contraste, é feita uma série de radiografias que mostram diversos ângulos do útero proporcionando um bom diagnóstico médico. Com o exame de histerossalpingografia em mãos o médico pode avaliar a necessidade de uma intervenção para desobstruir as trompas, resolver aderências das paredes do útero. Esses problemas são a causa de muitos casos de “infertilidade” não aparente, então se você já tenta engravidar há um tempo e não consta nada em seus exames hormonais nem nos exames do seu parceiro, então é hora de pedir esse exame para o seu ginecologista.
As trompas aderidas não permitem que o espermatozoide passe até chegar ao óvulo e também pode impedir em alguns casos que o óvulo fecundado chegue ao útero de fato para implantar2. Já ouvi pessoas dizendo que a histerossalpingografia ajuda a engravidar, mas não é bem por aí. Claro que se houver algum problema que esteja atrapalhando, o médico vai optar por fazer uma micro cirurgia e em alguns casos isso se dá na hora do exame, mas apenas o exame em si sem a resolução do problema, tem que haver o procedimento que será tomado pelo médico.
Onde Fazer a Histerossalpingografia
A Histerossalpingografia deve ser feita em laboratórios especializados e que haja preparação para tal. Não que seja um exame de muitas dificuldades, pois é de realização muito simples, porém o contraste pode causar algumas dores (cólicas)3 e as vezes é necessário um suporte maior caso a paciente tenha algum quadro alérgico ao contraste (muito raro acontecer). O exame de histerossalpingografia deve ser feito logo após a menstruação, já que é um exame que envolvem dois fatores que podem fazer mal a uma provável gestação, o contraste e o raio x. Já ouvi pessoas dizendo que a histerossalpingografia ajuda a engravidar, mas não é bem por ai. Claro que se houver algum problema que esteja atrapalhando, o médico vai optar por fazer uma micro cirurgia e em alguns casos isso se dá na hora do exame, mas apenas o exame em si sem a resolução do problema, tem que haver o procedimento que será tomado pelo médico.
O procedimento de desobstrução das trompas pode ser feito através de uma cirurgia e em casos mais severos de enrijecimento das trompas ou acúmulo de líquido causado por infecções, o uso de medicamentos adequados vão ser adotados pelo médico. Se o problema for apenas esse, a gravidez pode acontecer logo após o procedimento e por isso se tornou o exame milagroso da vez. É sempre bom ressaltar que a infertilidade deve ser investigada no casal, e não apenas na mulher, assim se ganha tempo em caso de ser preciso fazer algum procedimento cirúrgico ou tratamento com medicação. Santa histerossalpingografia!
Espero ter ajudado!
Fiz a histerosalpingografia e o resultado deu: Exame indicativo de: útero com falha de enchimento na região fúndica; tuba uterina direita pérvia; obstrução tubária à esquerda.
ResponderQual a interpretação?
Olá. segundo pesquisas: Falhas de enchimento do contraste no útero estão relacionadas com alterações como miomas, pólipos, malformações uterinas. Tubas com diâmetro aumentado sugerem hidrossalpinge (acúmulo de líquido dentro das tubas), condição que pode prejudicar a fertilização e a implantação do embrião.
ResponderTuba Uterina previa significa que a trompa esta previa e portanto funcionante, se não há, existe algum grau de obstrução, dilatação, aderência e/ou até hidrossalpinge (acúmulo de líquido nas trompas).
Obstrução tubaria a esquerda diagnóstico de trompas obstruídas.
Recomendo que leve seu resultado ao medico solicitante para que seja avaliado de forma correta e segura
Fis a histerossalpingografia e o resultado deu tubas uterina opacificadas até sua istimica o ginecologista que me atendeu mandou eu esquecer a ideia de engravidar pois já tenho 40 anos
ResponderOlá, sugiro que veja uma segunda opinião, veja um especialista em fertilidade para que seja orientada de forma correta.
ResponderBom dia.
Fiquei com dúvida no meu exame de histerosalpingografia, poderiam me ajudar a interpretar:
* cavidade uterina sem falhas de enchimento , com contornos regulares e morfologia normal
* tubas uterinad bem o pacificadas, anatômicas e pervias
* não houve espalhamento peritoneal ( prova de cotte) satisfatório, onde observamos acúmulo do meio de contraste junto a porção distal das tubas uterinas podendo estar relacio ao a processo aderência.
Por favor. Que seja positivo
ResponderOlá, fiz histero no dia 27/04 e hoje obtive o seguinte laudo:
Responder1- Extravasamento de meio de contraste por ambas tubas uterinas;
2- Moderada ectasia ampular e espessamento do relevo mucoso tubáreo bilateral, o que deve estar relacionado a processo inflamatório/aderencial;
3- Retenção de meio de contraste no interior da tuba uterina direita observada na radiografia tardia;
4-Área de acúmulo focal de meio de contraste em região central da cavidade pélvica a qual deve estar relacionada a aderências peritoneais;
5- Tênue área de falha de enchimento em região distal da porção corporal da cavidade uterina. Considerar a possibilidade de associação com alteração miomatosa submucosa incipiente ou pólipo endometrial.
Estou bastante preocupada, pois estou tentando engravidar.
Olá, apenas seu médico pode avaliar seu exame!
ResponderBoa tarde ! O que significa essa conclusão? Canal cervical e cavidade uterina de forma, dimensões e contornos normais, desviado
Responderpara à direita.
Trompas uterinas opacificadas de forma, calibre e situação normais.
Extravazamento normal do contraste para cavidade peritoneal.
Olá, apenas seu médico pode avaliar os resultados do seu exame!
ResponderCavidade uterina uterina com formato anatômico, desviada para a direita
Responderrepleção.
Trompa direita bem opacificada, enovelada, de calibre normal.
Trompa esquerda opacificada até a porção ampular, com calibre normal.
Houve peritonização do meio de contraste à direita
Alguém consegue me ajudar
boa noite, o resultado de minha histero. foi:
Responderultero em ante-verso-flexão de volume e formato normais
trompas filiformes e pregueado mucoso preservado
cotte positivo bilateralmente. alguém pode me dizer se o resultado foi bom?
Olá , espere o retorno com seu médico para seu exame ser melhor avaliado!
ResponderOlá!! Fis o Exame HISTEROSSALPINGOGRAFIA
ResponderE deu o seguinte Resultado
Prova de Cotte positiva, bilateralmente.
Estou há 5 anos tentando Gravidez alguém mim ajuda por favor.
Olá, segundo pesquisas: Prova de Cotté positiva significa que não houve obstrução à passagem do contraste pelas tubas uterinas (trompas de Falópio) durante o exame de histerossalpingografia. Portanto, a prova de Cotté positiva indica que as trompas estão desobstruídas.
ResponderGostaria de saber o que significa Tubas uterinas pérvias, fixas e apagamento do relevo mucoso
ResponderFiz o exame ontem e o resultado foi esse–Cavidade uterina de contornos e capacidade normais.
Canal cervical normal.
Trompas permeáveis e normais.
Após a prova de controle (Cotté) observamos que houve difusão homogênea do
meio de contraste em peritôneo—
Ps faço uso contínuo de PIETRA ED para endometriose, pelo que eu li acho que está tudo os com as trompas mas vou levar o exame até a Ginecologista .
ResponderTronpas pelvias de calibre normais mas com tragetos assendente nas porções ambulares bilateralmente aspecto nao nescesariolmente patologica mas que pode representar anderencias pelvicas por indometriosse ou outras naturesas pois cirurgica por infecsiosad correlacianar a dados clinicos
Responderoi boa no meu exame deu o seguinte resultado – ausência de sinais de anormalidades na radiografia simples.
Respondercanal cervical de contornos regulares e dimensões normais. útero em antero -versão , com leve desvio para a dedireita . cavidade uterina de contornos regulares e capacidade normal. pequenas falhas de enchimento intra cavitaria , compativeis com polipos. trompa direita filiforme e permeavel ao fluxo de cm ontraste . trompa esquerda parcialmente contrastada , com aspecto filiforme sem permeabilidade ao fluxo de contraste dispersão normal do contraste na cavidade pélvica . a direita opacificaçao vascular uterina a manobra de valsalva.
Fiz meu exame histerossalpingografia e deu tronpas pelvias de calibre normais mas com tragetos assendente nas porções ambulares bilateralmente aspecto nao nescesariolmente patologica mas que pode representar anderencias pelvicas por indometriosse ou outras naturesas pois cirurgica por infecsiosad correlacianar a dados clinicos
ResponderOlá,
Tenho endometriose profunda e em Dez/2020 fiz a cirurgia retirando 7 cm de intestino e a trompa do lado esquerdo, foi feito o exame no momento da cirurgia e deu negativo, após 5 meses repeti o exame, lembrando que agora tenho somente a trompa do lado direito e deu o seguinte resultado:
Cavidade Uterina de boa qualidade
Trompa direita permeável
Não há bom espalhamento do contraste na cavidade pélvica, configurando aderências peritoniais.
Pode me ajudar com este resultado, não consegui entender se foi positivo ou negativo?
ResponderBom dia Tentantes!
Fiz meu exame de Histerosalpingografia dia 13/05/2021 , senti muita dor no exame eles informou que o meu colo se movia e meu útero tem uma leve inclinação para esquerda , bom o 1 médico não conseguia injetar o contraste veio a Dra Mariana e depois de tentar diversas vezes conseguiu, ela disse que não tinha obstrução e se tivesse algo atrapalhando iria sair , o exame. Ficava pronto as imagens em 39 minutos mais o laudo sairia só no outro dia resolvi retirar tudo junto .
Bom transei dia 16/05/21 e vou praticar mais e mais vou tentar sim engravidar depois do exame estou com uma dor forte no pé da barriga do lado esquerdo tomate que passe
Deus é Deus de milagres creio que meu positivo está próximo
ResponderSou tentante a 2 anos e fiz minha histerossalpingografia agora dia 07/5 mas tenho consulta só mes que vem podem me ajudar?
Responder– cavidade uterinas sem falhas de enchimentos, com contornos regulares e morfologia normal, deslocada para a direita.
-tubas uterinas bem opacificadas, a direita distalmente pouco distendida, próxima ao útero por fator aderencial, a esquerda distalmente irregular com sinais inflamatórios crônicos, ambas pérvias.
-houve espalhamento peritoneal (PROVA DE COTTE) SATISFATORIO
PODEM ME AJUDAR A LER ESSE DIAGNOSTICO
estou a 2 anos tentando engravidar fiz a histero dia 7/5 mas mas minha consulta sera so mes que vem podem me ajudar?
Responder-cavidade uterina sem falhas de enchimento, com contornos regulares e morfologia normal, deslocada para a direita.
Boa tarde, fui laqueada a 11 anos, a 06 meses fiz reversão porém só conseguiu a trompa direita. Fiz a histerossalpingografia e deu o seguinte resultado:
– Trompas opacificadas até as porções istmicas;
– Não houve peritonização do meio de contraste bilateralmente.
Alguem pode me ajudar???
ResponderBoa Noite, peguei o resultado do exame…
Cavidade uterina de forma normal e de parede lisas e regulares
tubas normalmente contrastadas ate o nivel de pavilhoes
Permeabilidade tubaria bilateral
tuba uterna direita de posição arauterina
tenho medico apenas no mes que vem..poderia me ajudar..obrigada
ResponderOlá!!! Gostaria de saber se posso engravida tendo esse resultado fo meu exame.
ResponderCavidade uterina sem alterações.
– A paciente relata retirada da trompa direita. O exame demonstrou a trompa direita obliterada no segmento
distal com prova de Cotte negativa.
– Trompa esquerda permeável com sinais de aderências.
Olá pelo resultado do exame :
ResponderProva de cottè negativa é um resultado do exame de histerossalpingografia , que significa uma interrupção ou dificuldade na passagem do contraste pelas tubas uterinas (trompas), portanto indica a presença de uma obstrução nas trompas por alguma razão.
Sugiro que veja um especialista em fertilidade para te orientar de forma segura.
Oi! Fiz o exame ontem e não entendi a conclusão: útero de aspecto arqueado; tuba uterina direita pervia com retenção de contraste na grafia tardia; hidrossalpingi à esquerda; bloqueio do espalhamento peritoneal do produto de contraste. Poderia me explicar? Agradeço.
ResponderHidrossalpinge é uma alteração ginecológica em que as tubas uterinas ficam obstruídas devido a presença de líquidos. Aconselho fazer essa leitura mais ampla com sua ginecologista. Boa sorte!
ResponderBoa noite! Alguém pode me ajudar??? Acabei de ver o resultado e tenho médico apenas no mês que vem… sou tentante há 2 anos…
Útero/colo/istmo
Útero discretamente lateralizado para a esquerda.
O colo cervical e o istmo cervical apresentam morfologia, dimensões e contornos normais.
A cavidade uterina apresenta morfologia e dimensões normais, sem falhas de enchimento. Discretas irregularidades dos contornos da cavidade endometrial no corpo uterino, com pequenas imagens de adição pelo meio de contraste, podendo estar relacionadas a adenomiose.
Tubas uterinas
Permeabilidade tubária bilateral.
As tubas uterinas têm dimensões, morfologia e contornos normais.
Cotté
Houve extravasamento bilateral do meio de contraste para a cavidade peritoneal sem opacificação significativa das tubas uterinas na radiografia adquirida após a retirada do cateter pelo qual foi administrado o meio de contraste, tendo a paciente deambulado no interior da sala por cerca de 5 minutos, por nós denominada de ”Cotté”.
Responderfiz exame e o resultado foi o abaixo, tem algum motivo de não consegui engravidar?
ResponderCanal cervical e istmo cervical sem alterações.
Cavidade uterina lateralizada para a direita, de dimensões preservadas e contornos levemente irregulares. Ausência de imagens de falhas de enchimento patológicas em seu interior.
Tubas uterinas apresentam aspecto enovelado com moderada ectasia da sua porção ampular e espessamento de seu relevo mucoso. Observa-se extravasamento de meio de contraste por ambas as tubas uterinas.
Na radiografia tardia, notam-se áreas de acúmulo de contraste em regiões centrolaterais e de recessos laterais da cavidade pélvica.
IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA:
– Estudo radiográfico contrastado evidencia:
Extravasamento de meio de contraste por ambas as tubas uterinas.
Moderada ectasia ampular e espessamento do relevo mucoso tubáreo bilateral o que deve estar relacionado a processo inflamatório / aderencial.
fiz exame e o resultado foi o abaixo, tem algum motivo de não consegui engravidar?
ResponderCanal cervical e istmo cervical sem alterações.
Cavidade uterina lateralizada para a direita, de dimensões preservadas e contornos levemente irregulares. Ausência de imagens de falhas de enchimento patológicas em seu interior.
Tubas uterinas apresentam aspecto enovelado com moderada ectasia da sua porção ampular e espessamento de seu relevo mucoso. Observa-se extravasamento de meio de contraste por ambas as tubas uterinas.
Na radiografia tardia, notam-se áreas de acúmulo de contraste em regiões centrolaterais e de recessos laterais da cavidade pélvica.
IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA:
– Estudo radiográfico contrastado evidencia:
Extravasamento de meio de contraste por ambas as tubas uterinas.
Moderada ectasia ampular e espessamento do relevo mucoso tubáreo bilateral o que deve estar relacionado a processo inflamatório / aderencial.
Fiz o exame Histerossalpingografia,trompas permeáveis bilateralmente à esquerda só obtendo se opacificação e peritonizçao após injeção do contraste sobpresao.
ResponderOlá, em que posso ajudar?
Responderfiz exame
Responderquero saber se o resultado me impedi de engravidar?
RADIOGRAFIA SIMPLES: Estrutura óssea preservada. Ausência de calcificações patológicas.
Após a canulização do orifício externo do colo uterino e injeção de meio de contraste, observou-se:
Canal cervical e istmo cervical sem alterações.
Cavidade uterina lateralizada para a direita, de dimensões preservadas e contornos levemente irregulares. Ausência de imagens de falhas de enchimento patológicas em seu interior.
Tubas uterinas apresentam aspecto enovelado com moderada ectasia da sua porção ampular e espessamento de seu relevo mucoso. Observa-se extravasamento de meio de contraste por ambas as tubas uterinas.
Na radiografia tardia, notam-se áreas de acúmulo de contraste em regiões centrolaterais e de recessos laterais da cavidade pélvica.
IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA:
– Estudo radiográfico contrastado evidencia:
Extravasamento de meio de contraste por ambas as tubas uterinas.
Moderada ectasia ampular e espessamento do relevo mucoso tubáreo bilateral o que deve estar relacionado a processo inflamatório / aderencial.
Aparentemente não, mas seria interessante uma leitura mas ampla com sua ginecologista. Boa sorte!
ResponderOlá recebi meu exame hoje. A 2 anos estou tentando engravidar e o resultado do meu exame foi o seguinte. Gostaria que me ajudasse a saber o resultado.
– o colo cervical apresenta dimensões, morfológia e contornos normais
– cavidade uterina normo-opacificada, de dimensões normais, sem falhas de enchimento no seu interior .
– tuba uterina direita: medianizada e deslocada cranialmente, posteriormente ao corpo uterino, com pequena dilatação da porção ampular (terço distal ), compatível com hidrosalpinge , porém havendo peritonização parcial meio de contraste, com acúmulo de contraste peritubário na prova de Cotte.
– Tuba uterina esquerda : medianizada, posteriormente ao corpo uterino , com pequena dilatação da porção ampular (terço distal), compatível hidrosalpinge, porém havendo peritonização parcial meio de contraste, com acúmulo de contraste com peritubário na prova de Cotte.
Prova de Cotte: houve acúmulo de contraste em regiões peritubarias bilaterais.
IMPRESSÃO:
-Pequena dilatação das porções ampulares(terço distal ) das duas uterinas, compatível compatível com hidrosalpinge.
– Tuba uterinas medianizadas ( acima pormenorizada), com acúmulo de contraste em regiões peritubarias, inferindo processo aderencial.
Responder
Aparentemente esta dentro dos padrões. Boa sorte!
fiz exame e o resultado foi o abaixo, tem algum motivo de não consegui engravidar?
ResponderCanal cervical e istmo cervical sem alterações.
Cavidade uterina lateralizada para a direita, de dimensões preservadas e contornos levemente irregulares. Ausência de imagens de falhas de enchimento patológicas em seu interior.
Tubas uterinas apresentam aspecto enovelado com moderada ectasia da sua porção ampular e espessamento de seu relevo mucoso. Observa-se extravasamento de meio de contraste por ambas as tubas uterinas.
Na radiografia tardia, notam-se áreas de acúmulo de contraste em regiões centrolaterais e de recessos laterais da cavidade pélvica.
IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA:
– Estudo radiográfico contrastado evidencia:
Extravasamento de meio de contraste por ambas as tubas uterinas.
Moderada ectasia ampular e espessamento do relevo mucoso tubáreo bilateral o que deve estar relacionado a processo inflamatório / aderencial
Aparentemente esta normal, mas seria interessante essa leitura com mais aptidão com sua ginecologista. Boa sorte!
ResponderO meu exame foi praticamente exatamente ao seu…o que a sua médica falou??
ResponderOlá, em que posso ajudar?
Suellen Sobral fui na medica e falou que meu exame esta OK para engravidar
Olá, em que posso ajudar?
Jailsa tudo Ok para engravidar
ResponderBoa tarde
ResponderFiz o exame dia 5/11, gostaria de saber mais, pois tenho consulta só dia 23.
Tuba uterina direita, apresentando boa passagem do meio do contraste
Tuba esquerda, afilada com discretas irregularidades, na sua porção infundibular, sem dispersão significativa do contraste na cavidade pélvica.
Fiquei preocupada, poderia tirar minha dúvida.
Obrigado
Olá, leve para seu médico analisar, mas nada que impeça de engravidar.
ResponderOlá
Fiz esse exame,e queria saber o que significa você poderia me ajudar a entender?
Radiografia panorâmica da pelve sem alterações.
ResponderColo uterino permeável,de aspecto anatômico.
Cavidade uterina de forma e dimensões normais,sem falhas de repleção.
Trompas pervias,de curso e calibre normais.
Será que poderei engravidar ?
Aparentemente esta tudo normal.
ResponderFiz esse exame e no laudo identificou um RETARDO NO TEMPO DE ESVAZIAMENTO EM AMBAS AS TUBAS. O que isso significa? É o que gera a infertilidade ?
ResponderSeria interessante nesse caso a leitura com sua médica para afirmação mais ampla.
Responder