Qual a mulher, principalmente uma grávida, que nunca escutou sobre indução de parto? Principalmente como uma forma de terror ou de maus-tratos em uma hora que deveria ser o momento mais mágico da sua vida? Por isso viemos tranquilizar as gravidinhas e informar que não é sempre assim. A indução é uma forma de dar início ao trabalho de parto por diversos motivos. É algo que inclusive pode salvar a vida do seu bebê.
A indução de parto é uma alternativa dos médicos para forçar e acelerar o trabalho de parto, fazendo com que ele se inicie mais rápido. É um método seguro, mas que só deve ser utilizado quando realmente for necessário, como no caso de uma gestação que ultrapassou as 40 semanas e havendo algum risco para a mãe e o bebê. Este método é utilizado para forçar a mãe a dar à luz ao bebê por meio do parto normal, visando à qualidade do parto, a saúde do bebê e também uma melhor recuperação da mulher1.
A indução de parto também é uma alternativa antes de partir para uma cesárea. Se for possível o bebê nascer com o método normal, os médicos dão preferência para esta opção. Claro que não são todos os médicos que pensam assim. Alguns, vendo a facilidade e a rapidez do parto, preferem partir imediatamente para a cesárea e já concluir o processo.
Fatores como as condições do colo do útero deverão ser analisados antes da indução. Caso seja constatado que já está “maduro”, em alguns casos, só de romper a bolsa amniótica o trabalho de parto já tem início.
Caso esse método de indução não funcione, a segunda opção é a aplicação de ocitocina diretamente na veia2. Normalmente o efeito deste hormônio sintético é aumentar as contrações e acelerar a dilatação. Porém, não é em todos os casos que ele funciona e, mesmo após a introdução do medicamento, o trabalho de parto pode acontecer.
Durante todo o processo de indução, serão acompanhados os avanços do trabalho de parto, jutamente com o monitoramento dos batimentos cardíacos do bebê. Se houver algo de errado, o médico pode optar pela cesariana.
Como é o Parto Induzido? E se a Indução Não Funcionar?
Se a indução não funcionar, o parto correrá exatamente como se não tivesse sido induzido, mas o trabalho de parto acontecerá de forma mais intensa. O processo que seria natural, com o rompimento da bolsa, a dilatação, e as contrações, começará a ocorrer com maior intensidade e de forma mais acelerada para que o parto aconteça o mais rápido possível.
Se concentre na respiração, na posição mais confortável para aguentar as contrações e procure empurrar o bebê somente quando for solicitada. Se for possível, a anestesia epidural pode ser aplicada para diminuir os desconfortos das dores. A indução do parto não mudará o nascimento do seu bebê, a não ser a intensidade com que ocorrerá a partir do momento em que foi iniciado.
Caso a indução de parto não funcione e seu corpo não reaja da forma esperada pelos médicos, serão verificadas as condições de saúde da mãe e também do bebê. Se necessário, darão sequência a uma cesariana, para que o nascimento do bebê seja concluído de forma mais tranquila e segura para ambos3.
Um fator de extrema importância é informar ao obstetra se já passou por uma cesariana anteriormente. A indução de parto não é aconselhada em caso de uma cesárea prévia ou cirurgia no útero, pois a introdução da ocitocina pode superestimular o útero, provocando um rompimento. Pode também reduzir o oxigênio do bebê, causando sofrimento fetal.
Veja também: Bolsa Rota – O Que é e Como Identificar
Foto: Marcos
Olá!Estou de 30 semanas e 4 dias ,vou fazer um parto induzido a Dra falou até dia 20 de maio.Pois estou com um pouco de medo,sofri muito para ter os outros filhos 😔
ResponderEstou de 39 semanas, nenhum sinal de trabalho de parto, meu bebê está na posição diagonal, tenho uma cesárea anterior, estou com medo da indução, quais a chance do meu segundo parto ser cesárea?
ResponderOlá, fiz uma eco com 33+5 e minha bb está com 44cm e 3,070kg. Fiz exame de sangue nesse 3trimestr e deu DG alterada somente agora no final. E líquido amniótico aumentado .
ResponderTive uma cesárea recente faz 18 meses ,…Será de cesárea novamente? Aguardo resposta obrigada
Olá Gabriela, recomendo que veja com seu obstetra para te dar essa informação corretamente .
ResponderOlá , estou com 41 semanas eles não me induziram mandaram eu voltar pra casa .
Será que tem algum problema ???
ResponderTenho medo do meu neném nascer roxinho
Fui ontem na obstreta ela mim pediu pra voltar pra casa que o útero tá fechado e voltar com 41 no caso sexta feira, Não estou sentindo nada não perdi líquido e nem o tampão, falou que vai induzir sou mamae de 1 viagem será que vai ser normal?
Responderolá, acredito que se o seu medico falou em indução, ele vê a possibilidade sim de ser normal.
Responderestou com 39 semanas e 4 dias se eu quiser optar pela cesariana eu posso??tirem minha dúvida por favor,minha primeira filha foi normal,e esse segundo não queria ter normal posso pedir o parto cesario???!??
ResponderSim pode ser feito o pedido de cesariana junto a sua obstetra. Boa sorte!
ResponderEu estou de 40 semanas e 4 dias e a um 1 mes com 1,5 de dilatação, na quarta-feira que eles vão induzir meu parto seu optar por uma Cesária eu posso?
ResponderMaria, se for cesárea não precisa induzir.
ResponderAgora a lei mudou, toda gestante tem o direito de pedir a cesárea, a partir das 39 semanas de gestação…
ResponderEu já tive um parto cesárea recente, e mês que vem minha segunda filha nasce, voou correr atrás dos meus direitos, porque já sei que não tenho passagem, e eles vão querer forçar o normal.
Olá Monique e isso mesmo.
ResponderÉ lei , porém ele força o normal até vê que não aguentamos mais.
Mais temos que correr atrás do nossos direitos .
Tem alguma lei que eu possa recusar o parto normal pelo Sus?
ResponderAlessandra, parece que sim.
ResponderVerifique na sua região.
Vc conseguiu a cesarea?
ResponderEstou com 41 semanas de gestação, 1 dedo só de dilatação, me mandaram pra casa
A médica disse pra Esperar até 42 semanas q ira induzir o parto,.é meu segundo filho ,o primeiro foi Cesária, eu vi q n pode induzir o parto por conta deu já ter tido uma Cesária,
Seria possível eu optar por uma cesariana?
Existe essa lei ?
ResponderPriscila, você pode optar sim.
ResponderOlá tive meu primeiro filho de parto cesárea
Responderminha dúvida é
como vou ter minha 2 bebe , eu posso pedir para fazer a cesárea ou sou obrigada a aceitar a indução de parto normal ??
Estou completando 41 semanas hj. Ontem o obstetra da maternidade disse q teria que ir pra outra maternidade para induzir o parto. Fui hj, disseram q eu estava com 1 cm de dilataçao e me mandaram para casa
ResponderJordania, retorne a maternidade devido seu tempo gestacional.
ResponderEstou com 40 semanas +3 dias e o colo do útero completamente fechado. Minha primeira gestação foi uma cesárea há 8 anos. Depois desse período de 8 anos posso ser induzida com ocitocina?
ResponderShirlei, depende do médico, as vezes pode ser liberado já que fazem muitos anos. Porém em geral, quem teve cesária os médicos tendem a fazer outra cesária. Converse com seu GO.
ResponderOlá estou completando 41 semanas, os médicos que então me acompanhar eles querem induzir para eu ter normal mais não quero, será se posso escolher uma cesárea, porque já tive cesárea a 8 ano atrás,,,
ResponderFui ao medico ontem ele fez o exame de toque e disse q não dilatei ND e nem to perdendo liquido e q meu útero esta apagado estou com 39 sem e 2 dias ele disse pra mim ficar em repouso oq faco estou MT anciosa?
ResponderNão vejo o motivo do repouso. Nessa reta final e indicado caminhar, ter relação sexual para ajudar no processo do tp.e se posso animar você. Eu dilatéi no momento que entrei em tp.
Responder