Um dos problemas mais comuns entre as mulheres são os miomas 1, e grande parte delas só descobre ocasionalmente, quando o médico solicita exames de rotina. Já em outros casos, só descobrem o mioma na gravidez, quando iniciam a realização dos exames pré-natal solicitados pelo obstetra. Nesse artigo vamos abordar os seguintes tópicos:
- Quais são as causas do mioma?
- Que sintomas o mioma pode causar?
- Como descobrir um mioma na gravidez?
- Como é o tratamento de um mioma?
Normalmente o mioma é descoberto nos ultrassons pélvicos e a mulher acaba se assustando quando recebe o diagnóstico por não entender do que se trata ou imaginar ser um tumor maligno. Na verdade, miomas são tumores benignos que podem chegar a até 20 centímetros de diâmetro. São raríssimos os casos em que viram tumores malignos.
Quais são as causas do mioma?
Também conhecidos como leiomiomas, os miomas uterinos são tumores não cancerosos que se desenvolvem no útero, mais especificamente no miométrio, uma das camadas do útero, que desempenha uma função importante principalmente durante a gravidez. Embora a causa exata do surgimento dos miomas seja desconhecida, alguns fatores podem colaborar para seu desenvolvimento:
- Influência hormonal: Os miomas são sensíveis ao estrogênio e a progesterona, que são hormônios femininos. Eles podem estimular o surgimento e o crescimento dos miomas e por isso eles tendem a aparecer principalmente durante os anos de fertilidade da mulher.
- Predisposição genética: Se já há na família casos de mulheres com miomas, existe uma tendência familiar e o risco de surgir um mioma aumenta.
- Faixa etária: Embora possam aparecer durante qualquer época dos anos reprodutivos de uma mulher, são mais comuns em mulheres na faixa dos 30 aos 40 anos.
- Outros fatores: Há ainda outros fatores de risco, que podem contribuir para o aparecimento de nódulos, pólipos e miomas na parede do útero. Fatores como obesidade, menstruação em idade precoce, nunca ter tido gestações, consumo excessivo de álcool e uma dieta rica em carne vermelha estão associados a um maior risco de desenvolvimento de miomas.
Os miomas uterinos são tumores não cancerosos que se desenvolvem no útero, mais especificamente no miométrio.
Que sintomas o mioma pode causar?
Os sintomas de um mioma localizado na parede uterina podem variar de acordo com o tamanho, a localização e o perfil de cada mulher. Pode ser que algumas apresentem sintomas bem nítidos, enquanto outras fiquem praticamente assintomáticas.
Porém, sintomas como sangramento anormal e dor pélvica podem se fazer presentes. Além disso, o mioma no útero também pode causar pressão na bexiga ou no intestino, aumento da frequência urinária e até infertilidade.
É importante ressaltar que os miomas são tumores benignos e não estão relacionados ao câncer de útero.
Como descobrir um mioma na gravidez?
Mas a questão é o mioma na gravidez, e essa ocorrência pode trazer complicações para a gestação se não for acompanhada corretamente. Sintomas que normalmente não aparecem, durante a gravidez darão sinais.
Desconfortos abdominais são reclamações frequentes de mulheres que tem mioma na gravidez, e dependendo da localização do mioma no útero e do tamanho, pode afetar no desenvolvimento do bebê, podendo resultar até em aborto espontâneo.
Além do aborto espontâneo, outras ocorrências que podem acontecer devido ao mioma na gravidez é o parto prematuro, sangramento constante durante toda a gravidez e o descolamento antecipado da placenta, além dos vários desconfortos que podem se apresentar durante todo o período, como dor ao urinar, prisão de ventre e incômodo na relação sexual.
Se perceber algum desses sintomas durante a gravidez e ficar com dúvidas, não hesite em procurar acompanhamento médico.
Como é o tratamento de um mioma?
Quanto ao tratamento, deve-se considerar a idade e a situação do mioma. Muitas vezes, é necessário apenas que seja realizado um acompanhamento da evolução, mas também podem ser indicados tratamentos que envolvam medicamentos anti-inflamatórios ou hormônios. Se o caso for cirúrgico, o mioma é retirado com o útero.
Durante a gestação, o tratamento do mioma é basicamente realizado com analgésicos e o máximo de repouso. Só existe indicação para cirurgia de retirada de mioma uterino em casos considerados de risco de morte para a mãe e o bebê, por se tratar de uma cirurgia delicada e que pode trazer riscos para a gravidez.
A cirurgia de mioma é chamada de miomectomia 2 e existem três procedimentos diferentes para a realização:
- Miomectomia laparoscópica: O procedimento é realizado através de minúsculos furos feitos na área abdominal, por onde passará uma micro câmera e os instrumentos cirúrgicos necessários para a retirada do mioma. Esse procedimento só é indicado para miomas de fácil retirada que se encontram nas paredes externas do útero.
- Miomectomia abdominal: Este já é um procedimento cirúrgico mais agressivo, onde será realizado um corte na região pélvica para poder alcançar a região do útero, permitindo a retirada do mioma.
- Miomectomia histeroscópica: Neste procedimento é inserido um instrumento cirúrgico chamado histeroscópio pelo canal vaginal, introduzindo-o até chegar ao útero e realizar a retirada do mioma. Esse procedimento é realizado sem cortes e somente para miomas localizados na parte interna do útero.
Todos os procedimentos citados acima preservam o útero, a não ser que ocorra hemorragia durante ou após cirurgia e que seja necessário à retirada completa do útero, obviamente não em casos de mioma na gravidez.
Quanto à recuperação dos procedimentos de miomectomia, caso a opção seja pelos procedimentos com cortes, a recuperação levará em média quatro semanas, devendo a mulher permanecer em repouso absoluto, não pegar peso em hipótese alguma e ter uma alimentação saudável e balanceada.
Já no caso da miomectomia realizada pela vagina, a mulher poderá voltar a sua rotina novamente após horas do procedimento por não necessitar de cuidados com a cicatrização de cortes.
Para o correto diagnóstico dessas condições, é necessário a consulta com um especialista. Por isso é importante realizar consultas periódicas no intuito de checar se está tudo certo! Além disso, no caso de sentir qualquer um dos sintomas listados, procure orientação médica para que todo o desconforto seja tratado da melhor forma.
Boa tarde ..estou grávida de 25 semanas e há 2 semanas atéz descobrir que tenho um mioma e desde então estou sentindo muitas dores na barriga muito forte e quando o BB mexe doi mais ainda ja fui ao médico e estou com medo de perder o meu BB..ele me passou repouso
ResponderOlá, recomendo que siga as orientações de seu medico, vai da tudo certo!
ResponderEstou grávida de 12 semanas, e desde o começo da gravidez tenho sangramento. Estou introduzindo o ultragestan que o médico pediu desde então. Porém no segundo ultrassom transvaginal descobri um descolamento uns médicos falaram que era da placenta outros que era descolamento do ovário e um mioma que segundo eles está do lado de fora do útero e não prejudicará minha gestação. Fiz o procedimento pedido pelo medico e repouso, no terceiro ultrassom ja estava colado, o médico me deu alta para voltar a minha rotina, porém no primeiro dia de trabalho mesmo sem fazer esforço, cheguei em casa sangrando e agora estou novamente de repouso. Mas o ruim é que os médicos não sabem de onde vem esse sangramento se é do mioma, ou da minha gravidez mesmo.. Não aguento mais essa situação, essa aflição de ir ao banheiro com medo de sangrar ou não, com medo de abortar meu bebê, me ajude, me de um conselho do que fazer e do que pode ser
ResponderOlá, sugiro que siga as orientações medicas, faça seu repouso, tudo vai da certo.
ResponderOlá Jessica, tb tenho miomas e me identifiquei com seu relato, como vc está? Deu tudo certo na sua gravidez? Se sentir à vontade, poderia nos contar?
ResponderAgora estou de 19 semanas, com a graça de DEUS não estou mais sangrando, estou mais relaxada do repouso, podendo fazer as coisas porém sem abuso.
ResponderO mioma não tem atrapalhado, minha médica falou que o mioma é externo e por isso não afeta o bebê e está um pouco maior, devido o útero tbm estar maior.
Mas minha preocupação é que estou de 19 semanas e ainda não sinto meu bebê mexer, na última consulta do pré natal, minha médica não conseguiu ouvir o coração do bebê com aqueles aparelhos que tem no posto, ela falou que é pq o aparelho são velhos, mas fiquei com isso na cabeça, mas 3 dias antes desse pré natal tinha feito uma ultrassom e estava tudo bem com o bebê, que tbm ainda não deu pra ver o sexo.
Oi Jessica estou nessa situação com um mioma fora do útero o médico também me informou q não prejudica o bebê porém tenho sagrado aquele sangue amarronzado é agora vem com umas dores no pe da barriga estou de 10 semanas de gestação.
ResponderMe perdoe Jessica, eu vi a data errada, li 2020, na verdade então, a pergunta é se está tudo bem na gravidez mesmo com os miomas…
ResponderOla Jessica me identifiquei com a sua situação! Mas com a diferença de que estou com 8semanas, estou com muito sangramento e ouvi um médico que disse que eu já tinha abortado! Foi ter com o meu médico e disse que o meu bebé estava vivo mas que tinha desenvolvido pouco! No ultra som ele está apenas com 7 semanas! Continuo com muito sangramento! Estou desesperada! Não sei o que fazer!
ResponderEstou grávida de 24 semanas, nunca tive diagnóstico de mioma antes da minha gravidez. Fui fazer uma ultra com 19 semana e médico um mioma de pouco mãos e 1 centímetro, agora na 24° semana fui fazer a ultra morfológica e a médica tbm viu o mioma só que agora ele já tá com pouco mais de 2 centímetro. Gostaria de saber qual risco pra mim ou pra bebê já que as ultras demonstraram que ele ta crescendo?
ResponderSe até o momento esta sendo observado sem grandes alterações, a gravidez pode seguir sem grandes complicações, tente observar sua evolução e se informar com sua obstetra. Boa sorte!
ResponderGreetigs! Meu nome é Cynthia Mendoza. Só quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao grande Dr. Kadiri Okhaifuede que usou seu remédio de ervas que preparou para mim para me ajudar a engravidar após 6 anos tentando engravidar. Tomei o produto dele (cura para mioma feito com ervas e raízes) por 16 dias. Antes de saber, fiquei totalmente grávida de um menino depois de 1 mês. Desde então, prometi a ele que contaria ao mundo sobre seu ótimo trabalho. O grande médico Kadiri me pediu para beber do medicamento fitoterápico antes de conhecer meu marido, o que eu fiz e após 1 mês eu estava grávida de um menino. Obrigado pelo seu excelente trabalho médico. Ele também pode ajudá-lo se você tiver um baixo nível de esperma ou não conseguir engravidar, SOP, mioma, infertilidade. Você pode contatá-lo no WhatsApp +2347010543058
ResponderMeninas, eu tenho 2 miomas intramurais bem pequenos e 6 subseroso, tento engravidar a alguns meses e neste ciclo, senti dor na ovulação e desde então sangramento. Vi aqui investigando se são possíveis sintomas de gravidez com miomas. Estou preocupada, a menstruação é pra dia 15. Sei que é cedo pra pensar, mas não tinha passado por isso.
ResponderBom dia! Tenho mioma intramural submucoso. Tenho sangramento. Tomo anticoncepcional desde julho desse ano. Tive relaçao sexual e estou com medo de estar gravida.
ResponderEllen, se usa anticoncepcional de forma correta, não tem risco de gravidez.
ResponderBoa noite!!!
ResponderFiz uma ultrassonografia transvaginal e o médico disse que estou com um mioma de 8,5 cm cúbicos intramural e 660 ml de aumento do útero. Estou muito triste porque o meu sonho é ser mãe. Não quero ter que tirar o útero. Mas, tenho fé no Deus do impossível. Vi alguns relatos e me encoraja a seguir a minha luta.
Não fique assim, nem pensando em ter que retirar o útero, eu tenho diagnósticos de miomas desde os 20 anos, em novembro de 2020 com 25 anos fiz uma miomectomia pois estava casada e tinha planos de engravidar, foi retirado 8 fragmentos, bem sucedida a cirurgia, em agosto de 2021 engravidei na primeira tentativa, estou hoje com 27 semanas, as utrasons de rotina foi visto 4 novos miomas que cresceram com a gravidez, um em especial vem causando desconforto, estou me medicando e de repouso, meu bebê está ótimo, cada semana é uma vitória, e creio que dará tudo certo..
Quem tiver miomas e dificuldade em engravidar, aconselho em retirá-los antes, para ter uma gravidez futura mais salvável possível.
ResponderEstou grávida de 8 semanas , tenho 24 anos e descobri que estou com mioma ! Estou perdendo muito sangue ,e estão saindo pedaços enormes de sangue ! A médica disse que se eu passar dos 3 meses não corro mais risco , mas estou com tanto medo .
ResponderTô com 7semanas comecei a sagrar fui no hospital e no início não corro risco de aborto mais descobrir q estou com um pequeno mioma pois tenho 4 filhos nunca passei por isso.tenho 37 anos tô com muito medo de perder meu filho
ResponderOla Ludmila, me identifiquei muito com a situação que passaste em 2020,e comi estou a passar pelo mesmo! Gostaria de saber como ficou a sua situação?!
ResponderSIM DANIELI ACONTECEU COM MIGO HOJE EXATAMENTE ISSO EU TENHO MIOMA ,HOJE COM 07 SEMANAS EU PERDI O MEU BEBE SENTI CONTRAÇÃO FIZ EXAMES DE TRANSVAGINAL NÃO TINHA NADA , EU CHEGUEI EM CASA E VEIO PRA MIM ELES FEZ O EXAMES DE SANGUE O PEGAR O RESULTADO AMAMHA
ResponderTenho mioma de 31 c e quero engravidar quero saber mais sobre o assunto
ResponderEstou grávida de 12 semanas, tenho um mioma de 3 cm não consigo dormir de tanto medo, alguns sugestão?
ResponderEstou com 13 semanas de gestaçao tive deslocamento de saco gestacional,mas graças a Deus ja colou,agora fiz uma morfológica e estou com um mioma intramural de 3,7centimetos ,alguém ai pode mim responder se ja teve casos parecidos e se a gravidez seguiu sem problemas?
ResponderTenho 9 miomas descobrir que estou grávida de cinco semanas tive um aborto ano passado hoje tive uma secrecão amarrosada devo me preocupar.
ResponderTenho 46 anos. Estou grávida e com 6 miomas. Meu primeiro milagre é a minha gravidez. Meu segundo milagre, será esses miomas não vai impedir meu filho de nascer. Meu testemunho será maravilhoso. Glórias eu dou a Deus. Completando 5 semanas.
ResponderOlá eu sou Amélia, e também tenho um mioma grande, e já tive 8 abortos todos eles nunca passaram da 8 a 9 semana, e eu os perdia cada um mais frustrante do que o outro, mas como o meu Deus é fiel, hoje estou grávida de 12 e 4 dias vivendo a fé atrevida, pela primeira vez eu pude ouvir o coraçãozinho bater e ver o meu bebê mexer, chorei de tanta emoção, por isso não percam a fé, Deus é connosco.
ResponderOi, Tenho 21 anos estou indo pra minha segunda gravidez, fiz uma transvaginal e descobri que estou com mioma, iniciei meu pré natal, e o médico disse que o mioma está com 3 cm menor que o bebê, é possível prejudicar meu filho ou eu ?
Nesse caso eu posso exige uma cesária e pedi pra tirar o útero ?
Na minha primeira gravidez eu tive complicação no meu parto, atoa que tive cesária mas ainda não tinha mioma ?
ResponderMe ajudem por favor tô preocupada
Olá estou de quase 30 semanas, tenho um mioma intramural que agora já deve estar com mais de 8 cm até agora não tive muitos problemas com isso o médico me alertou dos riscos de parto pre maturo, disse que não atrapalharia nada no parto, a não ser se eu quisesse normal, agora já veio me falar a essa altura que tem risco de ter que tirar o útero na cesariana, se caso não contrair. Tenho 31 anos é claro que não quero que tire o útero e ele fala isso agora ? O que faço devo mudar de médico . Essa gestaçao está acabando comIgor cada médico diz uma coisa agora vem com essa de risco de tirar o utero. Alguém me ajuda, é duro ficar refém de médico, o útero tem que ser preservado.
ResponderOi Vanessa! Tudo bem? E o seu bebê? Deu tudo certo? Estou com 13 semanas e com um mioma de 10cm.
ResponderComo desenvolveu sua gravidez, me conta! Tenho um Mioma de 6cm
ResponderMenina eu tbm tenho 42 anos e estou c 4s +3, tenho vários miomas está é a minha 4 gestação. Tive minha filha em 2005 em 2013 um gestação ectópica em 2017 perdi com 6 semanas e 2018 com 12semanas. Tinha desistido aí fui surpreendida com essa novidade. Creio em Deus q tudo vai dar certo.
ResponderNossa! Seu caso é muito parecido com o meu, tô na quarta gestação, perdi a minha última com 6 meses( não tenho filhos) e hoje descobri que tô com mioma de 3 cm. :( Vai dar tudo certo pra gente. Eu creio.
ResponderBoa tarde tenho 36 anos é descobri que estou grávida. Já tive três abortos e minha 4gravidez tenho um pequeno mioma intra mural é Adenomiose tou muito preocupada por minha última grávida perdi meu BB com 5 meses estou apreensiva. Mas fiz uma investigação me falaram que o mioma não ia atrapalhar mas mesmo assim tou um pouco preocupada .
ResponderBoa tarde, comece o seu pré natal o quanto antes e relate o ocorrido com você.
ResponderEstou com 21 semanas e tenho três miomas intramurais o maior no mês passado estava 4.8 cm. Não sei o que fazer de uns dias para cá tenho fortíssimas dores frequentes.Estou tão preocupada com minha bebê, e tbm devido a pandemia não sei se vou pra maternidade ver se esta tudo bem com minha princesa.
ResponderEstou na msm situação! Com muitas dores e medo de ir ao hospital por causa da pandemia!
ResponderFiz minha ultra e estou com miomamotose uterina e leiomioma subcorionico estou gravida de 6s+5 vcs podem me explicar o que significa pois o medico nao esta atendendo e estou com medo
ResponderTbm estou grávida aos 42 anos ( 11 semanas), e descobri na ultra som que estou com vários miomas , sendo q 1 mede quase 5 centímetros.. Super preocupada com BB e o parto.
ResponderO que é leiomioma aparese posterior medindo 2.6×2.4 cm
ResponderLeiomioma é uma neoplasia benigna do músculo liso que quase nunca se torna maligno (leiomiossarcoma). Pode ocorrer em qualquer músculo liso, mas é muito mais frequente no útero, intestino delgado, esôfago e pele. Podem crescer, diminuir ou manter-se do mesmo tamanho. Quando não desaparecem sozinhos, podem ser removidos cirurgicamente, mas a maioria não precisa de tratamento.
ResponderO seu bebê nasceu de parto normal ou cesárea?
ResponderMeninas vim aqui contar meu testemunho… 2 meses antes de casar descobri q tinha 2 miomas… um com 3 cm ja… o medico disse q poderia ser dificil engravidar….após 6 meses refiz o exame e p meu desespero tinha 4 miomas….e o maior havia crescido… foi p 5 cm… em 4 meses tentando engravidei… levei minha gestação normal sem nenhuma dor nada de repouso …nenhuma complicação…. o mioma maior na gravidez chegou a 9cm …. minha filha para a glória de Deus hj tem 1 ano e um mês… linda e saudável… logo vou voltar ao médico p ver qual melhor procedimento pq quero engravidar novamente…nunca percam a esperança!!!
ResponderQue testemunho abençoado! Boas notícias é o que eu preciso ouvir. Obrigada por compartilhar! Deus te abençoe e a sua baby!
ResponderDeus é maravilhoso
ResponderEu estou com 12 semanas, ontem descobri que Estou com mioma de 5cm .
Mas pra Deus nada é impossível, eu creio que irei testemunhar o meu milagre também!
Que Deus abençoe vcs
Tenho 33, anos quero muito engravidar tenho mioma .A mais de um ano estou tentando devo procurar um médico?
ResponderGeni eu com 10 semanas fiz uma usg e vi com bastante dificuldade o meu bebê, o mioma atrapalhou a visualização.
ResponderNatalia, o seu obstetra disse algo em relação a isso ?
ResponderComo vc esta? Teve sangramento? Estou com 1-m1 semanas e tenho 2 miomas. Preocupada!
Responder