Existem milhares de métodos contraceptivos ao alcance das mulheres no mundo1. Porém, nem todas as mulheres conseguem utilizá-los da forma indicada para usufruir da segurança que eles proporcionam. Ou simplesmente não utilizam nenhum método por não gostar dos efeitos colaterais. Assim, quando têm uma relação sexual desprotegida, acabam entrando em pânico, com medo de uma gravidez indesejada. A pílula do dia seguinte é indicada para esses casos, mas muitas mulheres não sabem como utilizá-la, nem quantas vezes podem usá-la e muito menos quais são os riscos de falhar.
O que é a pílula do dia seguinte?
A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência, que deve ser utilizado somente em casos extremos, quando o método contraceptivo habitual falha ou a mulher se esquece de tomar o anticoncepcional. Há também os casos onde a camisinha fura, o DIU sai do lugar, ou o diafragma se desloca. O método de contracepção de emergência também é utilizado em casos de violência sexual, e é oferecido no próprio hospital.
Produzida à base de hormônios levonorgestrel ou acetato de ulipristal, a pílula tem o único objetivo de impedir ou inibir a ovulação2. Portanto, ela não é utilizada como método abortivo e não provoca aborto em caso de uma gravidez já em andamento.
É facilmente encontrada em qualquer farmácia ou drogaria e não precisa de receita médica para comprá-la. Podem custar em média de R$7,00 até R$36,00 e podem ser encontradas em embalagens com 1 único comprimido de dose única, ou com 2 comprimidos, variando conforme a composição e a marca.
Como utilizar a pílula do dia seguinte?
A pílula do dia seguinte, ao contrário do que muitas mulheres imaginam, não pode ser utilizada quando quiser ou sempre que houver relações sexuais. Por causa de sua composição, ela é considerada pelos ginecologistas uma verdadeira bomba de hormônios, que pode se tornar prejudicial se utilizada constantemente. E a sua eficácia também pode ser afetada. A recomendação para a utilização da pílula do dia seguinte é tomá-la o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida. Mas é dada uma janela limite de até 72 horas (3 dias). Porém, precisamos alertar que, quanto mais demorada for a ingestão, menor a eficácia. Se tomada no prazo de 72 horas, sua eficácia cai para 88%.
A pílula do dia seguinte pode provocar efeitos colaterais?
Não é incomum encontrar mulheres com dúvidas sobre o que pode ser sentido após o uso da pílula do dia seguinte e seus possíveis efeitos colaterais. Nem todas as mulheres vão sentir esses efeitos, mas fica-se suscetível a eles por causa da carga hormonal que esse medicamento pode provocar no organismo feminino3. Os principais relatos de sintomas após o uso do método são:
- Dor e sensibilidade nos seios;
- Diarreia;
- Antecipação do ciclo menstrual;
- Atraso do ciclo menstrual;
- Escapes no meio do ciclo.
Além de todos os sintomas citados, é normal que o ciclo menstrual sofra alterações nos próximos meses, por isso, algumas podem se preocupar acreditando estar grávidas. Como resultado, a maioria das mulheres fazteste de gravidez no próximo ciclo após uso da pílula do dia seguinte para confirmar que não engravidou.
Posso engravidar mesmo tomando a pílula do dia seguinte?
Como qualquer outro método contraceptivo, ela não é 100% eficaz, ainda mais se houver demora na ingestão após uma relação sexual desprotegida. Como ela interrompe ou inibe a ovulação, as chances de gravidez são praticamente nulas se a pílula for ingerida horas depois do ato sexual. Porém, mesmo que as chances sejam mínimas, elas existem. Portanto, se tomou a pílula do dia seguinte neste ciclo, mas está notando sintomas diferentes no seu corpo, além do atraso menstrual que é considerado normal após seu uso, faça um teste de gravidez.
Dúvidas sobre a pílula do dia seguinte
Existem muitas dúvidas sobre o uso da pílula do dia seguinte, e como não se trata de um método contraceptivo que pode ser utilizado diariamente, é necessário esclarecer todos os pontos e evitar que uma gravidez indesejada ocorra e que se gaste dinheiro com um método que poderá falhar devido ao uso incorreto.
Quantas vezes posso utilizar a pílula do dia seguinte?
A principal dúvida é sobre a quantidade de uso, se pode ser utilizada mais que uma vez no mesmo mês ou quantas vezes por ano a pílula pode ser utilizada. A pílula do dia seguinte jamais deve ser tomada mais de uma vez por mês. Alguns médicos recomendam tomar, no máximo, 12 pílulas por ano, sendo uma por mês. Mesmo assim, é um excesso que não recomendamos e que pode reduzir a eficácia do método contraceptivo. Vale lembrar que a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência e não deve ser utilizado como forma recorrente de prevenção de uma gravidez. O método só deve ser usado em casos extremos, em que outros métodos falharam.
A pílula do dia seguinte funciona se eu já estiver no período fértil?
A pílula do dia seguinte tem a função de retardar a ovulação ou impedir que ela aconteça. Por isso existe a dúvida se ela terá efeito se a mulher já estiver ovulando. Se o método de emergência for utilizado imediatamente após o ato sexual, há mais probabilidade de impedir uma gestação indesejada. Porém, existe uma grande chance de ocorrer a fecundação neste período. Portanto, se tomar a pílula do dia seguinte estando no período fértil, recomendamos aguardar a data da próxima menstruação e fazer um teste de gravidez para confirmar.
Se eu tiver relações sexuais desprotegidas um dia depois de tomar a pílula do dia seguinte, estou segura?
Como se trata de um método de emergência, seu efeito visa o ato sexual desprotegido daquele dia. Os demais que possam vir após o uso estarão sujeitos a gerar uma gravidez. Se você tem uma vida sexual ativa, o ideal é procurar um ginecologista e iniciar o uso de um anticoncepcional oral ou injetável, lembrando sempre que eles somente evitam uma gestação, mas não protegem de infecções sexualmente transmissíveis. Para se prevenir de IST’s, utilize camisinha em todas as relações sexuais.
Para se prevenir de IST’s, utilize camisinha em todas as relações sexuais.
Se engravidar mesmo tomando a pílula do dia seguinte, o bebê pode nascer com algum problema?
Como a pílula do dia seguinte não tem efeito abortivo, e tem o único objetivo de impedir ou retardar a ovulação, ela não provoca nenhuma reação ao feto, se já houver uma gravidez em andamento. Isso se aplica também a mulheres que utilizam anticoncepcional oral e continuam tomando mesmo já estando grávidas (sem saber). O risco é dar continuidade aos métodos hormonais por muito tempo. Aí sim, há probabilidade de alterações no embrião. Mas se o uso for suspenso logo após a descoberta, não existem riscos.
Existe alguma contraindicação para o uso da pílula do dia seguinte?
O uso da pílula do dia seguinte não é recomendado para mulheres portadoras de tromboembolismo venoso, insuficiência hepática e que sofrem com distúrbios metabólicos, pois há o risco de agravamento desses quadros. Em caso de dúvidas, converse com seu ginecologista.
Veja também: Teste de Gravidez
Dia 05/04 Tomei a pílula do dia seguinte depois de 20 depois do ato sexual, mais estava no dia da minha ovulação,corro o risco de estar grávida?
ResponderOlá Leticia, o esperado é que a pílula faça efeito esperado, porem o risco era por estar no periodo fértil, sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso realize um teste de gravidez.( não esquecendo que pode sim, haver o atraso pelo uso da pílula
Responder)
vou deixar abaixo o link de indicação, o beta precisa ver a area de cobertura se for realizado fora do laboratório .
https://www.famivita.com.br/produtos/exame-beta-hcg/?date=2022-10-26&time=0730
https://www.famivita.com.br/produtos/teste-de-gravidez/
Minha menstruação ocorreu dia 10/03 acabou dia 14/03, (no dia 18/03 tive relação) , (no dia 19/03 tive relação) no dia 20/03 tomei a pirula , (no dia 23/03 tive relação) no dia 24/03 era minha ovulação , (no dia 26/03 tive relacão) , no dia 28/03 desceu 2 dias e parou.
Responderminha mestruação vem todo dia 10 , seria 10/04 e ainda nao veio , posso esta gravida? *4dias de atraso*
Olá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
ResponderMenstruação irregular, cansaço , dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
o uso da pilula , pode ocasionar atraso no ciclo . Sugiro que se o ciclo não descer de forma normal faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim, haver o atraso pelo uso da pílula
Minha ovulação foi dia 18, 4 dias depois no dia 23 tive relação desprotegida e tomei pílula 1 hora após a relação. Tenho chances de ter engravidado? Me ajudem por favor
ResponderOlá Andreza, relação sem proteção tem risco, como fez uso da pílula o esperado é que não ocorra a gravidez.
ResponderMenstruação veio no dia 04/11/2022 e no dia 09/11/2022 tive relação e ouve um rompimento da camisinha, no dia 10/11/2022 tomei a pílula do dia seguinte, minha próxima menstruação seria no dia 03/12/2022 e até agora a menstruação não veio, já fiz 04 teste de farmácia e deram negativo, e normal atrasar tanto assim?
ResponderOlá Ana, o uso da pilula pode ocasionar alteração no ciclo.
Respondero uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço , dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
o uso da pilula , pode ocasionar atraso no ciclo . Sugiro que se o ciclo não descer de forma normal faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim, haver o atraso pelo uso da pílula
Pílula do dia seguinte! Meninas, na minha última relação a camisinha estourou e o meu parceiro havia ejaculado. Eu tomei a pílula do dia seguinte 2horas após o ato. Hoje fazem 15 dias desde que tomei a pílula e o teste de urina deu negativo. Posso confiar no resultado?
ResponderOlá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
ResponderMenstruação irregular, cansaço , dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
o uso da pilula , pode ocasionar atraso no ciclo . Sugiro que se o ciclo não descer de forma normal faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula
Boa noite! A minha menstruação geralmente desce no dia 20/XX, entretanto, em agosto eu tive relação sexual protegida, mas tomei a pílula do dia seguinte, e posteriormente houve sangramento. Em setembro, eu fiz o uso novamente da pílula do dia seguinte, e houve sangramento a partir do dia 11/09, nesse período a camisinha estourou mas não havia ejaculado. Em outubro, 09/10, fiz sexo com preservativo, mas a camisinha estourou após a ejaculação, então tomei a pílula do dia seguinte em menos de 2hrs após o ato, cerca de 4hrs depois de tomar a pílula eu acordei com cólica e sangramento (10/10), acredito que possa ser a menstruação, e cerca de 34hrs após a relação eu coloquei o DIU MIRENA, e desde então continuo com sangramento e cólica. Qual é a possibilidade de uma gravidez?
ResponderOlá helena , acredito que para colocação do DIU tenha feito exame para ver se tinha possibilidade de gestação, o sangramento pode ser pelo uso do DIU, seu organismo se adaptando, para ter uma reposta correta , recomendo que veja com sua ginecologista uma avaliação e orientação correta .
Responderna duvida antes da consulta pode fazer um beta quantitativo para ter uma resposta melhor , mais veja sua medica para avaliar o sangramento.
Olá! A menstruação/sangramento desceu antes da inserção do DIU. O sangramento Iniciou cerca de 4 horas após eu tomar a pílula do dia seguinte e o DIU foi inserido após 34 horas.
Eu fiz o BETA QUANTITATIVO, e deu negativo, mas foi realizado no dia anterior a relação sexual
ResponderOlá Helena , se existe a duvida sugiro que repita o exame beta quantitativo, se for negativo, veja sua medica para avaliar o sangramento e te orientar de forma correta
ResponderTive relação dia 8/8 e faço o uso de anticoncepcional injetável, mas já estava pra decser pra mim quando tive a relação, meu companheiro ejaculou dentro e no dia seguinte tomei a pilula , desceu pra em pouca quantidade, só que desde o mês passado não desceu mais , já tem mais de um mês, posso esta grávida?
ResponderOlá Mariane, o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
ResponderMenstruação irregular, cansaço , dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
o uso da pilula , pode ocasionar atraso no ciclo . Sugiro que se o ciclo não descer de forma normal faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula
Fiz sexo hoje a tarde, antes de colocar a camisinha ele penetrou por 30 segundos.
Após isso colocou a camisinha e tirou o pênis da vagina quando foi ejacular, mesmo usando camisinha.
Estou no período fértil.
Tomei a pílula do dia seguinte ainda com receio de gravidez. Há riscos ainda?
ResponderBom dia….tive relação 12/03 usei o método coito interrompido,,,,,não me atentei e estava no meu período fértil,,,,logo depois tomei a pílula do dia seguinte, três dias depois menstruei….já fiz vários teste…tanto farmácia como 3 de sangue….e todo deram negativo….o último dia 08/04…..corro o risco de está grávida ?
ResponderMeu ciclo menstrual é um pouco irregular, mas em média é período de 26 dias, tive relação sexual com camisinha dias antes de ovular (segundo meu aplicativo), uso de camisinha foi do inicio ao final, e ele ejaculou dentro da camisinha, não estourou, nem nada, a principio acredito não ter havido furo também, mas ainda assim uma hora depois tomei a pílula do dia seguinte corro risco de estar grávida ?
ResponderBoa tarde.
ResponderTenho um ciclo de 27 a 30 dias. Não uso anticoncepcional. Usei a pílula do dia seguinte sábado e pelo calendário estava no 26° dia do meu ciclo. A menstruação estava prevista para o dia 05/04 ou 06/04, mas ela não veio.
Eu tomei a pílula na segunda fase do ciclo. Certo?
Eu tenho chances de engravidar? Estou extremamente preocupada, e queria saber até quando ela pode atrasar. Na verdade, não houve ejaculação dentro, o contato foi mais com o liquido pré ejaculatório.
Olá, a eficácia da pílula não temos como da certeza, o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
ResponderMenstruação irregular, cansaço dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
O tempo para que o ciclo desça depende de cada organismo, não tem como calcular.
Tive relações desprotegidas com minha parceira dia 26 de fevereiro, nesse mes ela esqueceu de tomar 3 pilulas do anticoncepcional entao decidimos tomas uma Pilula do dia seguinte, a menstruação q estava marcada para descer dia 28 de fevereiro atrasou e só desceu dia 6 de março, mas antes da menstruação descer ela teve um corrimento amarronzado e a menstruação veio diferente, Do dia 19 de março ate hj dia 22 ela vem sentindo alguns enjoos e um pouco de nausea. Será ainda efeito da pílula ou ela pode esta gravida? Devemos fazer um teste agora ou é melhor esperarmos para ver se a menstruação dela irá descer no final de março ou começo de abril?
ResponderMinha m veio por 23 dias consecutivos, início 04/02 término 23/02
ResponderNa dia 25 eu tive relação desprotegida e tomei a pílula no dia 28 deu 44 hrs do tempo em que tomei a pílula do dia seguinte
Minha m não veio ainda. Está somente descendo quando me limpo no papel
Pode ser por conta da pílula ?
Olá, provavelmente sim pois a pílula causa descontrole hormonal alterando o ciclo, e com isso pode atrasar ou adiantar a menstruação!
ResponderMenstruei dia 3 de fevereiro, dia 18 tive relação sem proteção e tomei a pílula do dia seguinte, então dia 26 menstruei novamente, no dia seguinte tive relação sem proteção e menstruada, posso engravidar??
ResponderOlá
ResponderMinha M acabou no dia 12 e no dia 14 de madrugada tive relações desprotedida mas com coito interrompido, 16 horas depois eu tomei a pilula. No dia 16 estava previsto o início do meu periodo fértil, no entanto dia 20 a 22 tive pequnos sangramentos sem fluxo somente pela parte da manhã com quase nenhum desconforto e de cor vermelha e as vezes amarrozada, sai no protetor diario porem se colocado o coletor só tinha bem pouquinho desse sagramento. Estou em duvida se é nidaçao ou sangramento de escape por causa da pílula, tive apenas o sagramento e a diarreia apos o sangramento. Obs minha proxima M é só dia 06.
Olá, lembrando que a pílula causa descontrole hormonal e com isso seu ciclo pode adiantar ou atrasar!
ResponderMeninas estou com uma dúvida…
Minha menstruação veio dia 09/01/22
Não tomo anticoncepcional…
Dia 03/02/22 fiz relação com a camisinha …
Mas infelizmente estava furada e pra piorar era o início do meu período fértil…
6 horas depois do sexo tomei a piola do dia seguinte…
A duvida é, meninas tenho a possibilidade de ter engravidado?
Adicionando mais informações da duvida acima..
De acordo com aplicativo que tenho no meu celular pra anotar os dias da minha menstruação…
No aplicativo diz que dia 03/02/2022 era o início do período fértil…
07/02/2022 era a liberação do óvulo
Dia 08/02/2022. Seria o último dia do meu período fértil..
Estou te dando estas informações pra que você possa avaliar o caso e da a sua opinião…
Estou no aguardo Obrigada…
Hoje começou a sair no papel um sague rosado …
ResponderSerá que e efeito da pilola ou gravidez???
Olá, pelo tempo que fez uso da pílula o esperado é que faça efeito,
Respondero uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
esse escape pode sim ser pelo uso .
Sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso, faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula
Eu pensei que o efeitos colaterais só iria durar umas 4 dias no máximo….
ResponderOs enjoo estas coisa ….
Tive relações sem camisinha com minha parceira dia 26 de fevereiro, ela sempre toma o anticoncepcional mas nesse mes esqueceu de tomar 3 pilulas, usamos um diad, a menstruação dela iria descer dia 28 mas acabou atrasando e desceu dia 6 de março. antes de descer a menstruação ela relatou um corrimento amarronzado antes, e a sua menstruação desceu apenas 3 dias com um aspecto diferente, do dia 19 de março ate dia 22 ela esta sentindo alguns enjoos, poderia ser ainda efeito da pilula? Ou ela esta possivelmente gravida?
ResponderOlá, tive relação sexual e tomei a pílula, e ainda estou sangrando, no dia 10/02/2022 tive outra relação só que ouve outra ejaculação tomei a pílula no dia 12/02/2022 corre risco de engravidar mesmo estando saindo pouco sangue ?
ResponderMeninas estou com uma dúvida…
Minha menstruação veio dia 09/01/22
Não tomo anticoncepcional…
Dia 03/02/22 fiz relação com a camisinha …
Mas infelizmente estava furada e pra piorar era o início do meu período fértil…
6 horas depois do sexo tomei a piola do dia seguinte…
A duvida é, meninas tenho a possibilidade de ter engravidado?
ResponderAdicionando mais informações da duvida acima..
De acordo com aplicativo que tenho no meu celular pra anotar os dias da minha menstruação…
No aplicativo diz que dia 03/02/2022 era o início do período fértil…
07/02/2022 era a liberação do óvulo
Dia 08/02/2022. Seria o último dia do meu período fértil..
Estou te dando estas informações pra que você possa avaliar o caso e da a sua opinião…
Estou no aguardo Obrigada…
ResponderBom dia,
ResponderNão tomo anticoncepcional e tiver relação usando camisinha do início ao fim…
Esta a no meu 1 dia fértil pra me deixar mais segura tomei no mesmo dia da relação a pílula de emergência…
Tenho chance de uma posivel gravidez?
Olá, pelo seu relato não há chances!
ResponderBoa tarde, tive uma relação desprotegida no domingo e tomei a pilula do dia seguinte dose única por volta de 2hrs e meia a 3 horas após a relação, minha ovulação estava prevista para domingo, a pilula pode fazer efeito neste caso? É recomendável a inserção do diu de cobre ?
ResponderOlá, sugiro que aguarde o dia do ciclo, pode haver atraso pelo uso da pílula, se o atraso persistir faça um beta quantitativo, em relação ao DIU< sugiro que veja com sua ginecologista .
ResponderOlá!
Respondereu menstruei dia 30 de outubro e acabou dia 02 de novembro, tive relação desprotegida (método coito interrompido), e mesmo com as poucas chances eu tomei a pds (pílula do dia seguinte), dia 27/28 eu tive outra relação, minha menstruação era pra vir dia 1 de dezembro e atrasou hoje são 6 de dezembro, e tenho tido um corrimento branco igual hidratante, mas ele não aumentou continua da mesma forma, não tive nenhum sintoma de gravidez, posso estar grávida mesmo assim? ou esse atraso pode ser pela pílula? obs: eu tomei a pílula antes de ovular, isso pode ter atrasado minha ovulação?
Olá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
ResponderMenstruação irregular, cansaço dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
Sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso, faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula
Olá tive relação desprotegida dia 12 de outubro e dia 13 tomei a pílula do dia seguinte, e dia 25 mestruei, mais agora em novembro não mestruei, posso está grávida?
ResponderOlá , tudo bem ? é normal pois ela causa um desequilíbrio hormonal, pode adiantar ou atrasar sua menstruação
ResponderOlá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
Sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso, faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pel