O corpo feminino secreta diversos tipos de muco durante toda a vida da mulher. Aliás, o ciclo menstrual pode ter suas fases identificadas através desses mucos. Os tipos de secreção que a mulher expele pela sua região íntima durante a vida, varia bastante1! Inclusive, pode-se detectar alguns tipos de doenças através desses tipos de muco e mas fique tranquila pois eles não trazem problema algum para sua saúde da mulher.

O que é muco?

O muco é nada mais que uma secreção fabricada pelas glândulas da região íntima (bartholin) e pelo colo do útero que protege a vagina de bactérias e doenças que possam acontecer por agentes externos. Bactérias, fungos e até mesmo por possíveis doenças transmitidas através da relação sexual.

Os tipos de secreção podem variar de acordo com o período do ciclo que a mulher está, como por exemplo antes, durante e depois do período fértil. O muco normalmente é composto de água corporal e também de proteínas e hormônios produzidos pelo organismo: a progesterona e o estrogênio.

Tipos de muco cervical e suas consistências

O muco varia bastante de fase para fase do ciclo. O ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação da mulher. Após o período de expulsão do endométrio, ou seja, a menstruação, a mulher começa a produzir um muco pastoso impulsionado pela progesterona. É um muco branco, parecido com creme hidratante. Normalmente aparece durante alguns dias no papel higiênico quando a mulher faz a higiene após xixi, ou até mesmo na calcinha em pequenas ou grandes quantidades.

Este tipo de muco é motivo de muitas dúvidas, pois algumas mulheres não o notam até que comecem a tentar engravidar ou que tenham uma produção alta durante alguns dias, causando suspeita de algum problema na região íntima.

Muco branco tipo creme hidratante

O muco tipo creme hidratante é um muco que indica que houve um aumento de progesterona no organismo da mulher. Não oferece perigo algum, pelo contrário, é um sinal de saúde. Mas isso só vale se ele não vier acompanhado de dores ou coceiras.

Normalmente vem em quantidade relativamente baixa. Porém, se ele aparecer após o período fértil e em grandes volumes, pode indicar que a mulher ovulou e que pode há uma chance de gravidez caso ela tenha mantido relações sexuais e não tenha se prevenido durante o período fértil. Isso porque o corpo lúteo ajuda no estímulo dos hormônios responsáveis pela secreção do muco tipo hidratante.

Muco grosso transparente

Também conhecido como muco tipo catarro, o muco grosso é estimulado às portas do período fértil da mulher pela alta produção de estrógeno secretado pelos ovários. Ele é chamado assim porque tem a mesma aparência de um catarro grosso de final de gripe. Mais consistente, ele ainda não é o muco apropriado para os espermatozoides, mas já é o início do período fértil, onde os folículos se desenvolvem até a ovulação para que a mulher possa engravidar. Há algumas mulheres que mantêm esse tipo de muco durante todo o período fértil. Isso pode dificultar uma gravidez, pois este muco é muito grosso para o espermatozoide e não o deixa fluir dentro do organismo como seria ideal.

Por isso, recomenda-se o uso de géis lubrificantes para ajudar a concepção. Estes géis são específicos pois, ao contrário de vários lubrificantes comuns do mercado, não atrapalham os movimentos do espermatozoides dentro do organismo. Eles facilitam a gravidez acontecer por ter a consistência e composição muito semelhante ao muco elástico do período fértil.

Muco elástico

Um dos tipos de muco cervical que a mulher pode identificar é o elástico. Este sim é apropriado para quem deseja engravidar. Se colocado entre dois dedos, irá esticar cerca de 1 a 2 cm sem se quebrar. Ele também é conhecido como muco clara de ovo.

A presença deste muco indica que a mulher está em período fértil e se mantiver relações, poderá engravidar. Porém, algumas vezes,ele aparece em pouca quantidade, apenas um ou dois dias durante o período ovulatório.

Nestes casos também é aconselhável o uso do gel apropriado para ajudar a concepção. O gel indicado é muito semelhante ao muco produzido naturalmente pelo organismo, por isso não agride e nem dificulta a gravidez acontecer. O FamiGel tem essas características.

Muco aquoso

O muco aquoso promove a sensação de umidade para a mulher. Ao contrário do muco branca tipo creme hidratante ,que pode deixar a sensação de ressecamento, o muco aquoso lubrifica bastante a região íntima.

Este é um dos tipos de muco cervical que podem aparecer pelo ciclo, e a mulher pode ter ovulado mesmo se este muco aparecer no lugar do muco clara de ovo. O muco aquoso não deve ter cheiro e nem promover qualquer tipo de coceira ou mal estar. Caso contrário, deve ser relatado ao médico, pois pode ser um sinal de pequenas inflamações da vagina ou canal cervical.

Muco esbranquiçado (com pedaços)

Este muco com pedaços pode ser confundido com alguns tipos de secreção como a da candidíase. O muco esbranquiçado não é do muco tipo creme hidratante, e sim um muco branco grosso com grumos também brancos.

Este muco é muito normal, se não estiver acompanhado de coceiras e ardência. Muitas mulheres o têm logo após a ovulação pelo aumento súbito e consideravelmente grande da progesterona corporal, estimulada e produzida pelo corpo lúteo.

Diferença entre muco e tipos de secreção

Há uma diferença bastante considerável entre tipos de muco e tipos de secreção. Muco geralmente são líquidos naturais produzidos pelo organismo feminino de forma saudável. Não importa se é o muco branco, elástico, com grumos etc.

Esses mucos são provenientes de alterações hormonais, naturalmente e sem qualquer risco para a mulher. Já os tipos de secreção podem ser provenientes de algum problema intimo como por exemplo:

Candidíase

A secreção causada por este problema pode se assemelhar ao muco com grumos que o organismo pode produzir após a ovulação. Porém, a diferença entre eles é que o muco da candidíase coça, arde e tem um cheiro forte de água sanitária2.

A candidíase é a proliferação desorganizada de uma bactéria natural da flora vaginal da mulher e pode acontecer em qualquer ocasião, mas principalmente em casos de baixa imunidade, gravidez etc.

Infecção vaginal

A presença de infecção vaginal pode ser observada através do muco tipo hidratante, mas com aspecto mais amarronzado. Caso este muco cause coceiras, ardor ou um cheiro forte, é recomendável procurar um médico para verificar o que está acontecendo.

Muco tipo hidratante durante todo período

O ciclo sem ovulação se caracteriza por diversos sintomas, e um deles é o muco tipo hidrante constante. Sem a variação hormonal adequada durante o ciclo (FSH, Lh e estrogênio), o organismo se manterá com o muco tipo hidratante durante todo o período. Isso pode muitas vezes causar ciclos enormes, com 60, 70 dias, até mesmo muito mais.

Isso é porque a progesterona não está alternando com outros hormônios, e se mantém alta. Nestes casos a ovulação não acontece pois não há estímulo ovulatório3. Para que o corpo volte a ovular, é necessário que a mulher procure um médico para ajudar a induzir a menstruação, e observar se o ciclo anovulatório acontecerá novamente.

Tipos de muco cervical na gravidez

Duvida de 9 entre 10 gestantes: quais tipos de muco cervical terei na gravidez? Durante a gestação é comum o muco tipo hidratante. Aliás, este vem em abundância e isso é um ótimo sinal!

Quanto mais muco branco tipo hidrante, melhor para a gestação. Sinal de que o organismo está bem amparado hormonalmente e as chances de um aborto espontâneo por baixa hormonal é reduzido

Um tipo de muco cervical que também é possível ter na gravidez é o muco tipo catarro. Este aparece em baixa quantidade, mas é possível perceber ao se limpar com o papel higiênico após fazer xixi.

Este muco é causado por aumento de estrogênio e será observado em qualquer fase da gestação. Isso não significa que seja o tampão. Aliás o tampão será em quantidade enorme e, algumas vezes, acompanhado com sangramento. Lembrando que qualquer dúvida sobre muco cervical durante a gestação, deve-se conversar com o obstetra que está acompanhando a gravidez.

Veja Também: Como Saber que Estou Ovulando Sem Ver o Muco?