Uma vez me peguei lendo sobre as loucuras que tentantes fazem para conseguir engravidar e me identifiquei tanto que nem podem imaginar! Parecia que o texto me descreveu! Resolvi fazer um relato no “Trocando Fraldas” para transparecer como eu era na época de tentante – é um dos mais lidos no site inteiro. Um trecho dele diz:
“Eu era NEURÓTICA! Juro! Rs hoje dou risada das coisas que já fiz, outra hora tenho vergonha de mim mesma por ter feito certas peripécias que só quem tenta ter um bebê sabe como é, gastei rios de dinheiro com teste de gravidez. (…)”
Essa é a mais pura das verdades. Mas, com todas as minhas loucuras aprendi diversas coisas úteis. Você sabia que pode ajudar o esperma com gravidade depois da relação sexual? Pense comigo: o esperma tem que nadar um bocado para chegar às trompas. Então, por que não elevar o bumbum com almofadas e colocar as pernas para cima fazendo com que isso ajude os “peixinhos” a chegarem mais rápido ao destino?
O ideal é tomar banho antes da relação e esperar pelo menos uma hora antes de se levantar e ir para o chuveiro depois. Por mais que tenha “nojo” de ficar sem banho depois da relação, isso pode aumentar as chances de fecundação.
É óbvio que tudo isso é apenas preciso nos dias férteis. Há sempre alguma desavisada que acha que engravida fora do período fértil e isso não é verdade. Se engravidar é porque ovulou. O que pode acontecer, sim, é o período fértil estar no lugar errado.
Uma dica preciosa que eu nunca poderia imaginar (se não fossem meus gloriosos dias de tentante) é que a posição pode ser fundamental para determinadas mulheres.
Mulheres com útero virado para trás (útero retrovertido), ou seja, com a abertura para trás devem namorar preferencialmente em estilos diferenciados como de quatro ou cachorrinho, sempre com o homem por trás porque ajuda muito na logística da coisa. Digamos que deixar o dito cujo de cara para o gol facilita a entrada do esperma no útero.
Para mulheres com útero virado para frente, posições mais tradicionais como papai e mamãe podem ser ideais para engravidar. Mas, claro, um pouco de variação é preciso. Então, que tal por cima?
Essa posição pode facilitar ainda mais porque assim muitas mulheres conseguem chegar ao ápice do prazer, e aí, a natureza se encarrega de fazer o resto. O orgasmo feminino ajuda a puxar o jato de esperma para dentro do útero, que se contrai durante a liberação hormonal. Não somente um orgasmo interno, mas até um orgasmo clitoriano pode ser o motivo de muitas mulheres engravidarem.
Quer mais uma notícia boa? As preliminares liberam uma secreção que facilita, e muito, a entrada do esperma para dentro do útero. Essa lubrificação, em conjunto com o muco fértil, contém temperatura e textura ideais para os espermatozoides na sua jornada de natação até as trompas. E para as mulheres que não possuem muco em abundância, géis amigos da fertilidade facilitam a chegada do esperma até o útero, pois imitam fielmente o muco fértil e são apropriados para aumentar as chances de concepção. Vale lembrar que nem todos os géis são iguais ou beneficiadores e, por isso, os géis desenvolvidos especificamente para concepção são os mais indicados.
Essa combinação pode proporcionar mais que uma bela deslizada útero acima, já que o muco fértil contém, além de tudo, proteínas que mantêm o esperma vivo dentro do corpo por até 72 horas. Então, perca a vergonha e bora fazer uma dancinha especial para apimentar as preliminares, meninas!
Normalmente, os médicos pedem que um casal tentante tenha relações um dia sim, um dia não no período fértil. Estranho, não é? Isso se explica porque o estoque de esperma fabricado nos testículos precisa de um tempo mínimo de 24 horas para ser reposto, após utilizado.
Claro, namorar demais não pode prejudicar, mas como dizem por aí: uma bem feita é muito melhor do que dez mal feitas. Deixar o parceiro bem animado é uma vantagem à parte. Quanto mais excitado o homem estiver com a sua parceira na hora da relação, mais forte será o jato da ejaculação. Então, um belo impulso pode fazer toda a diferença!
E os tais chás para ajudar no muco compensam? Compensam! Aliás, o chá de inhame é o queridinho das tentantes porque contém uma alta concentração de estrogênio que é o hormônio responsável pela indução do período de ovulação, causando o aumento da camada do endométrio (onde o bebê se fixa depois de fecundado). Ele também pode dar uma força para os óvulos crescerem mais rapidamente.
Algumas mulheres podem fazer uso do chá de uxi amarelo e do de unha de gato. Ambos podem ajudar mulheres com problemas como miomas, baixa hormonal e até infecção de útero. Como são produtos naturais, não há contraindicação. Porém, como tudo na vida, devem ser usados com cautela para não prejudicar ao invés de ajudar.
Água Inglesa e Saúde da Mulher são bem aceitos entre as tentantes porque ambas são à base de uma planta chamada Agoniada, que ajuda a limpar útero e ovários. Normalmente, o consumo é recomendado a partir do 15º dia do ciclo. Porém, o ideal é ingerí-las do 3° ao 10° dia do ciclo.
Outra crença popular sugere que o abacaxi ajude na fertilidade. Ela diz que o consumo da fruta nos cinco dias seguidos à ovulação pode ajudar na fixação do bebê no útero, pois contém bromelina. Se for verdade, seria ótimo, mas isso ninguém sabe. Portanto, tentar não custa nada, afinal abacaxi é uma delícia e acessível em qualquer lugar do país.
Uma dica preciosa, em geral, é aumentar a ingestão de líquidos e frutas com vitamina C, como laranja, limão, maracujá, morangos ou acerola. Eles podem ajudar a aumentar o muco cervical. Além disso, quanto mais água você tomar no período fértil, mais muco pode produzir e ajudar a gravidez a acontecer.