O exame de Ultrassom ou ecografia, é muito conhecido pela função de acompanhar a gravidez e o desenvolvimento do bebê. Porém, ele não é o primeiro exame a se fazer quando está grávida, já que o primeiro é o de sangue e nem consegue responder a todas as informações a respeito à saúde da mulher e do filho. Saiba mais quais as possibilidades do ultrassom na gravidez.

Como Saber o Dia em que Engravidei pelo Ultrassom?

O ultrassom feito até a 13ª ou 14ª semana da gravidez auxilia aos médicos calcularem pelo tamanho do bebê qual é a idade gestacional, ou seja, há quanto tempo se está grávida1. Saber o período certo em que engravidou, porém, não é possível pelo ultrassom. Apenas pelo cálculo da própria mulher em relação ao seu ciclo e período fértil é possível indicar a semana aproximada que aconteceu a gravidez. Depois do primeiro trimestre, o ultrassom não serve mais para calcular a idade gestacional, porque o tamanho dos fetos pode variar de um para outro.

Como Saber o Tamanho do Bebê na Ultrassom?

O cálculo realizado para saber as medidas do bebê é feito através do tamanho do fêmur, da circunferência abdominal e da circunferência cefálica. Através do ultrassom é possível calcular o tamanho aproximado do bebê em centímetros.

Como Saber Quem É o Pai Pela Ultrassom?

Não há como saber quem é o pai da criança pelo ultrassom, apenas pelo exame de DNA2.

Ultrassom 3D: Quando Fazer?

Geralmente, a ultrassom normal é suficiente como exame de rotina na gravidez, inclusive para indentificar problemas como lábio leporino e avaliar e medir volumes dos órgãos, como o coração. Mas também pode ser feita a ultrassom 3D, que tem maior definição e dá para ver a pele do bebê.

Ultrassom 4D: Quando Fazer?

O ultrassom 4D mostra o bebê se movimentando em tempo real, e as melhores imagens podem ser captadas entre a 26ª e 30ª semana de gravidez. É um exame mais caro e que a maioria dos planos de saúde não cobre.

Onde Fazer o Ultrassom

O exame de ultrassom morfológico pode ser feito em alguns hospitais e laboratórios com serviços especializados de diagnóstico por imagem. Tanto na rede privada como na rede pública, o exame é marcado por agendamento.

O Que Comer Para o Bebê Mexer na Ultrassom?

Para o bebê mexer na ultrassonografia, basta a mãe ingerir qualquer alimento para fazer o bebê ficar mais agitado. Por exemplo, beber um suco de frutas gelado antes do exame ou comer um chocolate.

Ultrassom 4 Semanas: O Que Dá Para Ver?

Na ultrassom de 4 semanas ainda é muito cedo para ver algo, só é possível ver o saco gestacional, pois o feto ainda é muito pequeno para aparecer nitidamente.

Ultrassom Pélvica: Como É Feita

A ultrassonografia pélvica3 é feita com o aparelho de ultrassom encostado na parede inferior do abdômen, tendo que a paciente estar de bexiga cheia, para diferenciá-la do útero. Por isso, é recomendável estar sem urinar por pelo menos 2 horas antes do exame, e beber de 4 a 8 copos nesse período.

Ultrassom Abdômen Total: O Que Vê?

A ultrassonografia de abdômen total precisa de 4 horas de jejum, porque vê também a vesícula biliar que precisa estar vazia. O exame avalia os órgãos sólidos ou cheios de líquido, pois o gás reflete as ondas de ultrassom, assim, o estômago e intestino não conseguem ser vistos. Os órgãos são: pâncreas, aorta, fígado, vesícula biliar, rins, baço e bexiga (cheia).

O que Significa “CC”na Ultrassom?

No exame de ultrassom morfológico, CC(circunferência cefálica) mede o redor da cabeça do bebê, podendo avaliar se há alguma assimetria ou “achatamento”.

O Que É “DBP” No Ultrassom?

No exame de ultrassom, DBP (diâmetro biparietal) é a medida da cabecinha do bebê, sendo a distância entre os ossos parietais (os lados) do crânio.

O Que Significa “EDD” Na Ultrassom?

EDD no Ultrassom significa uma estimativa para a data prevista para o parto, e pode sofrer pequenas alterações entre um exame e outro. EDD significa data prevista para o parto em inglês (Expected Date of Delivery).

O Que Significa “CA” Na Ultrassom?

No exame de ultrassom, CA (circunferência abdominal) avalia o crescimento intrauterino do bebê, se está sendo assimétrico ou lento.

Como Detectar Síndrome De Down No Ultrassom?

O ultrassom mostra a medida da translucência nucal do bebê, e partir dela se pode suspeitar, se estiver além da normalidade, de riscos para síndromes genéticas como a Síndrome de Down. Esta é confirmada com o exame de amniocentese e outros testes.