Um problema pouco conhecido, mas com muitos casos entre as mulheres é o de varizes no útero, ou varizes pélvicas, como também são conhecidas1. Essas varizes são veias dilatadas que aparecem na região do útero, ovários e trompas, mais conhecido com o nome popular de varicocele, que também podem ocorrer com os homens atingindo as veias dos testículos2.
As varizes no útero costumar surgir em mulheres acima de 30 anos de idade, normalmente após a segunda gestação e com sintomas parecidos com os de outros problemas ginecológicos. Por isso o diagnóstico correto pode ser mais demorado.
Os sintomas comuns da varicocele ou varizes no útero são:
- Dor ou incômodo durante o ato sexual;
- Dores abdominais fortes, parecidas com cólicas;
- Incontinência urinária.
O aumento do fluxo de sangue e a sensação de peso na região pélvica também são sinais de varizes no útero, mas nem sempre o corpo alerta que algo está errado, havendo casos em que surge sem sintoma algum ou onde há sintomas parecidos com os da endometriose.
Como detectar e o que causa as varizes no útero?
Os estudos dizem que a causa das varizes no útero é a dilatação de veias ováricas, por isso elas ocorrem em grande parte em mulheres que já passaram por mais de uma gestação. Quem fará o diagnóstico ou encaminhará para os exames será o ginecologista.
Normalmente, os exames solicitados para confirmação são a tomografia abdominal, ultrassom transvaginal, flebografia e angiorressonância. Existem casos de mulheres que não sofrem com sintoma algum e descobrem a condição acidentalmente, em exames de rotina ou até mesmo em uma cirurgia abdominal.
Como tratar das varizes no útero?
Infelizmente não há cura para as varizes no útero. Porém, existem diversos tratamentos que auxiliarão no controle dos sintomas. Pode ser iniciado um tratamento via oral, em que a medicação atua diretamente na redução da dilatação das veias, ou pode ser feita uma cirurgia, que é bem parecida com a cirurgia de varizes nas pernas, em que é realizado um procedimento para retirar as varizes e aumentar a força das paredes das veias.
Em casos mais graves é recomendado pelo ginecologista um procedimento chamado embolização. Esse procedimento é para realizar a remoção de todo o bloco varicoso da região do útero. É uma cirurgia considerada pequena, com anestesia local, e que não deixa nenhuma cicatriz3. A paciente fica internada apenas no dia do procedimento, recebendo alta no dia seguinte e podendo retornar as suas atividades normalmente em 3 ou 4 dias após a alta.
Ao contrário do que algumas mulheres imaginam, as varizes no útero não impedem que ela engravide. Porém, deve ser realizado um tratamento antes. No caso da embolização, todo o útero é preservado, não alterando em nada a fertilidade.
Veja também: Hemorroidas na Gravidez – Como Aparecem e Aliviar os Sintomas
Estou grávida, e eu tenho varizes no ovário isso impede de ter filho de parto normal?
Tbm sinto dores assim mas fui no medico com meus exames ele disse q nao podia fazer nada mas as dores so aumenta nao sei oq fazer.os exames deu varizes
Olá, recomendo que veja outro especialista para uma nova avaliação.
Oi tenho dois filho quero mais um só que tenho varizes no útero e o médico diz que não podia arrumar outro por que ele não me operou então pode me dizer
Oi eu tenho varizes e quando engravidei da minha filha tive muitos problemas com sangramento não fiz nem um tipo de cirurgia mais pro próximo filho eu terei q fazer tratamento pra não ter hemorragia novamente
Bom dia! Tenho 19 anos há 2 meses descobri q tenho muitas varizes no útero, nas trompas e nós ovários.sinto muita dor abdominal muita cólica certo dia tive que ir pro hospital tomar buscopan na veia. E outra já tenho três meses sem mestruar isso é normal?…tenho medo de ser presciso fazer retirada do útero pois não tenho filho, tive uma menina que faleceu tá com 5 meses. E pretendia ter outro mais se for a vontade de Deus fazer o q neh..obg por ler…
Boa noite! A um ano descobrir que estou com varizes pélvica sinto muitas dores o meu médico me falou que não tem cura ele me sugeriu retirar o útero já que eu sou ligada estou esperando passar essa epedemia para retirar o útero.
Olá bom dia estava grávida e perdi fiz uma outra ultrassom pra ver se teria ficado algum fluído, aí descobri que estou com varizes mais para o lado esquerdo e um pouco menos para o direito estou com medo estou tomando umas pílulas espero melhorar.
Cera que tem problemas de agravar mais pra frente?
Ana, se cuidar não agrava.
Gostaria de saber, quem tem varizes pélvica pode ter sangramento durante a gravidez?
Descobri ontem que tô com esse problema,a médica me disse que não tem problema pra gravidez,q até no movimento do BB pode romper alguma varizes ,q não devo me preocupar q o BB tá bem .
Marcia, então fique tranquila e siga orientações médicas! Dará tudo certo. ?
Sempre tive dores abdominais muito fortes desde a primeira menstruação, sempre ia ao hospital tomar Buscopan na veia para a cólica passar, fiquei grávida e recentemente tive parto cesareo do primeiro filho, e descobri que tinha varizes no utero, acontece que tenho 25 anos e não entendo o motivo desse problema, irei ter complicações se engravidar novamente?
Ti assim qual remédio você tomou não aguento mas essas dores já faz duas semanas que to sentindo dor e nem um remédio passa
Estou grávida de 31 semanas, estou com sangramento,o médico falou que pode ser varizes no útero!! Gostaria de saber quais os cuidados,e se posso ter parto normal?
bom dia- varizes pelvicas pode ocorrer aborto
Tenho 44 anos e sofro com varizes no útero desde 2001, só em 2013 q o médico descobriu então fiz uma laparoscopia e tirei a endometriose dizendo q nas varizes não tinha nada a fazer. Só q sofro muito com às dores q só passam eu indo no PS
Bom dia, procure seu ginecologista para verificar o motivo das dores intensas e o que pode ser feito.
Tenho 27 anos, apenas uma filha e estou com esse problema porém não tenho sintoma algum, mas nos últimos 6 meses minha menstruação está totalmente desregulara.
Sinto muitas dores ao fazer esforço físico ,nas relações sexuais tbm,perto do meu período menstrual mi hás pernas doem demais e a dor no baixo ventre é insuportável ,tive meus primeiros dois filhos não sentia nada mais ao nascer a minha filha ainda na gestação comecei a sentir essas dores elas incomodam muito . Não sei o que fazer qual remedio tomar. Meus exames estão ok .mais o médico que fez meu parto me disse que era bem provavel de eu ter varizes úterinas isso já faz 2 anos e cada dia sofro mais com essas dores….
Boa noite, vá ao ginecologista para uma avaliação.
Eu tenho varizes pélvicas há 7 anos sempre encomodou, mas de um ano pra cá tem sido bem desconfortável conviver. Meu médico Angeologista indicou para mim o venalote e tenosican, porém não tenho tido melhora! Tem um outro medicamento, ou qual um tratamento que eu possa fazer? Eu era uma pessoa super auto astral, mas esses incómodo está me deixando bem desanimada!
Olá índia, seria bom uma segunda opinião.
Pycnogenol melhorou minha condição em 90% em menos de 1 mês de uso.
Tomava Pietra ED pra endometriose há 3 anos e nos últimos meses antes de tomar o Pycnogenol parece q não tava mais fazendo efeito. Mudei de médico e ao fazer uma USG transvaginal com doppler o médico disse q a endometriose tava controlada, mas eu tinha varizes no útero e me passou o Pycnogenol, 100mg. Valeu muito a pena durante mais de 1 ano em q tomei. Mas agora eu engravidei e há 5 dias sem tomar pq tô em um município em q não tem farmácia de manipulação e hoje passei o dia inteiro com muuuuita cólica. Muito difícil.
tenho varizes pelvica e endometriose ,mas nao tenho mestruacao ,e sinto muitas dores o que faço ,o posto de saude o qual comecei tratamento esta em greve nao sei mas o que faser me ajudem
Patricia nesse caso é necessário realmente um acompanhamento médico, verifique no hospital mais próximo para ver se é possível conseguir um tratamento.
Gostei muito da matéria,bem explicado, vô pedir para meu ginecologista encaminhar para fazer exames..
Tenho varizes no útero e tenho muita dor, queria saber que remédio posso tomar para aliviar?
Olá.
Me chamo Leticia e estou muito preocupada. O problema não ocorre comigo e sim com a minha mãe, que tem 39 anos de idade. Ela engravidou de mim aos treze anos de idade e logo depois, veio mais um, mais um, mais um e mais um. Minha mãe teve cinco filhos antes mesmo de fazer 23 anos de idade. Ela reclama de muita dor, o médico disse que ela tem varizes no útero. Ela fez vários exames de tudo quanto é espécie, está indo para uma colonoscopia. Me sinto desesperada. Minha mãe é tudo para mim. Ela diz que sente algo no intestino, mas eu prefiro pensar que trata-se das varizes. Ela diz que as dores são suportáveis, porém irritantes ao ponto de ela sentir vontade de arrancar o que está a causando dor com as mãos.
O que posso fazer? Ela me assusta. Eu não sou nada sem ela.
Flor, o que tenho a dizer é que mantenha a calma e se apegue com Deus, pois pode não ser algo muito grave e que venha a ter tratamento sim, nada é impossivél aos olhos do pai.