Verão é uma época deliciosa para passear, curtir e até mesmo fazer programas na rua. Mas, com tanto suor, a hora de dormir vira um verdadeiro tormento. E quem não tem ar-condicionado, acaba cedendo ao bom e velho ventilador. Mas e para os pequenos dormirem, o que devemos saber? Será que o ventilador faz mal para a criança?
Criança Pode Dormir Com o Ventilador Ligado?
E a resposta é sim! Os pais podem utilizar um ventilador no quarto das crianças, desde que com uma distância apropriada e sempre direcionado para a parede ou para cima, evitando que o vento vá direto na criança. E um alerta: é necessário cuidado com as crianças perto dos ventiladores, já que eles oferecem perigo para os dedinhos. Mantenha os aparelhos sempre em uma altura onde as crianças não alcancem!
No caso de ventiladores de teto, a opção é utilizar no modo exaustor, pois dessa forma é possível controlar o ar que é jogado para cima e espalhado por todo o cômodo de maneira uniforme.
Os pais devem tomar cuidado para não superaquecer a criança. Elas não têm o mesmo controle térmico que os adultos, e isso se torna um risco, já que o corpo muito quente em contato com o vento frio do ventilador pode causar um forte impacto térmico1.
Limpeza do Ventilador
Vale alertar também para os cuidados relacionados com a manutenção e higiene do aparelho. Quando ligado, as pás que fazem com que o ar circule também espalham qualquer resíduo ou poeira que estiver preso a elas.
Por isso, manter o ventilador sempre limpo evitará a manifestação de problemas respiratórios e alérgicos. Ventiladores de teto devem ser limpos constantemente, diferente de aparelhos de ar-condicionado, que devem ser higienizados a cada 6 meses.
Problemas respiratórios em crianças podem acontecer também no contato com lugares muito fechados, que apresentam acúmulo de sujeira e causam quadros alérgicos graves, como rinite, asma e sinusite, responsáveis por grande dor e incômodo2.
Portanto, o uso do ventilador para crianças é liberado, desde que com todos os cuidados. Afinal, criança também sente calor e fica agitada para dormir em dias quentes. Mantenha o quarto com uma boa circulação de ar, o ventilador ligado a uma distância que não cause grande impacto de vento na criança e sempre em uma altura segura para não machucar os dedinhos.
Mesmo com o ventilador, nunca esqueça de hidratar muito bem seus filhos em tempos quentes3. Usar roupas mais frescas também pode ajudá-los a dormir mais tranquilamente. Épocas quentes e secas aumentam os casos de problemas respiratórios em crianças, então seguir certos cuidados ajuda a evitar alguns desgastes.
Uma dica para os pais é o umidificador. O aparelho manterá o ar úmido e controlará a secura do ambiente, evitando os quadros de alergias, rinite e asma, e de o nariz ficar ressecado e com pequenos sangramentos.
Para quem não tem um umidificador, a dica é usar uma toalha úmida na porta do quarto, em uma cadeira ou próxima à cama da criança. A toalha molhada ajudará a controlar a secura do ambiente e proporcionará uma noite mais tranquila.
Criança Pode Tomar Água Gelada?
No verão, nada melhor do que tomar uma água geladinha para refrescar. Mas para os pequenos, bate aquele medo de fazer mal, já que desde sempre escutamos que água gelada inflama a garganta. Mas será verdade? Criança pode tomar água gelada?
E a resposta é sim, afinal, criança também pode e deve se refrescar. E não é a água gelada que vai adoecê-la. Essa história de que água gelada causa resfriado ou infecciona a garganta é um grande mito!
Obviamente, se a criança estiver com algum problema respiratório, como gripe, resfriado ou tosse, a água gelada deve ser evitada. Mas no geral, ela pode ser oferecida normalmente. Se for da sua preferência, a opção é misturar um pouco de água gelada e natural para equilibrar a temperatura.
O máximo que vai acontecer se a criança tomar água gelada é doer os dentes. Ou, se tiver sinusite, reclamar de dores na testa, comuns para quem sofre com o problema.
Aliás, quando é realizada uma cirurgia para a retirada de amígdalas, sabe qual é o tratamento indicado para ajudar na cicatrização? Muito sorvete e alimentos gelados! Portanto, ingerir alimentos ou líquidos gelados não é algo que pode causar dores de garganta, somente agentes infecciosos podem produzir uma infecção.