A ingestão de remédios, não importa qual seja o tipo, sempre gera dúvidas e questionamentos por diversas razões. Um dos assuntos que mais causa confusão quando o assunto é esse, é se um antibiótico corta o efeito do anticoncepcional. Será que isso é verdade ou apenas um mito?
A verdade é que, sim, há antibióticos que cortam o efeito do anticoncepcional. Mas nem toda espécie de antibiótico afeta a outra medicação. E, também, nem todo tipo de anticoncepcional tem, necessariamente, o efeito cortado.
Mas como saber como os remédios vão agir em cada caso? O que fazer quando uma mulher que toma pílulas anticoncepcionais precisa tomar antibióticos? Como um antibiótico corta o efeito do anticoncepcional? Para saber disso, primeiramente precisamos entender melhor o que é cada um desses dois tipos de medicamentos.
O que é um Antibiótico?
Resumidamente, um antibiótico é qualquer tipo de medicamento usado para combater algum outro tipo de organismo dentro de uma pessoa, sobretudo as bactérias1. No entanto, os antibióticos não possuem efeito algum contra vírus, sendo um outro tipo de tratamento necessário para esses casos.
Os antibióticos atuam basicamente matando esses microrganismos que causam infecções ou impedindo que se proliferem. É importante entender a forma como esse tipo de medicamento age para compreendermos melhor como um antibiótico corta o efeito do anticoncepcional.
O que é um Anticoncepcional?
A pílula anticoncepcional, normalmente, é um comprimido que contém hormônios com a função de impedir a ovulação no organismo de uma mulher, mas para isso acontecer ela tem que ser tomada corretamente de acordo com a prescrição médica. Existem diversos tipos de pílulas2, sendo as mais populares as de 21 dias, as de 24 dias e as contínuas.
Além das pílulas, também existem outros métodos anticoncepcionais como a pílula do dia seguinte e as injeções anticoncepcionais. É importante ressaltar todos esses tipos de métodos para entender quais são ou não afetados por antibióticos, além de também compreender como alguns deles são afetados.
Qual Antibiótico Corta o Efeito do Anticoncepcional?
Como enfatizamos antes, antibióticos específicos afetam a atuação dos anticoncepcionais. E quais são eles? Os únicos antibióticos que, de fato, apresentam essa capacidade são aqueles utilizados no tratamento da tuberculose (como a rifampicina e seu derivado, a rifabutina).
Assim, tais antibióticos usados para tratar essa doença, são conhecidos e comprovadamente, por provocarem esse tipo de efeito indesejado em mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais, assim como aquelas que fizeram o uso da pílula do dia seguinte ou que tomaram algum tipo de injeção anticoncepcional.
Por isso, a recomendação é que a mulher que precise fazer o uso de medicamentos antibióticos para o tratamento da tuberculose, tenha relações sexuais apenas com camisinha durante o uso desses remédios e até 7 dias depois de ter tomado o último antibiótico.
Se aconteceu alguma relação sexual sem camisinha nesse período, as chances de ocorrer uma gravidez aumentam. É claro que não é preciso se desesperar, mas é hora de prestar atenção nos sinais que podem levar a uma gestação.
Outra coisa importante a ser destacada é que, em qualquer situação, ou seja, fazendo ou não uso de medicamentos (antibióticos ou não), se você teve vômitos ou diarreia pelo menos após 4 horas da ingestão do anticoncepcional, isso também pode cortar o efeito.
Por Que o Antibiótico Corta o Efeito do Anticoncepcional?
Em geral, esse fenômeno acontece porque a concentração de hormônios, dentro de uma pílula anticoncepcional, é diminuída pelos efeitos que esse tipo de antibiótico tem no organismo de uma pessoa. Isso ocorre principalmente porque o intestino é o responsável por produzir bactérias que geram reações na fertilidade de uma mulher.
Quando há o uso desses antibióticos, as bactérias também são afetadas, fazendo com que essas reações não ocorram e que, consequentemente, a mulher fique fértil durante a ação de tal medicamento em seu corpo.
Outros Efeitos
Além das dúvidas sobre antibióticos, algumas outras surgem com frequência, como se a ingestão de álcool corta o efeito do anticoncepcional e quais são os remédios além dos antibióticos que também podem causar alguma alteração no efeito do anticoncepcional3. Bom, vamos por partes para responder a essas duas perguntas.
O Álcool Corta o Efeito do Anticoncepcional?
Ingerir álcool não corta o efeito do anticoncepcional em nenhuma ocasião, até mesmo se for ingerido junto com a pílula. Mas é bom prestar atenção para não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que tanto elas quanto a pílula são metabolizadas no fígado e uma sobrecarga nesse órgão pode causar complicações.
Remédios Cortam o Efeito do Anticoncepcional?
Por outro lado, apesar de não cortarem o efeito do anticoncepcional como acontece com esses antibióticos utilizados no tratamento da tuberculose, outros remédios são apontados por diminuírem os efeitos deles. Como exemplo, podemos citar alguns antidepressivos e anticonvulsivantes, a exemplo da carbamazepina, topiramato e a lamotrigina, bem como alguns barbitúricos, como o fenobarbital (que também tem propriedades anticonvulsivantes) e o tiopental (indicado, normalmente, para a indução da anestesia geral e igualmente para o controle de convulsões).
Já quem faz o controle do HIV com o uso da Terapia Antirretroviral (TARV) também pode ter o efeito do anticoncepcional diminuído, dependendo de quais antirretrovirais estejam sendo empregados no tratamento. Assim, para pacientes, por exemplo, que estejam usando efavirenz, nevirapina e ritonavir, usualmente é sugerido um outro método contraceptivo, de barreira, como a camisinha, posto que a utilização desses medicamentos pode diminuir os níveis dos hormônios no sangue e prejudicar o efeito do contraceptivo hormonal.
Em contrapartida, também se fala muito que alguns antifúngicos podem fazer os contraceptivos falharem. No entanto, na prática, o que acontece é que um medicamento, chamado griseofulvina, tem sido associado a isso, em vários relatos de casos, como um agente que pode diminuir a eficácia.
Ao entendermos melhor sobre questões como se um antibiótico corta o efeito do anticoncepcional ou um medicamento pode diminuir a atuação deles, também conseguimos compreender como isso afeta nossa vida e qual a melhor forma de resolver esse tipo de problema.
Apesar de ser uma realidade, existem diversas maneiras de se proteger para que não ocorra uma gravidez indesejada e também para que não haja nenhuma consequência para a mulher que precisar tomar tais antibióticos, que cortam o efeito do anticoncepcional. Por isso a importância de ter essas informações e de saber como se proteger quando situações como essa acontecem.
Veja Também: Efeitos do Anticoncepcional – Respostas a Perguntas Comuns
Foto: EME
Eu tive uma gastrite com muitos vómitos e diarreia, durante alguns dias e queria saber a partir de quanto tempo tenho de esperar até a pílula concepcional começar a fazer de novo efeito e não ter risco de engravidar.
Responder
ResponderOlá Sofia, recomendo que siga as orientações de seu medico para que não haja falas no resultado do AC
ResponderOlá! Tomo a injeção depoprovera há 4 anos, certinho. Hoje estou no 2 dia de azitromicina e tive relação com ejaculação dentro, depois q lembrei q o antibiótico pode cortar o efeito e me deu medo. Será que corta mesmo?
ResponderOlá Dizinha, Azitromicina corta o efeito da pílula anticoncepcional? Não, a azitromicina não interfere nem corta o efeito dos anticoncepcionais hormonais, sejam na forma de pílula, adesivo, injeção ou implante.
ResponderE aí, deu tudo certo? Estou na mesma situação agora, com medo da gravidez, sou muito nova. O remédio não cortou o efeito?
ResponderOlá, faço uso do AC iumi de 24 comprimidos. Tive relações sem proteção extra há 2 dias e hoje estou com suspeita de infecção urinária. Queria saber se o ciprofloxacino interfere no anticoncepcional q eu uso? Obs: tomo esse ac a mais de 1 ano e meio.
ResponderOlá, A ciprofloxacino não interfere com a eficácia da pílula anticoncepcional.
ResponderOlá, faço o do anticoncepcional drospirenona+etinilestradiol a 4 meses. Essa semana fiz uso de vários medicamentos,pois tirei os dentes do siso. Os medicamentos foram amoxicilina, dipirona e diclofenaco. Ainda faltam 3 comprimidos para encerrar a cartela e menstruação já desceu. Seria por conta de toda essa medicação essa antecedência? Ah também iniciei o tratamento para enxaqueca com a Amitriptilina.
ResponderOlá Luciane, sugiro que veja nas bulas se existe alguma observação ao uso em conjunto com o AC.
ResponderBom, estou tomando ac este é o primeiro mês fazendo hoje 18 dias que comecei , o ac é de 24 o iumi . Porém iniciei dia 22 desse mês o antibiótico cipro e depois de 5 dias veio um sangramento parecendo escape de rosa pra marrom que ao me limpar aparece e também estou sentindo cólicas (minha dúvida será que é escape mesmo ou sinal de gravidez ??,
Responderminha menstruação está pra dia 6 de agosto já que a pausa é de 4 dias .
Olá, esta fazendo o uso como foi orientada? Se sim, o esperado é que o escape seja pelo uso, seu organismo se adaptando.
Responderola, sim comecei no dia 13 de julho tomar o ac e estou tomando todos os dias no mesmo horario . so fui tomar o antibiotico dia 22. mas obrigado pela informacao !!
ResponderOlá, estou fazendo o tratamento com a Macrodantina por três meses por conta de uma pielonefrite que tive. Tomo anticoncepcional Iumi e queria saber se há algum problema de interação medicamentosa…se existe a possibilidade da diminuição da eficácia ou cortar o efeito do ac!
ResponderOla fui ao medico e me receptor tratamiento com antibiótico más ontem tuve relaciones sexuais e toméis a pilula! Se tomar hoje o antibiótico a pilula de obtener de corta??
ResponderOlá segundo pesquisa: Os únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.
ResponderOlá! Estou tomando antibióticos amoxilina e claritromicina para um tratamento de gastrite, tomo anticoncepcional todos os dias e uso camisinha. Iniciei o uso dos remédios e desde então não tenho relação por medo, estou no 5 dia de pausa e ainda não desceu, era pra ter descido hoje :( esses remédios juntos podem atrasar a menstruação?
ResponderOlá Luiza, segundo pesquisa: o antibiótico em si não vai atrasar a menstruação. “O motivo do uso do antibiótico, como alguma infecção, é que pode influenciar no ciclo. As infecções aumentam o estresse e os fatores inflamatórios e isso, de alguma forma, pode afetar os hormônios que atuam no comando do ciclo menstrual”
Responderé imprescindível que o antibiótico em questão tenha sido recomendado por profissional da área de saúde. O especialista deve dar orientações sobre o remédio a paciente e deixá-la ciente dos efeitos associados ao medicamento. Lembre-se: jamais automedique-se!
Oi,tomo anticoncepcional injetável a 2 anos todo da 5 de cada mês,no dia 30/12/2022 tive relação com ejaculação dentro e precisei tomar um antibiótico chamado Ciproflaxino no dia 2/01/2023 corro risco de ter cortado o efeito do anticoncepcional? Lembrando que inicie a medicação dia 2 de janeiro e não tive relação durante o uso do antibiótico.
ResponderOlá a medicação que citou não altera o efeito do AC.
Respondersegundo pesquisa: A ciprofloxacina não corta o efeito do anticoncepcional e não aumenta o risco de uma gravidez indesejada.
Eu tomo anticoncepcional injetável mensal, tive uma infecção urinária e iniciei o tratamento com cefalexina, gostaria de saber se neste caso ela diminui o efeito do anticoncepcional injetável?
ResponderOlá segundo pesquisas: De fato, alguns antibióticos podem interagir com contraceptivos, especialmente os combinados (que contêm estrógeno e progesterona), o que não é o caso da cefalexina.
ResponderOlá, tudo bem com vocês?
ResponderTenho uma dúvida que gostaria que me ajudassem, faço uso de anticoncepcional em comprimido a 2 anos para tratar sangramento exacerbado de causas desconhecidas pela minha médica, o sangramento foi regulado, porém fiz uso de antibiótico, continuei com o anticoncepcional, e o sangramento retounou fora do período menstrual e persiste por 4 semanas após o fim do tratamento com antibiótico , devo esperar mais pela regulagem do meu ciclo ou é melhor fazer uma nova bateria de exames para novamente tentar diagnosticar?
Olá Lorena, como vem em tratamento com AC, pelo uso do antibiótico teria que ver se o tipo qual fez uso da alteração no ciclo, como o ciclo esta irregular e com sangramento há mais de 4 semanas o recomendável é que retorne a sua medica para que seja reavaliada e orientada de forma correta .
ResponderFiz uso de azitromicina por 3 dias, por conta de uma cirurgia na mama. Tive relação um dia antes de iniciar o antibiótico e finalizei a cartela do anti ncepcional junto c o ontibiotico. Na semana seguinte menstruei, no oitavo dia do meu ciclo , iniciei a nova cartela e tive relação desprotegida. Corro risco de gravidez ?
ResponderOlá Carla, se faz o uso como orientada esta tudo certo, em relação ao uso da azitromicina ela não interfere no AC.
ResponderSegundo pesquisa: Os únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.
Tomei amoxilina por 7 dias, na última semana antes da pausa do anticoncepcional e tive sangramento de escape, tomando o anticoncepcional Level.
ResponderTerminei o antibiótico e o anticoncepcional no domingo, e a partir da segunda era minha semana de pausa no anticoncepcional, não menstruei, corro o risco de estar grávida ou foi só uma alteração por conta do antibiótico?
Olá Carol o so do ac foi correto, usou a cartela de forma indicada? se sim, coo houve escape, recomendo que veja seu ginecologista para te avaliar e orientar de forma correta
ResponderEu tomo a pílula há 12 dias e tive de tomar uma pílula do dia seguinte. Neste momento estou com uma infeção nos dentes, posso tomar antibiótico?
ResponderOlá, recomendo que veja seu medico para avaliar e orientar corretamente
ResponderTomo 2 cartelas de ciclo 21 seguidas no meio da segunda cartela precisei tomar por 3 dias azitromicina, continuei tomando o anticoncepcional certinho, após 8 dias do término do tratamento com o antibiótico, eu e meu esposo tivemos relação, corro algum risco de engravidar?
ResponderOlá Maria, segundo pesquisas:
ResponderOs únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.
Minha namorada precisou tomar Amoxicilina por 7 dias por causa de uma infecção de ouvido , na semana seguinte ela recebeu uma nova dose do seu anticoncepcional Mesigyna terça feira , tivemos relação sem preservativo no domingo , corro algum risco ?
Responderolá se fez o uso do ac, como orientação medica não tem risco.
ResponderAlguém me responde por favor .
ResponderOlá, como fez uso de forma correta, não esqueceu por mais de 12 horas, não corre risco.
Respondersiga as orientações de sua medica quando estiver em uso da amoxilina.
Preciso tomar o amoxilina por 7 dias , a médica disse que durante o tratamento não pode ter relação , mais e o período anterior ao tratamento tive relação dia 09/04 corro algum risco ?? Estou tomando ainda o anticoncepcional, aguardo o retorno obrigada.
ResponderOlá, como fez uso de forma correta, não esqueceu por mais de 12 horas, não corre risco.
Respondersiga as orientações de sua medica quando estiver em uso da amoxilina.
Eu tomo o anticoncepcional a anos já , comecei a tomar o anticoncepcional dia 31/03 e estou tomando , a única coisa é que atrasei uns minutos um dia , não passou de meia hora , a questão é que preciso tomar o amoxilina por 7 dias agora , corro algum risco nesses dias antes de começar o amoxilina , a ultima vez que tive relação foi sábado dia 09/04 , a medica disse que nesse período de tomar o amoxilina não pode ter relação , mais ainda estou insegura , ao período antes , é melhor esperar a menstruação vir ?? fico no aguardo obrigada .
ResponderOlá, como fez uso de forma correta, não esqueceu por mais de 12 horas, não corre risco.
Respondersiga as orientações de sua medica quando estiver em uso da amoxilina.
O anti inflamatório Cimelide Corta o efeito do AC?
ResponderOlá segundo pesquisa:
ResponderO cimelide não corta o efeito do anticoncepcional e não aumenta o risco de uma gravidez indesejada.
Tomo injeção Perlutam a 1 ano todo mês certinho.
ResponderFiz uso do antibiótico ciprofloxacino por 5 dias.
Depois de uns dias minha menstruação veio na data correta e tive relação sem proteção menstruada maos ou menos no 4° dia.
Depois voltei a tomar a injeção na data correta.
Corro risco de engravidar?
Esse antibiótico pode ter cortado a minha injeção?
Meu ciclo é 28 dias …. estava um pouco longe ainda do dia fértil.
Olá, antibióticos podem sim cortar o efeito do anticoncepcional, caso tenha atraso menstrual aconselho fazer um teste para tirar a dúvida
ResponderO antibiótico cefalexina 500mg corta o efeito do anticoncepcional? Tomei essa medicação por 7 dias de seis em seis horas. Acabei o tratamento na sexta-feira, dia 14/05 e, na terça-feira dia 18/05 tomei a última pílula da cartela do Diane 35, que faço uso há 6 anos, começando o período de pausa. Estou na pausa e menstruei. A partir de quando posso voltar a confiar no anticoncepcional? Obs: desde que iniciei o uso do antibiótico não tive relação sexual, quero saber quando posso voltar a ter relação desprotegida. Obrigada
ResponderOlá, segundo pesquisa: De fato, alguns antibióticos podem interagir com contraceptivos, especialmente os combinados (que contêm estrógeno e progesterona), o que não é o caso da cefalexina.
Responderrecomendo que use seu AC, conforme prescrito e orientado pelo seu medico.
Olá. A un mês atras eu tomei antibiótico para infecção urinária por 7 dias, ja faz um mês que parei de tomar esse antibiótico. Continuei o uso do anticoncepcional normalmente, nao parei em nenhum momento. Só parei para a pausa. Ontem tive relações e ele ejaculou dentro, tem risco de gravidez?? Ou depois de um mês sem os antibióticos não terá problema?
ResponderOlá, segundo pesquisas Estudos recentes comprovam que a Rifampicina e a Rifabutina são os únicos antibióticos que interferem com a ação do anticoncepcional.
Responderpara evitar uma gravidez indesejada deve ser usado um método contraceptivo adicional, como o preservativo por exemplo, durante o tempo em que a mulher estiver a fazer o tratamento e até 7 dias depois de parar o antibiótico.
Boa noite!
ResponderEntão, me deu infecção urinária, passei pela médica ela receito uso de um antibiótico, desde segunda feira estou tomando , já tem 3 dias já , e com isso tive um sangramento , meu anticoncepcional q uso é o desogestrel , por conta q amamento ! É normal ter esse sangramento ? Tô na dúvida, devo fzr um teste de gravidez ? Ou será por conta do antibiótico q estou tomando ?
Olá, sugiro que veja com sua medica o tipo de medicação que esta em uso para esclarecer o sangramento se pode ser da medicação.
ResponderEsse sangramento é no período menstrual? se for não esta normal, por isso a questão de uma gravidez?
Se for essa a questão, recomendo que faça o beta quantitativo.