A ingestão de remédios, não importa qual seja o tipo, sempre gera dúvidas e questionamentos por diversas razões. Um dos assuntos que mais causa confusão quando o assunto é remédio, é se um antibiótico corta o efeito do anticoncepcional. Será que isso é verdade ou apenas um mito?
A verdade é que sim, alguns tipos de antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional sim. Mas nem todo tipo de antibiótico afeta completamente a outra medicação, podendo apenas diminuir o efeito da pílula muitas vezes.
E também nem todo tipo de anticoncepcional tem, necessariamente, o efeito cortado. Mas como saber como os remédios vão agir em cada caso? O que fazer quando uma mulher que toma pílulas anticoncepcionais precisa tomar antibióticos? Como um antibiótico corta o efeito do anticoncepcional? Para saber disso, primeiramente precisamos entender melhor o que é cada um desses dois tipos de medicamentos.
O que é um Antibiótico?
Resumidamente, um antibiótico é qualquer tipo de medicamento usado para combater algum outro tipo de organismo dentro de uma pessoa, sobretudo as bactérias. No entanto, os antibióticos não possuem efeito algum contra vírus, sendo um outro tipo de tratamento necessário para esses casos.
Os antibióticos atuam basicamente matando esses microrganismos que causam infecções ou impedindo que se proliferem. É importante entender a forma como esse tipo de medicamento atua para compreendermos melhor como um antibiótico corta o efeito do anticoncepcional.
O que é um Anticoncepcional?
A pílula anticoncepcional, normalmente, é um comprimido que contém hormônios com a função de impedir a ovulação no organismo de uma mulher, mas para isso acontecer ela tem que ser tomada corretamente de acordo com a prescrição médica. Existem diversos tipos de pílulas, sendo as mais populares as de 21 dias, as de 24 dias e as contínuas.
Além das pílulas, também existem outros métodos anticoncepcionais como a pílula do dia seguinte e as injeções anticoncepcionais. É importante ressaltar todos esses tipos de métodos para entender quais são ou não afetados por antibióticos, além de também entender como alguns deles são afetados.
Qual Antibiótico Corta o Efeito do Anticoncepcional?
Há possibilidade que todo tipo de antibiótico provoque algum tipo de efeito em mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais de 21 e de 24 dias, assim como as mulheres que fizeram o uso da pílula do dia seguinte ou que tomaram algum tipo de injeção anticoncepcional.
A recomendação é que a mulher que precise fazer o uso de medicamentos antibióticos, tenha relações sexuais apenas com camisinha durante o tratamento e até 7 dias depois de ter tomado o último antibiótico.
Se a mulher teve alguma relação sexual sem camisinha durante esse período, as chances de ocorrer uma gravidez aumentam. É claro que não é preciso se desesperar, mas é hora de prestar atenção nos sinais que podem levar a uma gestação.
Por Que o Antibiótico Corta o Efeito do Anticoncepcional?
Esse fenômeno ocorre porque a concentração de hormônios dentro de uma pílula anticoncepcional é diminuída pelos efeitos que um antibiótico tem no organismo de uma pessoa. Isso ocorre principalmente porque o intestino é o responsável por produzir bactérias que geram reações na fertilidade de uma mulher.
Quando ocorre o uso de antibióticos, essas bactérias também são afetadas por esses medicamentos, fazendo com que essas reações não ocorram e que, consequentemente, a mulher fique fértil durante a ação daquele medicamento em seu corpo.
Apesar de não existirem estudos suficientes que comprovam a ação de cada tipo de antibiótico no corpo da mulher, é importante saber que esse risco existe e que as chances de que ocorra uma gravidez indesejada são muito maiores quando há o uso de medicamentos.
Por isso, quando você precisar tomar antibióticos, use sempre camisinha nas relações sexuais até 7 dias depois do fim do seu tratamento. Essa é a única forma de garantir que nada saia do planejado. Apesar de existirem diversas hipóteses, ainda não se sabe exatamente porque a pílula anticoncepcional de uso contínuo não tem seu efeito cortado por conta de um antibiótico.
Outros Efeitos
Além das dúvidas sobre antibióticos, algumas outras surgem com frequência, como se a ingestão de álcool corta o efeito do anticoncepcional e quais são os remédios além dos antibióticos que também podem causar alguma alteração no efeito do anticoncepcional. Bom, vamos por partes para responder a essas duas perguntas.
O Álcool Corta o Efeito do Anticoncepcional?
Ingerir álcool não corta o efeito do anticoncepcional em nenhuma ocasião, até mesmo se for ingerido junto com a pílula. Mas é bom prestar atenção para não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que tanto elas quanto a pílula são metabolizadas no fígado e uma sobrecarga nesse órgão pode causar complicações.
Quais Remédios Cortam o Efeito do Anticoncepcional?
Além dos antibióticos, que já citamos aqui, diversos tipos de anticonvulsivantes e antidepressivos também cortam o efeito dessas pílulas. Além deles, alguns tipos de antifúngicos e remédios para o controle do HIV também podem afetar ou até mesmo cortar o efeito do anticoncepcional.
Ao entendermos melhor sobre questões como se um antibiótico corta o efeito do anticoncepcional, também conseguimos compreender como esses tipos de medicamentos afetam as nossas vidas e qual a melhor forma de resolver esse tipo de problema.
Apesar de ser uma realidade, existem diversas maneiras de se proteger para que não ocorra uma gravidez indesejada e também para que não haja nenhuma consequência para a mulher que precisar tomar antibióticos e que faz o uso de algum tipo de anticoncepcional. Por isso a importância de ter essas informações e de saber como se proteger quando situações como essa ocorrem.
Veja Também: Efeitos do Anticoncepcional – Respostas a Perguntas Comuns
Foto: EME
Tomo 2 cartelas de ciclo 21 seguidas no meio da segunda cartela precisei tomar por 3 dias azitromicina, continuei tomando o anticoncepcional certinho, após 8 dias do término do tratamento com o antibiótico, eu e meu esposo tivemos relação, corro algum risco de engravidar?
ResponderOlá Maria, segundo pesquisas:
ResponderOs únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.
Minha namorada precisou tomar Amoxicilina por 7 dias por causa de uma infecção de ouvido , na semana seguinte ela recebeu uma nova dose do seu anticoncepcional Mesigyna terça feira , tivemos relação sem preservativo no domingo , corro algum risco ?
Responderolá se fez o uso do ac, como orientação medica não tem risco.
ResponderAlguém me responde por favor .
ResponderOlá, como fez uso de forma correta, não esqueceu por mais de 12 horas, não corre risco.
Respondersiga as orientações de sua medica quando estiver em uso da amoxilina.
Preciso tomar o amoxilina por 7 dias , a médica disse que durante o tratamento não pode ter relação , mais e o período anterior ao tratamento tive relação dia 09/04 corro algum risco ?? Estou tomando ainda o anticoncepcional, aguardo o retorno obrigada.
ResponderOlá, como fez uso de forma correta, não esqueceu por mais de 12 horas, não corre risco.
Respondersiga as orientações de sua medica quando estiver em uso da amoxilina.
Eu tomo o anticoncepcional a anos já , comecei a tomar o anticoncepcional dia 31/03 e estou tomando , a única coisa é que atrasei uns minutos um dia , não passou de meia hora , a questão é que preciso tomar o amoxilina por 7 dias agora , corro algum risco nesses dias antes de começar o amoxilina , a ultima vez que tive relação foi sábado dia 09/04 , a medica disse que nesse período de tomar o amoxilina não pode ter relação , mais ainda estou insegura , ao período antes , é melhor esperar a menstruação vir ?? fico no aguardo obrigada .
ResponderOlá, como fez uso de forma correta, não esqueceu por mais de 12 horas, não corre risco.
Respondersiga as orientações de sua medica quando estiver em uso da amoxilina.
O anti inflamatório Cimelide Corta o efeito do AC?
ResponderOlá segundo pesquisa:
ResponderO cimelide não corta o efeito do anticoncepcional e não aumenta o risco de uma gravidez indesejada.
Tomo injeção Perlutam a 1 ano todo mês certinho.
ResponderFiz uso do antibiótico ciprofloxacino por 5 dias.
Depois de uns dias minha menstruação veio na data correta e tive relação sem proteção menstruada maos ou menos no 4° dia.
Depois voltei a tomar a injeção na data correta.
Corro risco de engravidar?
Esse antibiótico pode ter cortado a minha injeção?
Meu ciclo é 28 dias …. estava um pouco longe ainda do dia fértil.
Olá, antibióticos podem sim cortar o efeito do anticoncepcional, caso tenha atraso menstrual aconselho fazer um teste para tirar a dúvida
ResponderOi, bom dia!!!! Tomei cefalexina para uma infecção na unha, e sou tentante ! Então estou com a menstruação atrasada a 3 dias dia tem uns 10 dias meus seus doía muito nem podia encosta até mesmo o sutiã o pico do seios achei que ela ia descer!!! não sinto nada além de um vontade louca de açaí mais nada!
ResponderOlá tem o ciclo regular? Se sim, pelos sintomas que sentiu, sugiro que faça um beta quantitativo para um amelhor resposta
ResponderBoa tarde, tomo injeção depomes a 1 ano e meio. E fiz o uso de Azitromicina por 5 dias. No sétimo dia após parado o antibiótico eu tive relação sexual com ejaculacao dentro. Corro risco de engravidar ? Tomo injeção todo mês certinho. Obrigada
ResponderOlá, corre riscos sim pois antibióticos geralmente cortam o efeito do anticoncepcional!
ResponderEm um dos messes em q minha mulher estava tomando o anticoncepcional ela teve q tomar amoxilina por causa da garganta e no outro mês ela já tomou o anticoncepcional, com isso já podemos ter relação sem risco ?
ResponderOlá, não pois o antibiótico geralmente corta o efeito de anticoncepcional neste caso ainda há riscos de gravidez!
ResponderOi, vou tomar azintromicina e ele termina no sábado, na terça começo uma nova cartela. Essa nova cartela não será prejudicada né?
ResponderOlá, segundo pesquisas: A azitromicina não corta o efeito do anticoncepcional, seja ele oral, injetável, anel vaginal, transdérmico.
ResponderOlá, sei que o antibiótico diminui a eficácia do anticoncepcional, eu no momento estou usando os dois, mas minha dúvida é a seguinte, já estou no período menstrual, se eu tiver relação nesse meio tempo, sem camisinha, não tem nada a ver não né? Quanto ao efeito de ambos..? Eu sei das doenças sexualmente transmissíveis, mas por gentileza, só me tirem essa dúvida. Grata :)
ResponderOlá, segundo pesquisas: Os únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose
ResponderBoa noite, faço uso do diane 35 e tomei amoxilina por 5 dias, faltava 3 comprimidos eu tomei e fiz a pausa até o primeiro dia da minha menstruação, voltei a tomar uma nova cartela no 1 dia do sangramento, e tive relação no 1 dia da menstruação mais cedo e fiz o coito corro rísco?
ResponderOlá, tenho uma dúvida. Estou fazendo uso do gynotran tem 5 dias. Hoje tive relação sexual. Faço uso de anticoncepcional. Tive relação com camisinha mas ela pode ter se rasgado. Mas não senti que houve ejaculação dentro. Devo me preocupar? Agradeço
ResponderOlá, levando em consideração que nenhum método é 100% confiável, fique nos sintomas e no seu ciclo!
ResponderMe ajudem !!! Estou preocupada !
ResponderEu tomo anticoncepcional há 6/7 anos. Esse mês e o primeiro que precisei interromper para fazer uma cirurgia. No domingo – dia 19 tive relação desprotegida ( sem ejaculação interna e estava longe do meu período fértil. Faltavam 6 dias para a ovulação ) tomei uma pílula do dia seguinte menos de 1hora após a relação. Dia 21 eu precisei tomar antibiótico. Corro risco alto de gravidez ?
olá, como estava fora do período fértil e usou a pílula do dia seguinte, o esperado é que não tenha riscos.
ResponderOiii preciso de ajuda!!!
ResponderEu tomo injeção trimestral, e tomei 2 injeção de bezentacil tive relação desprotegida, dois dias depois desceu borra de café poucas quantidade sendo que minha menstruação não vem há 3 meses, aí parou a borra e depois de 2 dias veio novamente e com cólicas posso estár grávida? Bezentacil pote ter interferirido?
Boa tarde, minha dúvida é a seguinte. tomo meu atual anticoncepcional a mais ou menos 4 anos ( tenho25 anos) ja tomei outros tbm (alias tenho uma filha que foi fruto de uma troca de anticoncepcional.
ResponderMas enfim dia 3 de agosto precisei tomar antibiótico (amoxicilina) durante 7 dias e tive relação normal sem proteção. E continuei tomando o anticoncepcional IUMI, era pra ter descido a menstruação no último domingo que e como normalmente desce quando faço a apausa se 4 dias ( dia 22 de agosto) terca feita voltei a tomar o anticoncepcional uma nova cartela e me toquei que nao havia descido fiz um teste hoje dia 28 e deu negativo fiz durante a tarde nas pressas deu negativo mais nao sei se deu por que fiz com o xixi sem estar concentrado ne so bebi agua e fiz. Ainda estou receosa sobre o por que atrasou nunca aconteceu isso tomando esse anticoncepcional sempre vem certinho dentro do dia da pausa a menstruação. me ajudem com essa dúvida irei repertir o teste amanhã
Ainda sobre minha pergunta esqueci de citar que dia 12 tive um estranho corrimento rosado foi somente nesse dia.
ResponderEngrávido?
ResponderBoa tarde precisei toma cefalexina por causa de uma queimadura no dedo ai dois dias após minha menstruação desceu e ficou 3 dias descendo muito pouco depois disso tuve varias relações com meu marido sem preservativo continuei meu anticoncepcional mais minha cartela acabou a 6 dias e não desceu apertei meu peito começou a sair uma água transparente e possivel uma gravidez?
ResponderOlá Stephanie, para uma melhor resposta , sugiro que faça um beta quantitativo
ResponderEu tomo injeção trimestral..
ResponderTive que iniciar amoxilina e nimesulida por conta do dente.
Comecei na quinta e tive relação desprotegida na sexta e no sábado..
Nao mestruo com ela,e hj tou com uma coisinha fraca
Quais os riscos??
Olá pode estar com alteração hormonal pelo uso do ac, recomendo que veja seu medico para avaliação
ResponderOlá, tomo anticoncepcional injetável trimestral a 1 ano, e no final de julho tive que tomar por 7 dias Azitromicina, quando parei tive relação desprotegida, posso estar grávida?
ResponderO antibiótico cefalexina 500mg corta o efeito do anticoncepcional? Tomei essa medicação por 7 dias de seis em seis horas. Acabei o tratamento na sexta-feira, dia 14/05 e, na terça-feira dia 18/05 tomei a última pílula da cartela do Diane 35, que faço uso há 6 anos, começando o período de pausa. Estou na pausa e menstruei. A partir de quando posso voltar a confiar no anticoncepcional? Obs: desde que iniciei o uso do antibiótico não tive relação sexual, quero saber quando posso voltar a ter relação desprotegida. Obrigada
ResponderOlá, segundo pesquisa: De fato, alguns antibióticos podem interagir com contraceptivos, especialmente os combinados (que contêm estrógeno e progesterona), o que não é o caso da cefalexina.
Responderrecomendo que use seu AC, conforme prescrito e orientado pelo seu medico.
Olá. A un mês atras eu tomei antibiótico para infecção urinária por 7 dias, ja faz um mês que parei de tomar esse antibiótico. Continuei o uso do anticoncepcional normalmente, nao parei em nenhum momento. Só parei para a pausa. Ontem tive relações e ele ejaculou dentro, tem risco de gravidez?? Ou depois de um mês sem os antibióticos não terá problema?
ResponderOlá, segundo pesquisas Estudos recentes comprovam que a Rifampicina e a Rifabutina são os únicos antibióticos que interferem com a ação do anticoncepcional.
Responderpara evitar uma gravidez indesejada deve ser usado um método contraceptivo adicional, como o preservativo por exemplo, durante o tempo em que a mulher estiver a fazer o tratamento e até 7 dias depois de parar o antibiótico.
Boa noite!
ResponderEntão, me deu infecção urinária, passei pela médica ela receito uso de um antibiótico, desde segunda feira estou tomando , já tem 3 dias já , e com isso tive um sangramento , meu anticoncepcional q uso é o desogestrel , por conta q amamento ! É normal ter esse sangramento ? Tô na dúvida, devo fzr um teste de gravidez ? Ou será por conta do antibiótico q estou tomando ?
Olá, sugiro que veja com sua medica o tipo de medicação que esta em uso para esclarecer o sangramento se pode ser da medicação.
ResponderEsse sangramento é no período menstrual? se for não esta normal, por isso a questão de uma gravidez?
Se for essa a questão, recomendo que faça o beta quantitativo.
Bom dia!
ResponderDia 27 pausei meu anticoncepcional porque a partir do dia 28 ia fazer uso de Antibióticos e outros remédios, então não quis misturar…
Então estou dia 27, 29, 29 sem tomar, hoje dia 30 veio um corrimento rosado por enquanto…
Nao tenho relações desde o dia 1/04.
Então não é gravidez, mas é normal?
Meus antibiótico acabam no dia 7/04, que seria meu 16° comprimido do anticoncepcional…
Como faço? Fico sem tomar o resto desse ciclo e inicio normal no próximo?
Obrigada!
Olá, sugiro que você faça uso de seu AC, conforme foi prescrito para sua segurança e não atrapalhar seu ciclo.
ResponderNão foi prescrito, por isso a dúvida.
ResponderObrigada
Olá, não utilize medicação sem prescrição e orientação medica, pra sua segurança
ResponderTomei 2 comprimido s de antibiótico cefalexina 500mg faltando 3 dias pra menstruação descer. Já faz 10 dias que não vem a menstruação . No quarto dia veio um sangue marron só um pouco. posso estar gravida
ResponderOlá, você esta em uso de anticoncepcional, seu ciclo é regular?
ResponderEu tomei amoxilina e continuei com o uso do anticoncepcional. Cinco dias depois tive relação desprotegida . Hoje tive um pequeno sangramento de escape . Posso estar grávida
ResponderOlá se houve relação sem proteção tem risco sim, recomendo que faça o beta quantitativo caso haja atraso no ciclo.
ResponderEu tive a relação cinco dias depois de ter parado com o antibiotico , mesmo assim corro risco ?
ResponderOla, segundo pesquisas Pode haver redução temporária do efeito anticoncepcional durante o uso do antibiótico. Recomendado usar método de barreira – camisinha masculina ou feminina .
ResponderNão quer dizer que seja seu caso, como você tinha cinco dias sem uso do antibiótico.
Sugerir o Beta quantitativo caso haja atraso.
Olá. Tomei antibiótico amoxicilina (Clavulin) para tratamento de uma pequena infecção pulmonar. O último antibiótico, foi tomado na segunda-feira.
A pausa do meu anticoncepcional iniciou na sexta (na última semana não tomei exatamente nos mesmos horários, mas tomei)
Tive relação desprotegida nessa pausa (domingo) e até agora não menstruei. Já se passaram 72h. Estou preocupada, posso estar grávida?
ResponderALGUEM RESPONDE POR FAVOOORRR
ResponderTomo anticoncepcional há um mês, e ontem tive que tomar antibiótico (2 comprimidos apenas(10h para tomar o outro) meu namorado gozou dentro, mas não estou no período fértil
Corro risco de engravidar?
ALGUEM RESPONDE POR FAVOR (HEEELP)
ResponderTomo anticoncepcional há um mês, e ontem tive que tomar antibiótico (2 comprimidos apenas(10h para tomar o outro) meu namorado gozou dentro, mas não estou no período fértil
Corro risco de engravidar?
Olá segundo pesquisa o antibiótico diminui a eficácia da pílula. Isso acontece porque o antibiótico corta boa parte dos hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais.
ResponderNo dia 22 segunda feira comecei a tomar antibiótico amoxicilina por conta de um canal no dente que vou fazer. Hoje depois de fazer xixi quando fui me limpar saiu um sangramento de escape no papel higiênico apenas na cor rosa , não tinha muco, não tinha gosma, apenas sangue rosa . Não senti colica, nada . Apenas o sangue de escape . Será que é gravidez ? Meu dia fértil será no dia 28 desse mês. Oque será ?
ResponderBoa noite , tudo bem ? Tomo anticoncepcional a mais de 6 anos , sempre no mesmo horário.
ResponderMinha menstruação veio esse mês dia 11 a 14 !
Tive relação no dia 14..
E depois tive relação no dia 21.
No dia 22 segunda feira comecei a tomar antibiótico amoxicilina por conta de um canal no dente que vou fazer. Hoje depois de fazer xixi quando fui me limpar saiu um sangramento de escape no papel higiênico apenas na cor rosa , não tinha muco, não tinha gosma, apenas sangue rosa . Não senti colica, nada . Apenas o sangue de escape . Será que é gravidez ? Meu dia fértil será no dia 28 desse mês. Oque será ?
Olá, segundo pesquisa o antibiótico diminui a eficácia da pílula. Isso acontece porque o antibiótico corta boa parte dos hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais.
ResponderComo não esta no período fértil esse escape pode ter sido pelo uso do antibiótico, caso persista sugiro que veja seu médico para avaliar.
Mas corro risco de estar grávida ?
ResponderOlá, como não esta com o ciclo em atraso, sugiro que aguarde a data do ciclo, faça o beta quantitativo caso haja atraso no ciclo.
ResponderO que era? Estou do mesmo jeito. ja tem 1 semana de escape
ResponderOlá, faço o uso do qlaira corretamente estou na segunda cartela, no dia 10/03 comecei a tomar o antibiótico levofloxacino 500mg para sinusite, mas interrompi ele no sábado, no domingo (14/03) tive relação com meu namorado sem proteção mas sem ejaculação interna
ResponderNo domingo dia 21/03 tivemos relação duas vezes e ejaculação interna duas vezes, na segunda feira tive um corrimento levemente com sangue, na terça e na quarta ele ficou amarronzado e na quinta quase não há vestígios
Seria um escape ?
Olá como usa corretamente o anti, mais esta tendo escapes , seu ciclo esta em atraso?
Responderse tiver faça um beta quantitativo.
Oii entãoo, na quinta feira veio a menstruação mas foi no 17° dia do anti, liguei para o médico e ele disse que é normal acontecer isso. Posso ficar tranquila ??
ResponderE tenho uma dúvida como eu estou menstruada eu posso ter relações sem proteção com meu namorado com coito interrompido ou corro risco ??
Olá, faço o uso do qlaira corretamente, no dia 10/03 comecei a tomar o antibiótico levofloxacino 500mg para sinusite, mas interrompi ele no sábado, no domingo (14/03) tive relação com meu namorado sem proteção mas sem ejaculação interna, uma semana depois No dia 21/03, tivemos relação sem proteção mas com ejaculação interna, na terça feira veio um corrimento meio vermelho e marrom pra mim e até na quarta(hoje) ainda está um pouco
ResponderOlá, como usa corretamente o anti, mais esta tendo escapes , seu ciclo esta em atraso?
Responderse tiver faça um beta quantitativo.
Faço o uso do diclin já tem uns dois anos ,dei início a amoxicilina por conta de uma infecção urinária,mas só tomei um dia e meio. Comecei na sexta (19/03) e parei na metade do sábado(20/03),quando foi na terça (23/03),comecei a sangrar… pode ser menstruação?
ResponderObs: estou desesperada!!
Olá, faço o uso do qlaira corretamente, no dia 10/03 comecei a tomar o antibiótico levofloxacino 500mg para sinusite, mas interrompi ele no sábado, no domingo (14/03) tive relação com meu namorado sem proteção mas sem ejaculação interna,ele altera a eficácia do anticoncepcional?
ResponderOlá, segundo pesquisas: A levofloxacina não interfere no efeito do anticoncepcional e não aumenta o risco de uma gravidez. O anticoncepcional não interfere no efeito do antibiótico.
ResponderOii, faço uso do implante anticoncepcional (Implanom) desde fevereiro de 2020. Estou fazendo uso de nitrofurantoina para infecção de urina. É possível que forte efeito e eu possa engravidar?
ResponderOlá, segundo pesquisas: A nitrofurantoina não corta o efeito do anticoncepcional e não aumenta o risco de uma gravidez indesejada.
Respondertomo anticoncepcional injetável trimensal, e até dia 14 preciso tomar a redosagem, mas ontem iniciei o tratamento com uso do antibiótico azitromicina, acha que ele pode alterar a eficácia da injeção?
ResponderEstou com dúvidas sobre isso também! estava tomando o azitromicina pq extrai meu dente, hoje faz 1 dia que parei e vh vou tomar meu anticoncepcional injetável, estou com dúvidas se pode diminuir a eficácia do anticoncepcional :(
ResponderBoa noite. Me ajudem !!!
ResponderEu tomo anticoncepcional há 6/7 anos. Esse mês é o primeiro que precisei interromper para fazer uma cirurgia. No domingo – dia 19 tive relação desprotegida ( sem ejaculação interna e não estava no período fértil, faltavam 6 dias ) E menos de 1hora depois tomei a pílula do dia seguinte. Dia 21 precisei iniciar o uso de antibióticos. Corro risco de gravidez ?
Tive relação sem proteção no dia 08/02 e comecei o antibiótico no dia 09/02. Minha menstruação era pra ter vindo dia 22/02 e até agora nada. Corro risco de estar grávida?
ResponderOlá relação sem proteção tem risco, como esta com o ciclo em atraso, recomendo que faça um beta quantitativo.
ResponderBoa sorte
Olá estou com uma dúvida que está me aflingindo bastante..eu faço uso da algestona injetável à algum tempo, porém no mês de janeiro,tive relação dois dias depois de mestruar sem preservativo,e meu namorado ejaculou dentro..sete dias depois tomei a injeção…corro risco de engravidar? Por favor me responde…estou aflita!!
ResponderOlá, baixa probabilidade de gravidez no seu caso.
ResponderTirem minha dúvida por favor! Faço o uso correto do anticoncepcional, porém estou fazendo um tratamento o antibiótico zinnat. Tive a relação com o rompimento do preservativo, tomei a pílula do dia seguinte 2 horas após a relação. Corro o risco de engravidar???
ResponderOlá, baixa probabilidade de gravidez.
ResponderTomo anticoncepcional Elani ciclo 21 já a alguns anos. Comecei tomar amoxicilina e depois de uns 3 dias comecei a ter sangramento de escape. Só que estou mais de uma semana tendo esse escape e já parei o uso da amoxicilina. O que pode ser isso? Estou muito preocupada! Devo fazer o teste de gravidez?
ResponderPode ser uma questão hormonal, devido ao uso da medicação.
ResponderEstou desse jeito, terminei o tratamento e estou com escape. Você fez o teste? O que deu?
ResponderOlá oq deu seu teste?
ResponderBom dia.
ResponderEstou fazendo uso de antibiótico cefaxicilina, por conta de um furunco que deu na minha coxa da perna. Já faço uso de anticoncepcional a um tempo e permaneci tomando o antibiótico e o anticoncepcional, mas a minha menstruação desceu antes da cartela do anticoncepcional acabar. Pode ser normal? Devo continuar tomando o anticoncepcional com antibiótico, na verdade ele acabou neste domingo. O que eu faço?
Esse sangramento de escape é um processo normal, faça o uso normalmente.
ResponderBoa noite! Se alguém puder tirar essa dúvida, retiraria um grande peso de ansiedade de mim…
ResponderEsse mês faz 9 meses que tomo Ciclo 21, nunca tive esquecimentos e sempre minha menstruação veio normalmente nas pausas.
Tomei 4 dias (incompletos) de amoxicilina e tive uma relação na qual o preservativo estourou. Ressalto que no dia estava no terceiro comprimido da cartela de anticoncepcional (após a pausa) e utilizei a pílula do dia seguinte cerca de meia hora depois do ocorrido. Parei de usar o antibiótico por medo. Estou tendo uma grande angústia, se alguém me responder ficaria feliz. Obrigada
Por favor, poderiam me responder? Obrigada
ResponderEm que posso ajudar?
ResponderNesse caso baixa probabilidade de gravidez.
ResponderMuito obrigada! Meu período veio normalmente <3
ResponderOii
ResponderFaço uso do ciclo 24 eu emendei cartela
10 dia da segunda cartela tive que começar tomar antibiótico 14 dia minha menstruação desceu
Entre essa 4 dias que tomando antibiótico tive relação sem camisinha tenho risco de engravidar?
Baixa probabilidade nesse caso.
ResponderFaço uso de anticoncepcional continuo, todos os dias sem esquecer, ontem dia 15 tive relaçao desprotegida, hoje dia 16 precisei tomar o antibiótico ciprofloxacino, corro risco de engravida?
ResponderNesse caso pouco provável.
ResponderDesculpa minha ignorância, mas tenho dúvida se a pomada com antibiótico tbm corta o efeito do anticoncepcional injetável?
ResponderNão, nesse caso pouco provável.
ResponderTive relação com ejaculação dentro no sábado, logo em seguida após a relação eu tomei a pirula do dia seguinte e no mesmo dia eu tomei amoxilinalina
ResponderCORRO RISCO ????
Antibiótico pode reduzir a eficácia do contraceptivo.
ResponderCorro risco de ficar grávida??
ResponderNesse caso pouco provável.
ResponderNesse caso não.
ResponderPouco provável nesse caso.
ResponderPor favor, me ajudem!
ResponderTomo anticoncepcional ciclo 21 a 5 meses, e na primeira semana do 5° mês de remédio, eu tomei um comprimido de amoxilina após tomar a primeira pílula, uma semana depois tive relação sexual desprotegida, porém todos os dias tomei as pílulas nas horas corretas, corro risco de engravidar ?
Nesse caso baixa probabilidade.
ResponderNesse caso pouco provável.
ResponderPor favor, me ajudem
ResponderTomo anticoncepcional ciclo 21, e na primeira semana do anticoncepcional eu tomei um dia de amoxilina, porém o restante dos dias tomei as pílulas todas certas, porém também tive relação desprotegida , corro risco de engravidar ?
Olá. Eu tive que extrair um dente e tomar amoxicilina,estava tomando junto com o anticoncepcional só que na semana que comecei a tomar a amoxicilina 3 dias depois já estava na hora de dar a pausa do remédio. Depois de 2 dias minha mestruacao desceu,no mesmo dia que acabei de tomar a amoxicilina,depois de 4 dias bem no final da mestruacao tive relação com ejaculação dentro ainda estava na pausa do anticoncepcional só voltei a tomar no dia seguinte,posso estar grávida? Agora já essa semana tenho que fazer a pausa do anticoncepcional novamente e estou sentindo meus peitos doloridos e dor nas costas.
ResponderNesse caso pouco provável.
ResponderCorro risco de engravidar?
ResponderNesse caso não.
ResponderTomei a pílula do dia seguinte dia 27, no dia 29 à noite tomei amoxicilina, tive inflamação na garganta, e continuo tomando. Cortou o efeito da pílula do dia seguinte? E caso eu tome benzetacil?
ResponderCORRIGINDO: Tive relação dia 27, no caso tomei a pílula do dia seguinte no dia 28 à noite. Não tomei o Benzetacil, entretanto, ainda tomo o amoxicilina. Usei preservativo, porém houve uma quase penetração/penetração rápida e aquele “rala-rala” o sem preservativo, sabendo que o liquido lubrificante do homem contém esperma, posso está gravida?
ResponderÉ uma possibilidade, já que por sua vez o antibiótico tende a alterar o efeito.
Responder