O corpo humano funciona como uma potente máquina. E para que tudo funcione da forma esperada, cada engrenagem é importante para que tudo ocorra perfeitamente alinhado. Com algumas alterações das suas funções, alguns sinais podem acontecer, mostrando que algo está fora do esperado. Esse é o caso do corrimento amarelo.
Nem sempre a presença de um corrimento amarelo afirma que a mulher está com algum problema de saúde ou até mesmo alguma infecção1. Para chegar a essa conclusão, o corrimento amarelo precisa vir acompanhado de outros sintomas, que devem ser analisados minuciosamente.
Corrimento amarelo pode indicar o que?
O corrimento amarelo ou muco amarelo, nem sempre é indicação de que algum problema está acontecendo. Em alguns casos pode ser simplesmente sinais que a ovulação está prestes a acontecer. Pode ser também alguma alteração fisiológica do pH vaginal ou até mesmo algum descontrole hormonal.
Isso se a presença desse corrimento amarelo não vir acompanhado de sintomas como coceiras intensas na vagina, forte odor e incômodos na hora do ato sexual e para urinar. Esses são sinais da presença de uma possível infecção.
Normalmente, a presença de corrimento amarelo junto dos demais sintomas descritos acima indicam a presença de uma vaginose bacteriana2, que é uma infecção bacteriana, ou da tricomoníase, que é uma infecção causada pelo protozoário.
Vaginose bacteriana
A vaginose bacteriana ocorre devido a uma aglomeração de bactérias no canal vaginal. Essa aglomeração bacteriana altera o funcionamento da flora vaginal, e reduz a quantidade de lactobacilos locais, permitindo que as bactérias proliferem rapidamente. Essa proliferação causa sintomas característicos como o corrimento amarelo com um mau cheiro muito forte. Mesmo provocando sinais bem incômodos, é de fácil controle, e é necessário um tratamento rápido e eficaz.
A vaginose bacteriana não está na lista de DSTs e é considerada muito comum, devido a sua facilidade de proliferação. A forma de prevenção é manter relações sexuais sempre com preservativo, evitar duchas vaginais e ter controle do número de parceiros sexuais.
Riscos da vaginose bacteriana
Mesmo se tratando de um problema relativamente comum e de fácil tratamento, o tratamento da vaginose bacteriana pode apresentar alguns riscos à saúde da mulher, se não realizado da forma correta.
Não é muito comum ter complicações, mas caso não seja tratada corretamente, pode acontecer uma infestação de bactérias no útero e trompas. Isso pode provocar uma DIP (doença inflamatória pélvica).
Tratamento da vaginose bacteriana
O tratamento para vaginose bacteriana, e para acabar de vez com a presença do corrimento amarelo, é através de antibióticos e alguns cuidados específicos. O ginecologista poderá indicar o uso de remédio oral ou em forma de pomada.
O tratamento tem duração de 7 dias e não deve ser interrompido para garantir o tratamento adequado. Durante os dias de tratamento, é recomendado que relações sexuais sejam evitadas ou seja utilizado preservativo.
Tricomoníase
A tricomoníase é uma infecção no canal vaginal ocasionada por um protozoário chamado trichomonas vaginalis3. Mesmo se tratando de uma infecção vaginal, o protozoário pode ficar alojado no trato urinário masculino por longos períodos, sem apresentar sintomas. Por isso pode ser transmitido durante a relação sexual.
IMPORTANTE: A tricomoníase pode vir acompanhada de outras doenças da DST, como a gonorreia.
A forma de transmissão é de uma pessoa infectada para outra, durante a relação sexual. Nas mulheres, as áreas afetadas são: vagina, vulva, colo uterino e uretra. Nos homens, a parte afetada é a área interna do pênis, na uretra.
A tricomoníase apresenta sintomas bem característicos tanto no homem quanto na mulher. Eles incluem um corrimento amarelo com forte odor, coceiras vaginais, vermelhidão na área afetada e incomodo ao urinar ou durante o ato sexual.
Riscos da tricomoníase
A tricomoníase tem cura, se o tratamento for realizado de forma adequada. Mas caso não seja feito, pode oferecer grandes riscos à saúde da mulher, inclusive danos irreversíveis. A inflamação causada pelo protozoário aumenta as possibilidades de a mulher contrair o vírus HIV, caso seja exposta.
Tratamento da tricomoníase
O tratamento da tricomoníase é realizado à base de antibióticos, que podem ser orais ou em forma de cremes e pomadas vaginais. Porém, o de maior eficácia para combater a doença é em forma oral, que oferece resultados mais ágeis.
O tratamento deve ser realizado não só com a pessoa infectada, mas também com seu parceiro sexual. Por garantia, no prazo de 7 dias de durabilidade do tratamento deve-se evitar ter relações sexuais ou fazer o ato sexual protegido, com preservativo.
A melhor forma de prevenir o surgimento da tricomoníase é evitar ter vários parceiros sexuais, sempre utilizar preservativo e sempre que notar algum sinal diferente, fazer abstinência sexual e procurar um médico para avaliação.
Diagnóstico do corrimento amarelo
Ao detectar a presença do corrimento, principalmente se acompanhado dos demais sintomas de uma possível infecção, o ginecologista deve ser procurado para diagnóstico e tratamento.
O diagnóstico será realizado através da análise visual, e outros fatores serão avaliados, como aspecto da vagina e vulva. Caso o ginecologista tenha dúvidas, poderá fazer a coleta de uma pequena amostra do corrimento amarelo e encaminhar para avaliação do laboratório.
Tratamento do corrimento amarelo
O tratamento do corrimento amarelo dependerá do diagnóstico médico, já que este tipo de característica é comum a mais de uma causa. Cada causa terá um tratamento diferente da outra.
No geral, o tratamento do corrimento amarelo é a base de antibióticos ou medicação em forma de creme, gel, pomada ou até mesmo comprimidos vaginais. Normalmente, o tratamento é indicado não só para a mulher que apresenta o corrimento, mas também para seu parceiro sexual. Isso é ainda mais importante se for confirmado a existência de outras DST’s.
Durante o tratamento, alguns cuidados para minimizar os desconfortos e garantir a eficácia do tratamento são necessárias, como:
- Utilize sabonete neutro para fazer a higiene íntima;
- Evite ter relações sexuais;
- Não utilize absorventes internos;
- Faça banho de assento com água morna para aliviar a ardência e coceira.
Como evitar o corrimento amarelo?
Alguns cuidados com a saúde e principalmente com a higiene íntima são essenciais para garantir a saúde vaginal. Bons hábitos alimentares garantem uma saúde balanceada e um organismo mais forte para combater a invasão de algumas bactérias infecciosas.
Não abuse do consumo de álcool e tabaco, evite utilizar roupas muito apertadas e procure não utilizar banheiros públicos. Se for necessário usar, garanta que não tenha contato com o assento. Na hora de dormir, procure dormir sem calcinha ou opte pelas feitas em algodão, que permitem a “respiração” da vagina.
SEMPRE utilize camisinha, não faça duchas vaginais e evite utilizar desodorantes e perfumes na área da vagina. E o principal: visite seu ginecologista regularmente e sempre que notar algo estranho no seu corpo. Faça o exame papanicolau anualmente ou sempre que solicitado pelo seu ginecologista.
Ter alguns cuidados simples e viver uma vida regrada te garantirá um corpo saudável e longe de doenças tão incômodas e perigosas. Ao notar o menor sinal de alteração no seu corpo, procure seu médico imediatamente para avaliação..
Veja também: Vaginose Bacteriana – O que é, Causas e Tratamentos
Foto: OpenClipart-Vectors
Olá, boa noite! Estou grávida de 40 semanas, e semanalmente tenho relação com o meu parceiro, mas tenho percebido que após a nossa relação, tem aparecido um corrimento com grumos esverdeado ou então é um corrimento mais amarelado, líquido e com algumas bolhinhas, com um odor esquisito. O que pode ser? (O corrimento verde grumoso aparece geralmente após a relação com o meu parceiro, fora isso ele fica na cor amarela e alterna entre grumos e uma consistência mais líquida.)
Ola, precisa ver com seu medico para que seja avaliado esse corrimento e você orientada de forma correta
Tive relação desprotegida, to amamentando em livre demanda,ele ejaculou dentro, porém tomei a pirula do dia seguinte, no outro dia após a pirula do dia seguinte comecei a sentir colica e dor na vagina, ja estava 1 ano sem fazer nd, estava tendo um corrimento tipo clara de ovo, hj saiu amarelo claro , será se estou gravida ? Me ajudem
Olá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
Sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso,ou o ciclo não descer de forma normal faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula
tive relação sexual, e houve penetração, e ele gozou dentro, mas eu tomo injeção, e estava no final da minha menstruação, mas mesmo assim no desespero tomei a pílula do dia seguinte, depois de um dia desceu um corrimento amarelo claro mas sem odor, tem possibilidade de ser apenas uma alteração hormonal porque eu tomei dois anticoncepcionais diferentes ou alguma dst??
Olá o uso da pilula pode causar escapes e alteração no ciclo, em relação a DST somente uma avaliação medica para que seja avaliada e orientada corretamente
Boa noite poderia me ajuda tive relação sexual com meu namorado domingo 12 02 e teve penetração sim mais no outro dia tomei uma pilula dia seguinte aí notei na terça feira começo sai corrimento amarelo mais sem odor
Coceira tem mais não frequente oque pode ser pode me ajudar estou preocupada..obg
EU fiquei com o meu namorado e houver penetração, porém ele não gozou dentro de mim , mais já pela manhã eu tomei a pílula do dia seguinte, mais minha menstruação está atrasada a alguns dias e eu tô sentindo umas coceiras, tipo uma agonia nas partes íntimas e ah um corrimento um pouco amarelado.
Eu posso está grávida ??
Olá Val, relação sem proteção tem risco.
o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço , dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
o uso da pílula , pode ocasionar atraso no ciclo . Sugiro que se o ciclo não descer de forma normal faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula
Olá! Há uma semana tive relação com meu namorado, porém não houve nenhum tipo de penetração, apenas as (passadinhas) mas eu estava com roupa íntima, faço uso do anticoncepcional Pietra ED, a base de progesterona (faz 2 meses) e 8 dias depois dessa relação, tive uma leve mancha de corrimento rosa no meu protetor diário (apenas essa mancha) e um dia depois, comecei a ter um pouco de corrimento amarelado, devo me preocupar e descartar a possibilidade de uma gravidez ?
Olá, recomendo que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso pelo que relatou do escape, veja seu medico para avaliação pode ser alteração hormonal pelo uso do AC.
na duvida de uma gestação, sugiro que faça um beta quantitativo.
Mas eu não mesntruo, pois uso o pietra continuamente, então não tenho ciclo
Olá Nick, já que o uso é continuo não tem ciclo, como citou do escape, pode estar com alteração hormonal, recomendo que veja uma consulta medica para que seja avaliada e orientada com segurança.
Hoje faz 67 dias da relação ja fiz vários teste de farmácia,bhcg e uma ultravaginal e todos negativos, mas estou sentido colica e corrimento às vezes clara de ovo outras branco ,tomei a pilula do dia seguinte será algum descontrole hormonal
Olá Neuza, o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço , dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
o uso da pilula , pode ocasionar atraso no ciclo . Sugiro que se o ciclo não descer de forma normal faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula .
Como já fez exames e foram negativos para gestação, recomendo que veja uma consulta medica para que seja avaliada e orientada corretamente
Olá minha menstruação desceu dia 29 e no dia 3 eu tive relações protegida porém o preservativo acabou rasgando e nisso saiu sangue acho que resto da menstruação nesse msm dia ou seja fora do período fértil. Aí tomei o anticoncepcional nesse mesmo dia e tô sentindo esses sintomas pois tenho pavor de gravidez e tô tomando o anticoncepcional até hj e tô sentindo reação pode ser do anticoncepcional e psicológica me ajudaa por favor imploro para alguém me socorreeer por favor
Olá Berenice, se iniciou o Ac agora os sintomas pode sim ser pelo uso , sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso , faça um teste ou exame de sangue beta quantitativo.
Olá, como esta em uso de AC, pode sim ser efeito do uso, pode dar alteração hormonal.
recomendo que faça o uso do AC como foi orientada por seu medico.
Olá.Depois que minha menstruação se foi,na segunda semana tomando anticoncepcional,comecei a ter um corrimento amarelo claro líquido sem cheiro(não tive relações sexuais desde então).
Olá, recomendo que veja uma consulta com ginecologista para avaliar esse corrimento e se necessário medicar corretamente
alguém pode me ajudar?
tomo tamisa 20, fiz a pausa, o sangramento veio e quando acabou (na sexta) tive relações… no último domingo, tive relação e logo depois, começou um sangramento pequeno e depois começou a ficar rosado, o que pode ser?
Olá pode ser resíduos do final do ciclo esse escape .
recomendo que se continuar , veja seu medico para avaliação e orientação correta .
Olá, fiz 40 anos, retirei meu DIU a pouco menos de 1 ano. De lá pra cá as coisas mudaram. Todo mês, durante o período fértil tenho grande quantidade de muco amarelo pastoso. Dura sempre de dois a três dias sem nenhum outro sintoma ou odor. Meu FSH está um pouquinho elevado. Esse muco pode ser só do período ovulatorio e início de uma perimenopausa? Ocorre todos os meses exatamente 12 dias antes da menstruação.
Olá Patricia pelo que relatou ele ocorre no período fértil, para ter a resposta de uma possível pré menopausa, recomendo que veja seu medico para avaliação e se necessário exames complementares para ter um reposta e orientação correta.
Dia 15/02 tive minha primeira relação com preservativo, não uso Ac e estava no período fértil. Durante o ato, percebi que tinha um líquido próximo a base (anel) do preservativo, meu namorado ainda não tinha gozado e disse que esse líquido era meu, uma vez que ele me masturbou antes. O preservativo estava justo e não estava furado, minha menstruação desceu normal. Após a menstruação acabar, ele me masturbou com o dedo e no dia seguinte começou a sair um muco amarelo tipo catarro, e arde às vezes… Será que é infecção ou gravidez?
Olá pelo que relatou relação com proteção não tem risco, sugiro que veja seu medido para avaliar esse corrimento com segurança
Não evito a uns 3 anos e minha menstruação é irregular,agora estou com um corrimento viscoso e amarelo sem odor, pode ser gravidez? Ah tenho ovario policistico!
Olá, apenas fazendo um teste para tirar a a dúvida mais por sop é comum este atraso!
Olá, hoje estou com 2 meses pós parto normal ,sangrei 33 dias nos resguardo ,uma semana depois dos 40 dias ,fiquei menstruada por 6 dias ,hoje tá com 10 dias depois da menstruação e estou sagrando novamente, é certo q fiquei muito estressada depois do parto.
Isso pode acontecer ou devo procurar o ginecologista?
Passei dois meses sem tomar comprimido, e sem proteção minha mestruacao um mês veio só 1 dia. E muito antes do dia previsto do outro mês veio. Mas tô sentindo muita tontura, enjoada, e com um corrimento sem cheiro mas veio com uma leve correira pode ser gravidez?
Olá, pode ser sim faz um teste ou exame de sangue pra tirar a dúvida. Esse sangramento pode ter sido nidação e não sua menstruação já que não estava na data.
Bom dia!
Dia 27/10 tive relação com camisinha, porém a camisinha estourou, tomo anticoncepcional regularmente, mas após ter iniciado no dia 22/10 eu esqueci de tomar por 2 dias, então tomei os dois de uma vez. Fiz a tabelinha e eu estava no período fértil e por ter esquecido de tomar o anticoncepcional por dois dia acabei tomando a pílula do dia seguinte no dia 29/10.
Após tomar a pílula do dia seguinte comecei a ter um corrimento amarelado, sem cheiro, sem coceiras ou qualquer outro sintomas.
Continuei tomando o anticoncepcional normalmente e no mês 11 a menstruação desceu regularmente, porém, o corrimento amarelado, sem sintomas se mantém.
O que pode ser?
Olá, pelo fato de ter usado o ac de forma incorreta, o uso da pílula, pode ter dado alteração hormonal.
Olá, tomei a pílula do dia seguinte em agosto, esse mês não veio, porém sai um muco amarelado e muita cólica. Pode ser um descontrole hormonal causado pela pílula?
Olá, o uso da pilula pode ocasionar alteração hormonal, desceu ciclo em setembro? se sim, esta atrasado em outubro, sugiro que veja seu medico ou faça um beta quantitaivo
Tomo anticoncepcional a 8 Anos e mês passado deixei de tomar 2 Semanas e voltei a tomar mais minha mestruaçáo não veio está atrasada te 3 dias pode ser uma possível gravidez?
Olá, pode estar tendo uma alteração hormonal pelo uso do AC, recomendo que veja seu médico para uma avaliação .
relate a possibilidade de uma gestação e siga as orientações passada por seu medico
Olá depois q parei de tomar injeção de 3 meses com um mês a menstruação veio só sujando depois q parou começou a descer um corrimento branco amarelado com xeiro ruim mais sem coceira sem odor o que será?
olá a menstruação sujando pode ser alteração pela pausa do AC, corrimento com cheiro ruim, recomendo que veja seu medico para avaliar
Tive corrimento tipo leite coalhado e agora corrimento amarelo sem cheiro sem dor …oq será ….faz nove meses q não tomo anticoncepcional ………quero engravidar …mas o q será esse corrimento
Olá, para uma reposta melhor sugiro que veja seu ginecologista para avaliar o corrimento e se necessário orientar em medicação
Ola. Estou com um corrimento amarelado e sem cheiro, também não há coceiras ou dores ao urinar, o que pode ser?
Olá, para uma melhor resposta, sugiro que veja seu ginecologista para uma consulta e avalição
Olá me chamo Daiane corrimiento amarelo pode ser gravidez
Olá Daiane, esta com o ciclo em atraso? se sim para uma melhor resposta sugiro que faça um beta quantitativo, se for negativo veja seu ginecologista para avaliação no corrimento