Quando se é mulher é bem comum passar por certas situações inesperadas no decorrer do ciclo menstrual, como sangramentos. Muitas vezes isso pode estar relacionado com problemas hormonais, com a ingestão de determinados medicamentos ou com relações sexuais. Quando isso acontece, chamamos de sangramento de contato.
Mas será que isso é algo ruim? Por que acontece, afinal? Como fazer o sangramento de contato parar? Essas e outras questões serão respondidas no texto de hoje. Leia e descubra tudo o que precisa saber sobre esse fenômeno não tão desconhecido.
O que é Sangramento de Contato?
Um sangramento de contato1 nada mais é do que um sangramento que ocorre na região da vagina durante ou após uma relação sexual. Quando ele ocorre, costuma preocupar bastante porque normalmente não se sabe o que ocasionou aquele sangramento.
Por outro lado, muitas mulheres não dão a devida atenção quando isso acontece por confundirem o sangramento de contato com a menstruação, principalmente as que não possuem um ciclo muito regulado, já que ela também pode ocorrer durante ou após uma relação sexual, dependendo da época em que a essa relação acontece.
O que Causa o Sangramento de Contato?
Existem diversas causas para que o sangramento de contato ocorra. Como se trata de um problema que pode variar muito para cada caso, é possível apenas ter uma ideia geral com base em algumas informações como idade da mulher, seu estilo de vida, suas tendências genéticas, entre outras coisas. Algumas das principais causas do sangramento de contato são:
- Rompimento do Hímen;
- Falta de Lubrificação;
- Relação Muito Intensa;
- Doenças Leves;
- Sangramento de Escape;
- Muito tempo sem Sexo;
- Câncer Vaginal
Vamos falar mais profundamente sobre cada uma delas, explicar como e por que cada uma delas ocorre.
Rompimento do Hímen
O hímen é uma membrana fina que cobre a entrada da vagina e ajuda a prevenir infecções sobretudo na fase da infância. Na primeira relação sexual, ele normalmente é rompido e esse rompimento, na maioria das vezes, ocasiona um sangramento. Isso é algo bastante comum e não é motivo para preocupação.
Falta de Lubrificação
Quando a vagina da mulher está muito seca, o atrito que a relação sexual causa acaba fazendo com que a parte interna da vagina se machuque e até mesmo sangre. Isso é mais comum na menopausa, mas também pode acontecer com mulheres mais novas2. Em casos como esse, é recomendado que a mulher use algum tipo de lubrificante para ajudar a não criar tanto atrito.
Relação Muito Intensa
Uma relação sexual muito intensa também pode criar lacerações na parede vaginal de uma mulher, o que acaba causando o sangramento após a relação. É necessário tomar cuidado para que essas pequenas lacerações não criem nenhum tipo de infecção, o que pode acabar se tornando um grande problema.
Doenças Inflamatórias
O sangramento de contato também pode acusar diversos tipos de doenças como doença pélvica inflamatória ou até mesmo candidíase. Se esse tipo de sangramento ocorre muitas vezes, é necessário procurar um médico e fazer os exames para verificar se não há nenhum tipo de doença que possa estar te atrapalhando.
Sangramento de Escape
Acontece normalmente por conta do uso de contraceptivos que contém hormônios como estrogênio em baixa dosagem. Quando ocorre um problema na concentração desses hormônios, acontece também o sangramento. Esse tipo de sangramento pode ocorrer até mesmo sem nenhum tipo de relação sexual, mas é mais frequente quando há.
Muito tempo sem Sexo
Quando uma mulher fica muito tempo sem fazer sexo, pode ser que haja um pequeno sangramento de contato, que costuma não significar nada de grave. Entretanto, se existir uma dor muito intensa ou algum tipo de incômodo, é recomendável consultar um ginecologista para verificar se está tudo em ordem.
Gravidez
No início da gravidez é comum que hajam leves sangramentos. Quando uma mulher ainda não sabe se está grávida, esse sangramento pode ser motivo de preocupação. Nesse caso a consulta médica também é a melhor solução.
Câncer Vaginal
O câncer vaginal é mais comum após os 50 anos de idade e, embora seja raro, ele pode sim ocasionar o sangramento de contato. É necessário prestar atenção e ter os exames em dia, principalmente se você faz parte do grupo de risco3.
Como Prevenir o Sangramento de Contato?
Como existem diversos motivos pelos quais o sangramento de contato ocorre, é muito difícil dizer exatamente o que se deve fazer para evita-lo. Porém, existem algumas atitudes que podem ser tomadas que previnem não só o sangramento, mas também diversos tipos de doenças.
Usar camisinha durante as relações sexuais é sempre importante para prevenir qualquer tipo de IST, além de algumas doenças que também causam o sangramento. Outra coisa que se deve fazer é, quando se toma a pílula anticoncepcional, fazer o uso da forma correta, sem esquecer os dias e tomar em horários errados. Isso também contribui para que não ocorra nenhum sangramento desse tipo.
Estar em dia com todos os exames ginecológicos também é uma ótima dica para prevenir que muitos desses problemas que causam o sangramento de contato ocorram. Outra dica também muito útil e importante é utilizar cremes e óleos lubrificantes a base de água para evitar que o atrito machuque a vagina durante as relações sexuais.
Quando se Preocupar com o Sangramento de Contato?
Uma mulher deve se preocupar com o sangramento quando ele começa a ocorrer muitas vezes seguidas. Apesar de existirem chances de ser algo leve e inofensivo, é sempre importante fazer uma visita ao médico para saber exatamente como o seu corpo está funcionando e por que esse tipo de sangramento está ocorrendo.
O médico irá identificar e te dará as coordenadas para tratar desse problema. Essa é a maneira mais fácil e mais responsável de lidar com o sangramento de contato.
Fazer sexo deve ser uma atividade prazerosa e benéfica em diversos sentidos e, quando ocorre algum problema como o sangramento de contato, deve-se procurar ajuda profissional o mais rápido possível para que esse momento de prazer em sua vida não se torne um transtorno.
Uma vida sexual plena faz parte da felicidade de um casal e afeta diretamente a sua relação. Por isso, é sempre importante que os dois estejam sempre em sintonia, que um entenda quando o outro possui um problema e, mais do que isso, que ajude o outro a superar esse problema. Não se esqueça, o físico e o psicológico precisam andar juntos para que a vida sexual de um casal seja saudável.
Veja Também: Desconfortos na Relação Sexual – Como Contornar
Foto: Pxhere
Boa noite,estou muito preocupada e preciso de ajuda,fiz meus exames ginecológicos e foi tudo normal, um mês depois 5 dias antes da menstruacao vim tive relacoes e sangrou na penetracao e parei,após a mestruacao vim e ir embora tentei novamente e sangrou no nono dia tentei novamente e sangrou,aí parei sempre na penetracao tem como me ajudar?
Olá kelly, precisa passar por uma avaliação medica, onde serão feitos exame físico que são importantes para o correto diagnóstico e tratamento. Converse com o seu médico. Agende a sua consulta. Esclareça suas dúvidas.
Bom dia, tenho 57anos e à meses, quase 1 ano que não menstruo mais. Estou namorando à pouco tempo e nas nossas relações íntimas, nesse fim de semana, no dia seguinte fui ao banheiro e saiu sangue no papel higiênico, e isso já faz 3 dias que continua saindo sangue no papel. Estou preocupada… o que fazer?
Olá Sueli, como tinha um tempo sem ciclo, sugiro que veja uma avaliação ginecológica para avaliar e te orientar de forma correta, não temos como afirmar o que possa ser, precisa passar por avaliação.
Oi tudo bem? Quando tinha 12 anos, uma vez tente me tocar introduzindo meus dedos em minha região íntima, nao consegui pois senti muita dor, e percebi q havia sangue nos meu dedos, ai no mesmo dia após eu sair do banho, passou umas horinhas e vi q havia sangue em minha calcinha, então minha mae deduziu que era a minha primeira menstruação, (até hj n sei se rompeu meu hímen ou era de fato menstruação) e dps de 1 ano a suposta menstruação voltou com “sangue” de verdade, era bem avermelhado e tinha coágulos, primeira vez que me senti menstruada de vdd, pq sempre tinha um secreção marrom q ficava no máximo dois dias, minha mae falava q era menstruação, más estava mais para um corrimento , (tenho 14 anos agr) e só menstruei “de verdade” umas 3 vezes, e todas as vezes que vieram, fica 1 semana ou mais dias, e com o fluxo mt intenso, comecei minha vida amorosa ano passado, comecei a ficar com alguns meninos, até q um dia quando tava ficando com um menino ele quis passar do beijo e introduziu um dedo em minha região eu levei a famosa “dedada” sei q saiu um pouco de sangue como a primeira vez q tentei fzr sozinha, pois minha calcinha estava la manchada de sangue dps, o menino nada sobre sangue entao acho q n saiu nos dedos dele, más só sei a doeu muitoo, foi primeira vez q alguém tinha feito aquilo cmg, dps fiquei com mais alguns meninos q fizeram isso, e a te hj nunca consegui sentir o mínimo de prazer ou algo do tipo, sempre sinto uma dor terrivelmente absurda, e sempre q alguém me toca sai sangue, n nos dedos da pessoa, más minha calcinha em si, fica parecendo q vazou menstruação, nunca cheguei a fazer “sexo”
Tenho 41 anos e já fiz exterectomia a 11 anos. e ontem durante o ato sexual eu sangrei muito. Não sei o porque isso aconteceu poderia mim ajudar isso é normal
Olá sangramento precisa ser investigado, precisa ver seu medico para que seja avaliada e orientada de forma correta
tive minha primeira relação no dia da ovulação de madrugada,(13/04)na segunda 17/04)tive sangramento igual minha menstrua e durou 3 dias,minha menstruação sempre ficava 5 dias, começei desconfiar q poderia ser sangue pq rompeu o homem,fiz um teste no sábado 22/04 deu negativo,porém fazia poucos dias de ovulação então desconfiei também de um falso negativo,se caso o sangue q desceu não foi menstruação,era pra ter descido dia 27/04 e não desceu,estou com medo,e tbm imaginei q tudo isso poderia ser descontrole hormonal no organismo,pois em todos esses dias tive stress, ansiedade etc,por via das dúvidas vou fazer outro teste
Iai deu em que?
Tive relação sexual com camisinha, meu parceiro penetrou e por ele ser grande acabou me machucando, na hora sentir o desconforto mas depois passou….. e agora estou cm uma leve secreção nada exorbitante tem uns dias, tbm no meio desse dias eu passei de tomar o anticoncepcional….. será que ias influenciou? Para a leve secreção
Olá tudo bem, essa secreção pode ser alteração pelo uso e pausa do AC, se persistir recomendo que pelo que citou na relação o desconforto, veja uma consulta ginecológica para que seja avaliada e orientada corretamente.
Eu tenho que ser sangramento em toda masturbação já fui no ginecologista fiz todos os exames e está ok cortei as minhas unhas ela tá bem curta na verdade quase não existe unha hoje tive masturbação bem leve e houve um pouco de sangramento o que posso fazer para evitar esse sangramento?
Boa noite, vivo dentro de um relacionamento lesbico, e a pouco tempo minha namorada perdeu a virgindade, mas até entao nao tinha ocorrido nenhum sangramento, a um tempo enquanto estavamos tendo relaçoes sexuais percebi que ela estava sangrando, e essa situaçao se repetiu mais uma vez, queria saber se isso poderia ser algo mais grave ou o fato de ser algo novo pro corpo dela..
Olá, aconselho procurar um médico para avaliar melhor a situação!
Menstruei dia 15/7 e fiquei menstruada até dia 22/07, no mês de agosto menstruei do dia 18/08 até o dia 20/08. Esse mês de setembro era pra ter descido dia 17 e ainda não desceu, porém na minha última relação sexual sangrou um pouco aquele Rosado bem clarinho. Só q há 7 anos fiz minha laqueadura. O q pode ser?
Olá Ju, de julho a agosto foram 35 dias seu ciclo, costuma ser assim?, se sim, esta em atraso, sugiro que se houve relação sem proteção faça um beta quantitativo, se não houve, veja seu medico para avaliar esse atraso
Boa noite! Tenho uma dúvida. A menstruação da minha namorada desceu no dia 1 do 9, acabou por volta do dia 6 do 9. Tivemos relações sexuais com camisinha (não se romperam) e sem ejaculação na vagina nos dias 10 e 13 do 9. Os ciclos menstruais dela são irregulares, durando de 29 a 34 dias. Hoje dia 20 do 09 ocorreu um corrimento rosado enquanto eu a masturbava, minhas unhas estavam cortadas, porém não estavam lixadas. Ela não sentiu incômodo algum que fizesse pensar em lesão, e está muito preocupada em ser nidação. Isso seria possível?
Oi,havia dois dias que a menstruação tinha acabado tive relação mais a camisinha estourou assim que vimos,corremos na farmácia tomei a pílula do dia seguinte em questão de minutos.apos uns 7 dias tive relação e durante a relação tive um sangramento muito pouco será que estou grávida?
Olá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
Sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso, faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula
Os médicos orientam que o ideal é a mulher tomar a pílula o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida,
Já que o prazo limite de eficácia é de até 72 horas após a relação, depois desse período
Torna-se bastante reduzida: 95% até as primeiras 12 horas; 85% após as primeiras 24 horas; e menor que 55% após 48 horas.
Portanto, fica claro que a pílula do dia seguinte não deve ser usada de forma planejada e que jamais deve substituir um método
Contraceptivo de rotina.
Dr quando tenho relação com minha mulher tenho sangramento quando ela me toca e eu tenho utero baixo sinto as vezes ao tocar um emcomodo pode ser isso ai metoca pega no meu utero e vem o sangramento??
Olá Lilian, recomendo que veja seu medico para uma avaliação segura e precisa sobre esse sangramento.
Tenho 17 anos já tive alguma relação sexual mais nunca fui de fazer sempre a poucos dias tiver relação 2 vezes e nessas 2 vezes sagrou muito no início e depois não mais só sangrou na quele momento não sentir dores e nem nada e nem senti estou muito preocupada nunca conteceu isso
Tem 35 que a minha menstruação não vem fiz um teste e deu negativo devo faz outro teste?
Olá, se tem o ciclo regular, recomendo que faça um beta quantitativo para uma melhor resposta
Dra tive minha primeira relação sexual domingo, e estou sangrando até hoje. Faço o uso do anticoncepcional diane 35, isso pode ser sangramento de escape? Estou na segunda semana da cartela. O que faço? Agendei uma consulta com a ginecologista só que só tinha para o mês de agosto.
Olá, se for a primeira cartela, normal o escape, pode estar com alteração hormonal pelo uso do AC
Sou virgem ,e mim masturbei mas não rompi o himem já tive antes hemorragia ,mas agora quando mim toco sempre sangra no dia seguinte o q pode ser. Estou com medo pois sou virgem.
Olá Maria, sugiro que veja seu ginecologista e veja essa questão
Tive relação desprotegida ontem, estava no primeiro dia da ovulação, hoje pela manhã tive um sangramento, juntamente com uma sujeira, continuou durante do dia, mas nada parecido com o sangramento normal da menstruação. Pode ser um indicativo de gravidez?
Olá, muco sugestivo de ovulação, normal ter escape.
Olá, eu n sou mais virgem a quase uns 4 anos e meio, e desde a minha primeira relação eu nunca sangrei, e nesses últimos tempos, eu acabei me masturbando, e sangrou da primeira vez durante, ( sendo q muitas outras vezes nunca ocorreu ) E depois disso, tentei mais 2 vezes e continuou sangrando. ( Eu tenho cand./corrimento a alguns anos ) mas mesmo quando fazia sexo e me masturbava, nunca aconteceu, e só aconteceu agora, oq pode ter acontecido?
Olá, para ter uma resposta correta ,recomendo que veja seu ginecologista para avaliação.
oi e ai cosnultou? oque era? sofro com o mesmo
Oii, bom to com vergonha, mas ent eu me masturbei (ato q faço raramente) mas foi por cima da calcinha e dps de umas hrs começou sair um pouquinho de sague junto do corrimento, e eu to preocupada pq é a primeira vez que sai sangue…
Olá, se estava em período fértil , talvez o escape tenha sido da ovulação. ou próximo de menstruar, observe se não se machucou.
Após masturba sem querer raspou a unha
Depois percebi um pouco se sague meio claro saindo
É normal?oq pode ser?
Olá, se machucou com a unha normal o sangramento, se persistir sugiro que veja seu medico para avaliar o ferimento