A rotina da vida moderna é cada vez mais agitada: trabalho, casa, filhos e jornadas extenuantes. Uma gravidez tranquila e livre de estresse atualmente não é uma tarefa fácil, mas por conta dos prejuízos do estresse na gravidez é válido driblar essas situações, tentar amenizar os ânimos, reduzir as tarefas e respirar fundo.
Estudo realizado pela American Thoracic Society, em Toronto, aponta que o estresse na gestação está relacionado com o desenvolvimento de alergias respiratórias. A explicação para a resposta fisiológica é de que o feto ao estar exposto às situações estressantes acaba produzindo imunoglobina, anticorpo responsável pelas reações alérgicas1.
Quando a mãe passa por situações de nervosismo constante na gravidez, automaticamente diminui as defesas naturais do corpo atingindo principalmente o bebê. De acordo com a pesquisa desenvolvida pela Universidade de Kontanz, na Alemanha, as situações de estresse vivenciadas na gravidez provocam alterações biológicas nos receptores de hormônios. Como exemplo, as mães que convivem com parceiro violento ou costumam sofrer estresse doméstico2.
Segundo os cientistas da Universidade Kontanz uma gestação tumultuada pode alterar a saúde emocional da criança, como a intolerância ao estresse e sérios problemas de comportamento, podendo levar até mesmo a doenças mentais.
Estresse na Gravidez Pode Causar Aborto?
O aborto espontâneo ainda não possui causas esclarecidas na área médica. No entanto, existe o conhecimento de que 50% a 70% das mães que perdem o bebê estão no período do primeiro trimestre da gravidez. Nesses casos, os motivos que levam ao aborto tem relação com anormalidades cromossômicas e outras situações que impossibilitaram o desenvolvimento do bebê.
Embora o estresse não esteja diretamente relacionado ao aborto, não quer dizer que situações de muito nervosismo, como um divórcio, perda de um ente querido e outros episódios, não possam afetar a saúde emocional da gestante e também da criança.
Em 2008 na Dinamarca foi realizado um estudo com 19 mil gestantes. As participantes tinham alto nível de estresse psicológico e apresentaram risco de 80% de dar à luz natimortos. Outras avaliações científicas também associam o estresse à dificuldade de ganho de peso do bebê e partos prematuros.
Causas Associadas Ao Estresse Na Gestação:
- Atraso no desenvolvimento do bebê;
- Aumenta as chances de depressão pós-parto;
- A criança pode apresentar atraso no uso da linguagem, ansiedade e sintomas depressivos;
- Risco aumentado do parto prematuro;
De que Forma o Estresse Vivido pela Gestante Afeta o Bebê?
Quando a mãe é acometida pelo estresse são liberados os hormônios que contraem o útero e dificultam o sistema vascular. Os principais sintomas indicativos de que a gestante vive constantemente estressada são: falta de apetite, pois a digestão nesses casos é prejudicada; baixa imunidade e maior risco de infecções; alterações na pressão arterial.
É Possível Evitar o Estresse na Gestação?
A rotina do dia a dia precisa prosseguir, afinal, como muitos dizem “gravidez não é doença”. No entanto, isso não significa que durante este período não ocorra um turbilhão de transformações psicológicas, hormonais e físicas no corpo da mulher, fazendo com que ela necessite adquirir um novo ritmo, pelo menos ao decorrer da gestação.
Se não for possível levar uma vida pacata, em contato com a natureza e lugares pacíficos, é possível administrar o trabalho e a casa, porém abrindo mão de algumas situações e respeitando os sinais de cansaço e menor indisposição, o mais indicado é não forçar.
No início da gravidez, principalmente, é comum a mãe sentir maior cansaço, dificuldade de concentração e sonolência. É importante respeitar esses sinais do corpo, pois são mecanismos de defesa da natureza que propiciam o desenvolvimento saudável do bebê, além de preparar o corpo e organismo da mãe.
É Necessário Maior Repouso!
A indisposição, assim como picos de energia, são comportamentos bastante comuns na gravidez. Existem gestantes que ficam “elétricas” e adoram aproveitar a energia para realizar inúmeras tarefas domésticas, no trabalho, assim como resolver assuntos pendentes.
O movimento na gestação é saudável, combate o sedentarismo, ajuda no controle de peso, faz bem para saúde arterial e ajuda no momento do parto. No entanto, o repouso se faz também necessário.
IMPORTANTE: o pré-natal na gestação ajuda a evitar inúmeros problemas que podem ocorrer no período. Mulheres que possuem diabetes ou hipertensão necessitam de acompanhamento redobrado ao se tratar do estresse durante a gravidez.
Atividade Física Ajuda a Aliviar o Estresse na Gravidez
A prática de atividade física para gestante é um excelente tratamento no combate ao estresse. O exercício físico com orientação do médico obstetra e acompanhamento de um educador físico contribui para o aumento do tônus muscular da gestante, diminui a dor lombar, fadiga e principalmente, alivia as tensões e ajuda a relaxar3.
Gestantes que já receberam o alerta para o controle do estresse devem consultar o médico para a possibilidade de praticar algum exercício físico. Deve evitar as atividades físicas intensas, sob o risco de prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Atividades que Podem Ser Praticadas pelas Gestantes
- Hidroginástica
- Ioga
- Pilates
- Caminhada
- Musculação
- Natação
Antes de iniciar a prática dos exercícios consulte o médico, pois o especialista irá avaliar as condições físicas da gestante para indicação do exercício mais adequado. O acompanhamento do instrutor que esteja habituado a orientar grávidas é fundamental para garantir a segurança e bem-estar.
Veja Também: Ansiedade na Gravidez – Como Lidar com Ela?
Estou com 27 semanas
ResponderMeu marido mim agride verbalmente
Se eu reclamo de alguma coisa errada que ele fez..
Ele fica muito nervoso
Semana passa mim mandou e pro inferno e que o Diabo mim carregasse..
Hoje falou que Maldita hora eu fui engravidar
E fala um monte de palavrões e mim chinga
Eu estou muito magoada com isso tudo..
Passa na minha cara que eu dependo
Querida diga ao seu marido que o que ele faz é crime e ele pode ser preso por isso.
ResponderEstou com 32 semanas de gravidez e descobrir que meu marido tem outra,estou sofrendo de insônia,ansiedade e depressão por mas que eu tente,fico ansiosa a noite e não consigo dormir.
ResponderEu também…
ResponderNossa, imagino a sua dor…entrega seus sentimentos e emoções agora nas mãos de Deus e família. Tenta sempre conversar com alguém ,isso ajuda um pouco.Desabafe…e mesmo se as vezes não aparecer ng pra te escutar, saiba que Deus está ao seu lado te amparando.
ResponderSabe um cego perdido em um tiroteio? Sou eu! Uma gravidez planejada, esperada e agora ao entrar no 6 mês, meu marido sai para trabalhar e não retorna! Ao sair do trabalho sofreu um acidente de moto que infelizmente tirou a vida dele na hora, perdi meu companheiro de vida, um pai que estava ansioso pela chegada da filha. Todos me falam pensa nela! Vai passar! Mais como vc lhe dá com a saudade? Vc saber que nunca mais vai dormir com aquela pessoa novamente? Não vai beijar, não vai abraçar, é uma dor incontrolável, que não desejo para ninguém. Penso na minha filha, tenho medo de tanto nervoso faça mal a ela, mais não tô sabendo como tratar essa dor que só aumenta a cada dia.
ResponderOlá, estou com 21 semanas, estou enfrentando um divórcio, tenho estado muito triste, moro sozinha, choro muito todos os dias !
ResponderDevo consultar um psicólogo??
Tô achando que vou infartar de tanto estresse. Tô grávida de 32 semanas, e há 15 dias fazendo obra em casa e o pedreiro teimoso pra caramba e não faz nada do jeito que eu peço, só quer fazer do jeito dele. Reclama de tudo, acha defeito (na opinião dele) em todo material que eu comprei. Fiz um empréstimo pra pagar durante 24 meses , e no final vai sair uma bosta de reforma, pois nada tá sendo feito como imaginei. Ele só quer fazer o serviço rápido, do modo que dê menos trabalho pra ele, independente se vai ficar bom ou se é do meu agrado. Tô quase explodindo de tanta raiva… Né sei como ainda minha pressão tá normal, pois não tô nada bem…
ResponderSuzy, faça controle da pressão.
ResponderEstávamos tentando engravidar a um ano e não estava rolando mesmo tomando ácido fólico e tudo mais… Agora com o covid o bebê decidiu vir e o pai continua querendo dar bandinha de moto ir para ensaio de banda jogar videogame, e acha q sou louca por ficar tão preocupada com a minha saúde e a do/a bebê, e pior, ele nem tá podendo participar das consultas CMG, tô me sentindo muito sozinha. Ele ainda acredita no Bolsonaro. Até me dói a ignorância dele. Além de isso me estressar de mais. E mesmo que sejam coisas que antes seria, beleza. Agora me incomoda de mais, tento ficar de boa, mas o estresse não sai da minha cabeça, fico enjoada, dor de cabeça toda HR e ele acha q é manha minha.
ResponderO meu esposo ta do mesmo jeito, agora que engravidei voltou a ficar fora de casa! Choro de raiva e tristeza pq n preciso passar por isso mas to
ResponderPois é !! Tô quese na mesma situação meu marido também mim estressa de mais. Estou muito enjoada e tenho problemas de pressão. Mais ele acha que é tudo frescura minha muito difícil . Eu sei que eu assim meu bebê vai sofre também?
ResponderEstou passando muito stress com meu marido, estou com ele a dois anos e a dois anos e meio eu tomava anticoncepcinal e descobrir a gravidez mesmo tomando remédio, hoje estou com 5 messes.. Mais estou passando por bastante stress que ate chegar subir encima dele pra bater eu fiz.. Depois eu fico me acabando de chorar.. Tenho duas filhas de outro casamento, a segunda foi uma gravidez turbulada também, e por isto ela veio cedo… Estou com medo de que esse seja a mesma situaçao.
ResponderEstou no 5 mês de gestação, estou com muita dor na costa e na cabeça é normal?
ResponderEstou na mesma situação com meu filho se 15 anos não me respeita mesmo grávida
ResponderTive parto Cesário posso comer lichia
ResponderOlá
ResponderComigo e meu marido esta tudo bem . Mas as vezes passo nervoso com minha filha de 15 anos q nao quer colaborar com as coisas em casa. E frequentemente me desrespeita .
Carol adolescência é uma fase difícil, é preciso muita conversa.
ResponderE minha filha de 12 ano mi estressa chorei de ravia ela tem pai morreu quando ela tinha 3 mes tou grávida de outro 24 semana N sei sim ciúmes pode ter
Responder33 semanas e dor de cabeça forte, alguém assim ? :(
ResponderAndressa vc precisa observar em que momento essa dores de cabeça acontecem e conversar com seu médico para ver o que está causando isso.
ResponderBoa tarde meninas estou de 18 semanas e não sinto meu bebe mexer e normal ?
ResponderGente bom dia! Me tirem uma duvida, eu tive relações sexuais com a namorada só que foi com camisinha, daí senti o esperma chegar e tirei pra fora e não coloquei mais, após 1 semana do caso ela só dormiu demais e teve uma sensação de vomito apenas é possível?
ResponderCleber se vc usou preservativo e ele não rompeu, nao existe chance de gravidez.
ResponderTexto muito bem estruturado
ResponderMuito bom ponto de vista e exatidão no conteudo. Palavras simples muitas vezes expressa o que temos no coração e a decisão cabe a cada um de nós mesmos sobre isso. Obrigada.
ResponderÉ meu segundo filho foi com medo ….e muito estrece tenho medo por ele
ResponderPor que que eu sinto tanta dor pélvica , agaixar ,
ResponderLevantar , até espirrar , será normal? Será estresse d+??
Regina está com quantos meses? Desconfortos são normais, mais precisa conversar com o seu obstetra.
ResponderPor que que eu sinto tanta dor pélvica , agaixar ,
ResponderLevantar , até espirrar , será normal?
Regina está com quantos meses? Desconfortos são normais, mais precisa conversar com o seu obstetra.
ResponderEstou com 37 estou com muitas does no útero. Será que é por causa do estresse?
ResponderOi gente,meu namorado me deixa muito estressada,brigamos e quando tudo se acalma sinto dores fortes na barriga onde meu bebê está,tento me acalmar já fiz de tudo e até agora nada
ResponderEu acho que a maioria dos maridos ou companheiros sofrem com a gestação, mais logo passa.
ResponderEu estou grávida de 9 semanas tive uma encrenca com sogro e sogra por me chamarem de uma coisa que não sou jamais aí meu marido todos os dias manda bom dia para mim e para a mãe dele pois ele é caminhoneiro aí brigamos por causa deste assunto já fãs 3 dias que ele não manda mensagem nem pedindo como está pois tenho mais filhos com ele e descobri que está conversando o dia todo com a mãe dele chegou uma época que meu marido e minha mãe brigaram e eu tive que ficar 1 ano sem ver ela e sem deixar ela vir aqui em casa para defender o tal do marido agora eu me encrenco e oque acontece o bonito nem bola da não quer nem saber se está tudo bem conversa com a mãe dele como se fose a esposa não pede nem se presisa de algo e a mãe dele fica só de provocação dizendo que conversou com ele sobre tais coisas sem eu pedir nada né se fose no meu caso eu teria que proibir a minha mãe de me visitar me dão uma opinião gente ??
ResponderOla, Vivo estressada dentro de casa, minha mae sai e deixa meu irmao de 13 anos comigo, e o menino so apronta nao me da paz…
Responder