Quem já não ouviu dizer que a mulher que acabou de ganhar nenê não estará fértil por um longo período se tiver amamentando principalmente? Pois é, cientificamente falando e na prática, não é bem assim.
Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.
Risco da Gravidez Após Parto
O nascimento de uma criança impacta muito no corpo, especialmente durante o período de gravidez1. A maioria dos profissionais da saúde recomendam não engravidar imediatamente após ter dado à luz, uma vez que a saúde da mulher ainda não se recuperou da fase gestacional anterior.
Aleitamento Materno e Fertilidade
Há muitos fatores que entram em jogo quando falamos de gravidez após parto. O fator mais importante é se a mulher está amamentando o recém-nascido. Embora seja possível engravidar durante a amamentação, ela em si é cerca de 98% efetiva como forma de controle de natalidade. Mas, é importante lembrar que sua eficácia só ocorre se:
- O bebê tiver menos de seis meses;
- O período menstrual ainda não retornou;
- O aleitamento materno é exclusivo;
- A amamentação é em livre demanda;
- A amamentação total dura em média 60 minutos diários.
A amamentação altera a forma como o hormônio luteinizante é secretado, e ajuda a prevenir a ocorrência de ovulação e para engravidar é preciso ovular. O tempo que leva para que a fertilidade retorne, pode variar entre as mulheres, dependerá do padrão de amamentação do bebê e como o corpo reage aos hormônios da lactação também.
Quais São as Chances de uma Gravidez Após Parto?
Embora os profissionais da saúde recomendem não fazer sexo antes de terminar o período de resguardo, isso pode acontecer às vezes, e se a mulher não usa nenhuma forma de contracepção, uma gravidez após parto pode ocorrer.
Além disso, quando as mulheres amamentam, atrasa o início da ovulação, mas apenas em alguns casos, portanto, a amamentação não é um método 100 % efetivo de controle de natalidade.
A grande maioria das mães experimentam um sangramento prolongado após o parto, que dura em média de 3 a 8 semanas, e o sangue geralmente é vermelho brilhante.
No entanto, o sangramento torna-se mais claro com o tempo, indicando que o útero está completamente curado. As possibilidades de ovulação durante as primeiras 6 semanas depois do parto geralmente são muito baixas, mas não são impossíveis.
Pouco depois da hemorragia pós-parto cessar e se a mãe não está amamentando exclusivamente, ela pode retomar a ovulação por volta das 10 semanas após a parto.
Cerca de 80% das mulheres que não amamentam têm seus ciclos normalizados nesse tempo, embora para a maioria das mulheres pode demorar alguns meses para que seus corpos e hormônios voltem ao normal2.
Em média, leva cerca de 14 meses para o período menstrual retornar, porém, para algumas mulheres isso ocorre logo no primeiro mês, mas é provável que ela não esteja realmente ovulando.
Riscos de uma Gravidez Após Parto
Engravidar logo depois de ter um bebê pode causar problemas tanto para a mãe quanto para o bebê. Houve uma pesquisa muito limitada em relação a esse assunto, no entanto, engravidar entre os 12 meses após o parto podem aumentar o risco de:
- Descolamento de placenta
- Aumento do risco de autismo em bebês concebido após um parto;
- A placenta pode ser anexada à parte inferior da parede uterina, o que pode cobrir total ou parcialmente o colo do útero, causando placenta prévia. Especialmente em mulheres que tiveram um primeiro parto cesáreo.
De acordo com estudos realizados para riscos associados à gravidez após parto, a incidência de ruptura uterina em mulheres que tentaram parto vaginal após cesárea em menos de dezoito meses depois do primeiro parto, aumentou significativamente.
Existem alguns riscos que estão associados a uma gravidez antes ou dentro de dezoito meses após o parto, e incluem:
- Nascimento prematuro
- Baixo peso ao nascer
- Tamanho pequeno para idade gestacional
Além disso, alguns especialistas acreditam claramente que as gestações em um curto intervalo de tempo, geralmente afetam negativamente a mãe, uma vez que elas não dão a mulher chance de relaxar, além de aliviar o estresse físico da gravidez anterior antes de entrar em outra.
Por exemplo, a amamentação bem como a gravidez, esgota todas as reservas de nutrientes essenciais, tais como ácido fólico e ferro no corpo, para atender a mãe e o bebê.
Recuperação do Corpo
O trato genital também pode sofrer inflamação durante a gravidez após parto. É preciso dar tempo ao corpo e a esses órgãos, para que possam se reestabelecer antes de outra gestação.
Claro, muitas mulheres tiveram gestações bem-sucedidas depois de uma gravidez após parto. É importante pesar os prós e os contras, por isso, sugerese que um método contraceptivo seja utilizado logo após o nascimento do bebê.
Método Contraceptivo Para Prevenir Gravidez Após Parto
No caso de planejar ter outra criança no próximo ano ou perto disso, pode-se considerar usar um contraceptivo de ação curta3, que inclui:
Métodos a curto prazo
- Pílula contraceptiva oral – esta pílula contém progesterona e age principalmente parando ou prevenindo a ovulação. É seguro, com efeitos colaterais raros, cessa a dor, bem como fluxos pesados. No entanto, existem algumas desvantagens com este método,algumas mulheres podem desenvolver coágulos sanguíneos significativos. Para as mães que amamentam, é importante conversar com o médico para ver qual o tipo ideal de pílula que pode ser usada no período de amamentação.
- Métodos de barreira – São eles, preservativos masculinos e femininos, diafragma e espermicidas. Impedem a entrada do esperma no útero, são seguros e não possuem efeitos colaterais. Eles também não afetam a fertilidade, no entanto, o único problema com esses métodos é que eles não são tão confiáveis em comparação aos outros.
- Método natural (Tabelinha e Billings) – onde se determina os ciclos através de gráficos e observação dos sinais do corpo (muco, etc.) respectivamente, e só mantem relações sexuais fora do período fértil. A condição primordial para o uso deste método é a regularidade dos ciclos menstruais. Esse método, no entanto, não é seguro e tem grandes chances de falha.
Métodos a longo prazo
- Contraceptivo Injetável -hormônio que é liberado a uma taxa muito baixa no corpo. É um método eficaz que funciona inibindo a ovulação, funciona da mesma forma que a pílula, e deve ser injetado a cada 90 dias (3 meses). Embora seja muito eficiente, às vezes pode causar períodos irregulares e alguns efeitos colaterais.
- Implante Contraceptivo – é um pequeno dispositivo que é colocado na pele. Ele libera hormônio lentamente no corpo. Funciona do mesmo modo que o método anterior e é muito eficaz.
- DIU – Uma opção muito confiável para evitar gravidez. Normalmente, uma a cada 100 pessoas ficará grávida utilizando esse método. É possível engravidar logo após a retirada do dispositivo.
Veja Também: Cuidados Pós-Parto – Relação Sexual Após ou Durante Resguardo
Fotos: Santiago Fernandez
tive relação com meu namorado no resguardo assim que deu 40 dias, isso foi dia 1/05 sem preservativo mas ele não ejaculou dentro, tomei a pílula do dia seguinte para prevenir mesmo assim. quando foi agora dia 07/05 começou a descer muitoooo sangue, vermelho vivo. hoje já é 10/05 e continua descendo muitoooo. não sinto nada, apenas o sangue excessivo descendo. oq pode ser ?
ResponderOlá minha bebê faleceu em abril com 22 semanas por restrição de crescimento devido a placenta de lago venoso (Jelly like) e logo após o parto normal. Tive que fazer curetagem para remover restos da placenta e pretende engravidar novamente quando tempo devo esperar 3 a 4 meses ?
Responderolá, recomendo que veja com seu medico de acompanhamento o tempo para retornar as tentativas
ResponderEu dei parto no dia 8/02/2022 e meu filho perdeu a vida depois de dois dias e eu quero outro , posso tentar de novo agora?me ajude , quem passou por isso sabe o que xto falando.
ResponderOlá recomendo que siga as orientações de seu medico por segurança para nova tentativas
ResponderOii gente então minha dúvida é eu tenho uma bebê de 3 mês e desde que ganhei minha menstruação não veio, só tive a do pós parto mesmo e até agr nada será que tem possibilidade de estar grávida dnv?
ResponderOlá! Por favor tenho uma dúvida, gostava de saber qual é nível de risco de gravidez, tive uma relacão dispevenida com a minha esposa, após dois meses do nascimento do nosso bebé, ela amamente todos dias e de forma regular o bebé, a minha ainda não começou a ter o periodo mistrual.
ResponderOlá, relação sem proteção tem risco, recomendo que veja o medico para orientar em método preservativos .
ResponderEu tenho 3 filhos minha 2 gestaçao engravidei tomando injeçao a cada 3 meses ganhei nenem recentimente meu bb vai fazer 3 meses dia 24 agora eu voltei ter relaçao com meu esposo assim q acabou o resguarde desde entao estou tomando pilula anticoncepcional mais tem cerca de 1 semana q me sinto estranha diferente… Hj no almoço comi normal na janta deu um trem estranho no estomago e antes de deitar eu tomei um copo de cafe com leite e estou enjoada ate agora… De vdd estou com muito medo de estar gravida de novo ?? se eu tiver vou amar e cuidar com muito carinho mais nao esta em meus planos ter outro filho agora
ResponderOlá descobriu se estás grávida? Estou vendo novas experiências pois estou no resguardo e pretendo ter outro BB logo logo.
ResponderTenho uma BB de 5 meses
ResponderDesdo dia 06/08 a 14/08 tive relações sexuais com o meu esposo todos os dias sem proteção…
Tomei a pílula anticoncepcional até o 5° mês, até o dia 06/08 apartir deste dia não Tomei o anticoncepcional
Não mestruo à 5 meses…
Estou com muita dor no pé da barriga, dores no seios dor na coluna descendo pro quadril, hj pela manhã saiu no papel higiênico um pouquinho de sangue um borrão marrom Mais bem pouquinho mesmo…
Por favor me ajudem!
Estou com medo de avisar minha obstetra, pq a minha grávides foi de risco…
Oi Bom dia…
ResponderTenho uma BB de 5 meses
Tive cesariana, desde então eu tomava o anticoncepcional no caso pílula (Mullys)
Até o 4 mês todos os dias certinho
Apartar do 5° mês eu tomava totalmente desregulada nos horários as vezes até esquecia por alguns dias..
E Tendo relação sexual com o meu esposo!
Do dia 06/08 até ontem dia 14/08 tem 14 dias que não tomo nada, não me previno, hj estou com muitas dores nos seios muita dor no pé da barriga, muita dor de cabeça.desceu um pouquinho de sangue marrom hj pela manhã. Mais bem pouquinho nem sujou a calcinha só o papel higiênico hj… Posso estar grávida novamente???????? Estou com muito medo de perguntar a minha obstetra, pq a minha gravidez foi de risco! Podem me ajudar por favor. Antes da minha filha, perdi 3 BBS, porque não conseguia segurar.
Tenho um bebê de 5 meses , De parto cesário e ontem descobri estar grávida novamente , eu todo remédio desde que o meu bebê fez 1 mês , estou desesperada , com muito medo , alguém pode me dá um concelho ?
ResponderOlá, Mariani, o que tem a fazer no momento com a gravidez confirmada e procurar seu ginecologista para iniciar seu pré natal e seguir as orientações passadas por ele, vai da tudo certo.
ResponderAconteceu o mesmo comigo estou desesperada
ResponderAconteceu da mesma forma comigo.. estou entrando em desespero com tudo principalmente os riscos e medo de ser mandada embora do trabalho já q é uma gravidez logo após a outra.
ResponderOq seu obstetra falou? Estou na mesma situação
ResponderCria e ama o/a filho/a que está vindo entrega a Deus, tenha fé que Deus está no controle.
ResponderTenho um bebê de 5 meses, e nesse 5 meses tive relação desprevenida duas vezes q foi no dia 22 de de maio,minha primeira menstruação após o parto veio dia 29 de abril e até agora nada, sinto minha barriga dura, meu peito não enche mais, posso está grávida novamente?
ResponderOlá relação sem proteção tem risco, como está com o ciclo em atraso, recomendo que faça um beta quantitativo.
ResponderOi alguém tira minha dúvida, minha filha está com 2 meses, desde os 45 dias até os 2 meses dela tive relações sexuais sem preservativo, porém todas as vezes ele não ejaculou dentro , e nesse período eu ainda não tinha menstruado a não ser aquele período que agente fica logo após o parto, então hoje ela desceu corre risco de não ser uma menstruação e eu está grávida????
ResponderOlá, observe o fluxo se esta normal como menstruação, se não sugiro que faça o beta quantitativo, pelo fato de manter relação sem proteção.
ResponderOlá, a minha mulher deu a Luz no dia 22/4 e tevemos reloções sexuais sem uso da camesinha dps de uma semana, será que a probabilidade de se engravidar?
ResponderOlá se houve relação sem proteção tem risco sim.
ResponderOie minha bebê tem 2 meses, faço relação com meu noivo com camisinha mais ando setindo dores tipo cólicas e comendo muito, e no mes passado desceu sangue duas vezes, tenho probabilidade de esta gravida?
ResponderOlá, se teve relação protegida não tem risco de gravidez
ResponderOlá, minha bebê tem 1 mês e 20 dias, após fazer 1 mês meu marido avacuou em cima da vacina, porém não foi dentro. Depois de alguns dias tivemos relação sem camisinha houve penetração, porém ele não evacuou dentro, não estou tomando remédio e minha bebê mama no peito constantemente. Minha menstruação durou 1 mês. Nesse caso há probabilidade de eu engravidar?
ResponderEu tbm fiz assim com meu marido , sedo que minha menstruação já desceu no segundo mês pós parto ,, vim em uma pesquisa que depois que da luz não méstrua logo não , possa pelo menos de 2 a 3 mês ou mais pra desse menstruação novamente…
ResponderOlá, relação sem proteção tem risco, caso tenha atraso no ciclo faça um beta quantitativo.
ResponderOla minha bebé está com 10 meses e minha mestruaçao só desceu no dia 01 de Fevereiro dia em que ela completou 9meses e tive so 2dias de mestruaçao, tive sexo dia 17 e 22 de Fevereiro mas ate agora nada de mestruaçao, será que engravidei??
ResponderOlá se houve relação sem proteção tem risco sim, recomendo que faça o beta quantitativo.
ResponderBoa sorte!
Dia 27/02 tive um parto prematuro meu bebê chegou a nascer e ficou vivo até o dia 01/03 devido uma infecção urinária? Será que posso engravidar novamente? ? Corro risco de engravidar daqui 2 mês ?
ResponderOlá, para uma resposta mais concreta recomendo que veja seu medico para uma avaliação no seu ciclo e liberação para nova gestação.
ResponderBoa sorte!
Oi eu tambem tive um bebe dia 9/04 ele nasceu prematuro de 26 semana nasceu vivo mais faleceu uma semana depois. Nasceu prematuro devido a uma infecçao urinaria….
ResponderDepois de 2 meses eu posso tentar engravidar novamente.
Comigo aconteceu tbm?infecçao urinaria,tive meu bebê prematuro de 25 semanas ele viveu por 4 dias só…alhuma mãe que engravidou logo depois num caso assim?
ResponderAconteceu o mesmo cmg, hj faz uma semana q minha princesa se foi?? mais eu n perco as esperanças. Quero engravidar logo, mais estou de cesárea e estou estudando bastante sobre isso.
ResponderConseguiu engravidar de novo? ,
Ola!
ResponderTenho uma filha de 4 meses , Depois que ela nasceu ao tive ciclo menstrual duas vezes o último foi em 01 de fevereiro , tive relação com meu marido dois dias 6 e 9 de fevereiro três dias depois comprei a pílula do dia seguinte que pode ser tomada até 5 dias , mas estamos já no dia 7 de março e ainda não tive meu ciclo menstrual e estou me sinto muito sensível , melancólica , chorando, posso estar grávida novamente ?
Olá relação sem proteção tem risco, como esta com o ciclo em atraso, recomendo que faça um beta quantitativo e veja sua ginecologista para uma avaliação.
ResponderBoa sorte
Tenho um bebê de dois meses, quebrei o resguardo de parto normal, com 23 dias mas ele não ejaculou dentro, ando sentindo uma cólica bem fraquinha e to tendo um corrimento marrom e depois fica meio rosado, desde que tive bebê minha menstruação não veio, posso está grávida novamente?
ResponderMeu BB tá com 7 meses e nunca mestruei após o parto, tenho relação com meu esposo sem preservativo no começo da relação mais depois ele coloca o preservativo, tem possibilidade de estar grávida?
ResponderOlá se houve relação sem proteção tem risco sim, se houver atraso no ciclo recomendo que faça o beta quantitativo.
ResponderBoa sorte!
Olá tenho um filho de 2 anos e uma bebê de 8 meses tive 2 cesária e tive que fazer outra cesária porque dei complicação no último parto e agora descobri que estou grávida será que eu vou morre no parto ou eu consigo ter o bebê tô com muito medo não sei oque fazer será que vou dá complicação
Responderolá Andressa, pense positivo, se dedique a sua gestação e seus filhos.
ResponderConverse com seu obstetra de acompanhamento, exponha sua duvidas,.
Se tranquilize, já deu tudo certo.
Olá ,tenho um BB que vai fazer 3 meses quando ele estava com 1mes e mas ou menos 20 dias tive relação com meu esposo ele ejaculou fora minha menstruação já tinha vindo ,amamento livre demanda e dou fórmula 02vezes ao dia corre o risco de eu estar gravida novamente? menstruação não veio tá atrasada
ResponderOlá, no seu caso baixa probabilidade de gravidez.
ResponderOlá, tive relação com 40 dias completou no domingo de resguardo e quando foi na terça saiu uma borrinha de sangue, pensei que estava mestrando mas depois não saiu nada, quando foi no dia seguinte menstruei 1 dia mas foi embora. É provável que estou grávida? Não uso anticoncepcional e meu marido não usou preservativo mas ejaculou fora. Será que estou grávida de novo?
ResponderNesse caso aparente esta para um sangramento de escape.
ResponderOlá, tenho uma bebê de 8 meses (terceira gestação) amamento em livre demanda e minha menstruação ainda não desceu, porém tive relações sem preservativo (com ejaculação dentro), tomei DiaD e a menstruação continuou sem descer. Será que estou ovulando? É possível que eu esteja grávida mesmo sem estar menstruando e mesmo tendo tomado DiaD?
ResponderNesse caso o atraso se faz devido ao uso da pílula.
Responder