Existem diversas razões pelas quais uma mulher ou um casal escolhe determinado método contraceptivo. E uma das principais é, sem dúvidas, a união entre eficácia e praticidade que alguns oferecem1. O uso do DIU tem se popularizado bastante nos últimos anos justamente por essas características. Mas por ser algo que a mulher não tem tanto controle, como no caso da ingestão de pílulas anticoncepcionais, por exemplo, é comum haver muitas dúvidas em relação à sua utilização. Afinal, é possível ocorrer uma gravidez com DIU? Quais são as chances? E o que fazer para evitar? Vamos abordar essas e muitas outras questões sobre o assunto no texto de hoje. Confira!
O que é o DIU?
Antes de mais nada, é importante esclarecermos o que é o DIU e como ele funciona. O DIU (dispositivo intrauterino) nada mais é do que um dispositivo colocado dentro do útero da mulher para impedir que a fecundação aconteça2.
Quando uma mulher decide utilizar o DIU ela precisa conversar com seu médico sobre essa decisão. Após isso, ele irá fazer todos os exames necessários e recomendar o tipo mais adequado. A inserção do DIU é feita com horário marcado e leva em torno de 30 minutos para que esteja no lugar.
Colocar o DIU pode ser uma experiência um tanto quanto dolorosa em certos casos, mas isso depende do biotipo da mulher. Da mesma forma, os efeitos colaterais também podem variar. Porém, normalmente eles estão ligados à intensidade do fluxo menstrual e às cólicas no período, que podem aumentar.
Tipos de DIU
Os tipos de DIU mais comuns são:
- DIU de Cobre
- DIU Hormonal (e os mais conhecidos nesse segmento são o DIU Mirena® e DIU Kyleena®)
Vamos falar um pouco sobre cada um deles e suas diferenças.
DIU de Cobre
Trata-se de um dispositivo em formato de “T”, feito de plástico e revestido de cobre. Uma vez inserido no útero, o DIU de cobre promove uma reação inflamatória no endométrio, que é o tecido que reveste o útero internamente. Essa resposta do útero a um corpo estranho dentro dele, vai causar algumas alterações no local, como uma mudança no muco cervical. Assim, esse contexto impedirá a fertilização do óvulo pelo espermatozoide.
Para que funcione corretamente, é necessário que esteja colocado no lugar certo. Por isso, as visitas constantes ao ginecologista para verificar a posição do DIU são muito importantes.
DIU Hormonal
Tanto o DIU Mirena® como o DIU Kyleena® são considerados hormonais, isso porque ambos têm levonorgestrel em sua composição. Este hormônio começa a ser liberado no corpo da mulher assim que o DIU é inserido e ele também provoca uma reação que repercutirá no muco cervical, além de dificultar o engrossamento do endométrio (ou seja, ele vai deixar a camada do endométrio mais fina e, assim, pouco propícia a receber o embrião). É esse mecanismo conjunto que não permitirá a fecundação.
E qual a diferença entre o Mirena® e o Kyleena®? Você sabe? É que esse último apresenta o levonorgestrel em menor dosagem.
Apesar de não gerar efeitos colaterais, como aumento das cólicas e do fluxo menstrual, é comum que DIU’s hormonais afetem a menstruação, até mesmo interrompendo o fluxo (especialmente o Mirena®). É claro que há muitas vantagens nisso, porém, fica mais difícil de perceber uma gravidez, caso aconteça quando do uso desses tipos de DIU’s.
Chances de engravidar com DIU
Assim como ocorre com diversos outros métodos anticonceptivos, as chances de engravidar usando DIU são muito pequenas, entre 0,2% e 0,7%. Porém, apesar de mínimas, elas existem. Assim, quando uma mulher faz uso do DIU para não engravidar precisa estar ciente de que não é algo 100% eficaz.
De forma a evitar problemas, muitas mulheres fazem uso de outros contraceptivos no período fértil, como a camisinha, por exemplo. É um jeito de reduzir ainda mais o risco de gravidez indesejada, mesmo que exista de qualquer maneira.
Por que uma gravidez com DIU pode ocorrer?
Como já dissemos, nenhum método contraceptivo é 100% eficaz, ou seja, não existe uma maneira de impedir absolutamente uma gravidez, apesar de serem extremamente eficientes. Portanto, uma gravidez com DIU pode sim ocorrer, já que é um método que apresenta riscos, ainda que mínimos.
Vale mencionar que alguns fatores podem aumentar as chances de gravidez com DIU como, por exemplo, não estar posicionado no lugar correto. Por essa razão, consultar o médico ginecologista regularmente é muito importante.
Como identificar uma Gravidez com DIU?
Pode ser difícil para uma mulher perceber que está grávida quando tem DIU, principalmente o de Mirena®. Isso porque, a não menstruação como efeito colateral pode atrapalhar essa identificação. Nesses casos, é necessário estar atenta a outros sintomas de gravidez, como:
- Enjoos
- Inchaço da barriga
- Cólicas além do comum
- Maior sensibilidade nos seios
Quando há suspeitas de gravidez com DIU, o recomendado é fazer um teste e conversar com o médico sobre a possibilidade. Essa é a melhor forma de saber se você está ou não grávida e de estabelecer os próximos passos.
Existe um Método de Prevenção Melhor do que o DIU?
Essa é outra pergunta que muitas mulheres se fazem na hora de escolher qual método contraceptivo adotar. Bom, nenhum método é totalmente eficiente, como você já pode perceber. E, na hora de decidir, a mulher deve levar em conta uma série de fatores relacionados à saúde, hábitos e estilo de vida, por exemplo. Apesar de ser uma escolha da mulher, é fundamental conversar com um médico ginecologista e realizar alguns exames para verificar se o DIU seria ou não a melhor decisão para contracepção.
Gravidez com DIU é algo que pode ocorrer, assim como gravidez com qualquer outro tipo de método contraceptivo, como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, por exemplo. Por isso, esse não deve ser um fator de escolha. Importante lembrar que a eficiência do DIU é muito alta e que se trata de um dispositivo aprovado por todos os médicos, o que significa que você pode confiar. Além disso, existem outras formas de reduzir ainda mais as chances da gravidez indesejada3, como as que citamos no texto de hoje. Conhecimento é algo muito importante para escolhas e atitudes corretas. Gravidez é coisa séria e envolve muita responsabilidade.
Veja também: Anticoncepcional Injetável – Mais Benefícios ou Desvantagens?
Uso kylena a 3 anos e hoje desceu corrimento marrom, enjoo e cólica. Queria saber se é normal?
ResponderOlá, pode estar com alteração hormonal pelo tempo de uso do AC, sugiro que veja seu medico para uma avaliação nos sintomas e orientação correta.
ResponderOlá, fazem 1 ano e 10 meses que tenho Mirena. Mês passado notei escape por uns dias, aquela borrinha marrom, por uns 3-4 dias. Associei pds algumas vezes junto nos últimos meses. Porém, sinto muita cólica, forte tontura, parece salivação forte com náusea. Fazem 32 dias q tive minha última relação, ontem fiz o beta, deu inferior a 2. O Mirena pode estar fora? Sintomas assim podem ser de alguma doença? Ou adversidade?
ResponderOlá marina, pelo que citou precisa passar por um atendimento medico onde será avaliada e orientada de forma correta
ResponderOlá , tenho o Diu mirena a dois anos e meio e nesse tempo nunca tive nenhum escape de sangramento, cólica e nem menstruação. No mês passado tive um leve sangramento q durou 5/6 dias acompanhado de muita cólica, e agora novamente estou com um sangramento só que um pouco mais forte .
ResponderO que pode ser ? Diu fora do lugar ? É uma menstruação, mesmo depois de anos ?
Olá Nataly, para que tenha uma resposta correta precisa passar por uma avaliação com seu ginecologista onde será orientada de forma correta
ResponderTenho Mirena. Com 20 dias após a relação. Fiz o beta quantitativo. Com resultado inferior a 2. Com 24 dias fiz um exame de farmácia. Também negativo. Devo repetir o exame?
ResponderPois sinto muita cólica. Tinha tomado pds tbm associada ao Mirena.
Olá Carol, como fez exames e foram negativos, os sintomas podem ser pelo uso da PDS
ResponderO uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vomito.
Bom dia! Tenho Mirena a um ano e nove meses. Porém, a 30 dias, fiz sexo casual. Preocupada, tomei uma pílula do dia seguinte Neodia. Alguns dias depois, fiquei com o seio muito sensível, com corrimento marrom e sempre parece que estou tonta. Fiz um beta quantitativo 20 dias após a relação e deu inferior a 2 o resultado. Devo repetir o teste? Por não menstruar me orientaram 15 dias após a relação. Mas ainda sinto muitas cólicas, refluxo e não sei se seria efeito adverso por ter tomado hormônio com hormônio. O que posso fazer?
ResponderOlá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
ResponderMenstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vomito.
Bom dia! Uso o mirena tem 2 anos e de 1 mês pra cá estou sentindo meus seios maiores e dolorido, minha barriga inchada e ontem me pesei engordei 4 kg será que pode ser uma gravidez?
ResponderOlá, se existe a duvida de uma gestação sugiro que faça um exame de gravidez, sendo negativo veja seu medico para avaliar a possibilidade da troca do AC com orientação e segurança
ResponderColoquei o diu mirena a 4 meses tem duas semanas que estou com cólica constantemente dor de cabeça enjoo e os seios bem sensível estou com humor q não e de mim tem 2 meses que fiz a ultrassom estava no lugar posso está grávida? Fiz um teste a 3 dia deu negativo
ResponderOlá como fez o exame e foi negativo para gestação, recomendo que veja seu medico para avaliar os sintomas e te orientar de forma correta
ResponderE qual o risco de tomar a pds tendo Mirena?
Responder20 dias pós relação é confiável o resultado?
Olá, os médicos orientam que o ideal é a mulher tomar a pílula o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida,
ResponderJá que o prazo limite de eficácia são de até 72 horas após a relação e, depois desse período,
Torna-se bastante reduzida: 95% até as primeiras 12 horas; 85% após as primeiras 24 horas; e menor que 55% após 48 horas.
Olá bom dia me chamo Gisele, fiz a inserção do DIU de cobre no dia 02 de agosto e agora minha menstruação veio antes do esperado e o pé da barriga está bem dolorido e inchado, é normal se sentir assim?
ResponderOlá, normal o ciclo ter alterado, seu corpo esta se adaptando ao uso do DIU, as dores sugiro que veja seu medico para avaliação e orientação segura, se necessário prescrição de medicamentos para dor.
ResponderOlá, me chamo Isabela, uso o dill mirena, estou com muita dor no pé da barriga fiz a ultra em julho estava no local certinho, agora em agosto estou com muita dor, enjoos, é meu namorado gozou dentro 2 vezes, estou com medo de estar grávida.
ResponderEstou usando diu de cobre desde o final de fevereiro deste ano, fiz a ecografia em março pra ver se estava no lugar e sim estava.
ResponderPorém faz meses que minha menstruação não vem e essa semana fiz 3 testes de fitinha:
2 deu negativo e 1 positivo será que estou grávida mesmo???
Olá, recomendo que faça um beta quantitativo para que tenha uma resposta correta
ResponderColoquei o kyleena a 1 ano e 1 mês, desde então não parei de mentruar regularmente (a cada +ou- 28 dias), porém mês passado menstruei mais que o normal desde a colocação e esse mês ela não veio, devo me preocupar?
ResponderOlá Ingrid, o organismo precisa de um tempo para adaptação, como citou ciclo passado diferente e ausência nesse precisa retornar ao seu medico para que seja avaliada e orientada de forma correta
ResponderJá faz dois mês que coloquei diu cobre minha menstruação não veio direito sagrou um dia parou e tbm bem pouco fiz um teste deu negativo eu não sei o q esta acontecendo com minha menstruação
ResponderOlá segundo pesquisa: Após a inserção do DIU hormonal, sangramentos menstruais irregulares podem ser observados. São os chamados escapes e podem durar de 3 a 6 meses.
ResponderRecomendo que como o seu ciclo não desceu, veja seu ginecologista para uma avaliação e orientação correta
Uso Diu a 20 e esse ano por esquecimento venceu em abril e agora em junho fui no ginecologista pra fazer a troca tive uns transtorno para realizar a troca esta marcado para agosto dia 14 porém a médica me passou ciclo 21 para não engravidar já estou a dez dias menstruando não para e o medicamento me deu enjôo dor de cabeça muita cólica até parei com ele 6 dias mas a menstruação não para que pode ser?
ResponderO uso do ac, pode alterar o ciclo, o nosso organismo precisa de um tempo para adaptação o que pode estar acontecendo é uma alteração hormonal pelo uso e pausa, como pausou o ac, para evitar uma gravidez sugiro o uso de preservativo.
ResponderBoa noite!
ResponderUso diu mirena desde novembro 2022 , primeira vez que coloquei,fiz a ultrassom para verificar se estava no local certo, estava mal posicionando.
Minha média recolocou, fiz uma outra ultrassom estava no lugar certo.
Mais de um mês e meio para cá, estou sentindo que estou com uma barriga bem saliente.
Desde o dia que coloquei o diu mirena, tenho sangramentos mensais.
Coloquei na cabeça que estava grávida, fiz teste de farmácia deu negativo.
Mais mesmo assim continuo com a barriga grande como barriga de grávida.
Posso estar grávida?
Não tenho nenhuma sintomas, somente a barriga que está me incomodando.
Olá como fez exame e foi negativo para gravidez, sugiro que veja com sua ginecologista uma avaliação para maior orientação em relação aos sintomas que citou
ResponderSou usuaria do diu que é dado pelo sus, estava com as ecografias em dia e descobri uma gestação no qual estou de 8 semanas estou tendo sangramento fiz eco o nene está bem graças a deus porém o saco gestacional está encostando no diu a dra falou que pode acontecer esse sangramento até as 12semanas é verdade isso?
ResponderTambém estou grávida com o diu de cobre já estou com 10 semanas e 4 dias , e o sangramento todos os dias mais quando vou no banheiro , quem mais tá assim pra saber informações
ResponderFaz 9 meses que uso o diu mirena,estou sentindo muitos enjôos e meus seios andam sensíveis fiz exames em abril e estava tudo certo mas faz 2 semanas que estou com esses sintomas posso estar grávida?
ResponderOlá, recomendo que na duvida faça um beta, sendo negativo veja seu medico para avaliação e orientação correta
ResponderBom dia, a exatamente 3 anos fiz a colocação do diu e graças a Deus meu organismo super aceitou de boa. Porém faz uns 3 meses que o meu período mestrual está anormal, eu fico quase 1 mês. Por exemplo : desceu hoje, fica uns 4 dias super fortes. Aí vai embora, caso eu faça relação sexual, ela volta e fica como fosse o final direto. O que pode ser ? Já procurei um médico e fiz uma ultra, o diu está bem encaixado. Será que posso está com o ciclo mestrual desregulada ?
ResponderOlá pode estar com alteração hormonal, retorne ao seu medico e veja uma nova avaliação para que seja orientada de forma correta
ResponderOla, como saber quando é o período fértil com o uso do Diu? Para assim fazer o uso da camisinha.
ResponderOlá Claudia, segundo pesquisas: O seu funcionamento é simples: o DIU de cobre libera íons (componente químico) de cobre que impedem que os espermatozóides a cheguem as trompas onde acontece a fertilização. Porém, o dispositivo não impede a ovulação mensal.
ResponderSugiro que faça testes de ovulação para acompanhar seu periodo e use a calculadora.
https://www.famivita.com.br/conteudo/calculadora-periodo-fertil/
https://www.famivita.com.br/produtos/teste-de-ovulacao/
Oi, tudo bem? Faço o uso de diu há 3 meses, já fiz o ultrassom intravaginal e deu diu nem posicionado,mas mesmo assim sempre uso preservativo. Porém nesses dias, o preservativo rasgou pela primeira vez e estou com muito medo de ficar grávida, será que tem alguma chance? Se tiver, posso tomar pílula do dia seguinte?
ResponderOlá Nayla tudo bem? Espero que sim! O esperado é que não ocorra a gravidez, como citou o DIU esta posicionado
ResponderFiz a inserção do diu mês passado dia 05/04 e minha menstruação está atrasada, está seria minha primeira menstruação após a inserção do diu, é normal isso acontecer?
Responderolá Stefanie, segundo pesquisas:
ResponderO DIU não é a causa do atraso menstrual. Não é normal a menstruação atrasar após a inserção do DIU. Se necessário, faça um teste de gravidez.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção.
Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas
Eu uso o diu de cobre,fui ao médico e ele tentou fazer a retirada,mais não conseguiu.
ResponderTem chance de eu esta gravida?
Olá Barbara , sugiro que veja com seu ginecologista o porque de não ter conseguido fazer a retirada e se sim se te a possibilidade de uma gestação, caso não tenha como ver essa questão no momento com seu medico e se existe a duvida de uma gestação, sugiro que faça um exame de gestação.
ResponderTive relação , e meu namorado acabou ejaculando dentro, no outro dia minha menstruação desceu , mesmo assim devo tomar a pirula do dia seguinte ? Uso o diu de prata
ResponderOlá, não posso sugerir que faça uso da pilula, como o ciclo desceu e faz uso do IU o esperado é que não tenha risco
ResponderEU USO O DIU DE COBRE TEM 1 E 7 MÊS MINHA MENSTRUAÇÃO ESTÁ DESREGULADO.
ResponderOlá, recomendo que veja seu ginecologista para uma avaliação segura e se preciso for trocar o contraceptivo com segurança
ResponderOi me chamo Nicole,uso o Diu de cobre a 1 ano e 1 mês,minha menstruação sempre desceu certinho ,mais esse mês de agosto era pra ter vindo dia 2/08 mais não desceu ,no dia 07/08 veio uma borra marrom porém só isso e não desceu mais nada ,posso esta grávida? Nunca fui fazwr a revisão desde que coloquei 😭
Responder