Vivemos atualmente uma grande revolução na maternidade onde a valorização do parto normal tem crescido cada vez mais1. Visando a recuperação mais rápida da mulher no pós-parto, a amamentação que acontece mais naturalmente pelo fato do leite descer mais rápido e os riscos de complicações serem muito menores do que na realização de uma cesariana, porém existem situações que a intervenção medica é necessária para que o bebê nasça e seja realizado um parto fórceps.O parto fórceps é um parto vaginal, porém realizado com a ajuda de um instrumento cirúrgico parecido com uma grande colher para a retirada do bebê. O instrumento é aberto e cada ponta é encaixada em volta da cabeça do bebê a fim de auxiliar a expulsão e retirar o bebê mais rapidamente do canal vaginal. Esse método é muito utilizado em partos de risco ou onde o bebê fica encravado dificultando a saída e é necessária a intervenção para que a saída ocorra sem sofrimento para mãe e bebê.
Mas como tudo na vida que oferece riscos, o parto fórceps não é uma situação muito bem encarada pela população e exposta como uma situação traumatizante para mãe e bebê, por isso só deve ser utilizada em extrema necessidade2. Contudo o método é utilizado como ultima alternativa no parto normal antes de partir para uma cesariana de emergência. É válido ressaltar que o método do fórceps alto tão invasivo e utilizado antigamente pouco é usado nos dias de hoje, optando-se pelo parto fórceps de alivio, quando a cabeça do bebê já esta saindo e mesmo assim só é usado em torno de 5% dos partos normais.
O instrumento é também diferente dos tempos antigos, os quais mais pareciam duas espátulas. Estas eram passíveis de machucar o bebê no local em que fossem firmadas para puxar o bebê. Já nos dias de hoje, o fórceps é mais côncavo, se adequa à cabeça do bebê. Assim causaria menos traumas do que as espátulas antigas.
Consequências do Parto Fórceps
Muitas são as informações incorretas que são relatadas sobre o parto fórceps, uma delas é sobre as sequelas deixadas após o procedimento, não existem muitas evidências que comprovem a ação maléfica por isso não se pode afirmar nada. Porém relatos de mães nos anos 60 e 70, onde o fórceps era usado com mais frequência e com menos critério, têm razão de ser a sua fama. Os bebês saiam bastante machucados, as laterais da cabeça chegavam a ficar com marcas profundas e levavam muito tempo para se curar. Alguns casos os bebês chegavam a ter o crânio deformado por algum tempo, devido a força do procedimento. Caso o bebê venha a sofrer algum hematoma superficial decorrente do procedimento, esse será bem menor do que as consequências que o fórceps antigo. Alguns partos cesarianos também utilizam do fórceps para puxar o bebê. Normalmente quando esse bebê ainda está muito alto.
Uma consequência do parto fórceps é também a inevitável epsiotomia3durante o procedimento. A mulher sofrerá um corte no períneo (perpendicular à vagina em direção ao reto), para facilitar a saída do bebê com o procedimento. Felizmente nos dias de hoje, o fórceps alto não é mais utilizado. O método agora é mais suave e visa somente ajudar a mãe na hora da força para que o bebê nasça mais suavemente. O médico responsável pelo parto fórceps poderá utilizar o método quando a mamãe estiver sem forças para empurrar, ou quando o bebê estiver prestes a nascer e de alguma forma não conseguir sair. Devemos lembrar que o fórceps não é tão arriscado como dizem nossas mães e avós. Ele é sim uma boa forma de colaborar para um nascimento sem traumas para mãe e filho e também de salvar a vida do bebê. Outro método também utilizado para auxiliar na saída do bebê mais rápida é o método de ventosa ou parto a vácuo, onde é utilizado aparelhagem que “sugara” o bebê para fora onde os médicos possam acolhe-lo.
Veja também: Tudo Sobre Parto Normal – O Cordão Interfere?
Foto: Gilberto Santa Rosa
Eu acho que o fórceps é uma crueldade, tenho uma prima que teve bebê em 1985. Que ao nascer quebraram as duas perninhas da menina, lembro como se fosse ontem, a bebê recém nascida com pernas injecada…. Não me conformava com aquilo…. Absurdo, ao invés de já fazerem cesária, forçavam as mães e machucavam ambos….
A 24 anos eu nasci num tal de Hospital de São Luiz Gonzaga-RS de forceps parto de emergência, apesar de eu odiar o hospital onde nasci tento acreditar que se não fosse assim eu não teria nascido e minha mãe tinha morrido junto comigo. Minha cabeça ficou toda deformada e tenha ondas cerebrais lentas.
Também nasci de parto fórceps, machucou minha cabeça saia água e sangue por meses assim conta minha mãe, sinal até hoje na minha cabeça tenho 38 anos., Mas o q eu queria mesmo saber é o por q tive q tomar medicação lembro o nome de uma delas gardenal n amanhã infância e fazia vários Eletros. Tenho crises de enxaqueca também. Mas queria saber se tem alguma ligação a medicação com o machucado q ficou na cabeça ??
Nasci em maio de 1978 de forceps. Tenho 42 anos e desde de pequena tenho fortes e repentinas fisgadas na cabeça. Ja consultei alguns medicos mas nunca descobriram o motivo dessas fisgadas. Parecem choquezinhos que iniciam na regiao da nuca e percorem por todo o cranio. As vezes tambem sinto formigamentos na cabeça. Nunca descobri o motivo e nenhum medico ousa dizer que pode ter alguma relação com o forceps.
Eu fiz uma ultrassom a médica me disse que a dpp seria pro dia 13 de maio ,minha enfermeira disse que fez os cálculos deu pra dia 23 de abril e disse que estava com 26 semanas. Ontem fiz uma ultrassom morfológica a médica disse que estava com 22semanas e 5 dias
A SUA ENFERMEIRA DEVE TER FEITO OS CÁLCULOS PELA DATA DA SUA ÚLTIMA MENSTRUAÇÃO, PODE DAR UM DIFERENÇA POIS NA VERDADE NÃO TEM UM DIA EXATO DA FECUNDAÇÃO, JÁ NA ULTRASONOGRAFIA SE ELA FOI FEITA ANTES DE 12 SEMANAS ELA É MAIS GARANTIDA, E SE O MÉDICO QUE A FEZ FOR BOM NO QUE FAZ É CLARO. MAS LEMBRE É UMA DATA PROVÁVEL E NÃO CERTA PODE ACONTECER COM DIFERENÇA DE 15 DIAS PRA MAIS OU PRAMENOS SEM PREJUÍZO PARA O BEBÊ, MAS O MAIS INDICADO É QUE O PRÓPRIO BEBE DESENCADEIE O TRABALHO DE PARTO.
Também passei por um forceps muito complicado em 2011 minha filha nasceu com um machucado que ate hoje tem no rosto dela sem dizer que ela senti dores no pescoso. quando tive ela peguei muitos pontos fiquei com a minhas partes deformada éo pior parto que existe judeia da mãe e do bebê.
Minha mãe estava com todos ps exames e pedido pra que fosse feito uma cesaria,mais por negligencia do hospital optaram por forçarem o parto fazendo forceps,onde furaram o meu olho esquerdo ,e pra piorar a covardia deram alta pra ela sem falar nada nem o nome do medico colocaram no papel da alta.Isso aconteceu em 1969 no hospital frederico ozana em Belo Horizonte que hoje ja não funciona mais.
Vai acabar com uma dst ou um filho indesejado.
Nasci em 1987 num parto com uso de forceps. Resultado: paralisia obstétrica e lesão nos nervos da face.
Tive parto forceps há 1 ano. Extremamente traumático, uma recuperação lenta e dolorida. Mas digo as mães com bebês ainda pequeninos, tenham pensamento firme, positivo e não se deixem levar pelas lembranças desse momentos que deveria ser mágico, mas se tornou doloroso. Em breve serão apenas lembranças.
Fiquei quase 3 meses com a menstruação a atrasada ela veio dia 23 de fevereiro e acabou dia 1 de março tive relação dia 1 e dia 2 com um parceiro depois tive relação com outro parceiro dia 14 de março e a menstruação está atrasada até hoje posso estar grávida e qual deles pode ser o pai
Juliana, se estiver grávida o pai seria o segundo.
Nasci em 1973 usaram fórceps para me tirar meu pai conta que minha cabeça ficou deformada..comprida e que depois foi voltando ao normal..conta também que eu estava roxo pela falta de ar que senti. Lendo vários relatos aqui venho a desconfiar que uma dor terrível que sinto há anos na base do crânio do lado direito logo no encaixe com o pescoço possivelmente seja seqüela do parto. Minha mãe sofreu muito..quase morreu naquele dia.
O mesmo aconteceu comigo,meu filho hoje tem 14 anos mas foi muito traumático pra mim ,eles subiam em minha barriga, empurravam com muita força, eu senti dores no estômago por anos, a cabeça de meu bebê nasceu amassa dos dois lados da fonte, fora que levei tanto ponto que foi ate no anus,nem sei quantos foram,mas foi muitos, o lugar fica muito feio e isso me incomoda ate hoje, não desejo esse parto pra,ninguém !
Hoje dia 26/02/2020 faco 15 semanas de gravidez quando será que eu ganho
Com 40 semanas é a data provável do parto. Boa tarde!
Minha mãe teve pré eclampsia, o que já é complicado, somado ao procedimento fórceps me proporcionou um torcicolo congênito além das dores de cabeça que tenho até hoje, eu não sei o que tá mas eu e minha mãe realmente estavamos motivados a viver hahahaha, ja fazem 21 anos desde que isso aconteceu
Tive 3 filho os 3 foram fórceps , e não desejo que nenhuma inimiga passe o que passei , minha primeira filha ficou muito machucada , tem a cabeça toda deformada, quase perdeu o um olho que ficou 1 mês com uma capa de sangue e também não tinha sensibilidade no corpo , podia bater o tanto que quiseres que ela não chorava pois não sentia dores , litro muito com ela pra que voltasse ao normal , hoje ela tem 21 anos , não encherá bem e tem fortes dores de cabeça , não sei se posso associar ao parto.
Provavelmente são sequelas do parto, infelizmente!
Eu também tivo meu terceiro filho de parto forceps muito doloroso deu os pontos sem anestesia fiquei oito dias com muita dificuldade horrível
Não recomendo nem pra minha inimiga.
Perdi meu filho e ainda fiquei 10 dias internada, sem nem poder fechar as pernas.
Até hoje minha bixiga baixa,não posso nem expirar.
Foi uma tortura.
E só faz 9 anos .
Deus me livre!
Tivi minha filha dia 09/08/2019 foi parto normal mais com o fórceps sofri demais fiquei duas semanas sem andar direito muita dor não conseguia nem deitar na cama pois doía demais eu chorava para fazer xixi chorava ao tomar banho porque era uma dor insuportável e hj minha filha ta quase com dois meses e ainda sinto muita dor parece que levei um soco xoei muito . e agora não tivi relações com meu marido ainda porque ate quando vou fazer xixi representa que vai cair tudo para baixo . ? não sei o que faço .
Tive meu parto fórceps faz um mês e ainda sinto dores na parte de baixo, quando faço xixi tenho a sensação que tudo vai cair, ou quando estou deitada e vou sentar, está muito difícil tenho medo de nunca mais voltar ao normal, fora a cicatriz enorme por conta que dois pontos abriram… alguém passou por isso? Quanto tempo demora pra voltar ao normal? Quanto tempo depois vocês conseguiram ter relações ?
Acredita-se que a partir dos 45 dias pós parto fórceps, esses sintomas tendem a diminuir.
Tenho três filhas todas de parto normal e a caçula nasceu por parto fórceps uma experiência bem diferente das outras. Foi uma alternativa antes da cesária já que a minha filha estava com uma volta do cordão umbilical em torno do pescoço e já estava nascendo pois eu tinha dilatação total e estava de 40 semanas. Levei alguns pontos sim, minha bebê tem ótima saúde e acredito que a confiança no seu obstetra seja essencial para que os traumas deste procedimento sejam reduzidos.
A conversa entre o médico e a paciente é o segredo do sucesso!