Você sabia que o homem também tem uma espécie de menopausa? A andropausa1, assim como a menopausa, é uma queda hormonal no corpo. O hormônio predominante no organismo masculino é a testosterona. Porém, ela pode ter uma queda significativa e afetar com muita força a vida sexual do casal. Para ajustar esses níveis hormonais no organismo masculino, existem medicamentos à base de testosterona, como o Androgel, por exemplo.

A reposição hormonal2 é um avanço e tanto para o homem que, a partir dessa reposição, passa a ter maior desejo sexual. Ela também dá mais energia para a vida em geral. Porém, o Androgel pode trazer alguns malefícios à saúde reprodutiva do homem. O gel, que é à base de testosterona, pode trazer uma baixa produção natural desse hormônio.

Isso talvez comprometa a fertilidade, pois, o organismo deixa de produzir as quantias adequadas de espermatozoides. O corpo passa a achar que têm quantidades adequadas de testosterona e reduz a produção diária do organismo. Isso pode afetar e muito a produção de gametas masculinos.

A reposição hormonal pode comprometer a fertilidade, pois o organismo deixa de produzir as quantias adequadas de espermatozoides.

Pensando neste fato, alguns pesquisadores americanos da Universidade do Tennessee passaram a estudar o desenvolvimento de uma droga que teria o mesmo efeito do Androgel no organismo, mas sem prejudicar a produção de gametas. O Citrato Enclomifeno é semelhante à medicamentos que estimulam a ovulação na mulher, e que são à base de clomifeno (Clomid, Indux, Serophene).

Ele ajudaria a produção de espermatozoides e, em conjunto com o tratamento de testosterona, potencializaria as chances de uma gravidez acontecer. O estudo envolveu 44 homens que começaram com a menor dose da medicação e passaram a ter resultados melhores com o aumento gradual. Ao final de 16 semanas, os índices de 10% dos homens aumentaram consideravelmente, mesmo com uso do Androgel concomitante ao Enclomifeno. Além disso, homens que não usaram o Androgel também tiveram um aumento considerável dos valores da testosterona corporal.

O Enclomifeno ainda está em fase de testes3 e não tem data para chegar ao mercado americano. Porém, visa um auxílio que não era imaginado por homens que precisam de ajuda para serem pais. O estudo foi dirigido pelo doutor Edward Kim, urologista da da University of Tennessee Medical Center. O intuito dos estudos é aumentar os índices de fertilidade masculina, por conta das baixas hormonais recorrentes de problemas hormonais e da idade.

Veja também: Aspirina Pode Ser a Mais Nova Aliada da Fertilidade

Foto: Anaïs Nannini