Hemorragia, esta palavra assim sem mais nenhuma outra pode causar medo e também causar má impressão. A hemorragia em geral é a perda de sangue através de algum órgão corporal e pode ser motivo de preocupação dos médicos quando a hemorragia pós parto acontece. O parto é um acontecimento delicado para o corpo feminino. O útero abrigou por nove meses um bebê, alimentou, nutriu e oxigenou. O útero cresce até 45 vezes o seu tamanho original e imediatamente após o parto, ele começa a se contrair para voltar ao tamanho inicial. O problema é quando essas contrações não acontecem como deveriam e o sangramento se torna abundante virando até mesmo uma hemorragia pós-parto.
A hemorragia pós parto pode dar inicio á vários problemas para a mãe, inclusive levar a óbito, por isso é preciso que seja tratado o quanto antes sejam os procedimentos até mesmo invasivos para preservar a vida da mãe. O sangramento intenso começa muitas vezes logo após a saída da placenta do útero. Ainda na maternidade, o sangramento abundante é constatado pela mulher ou profissionais que a acompanham após o nascimento do bebê. Mas a hemorragia pós-parto também pode acontecer até mesmo um mês depois do procedimento. Tudo isso porque o útero está ainda contraindo lentamente e não voltando à forma anterior por conter restos de placenta ainda do parto.
Mas a forma mais comum de hemorragia, ainda é a que acontece 24 a 48 horas após o parto. O corpo é levado a produzir oxitocina, o hormônio que faz com que essas contrações aconteçam se há uma deficiência, o organismo não consegue fazer a contratura ideal levando à hemorragia pós-parto. É considerado hemorragia, uma quantidade igual ou superior a 500ml de sangue, o que levaria a dois pontos:
Transfusão de sangue: Procedimento que faz a reposição do sangue corporal para que outros órgãos não sejam prejudicados pela baixa de oxigenação.
Verificar a necessidade de histerectomia: Algumas vezes a retirada do útero é necessária para preservar a vida da mulher, pela hemorragia uterina pós-parto.
Em grande parte dos casos de hemorragia pós-parto, aplicar o uso de oxitocina intravenosa pode forçar que as contrações comecem e o sangramento cesse com rapidez. Mas o medico deve ficar atento e caso o sangramento retorne, poderá ter que usar outras técnicas como a massagem uterina para ajudar as contrações.
Quais as causas da hemorragia pós-parto?
São diversas as causas de hemorragia pós-parto. A mais recorrente é a baixa de hormônio que faz esta estimulação para contração do útero. A dificuldade de coagulação também é um fator recorrente. Aconselha-se que o médico que acompanha o pré natal pedir exames de porte de coagulação antes do parto para verificar a capacidade e se preciso, usar medicamentos adequados no dia do parto. Alguns medicamentos também contribuem para a hemorragia, assim como alguns que fazem com que o sangue fique mais fino, AAS infantil para controle de trombofilia ou evitar AVC é um deles. Mulheres que consomem esses medicamentos devem parar de tomar cerca de três semanas antes de o parto acontecer para evitar hemorragia.
Medicamento relaxante muscular e rico em magnésio também contribui para que o sangramento excessivo aconteça. Portanto deve-se ver junto ao médico referente à qualquer medicação que esteja tomando. O tamanho que o útero atinge durante a gestação também pode ser um fator que ajude a hemorragia uterina pós-parto. Neste caso o médico irá determinar a aplicação de contratores musculares para abortar maiores riscos.
Existe também a conhecida como hemorragia pós parto secundária, ela acontece após a aparente recuperação. O fluxo menstrual após deixar o hospital pode parecer exagerado, o que exige a troca de absorventes constantemente. Caso isso aconteça é indicado que a parturiente procure a maternidade para averiguar a necessidade de tratar essa condição. É aconselhável repouso absoluto, abstinência sexual e evitar subir e descer escadas durante a recuperação do parto. Pegar peso também ajuda a evitar com que a hemorragia secundária aconteça. O sangramento pós parto tende a reduzir muito no terceiro dia após o nascimento, caso não aconteça a redução ou aumente o fluxo com presença de coágulos, o melhor é consultar um medico.
Veja também: Menstruação Pós-Parto – Quando Volta ao Normal e Riscos de Engravidar
Foto: gaelx
Boa noite tive antonia uterina a oito meses , descobrir que estou grávida corro algum risco dinovo????
ResponderSimone, já relate o ocorrido ao seu obstetra e inicie o pré natal o quanto antes.
ResponderBoa noite a oito meses tive antonia uterina .. e hoje descobrir que tô grávida estou com muito medo pós tomei duas bolsa de sangue… Eu corro risco dinovo?
ResponderSimone, já relate o ocorrido ao seu obstetra e inicie o pré natal o quanto antes.
ResponderTive útero bobo na minha segunda gestação, no caso uma hemorragia e tomei 2 bolsas de sangue pois meu útero não estava contraindo por fim depois de horas que contraiu e eu fui proibida de ter outro filho pq corro risco de morrer, mais eu queria saber se poderia engravidar novamente ou não obs: tenho duas cesarias diferença de 1 ano e 8 meses de uma para outra mais a segunda eu não tive contrações nem nada
ResponderTenho plaquetopenia e tive hemorragia na minhaa gravidez fiz transfusão de plaquetas e de sangue sera e se tiver outro filho terei outra hemorragia?
ResponderAte hoje nao descobrir o pq minhas plaquetas sao tão baixas.
Sabrina, existe sim a possibilidade de passar por tudo isso de novo. Quando engravidar relate no seu pré natal!
ResponderTive hemorragia nas minhas duas gravidez …Na ultima o medico disse que se eu engravidasse denovo correria riscos de morrer…mas nao explicou o motivo
ResponderIsso procede?
Boa noite, não podemo afirmar, até mesmo porque não sabemos a causa da hemorragia! o ideal seria procurar outro médico.
ResponderOla tive hemorragia pos parto da minha segunda gestação e o medico disse que eu nao poderia ter mais filhos que eu morreria
ResponderEstou gravida de 5 meses e muito preocupada
Sera que pode ocorrer hemorragia outra vez?
Kercia, não podemos afirmar se o ocorrido vai se repetir. Sua hemorragia teve algum motivo certo ? O ideal é relatar ao seu obstetra, pois assim no parto eles já vão prevenidos com bolsas de sangue para qualquer tipo de emergência.
ResponderOlá, tive hemorragia depois de 25 dias do nascimento da minha filha, o parto foi normal, tive uma perda considerável de sangue.
ResponderOla quando tive meu primeiro parto meu útero não contraiu logo só voltou a normal quando minha bb mamou … então eu posso engravidar de novo ? se puder com quantos depois posso
ResponderRenata em média pede-se um intervalo de 18 meses entre uma gravidez e outra.
ResponderEu tive hemorrágiahemorrágica na primeira gravidez,agora estou grávida de 3 meses,pode ocorrer de novo hemorrágiahemorrágica após parto?
ResponderOlá Mara , tenho uma tia que aconteceu com ela o mesmo que aconteceu com você , mas na segunda gravidez foi tranquilo e não teve nenhum problema. Boa sorte e saúde à vocês
ResponderOlá no meu ultimo parto foi um pouco complicado
A cabeça do bb saiu uma vez para fora o médico falou para mim parar de fazer força aí o bb voltou para dentro novamente
Aí só depois de meia hora o bb saiu novamente
Após o parto tive hemorragia 570 ml
Fiquei com tanta dor nas pernas q não conseguia andar
No segundo dia de parto peguei um vírus Influenza tipo A
Ha meu bb nasceu com 52 cm
Pesando 4020
Estou grávida de 7 semanas
ResponderGostaria de saber se corro o risco de ter hemorragia novamente nesse parto?