Felizmente, a pré-eclâmpsia é um mal que acomete uma porcentagem pequena das gestantes. Mas eu mesma já fui diagnosticada como uma séria candidata a doença e fui tratada de perto e com muito cuidado pelo obstetra.
No começo fiquei apavorada com o diagnóstico da eclâmpsia. Aos poucos meu médico foi me acalmando e explicando que é um caso onde se deve ter cuidados redobrados, atenção triplicada, seguir a dieta à risca, mas que dá sim para chegar às 40 semanas como eu cheguei.
A pré-eclâmpsia é o aumento excessivo da pressão arterial da gestante, que pode levar a eclâmpsia de fato e causar convulsões por sofrimento neurológico, afetando inclusive a saúde do bebê.
Sintomas da pré-eclâmpsia
A partir da 20ª semana, é possível perceber os sintomas da pré-eclâmpsia, tais como: pressão alta, partes do corpo inchadas (rosto, pés, pernas e mãos), além da dor de cabeça e, em alguns casos, visão turva e estrelas de luz2. Além isso, a gestante passa a perder proteína pela urina, o que pode ser constatado através de um exame de urina solicitado pelo obstetra.
Como diagnosticar a pré-eclâmpsia
Caso o médico suspeite que a gestante tenha desenvolvido a pré-eclâmpsia, ele pedirá uma série de exames, como, por exemplo:
- Exame de proteína (proteinúria) 24 ou 48 horas, que nada mais é do que toda a urina desse período. Ele vai dizer se a quantidade de proteína está ou não normal para seu organismo. O exame pode variar de laboratório para laboratório, mas geralmente é um limite de 300mg por 24 horas.
- Plaquetas (normal acima de 250 mil)
- Ureia
- Sódio
- Potássio
Pode ser que o médico peça com mais frequência o exame de ultrassom com doppler da placenta, assim pode-se detectar alguma fissura nas artérias do útero devido ao aumento excessivo da pressão. Nesse exame ainda é possível verificar se a quantidade de sangue está suficiente para o crescimento do bebê.
Fatores que podem levar a pré-eclâmpsia
- Obesidade prévia ou adquirida na gravidez
- Problemas do sistema circulatório
- Gravidez gemelar
- Tabagismo
- Tendência genética
Caso seja diagnosticada a pré-eclâmpsia, o médico irá orientar com uma dieta pobre em sódio3 e um medicamento apropriado para gestantes (como o Metildopa), para ajudar a controlar a pressão. No meu caso, cheguei a tomar a dose máxima de Metildopa (2 mil mg por dia), 1 comprimido a cada 6 horas.
O medicamento para a eclâmpsia teve o efeito prometido, porque controlou a pressão no último mês de gravidez, mas essa dosagem foi sendo aumentada com o tempo pelo obstetra que, a princípio, sugeriu o parto com 37 semanas, o que são 9 meses. Mas com o controle da pressão, ele acabou acontecendo nas 40 semanas. Minha pressão chegou a 14×11, o que é altíssimo para uma gestante.
Existe cura?
A pré-eclâmpsia é um caso realmente delicado, que deve ter dedicação total da mamãe em questão e também do profissional que está acompanhando a gestação. A pré-eclâmpsia só é solucionada na hora do nascimento e, em alguns casos, pode persistir até 3, 4 dias após o parto, mas nesses casos já não existe tanto risco.
Contudo, o médico vai acompanhar a parturiente até que o caso da pré-eclâmpsia seja totalmente extinto. Não é culpa da gestante ter esse problema. Na época em que o médico me disse o diagnóstico, fiquei arrasada pensando que havia feito alguma coisa errada. Mas, segundo ele, é um fator isolado sobre o qual não temos controle. A pré-eclâmpsia simplesmente surge e é possível, sim, controlá-la.
Nem toda a gestação de uma mulher vai ter esse problema. Segundo uma pesquisa, a cada 5 mulheres que tiveram pré-eclâmpsia, apenas uma volta a ter esse problema. Fiquem atentas e cuidem muito bem da alimentação. E façam o pré-natal religiosamente.
Um beijo e boa sorte!
Veja também: Dores na Gravidez – O Que é Normal?
Foto: jasleen_kaur
OI ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR SE DEVO ME PREUCULPA COM ESSE EXAME SOU MAMÃE DE PRIMEIRA VIAGEM E ESTOU HIPERTESA ….
RAZÃO PROTEINURIA/CREATININURIA
PROTEÍNAS TOTAIS,11.03 MG ..VALOR DE REFERÊNCIA INFERIOR A 14 MG
CREATININA URINÁRIA. 79.17 MG VALORES DE REFERÊNCIA 16 A 327 MG
RELAÇÃO 0.139
Como a gestante pode evitar a pré enclampsia
Alimentação saudável, diminuindo principalmente o sal, exercícios físicos ajuda bastante também a vc ter uma gestação tranquila, mais sem esforço.
Em 2014 engravidei e com 36 semanas fui diagnosticada com pre eclampsia fiquei bastante inchada fiquei internada 8 dias no hospital meu parto foi realizado através de uma cesárea minha BB nasceu bem com saúde mas teve que ficar no berçário por alguns dias por que nasceu com baixo peso mas deu tudo certo graças a Deus, sendo que na minha primeira gestação minha pressão deu uma alterada mas deu tudo certo,o que aconteceu na minha segunda gestação penso muito em engravidar de novo e passar pelo o que passei à 4 anos atrás tenho medo.
Olá linda, mais fica tranquila amiga , se tem vontade de engravidar novamente vai dá tudo certo.
Beijos
Eu tenho 3 filhos o primeiro parto tudo perfeito tentei parto normal porem foi necessario cesarea …..no segundo parto 2 anos depois tive pre eclampsia com 38semanas e uma cesarea de emergência ….desde então a pressão alta me acompanha kkk …na minha terceira gestação ja fiz pre natal de alto risco por conta da pressão altissima desde o primeiro mes e com 37 semanas outra cesarea…dois meninos um 12 e outro com10 anos e uma menininha com 6 amores da minha vida!!!!
E com tudo isso ainda me veio um desejo louco de ter mais um bebe…e vou fazer o exame de sague pra confirmar e comecar tudoooo de novo ?estamos mto feliz e confiantes que se Deus quizer vamos abraçar mas essa vitoria na nossas vidas!!!!!
Olá Elaine, filhos são bençãos em nossas vidas, que Deus abençoe essa nova gestação, saúde pra você e o baby… Boa Sorte!
Olá. Eu nasci de 8 meses devido a uma eclampsia que a minha mae teve.
Ele teve convulsão e eu tive q nascer.
Agora eu estou gravida de 7 semanas. Em que isso pode me afetar ?
Como foi sua gravidez? Você também teve eclampsia?
Também nasci de 8 meses porque minha mãe teve eclampsia grave e morro de vontade de engravidar, porém tenho este medo
Tive pre eclampsia com 40 semana da minha primeira gravidez tive minha filha com 40 semana e 2 dias passei 6 dias internada, minha pressão sempre foi baixa mais com 40 semana almentou, tenho vontade de ter outro filho mais moro de medo, tenho um desvio na coluna e tive problema para pegar anestesia tenho medo mais tenho muita fé em Deus
Vera eu entendo o seu medo, é muito traumatizante, mais o ideal seria pedir ajuda do seu medico. O que as vezes algo pode ser feito antes.
De fato, o melhor assunto que vi sobre esse nicho até o momento. Meus parabéns! O texto saiu ótimo. Depois visite o meu site. Abraço!
http://www.thefaceofmay.com/
Olá a sete meses atrás tive uma gestação e teve pré eclanpis e por conta disso perde meu bb e agora tento engravida novamente e ate agora não consigo. O q posso fazer?
Consultou o ginecologista?
Eu tb tive pré eclampsia ha um mês atrás.. hj especificamente eu perdi minha BB há um mês.. ainda não me conformo.. Ela nasceu de 6 meses no dia 6 de dezembro do ano passado e morreu dia 8. Ainda estou arrasada .
Tive minha primeira filha com 38 semanas de parto sezariana . Comecei a passar mal na sala de recuperação, e fui diagnósticada com pré eclapsia. Mas após medicada deu tudo certo. Agora minha filha tem 4 anos, e tenho muita vontade de engravidar denovo, mas tenho muito medo. Não sei que decisão tomar!
Complicado, ainda mais por ter passando por tudo isso. Mais confie. Se esse é seu desejo tenha sim. hoje em dia você está muito bem assistida.
Oi, tenho 31 anos e até entao nunca tinha tido pressao alta. engravidei da minha primeira filha em 2013 e com 34 semanas começou a pressao subir e sintomas de pre eclampsia. mas minha medica esperou demais a faze a cesária e minha filha ja nasceu sem vida. Em 2015 engravidei novamente e corria bem ate a 29 semanas, quando a pressao subiu de novo. fiquei na UTI por tres dias com a pressao a 17/12 , aguentamos ainda ate as 32 semanas quando fiz o parto… mas ele morreu depois de 5 dias na utineonatal… era muito pre maturo… pois devido a pressao alta ele nasceu apenas com 915 g. tenho muita vontade de ter outro bebe, creio que Deus ainda vai me abençoar.
Olá, tenho 34 anos estou na segunda gravidez. A minha primeira tive pré eclampsia com 30 semanas, meu liquido aminótico diminuiu e foi necessário um parto prematuro de urgência. O bebê nasceu com 890gramas com vida, ficou na utineonatal por 3meses e saiu de lá com 1.500kg. Hoje ele está com 9anos, apesar das sequelas da prematura extrema e da paralisia cerebral ele é uma criança feliz e muito amada.
Aconteceu comigo tbm.. mês passado perdi minha BB.. Mais acredito q houve uma negligência médica pois se meu médico q diagnosticou a pré eclampsia tivesse me encaminhado p um pré Natal de alto risco eu não estava sem minha filha.. se eu não tivesse tomado uma atitude de ir p um hospital materno de alto risco talvez eu q teria morrido
Olaa eu tenho hipertireoidismo , e não mestruo a um bom tem estava em uma festa e senti uma água escorredo pelas pernas ,, fui ao médico e ele me falou q era normal sintomas do hipertireoidismo l,, a água ficou saindo por dois meses e meio ,, Marquei eum ginecologista pelo SUS mais a consulta demorou muito a sair quando conseguir consulta descobri q estava grávida de 24 semanas , achei estranho não ter percebido a gravidez antes ,, imediatamente tomei as providências os primeiros exames mais eu já sabia q algo estava errado ,, fiz a ultrassom e descobri q a bolsa estava estourada a muito tempo ,, fui imediatamente para maternidade, chegando lá descobrir q estava também com pré eclâmpsia grave , eu estava sentindo torcicolo a alguns dias , e os olhos inchados ,, fiz a cesárea de emergência ,, infelizmente meu bebe não resistiu e morreu 10 minutos depois ,, ele não tinha desenvolvido pela falta de líquido por tanto tempo ,, mais foi um guerreiro ,, fiquei muito mau depois do parto minha visão está escura até hj mais tem melhorado .. aconteceu a mesma historia com minha tia q também tem problema na tireóide ,, achei importante falar por q eu sempre achei q tudo q estava acontecendo comigo era problema na tireóide e não era .. essa foi minha terceira cesárea agora o medo é grande de tentar engravidar novamente ,, mais tudo acontece com a permissão de Deus , ele sempre fará o melhor em nossas vidas .. obrigada
Oi eu tive pre eclâmpsia com 24 semanas meu bb nasceu vivo mas so passou 18 minutos,era um menino lindo a cara do pai,nasceu no mesmo dia q aconteceu a tragedia da chapecoense, ate hoje sofro com a perda ainda choro mt,e n esqueço p tudo q passei,estava com a pressao mt alta tive ele de parto normal e fui direto para uti,ainda o toquei so n deu para pegalo pq estava amarada p coletagem??quero mt ter outro
Sinto muito mesmo por tudo isso, desejo muita paz e sabedoria para conseguir passar por tudo isso.
Tive eclampcia na gestação de minha filha em 2007, tive acompanhamento médico minha pressão nunca estava alterada, certa noite com 39 semanas em dias não consegui dormir a noite toda , só vomitava e muita dor de cabeça, eu estava tão incomodada que dormi no tapete , pela manhã abri os olhos e não enxergava nada , sem nenhuma visão via tudo preto chamei minha mãe e fui pro hospital, minha sorte que moto na rua de trás do hospital sapopemba, subi andando sem enxergar nada , cheguei no hospital me lembro que comecei a vomitar e daí então não lembro mais, minha mãe disse que comecei a ter convulsões, me levaram pro centro cirúrgico, e minha mãe na recepção, ligaram pra ela e pediu pra ela escolher uma das duas , minha mãe não penso ela me contando chora até hoje, ela disse está em suas mãos faz o que vcs tiver que fazer pq eu não vou escolher, passaram se as horas e veio a boa notícia a nenem está ótima porém eu não estava pois convulsionei durante a cesaria e peditar muito sangue , fiquei em coma por três dias pq a pressão não abaixava , mas acordei do nada muito sonolenta e cheia de dores , fiquei internada por maisso alguns dias pq a pressão não estabilizava , vi minha filha com 5 dias de vida , pois me levaram ela até a uti, tive alta e graças a deus ocorreu tudo conforme sua vontade , hoje ela tem 10 anos, contudo que aconteceu depois de 3 anos engravidei do meu menino , fiquei desesperada , tinha consulta duas vezes por dia, porém não deu nada tive ele em parto natural com 40 semanas e em nove meses desta gestação a pressão não subiu nenhuma vez , tenho a minha jóia com 10 anos e meu herói com 7 anos obrigado meu Deus
Oi tenho uma filha de 8 anos tive ela com 7 meses de gestação por causa da pré eclampcia depois disso fiquei tomando enalapril de 10ml e em outrobro de 2015 descobri que esta grávida fiz o pré natal direitinho mas meu médico errou comigo minha filha naceu com 29 semana de gestação mas o senhor decidiu leva ela com ele para os braços dele hoje faz 9 meses que ela partiu tenho muita vontade de ficar gravida novamente mas tenho muito medo do que possa acontecer a mesma coisa ou algo pior meu sonho sempré foi ter dois ou três filhos pois sou filha única e sempre quis ter mais filhos por ser filha unica
Oi,
Me reconheci no seu comentário, sou filha única e sempre quis mais que um filho, tenho a felicidade de ter dois lindos filhos de duas gravidez tranquilas, põe nas mãos de Deus que tudo dará certo na hora certa!!
Ah e ainda dou conselhos para as minhas amigas e familiares, para sempre ter no mínimo dois, acho muito importante ter um irmão e na minha experiência achei muito triste ser filha única, apesar de ter vários primos maravilhosos e família grande, mesmo assim me faz falta um irmão.
Tudo de bom p você e sua família
Oi tenho problema de pré são alta tomo medicamento depois que ganhei minha primeira filha com 7 meses de gestação fiquei com este medicamento tomava enalapril de 10 hoje minha filha tem 8 anos e o ano passado em outubro descubri que estava grávida novamente com o erro do meu médico ele não aumentou a dosagem do meu medicamento e tive que fazer uma sezaria com 29 semanas da minha segunda filha mas Deus pertiu que levasse ela para os braços dele hoje faz nove meses que ela partiu penso em ficar gravida mas tenho muito medo de acontecer tudo de novo ou algo pior gostaria muito de ter outro filho sou filha única e meu sonho sempre foi ter dois ou três filhos me ajudem por favor
Oi tenho problema de pré são alta tomo medicamento depois que ganhei minha primeira filha com 7 meses de gestação fiquei com este medicamento tomava enalapril de 10 hoje minha filha tem 8 anos e o ano passado em outubro descubri que estava grávida novamente com o erro do meu médico ele não aumentou a dosagem do meu medicamento e tive que fazer uma sezaria com 29 semanas da minha segunda filha mas Deus pertiu que levasse ela para os braços dele hoje faz nove meses que ela partiu penso em ficar gravida mas tenho muito medo de acontecer tudo de novo ou algo pior gostaria muito de ter outro filho sou filha única e meu sonho sempre foi ter dois ou três filhos me ajudem por favor
Oi tenho problema de pré são alta tomo medicamento depois que ganhei minha primeira filha com 7 meses de gestação fiquei com este medicamento tomava enalapril de 10 hoje minha filha tem 8 anos e o ano passado em outubro descubri que estava grávida novamente com o erro do meu médico ele não aumentou a dosagem do meu medicamento e tive que fazer uma sezaria com 29 semanas da minha segunda filha mas Deus pertiu que levasse ela para os braços dele hoje faz nove meses que ela partiu penso em ficar gravida mas tenho muito medo de acontecer tudo de novo ou algo pior gostaria muito de ter outro filho sou filha única e meu sonho sempre foi ter dois ou três filhos me ajudem por favor
Ola, neste exato momento estou no hospital acompanhado minha esposa que foi diagnosticada com pre eclampsia, o corpo dela inchou sem mais e menos, tava tudo bem na gravidez de repente rolou isto. Vai fazer 2 dias que estamos aqui os medicos estão tentando controlar a pressão de todo jeito. Pois o bebe esta na 29 semana . Estou perdidasssooo.
Ola, neste exato momento estou no hospital acompanhado minha esposa que foi diagnosticada com pre eclampsia, o corpo dela inchou sem mais e menos, tava tudo bem na gravidez de repente rolou isto. Vai fazer 2 dias que estamos aqui os medicos estão tentando controlar a pressão de todo jeito. Pois o bebe esta na 29 semana . Estou perdidasssooo.
EU TIVE PRÉ ECLÂNPSIA NA PRIMEIRA GRAVIDEZ. MINHA FILHA NASCEU DE 32 SEMANAS E GRAÇAS A DEUS, ESTÁ COM SETE ANOS HOJE.
. GOSTARIA DE ENGRAVIDAR NOVAMENTE… MAS TENHO MEDO POIS SERIA UM FILHO DE OUTRO CASAMENTO… QUAIS AS CHANCES DE EU TER A SEGUNDA GRAVIDEZ SAUDÁVEL???