A gravidez é um período onde muitas preocupações surgem na cabeça das mães, sempre há dúvidas sobre como se alimentar, que hábitos deve adquirir ou deixar de ter. Esse também é um período em que, normalmente, as preocupações com a saúde da mulher ficam maiores. Problemas como pressão baixa na gravidez, por exemplo, são mais comuns do que muitos imaginam e podem ter certas consequências se não forem tratados de forma correta.
A primeira coisa que se deve saber sobre assunto é que é normal pressão baixa na gravidez e, apesar dos sintomas incomodarem e muitas vezes preocuparem muito, a pressão baixa é muito menos maléfica do que a pressão alta durante o período de gestação.
É claro que devemos sempre estar atentos a tudo que envolve a saúde de uma mulher grávida e ter certeza de que a pressão baixa na gravidez se trata apenas de mais uma fase normal da gestação e não de um outro problema.
O que é Pressão Baixa?
Também conhecida como hipotensão1, a pressão baixa acontece quando o fluxo de sangue enviado do coração para o resto do corpo vem em baixa quantidade. Existem muitos motivos para que a pressão de uma pessoa abaixe, como por exemplo:
- Problemas Cardíacos
- Problemas Endócrinos
- Medicamentos
- Falta de vitaminas
Esses problemas podem fazer a pressão de uma pessoa ficar mais baixa independe de estar grávida ou não. Porém, a gravidez é um fator que também faz com que o corpo da mulher diminua o fluxo de sangue naturalmente, por isso a pressão baixa na gravidez é considerada tão comum2.
Isso acontece normalmente dentro das primeiras semanas de gestação, quando ocorrem drásticas mudanças hormonais e os vasos sanguíneos tendem a ficar relaxados, o que acaba fazendo a pressão baixa na gravidez ocorrer.
É sempre importante lembrar que, ainda que seja algo normal que aconteça no corpo de qualquer gestante, existem alguns perigos que a pressão baixa na gravidez pode trazer, principalmente as consequências de alguns sintomas e, por isso, deve ser tratada com atenção e com os devidos cuidados.
Sintomas da Pressão Baixa na Gravidez
Não é difícil perceber quando uma pessoa está com a pressão baixa, ainda mais se tratando de da pressão baixa na gravidez, que provavelmente terá essa alteração na pressão arterial. Por isso é importante sabermos quais são os sintomas e em quais níveis eles são normais, além de também ficarmos atentos ao que pode prejudicar a saúde de uma grávida de alguma forma, como os desmaios, por exemplo. Os principais sintomas da pressão baixa são:
- Vertigem ao se levantar muito rápido
- Cansaço
- Desmaios, como já citado
- Visão embaçada
- Tontura frequente
- Dificuldade de concentração
- Leves sintomas de depressão
Todos esses sintomas podem aparecer em maior ou menor nível, dependendo de quão baixa está a pressão arterial da mulher e de quais são os cuidados que ela vem tomando para se prevenir. Se alguns desses sintomas são muito recorrentes, a pressão baixa na gravidez pode gerar alguns problemas para as gestantes.
Quais São os Riscos que Esses Sintomas Trazem?
A pressão baixa na gravidez em si, não traz riscos diretos para o bebê, mas por gerar tantos sintomas na mãe, pode fazer com que ela corra riscos que podem trazer consequências para sua gravidez. O mais preocupante dos sintomas é o desmaio, pois podem fazer que a mulher caia e bata com o corpo em algum lugar, colocando em risco o bebê.
É aconselhável, primeiramente, que a mulher procure um lugar para se sentar assim que sentir que está prestes a ter um desmaio. Eles normalmente aparecem seguidos da tontura e da visão embaçada, o que faz com que a mulher consiga perceber que está perdendo o controle de seu corpo.
Ingerir algum alimento que tenha sal pode ajudar a mulher a não desmaiar também, por isso é sempre importante ter algo salgado por perto, principalmente se os sintomas da pressão baixa na gravidez estão aparecendo de forma mais intensa e constantemente.
Outro sintoma que passa muitas vezes despercebido é a depressão que, ainda que apareça de forma leve, pode trazer malefícios para a mulher, já que as grávidas são naturalmente propensas a desenvolverem esse tipo de doença por conta do grande fluxo de hormônios e das mudanças que ocorrem em seu corpo3.
Como Evitar a Pressão Baixa na Gravidez?
O fato da pressão baixa na gravidez ser um fator normal em toda gravidez torna-se quase impossível evitar que isso ocorra por completo. Porém, existem formas de fazer com que ela não se agrave ou baixe demais, fazendo com que os sintomas piorem e que as consequências desse sintomas sejam também mais drásticas. Algumas das atitudes que a mulher pode tomar para que a pressão baixa na gravidez não seja tão prejudicial são:
- Tomar ao menos 2 litros de água por dia, o que mantém o corpo hidratado o tempo todo
- Ter uma dieta saudável e equilibrada
- Ter sempre algo salgado para comer
- Evitar mudanças muito bruscas de posição
- Não ingerir bebidas alcoólicas, refrigerantes ou café
- Praticar exercícios de maneira moderada e adequado para gestantes
Todos esses pontos são pequenas atitudes e hábitos que, seguidos de forma correta, fazem com que a mulher possa evitar ter problemas como tontura frequente ou os desmaios e até mesmo controlar a pressão baixa na gravidez, o que vai ser positivo tanto para ela quanto para o bebê.
Problemas como a pressão baixa na gravidez podem deixar muitas mães preocupadas, especialmente as que estão tendo um bebê pela primeira vez, mas se você souber quais são os verdadeiros riscos e se tratar, não é o caso de se desesperar.
É claro que é normal uma mulher prezar por todos os aspectos de sua saúde no momento da gravidez, mas é importante que ela saiba com o que está lidando e como fazer para que isso não se torne uma complicação durante o período de gestação.
Veja Também: Pressão Alta na Gravidez – Como Controlar?
Foto: mvorocha