Logo nas primeiras consultas da vida do bebê com o pediatra é realizada a medição do perímetro cefálico. Através desta medição é possível acompanhar o desenvolvimento dentro das estatísticas considerado normal para cada faixa e fase da criança. Quando notado durante uma consulta que essas medidas estão abaixo ou acima do considerado normal exames podem ser solicitados para analise do caso e constatação do problema.
A hidrocefalia1 e macrocefalia2 são alguns dos itens da lista dos principais motivos para alteração no perímetro cefálico do bebê e deve ser analisado com cautela até chegar ao diagnóstico correto para receber o devido tratamento. Obviamente um pai e uma mãe ao escutar que seu filho pode ter o problema é assustador, mas saber a fundo do que se trata pode trazer um conforto maior.
A hidrocefalia é uma doença que tem como principal característica o acúmulo de líquido dentro do crânio. Esse líquido também conhecido como cefalorraquidiano (LCR) em excesso causa o aumento da pressão cerebral e o inchaço da cabeça. Ele é o líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal e tem como função proteger a área, mas quando impossibilitado de exercer o seu trabalho e bloqueado por algum motivo, causará o acúmulo na área craniana. O excesso do líquido também pode ocorrer devido à má absorção do organismo e resultar na hidrocefalia. Infelizmente não foi encontrada ainda a cura da doença, porém é possível tratar e controlar a hidrocefalia aliviando os sintomas.
Existem 3 tipos de hidrocefalia e cada uma delas esta relacionada às causas:
-
Hidrocefalia Fetal – Quando descoberta a doença ainda durante a gestação, através da realização da ultrassonografia a doença ganha o nome de hidrocefalia fetal ou congênita. O problema ocorre devido a questões genéticas devido uso de drogas ou infecções que a gestante possa ter sofrido durante o período gestacional como a toxoplasmose, sífilis e rubéola. Durante o desenvolvimento fetal ocorre a má-formação do sistema nervoso central do feto ocasionando o acúmulo de líquidos no crânio e aumentando o tamanho da cabeça.
-
Hidrocefalia Infantil– Nem todas as pessoas com hidrocefalia já nascem com o problema. Porém algumas adquirem logo na primeira infância e pode ocorrer devido a tumores cerebrais, má formação ou até mesmo um cisto que esta impossibilitando a passagem do líquido. No caso do cisto, a hidrocefalia ganha um nome diferenciado, como hidrocefalia obstrutiva onde hemorragias, sangramentos e infecções no sistema nervoso podem ocorrer.
-
Hidrocefalia de Pressão– Adultos também podem adquirir a doença em qualquer fase da vida. Normalmente pessoas idosas acima de 65 anos tem mais chance de desenvolver o problema, principalmente se tiveram problemas como AVC , hemorragia, mal de Alzheimer e tumor cerebral. A hidrocefalia de pressão neste caso ocorre pela má absorção do líquido pelo organismo ou pelo aumento da produção dele3.
Outro problema que também é apontado pelo crescimento da cabeça, a macrocefalia é uma condição normalmente considerada como herança genética familiar. Porém pode ser resultado de diversos outros problemas de saúde e por isso deve ser investigado para o real diagnóstico. As principais causas da macrocefalia são:
- Hidrocefalia
- Hematomas crônicos
- Hemorragia Intracraniana
- Tumor cerebral
Algumas doenças também podem resultar com o crescimento do perímetro cefálico como é o caso da Síndrome de Morquio, síndrome de hurler e a doença de Canavan. O acompanhamento mensal do bebê e da criança no pediatra tem extrema importância e é através deste acompanhamento que é possível detectar algum problema. Obviamente através da medição da cabeça não é possível já dar o diagnóstico correto, porém através da tabela de peso e estatura é possível acompanhar se algo não esta dentro da normalidade e solicitar exames que comprovem se algo esta errado ou não.
O primeiro passo quando constatado o crescimento acima da média é analisar as condições cerebrais da criança e para isso é solicitado uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada. Através dos resultados o pediatra avaliará o quadro e irá direcionar para o devido tratamento.
Sintomas e Tratamento da Hidrocefalia e Macrocefalia
Tanto a Hidrocefalia como a macrocefalia tem por seu principal sintoma o crescimento anormal da cabeça. Porém sintomas mais particulares podem ser observados inclusive a pedido do próprio pediatra para constatação do quadro. A hidrocefalia em bebês além do aumento craniano pode apresentar dificuldade no controle da cabeça, irritabilidade, olhos baixos, vômitos, ataques epiléticos e veias da cabeça e moleira muito dilatada.
Já crianças maiores, os sintomas podem vir com dor de cabeça intensa, perda de movimentos, vômitos, incontinência urinaria, dificuldade no aprendizado e alteração na fala e memória, estrabismo e crescimento lento. No caso de adultos que desenvolvem a hidrocefalia, a cabeça não tem o tamanho alterado, pois os ossos cranianos já foram desenvolvidos, mas a perca de memoria e a incontinência urinaria ocorrem com frequência.
O tratamento da hidrocefalia pode ser através de medicamentos ou cirúrgico. O procedimento cirúrgico tem objetivo drenar o líquido direcionando para outras partes do corpo aliviando a pressão cerebral. Essa cirurgia onde é colocada uma válvula tem oferecido bons retornos e qualidade de vida para as crianças e pacientes com hidrocefalia. Porém é necessário ficar atento a sinais e possíveis problemas com a válvula já que pode ser uma porta de entrada para infecções e até mesmo defeito na sua função.
Os sintomas da macrocefalia são bem parecidos com o da hidrocefalia e podem vir acompanhados de falta de apetite, sono em excesso, alterações do humor, vômito e movimentos involuntários dos olhos. O tratamento consiste no alivio de sintomas e suas complicações. No caso quando a macrocefalia ocorre devido a hidrocefalia o tratamento é direcionado para a questão. Quando considerado genético familiar não existe tratamento indicado a não ser a contenção de alguns sintomas.
Veja Também: Zica Vírus e Microcefalia – E Agora, Tentar Engravidar ou Não?
Foto: Tania VDB
Oi Beth o meu usg morfológico tambem apareceu um aumento de líquido do lado direito estou super preocupada
ResponderO medico fez ficar um pouco preucupado falando que tinha um pouco de liquido na cabeça do bebe ,mas não entendo pois ele disse que era tudo normal a medida da prega nucal3.0mm osso nasal 7.0 e ventriculo direito 8.0 mm lembrando que estou de 23 semanas e 2 dias.
ResponderEstou preocupada tmb fiz ultrassom aonde medico disse que.bebe esta com.liquido na cabeca
ResponderOi.. Seu bb nasceu bem?
ResponderFiz um ultrassom com 18 semanas e estou muito preocupada, o diâmetro biparietal deu 53mm e índice cefálico 136, e acima do peso con 341g, valores acima da referencia, a médica disse que tem que esperar fazer a morfológica ccom 22 semana, pra sabermos exatamente se há algum problema, mas esses valores acima já me deixaram muito preocupada..
ResponderE ai? Nasceu bem? Ou teve algum probleminha
ResponderEstou com 23 semanas de gestação , fiz uma ultrassom morfológica com 21 semanas e 5 dias , onde foi diagnosticado hidrocefalia no meu bebê ! ? Estou apavorada ! Pq os meus médicos se quer mim dizem qual o verdadeiro risco que corro , ou o meu bebê ! Ele está com 12mm desse líquido na cabecinha , eles apenas mim disseram q pode diminuir e sumir sozinho ! Mais eu agora vou ter meu acompanhamento de uma gestação de alto risco ! Estou com muito medo de tudo isso ! Pq as pessoas q vem falar cmg sempre se referem a essa doença como se fosse algo gravíssimo , onde meu filho estivesse correndo risco de vida ! Estou agora esperando minha consulta com o obstetra que provavelmente tbm serei acompanhada por um neurologista ! Estou entregando a minha vida e a vida do meu filho a Deus ! Creio q esse líquido irá voltar a quantidade normal e meu filho nascerá bem ! ??
ResponderCom fé em Deus tudo dara certo!! Desejo que tudo fique bem, pedindo a Deus para lhe ajudar e ajudar seu pequeno nesta fase. Fé, Esperança, Força!!
ResponderOi diminuiu o líquido do seu bebe e que fis hoje a ultra-som deu tudo normal só que um pouco de líquido na a cabecinha e to preocupada ?
ResponderBoa noite estou passando por isso tbm seu bb nasceu bem como ele esta agora?
ResponderOlá cono está o seu bb , oque aconteceu ? Tbm estamos passando por isso , muito medo
ResponderMeu bebê nasceu com a cabeça com 38 cm e agora com um mês está com 42 cm a rico ser macrocefalia???
ResponderOi.. aconteceu o mesmo com a minha bebê.. pelo tempo da sua postagem.. qual foi o diagnóstico que seu bebê teve ?
ResponderEstou na mesma situação. Meu bebê nasceu com o PC 38cm e com 1mês e 18dias ser com 41,5cm . É normal ?
Responder