A gravidez é uma fase mágica, principalmente quando os movimentos do bebê passam a ser percebidos. Normalmente, é algo que começa na 18ª e 20ª semana de gestação e, junto dos movimentos a mamãe experiencia sensações bem diferenciadas como uns pulinhos que surgem do nada!

É comum a dúvida : o que será que está acontecendo? Pois saiba que esses pulinhos são SOLUÇOS do pequeno bebê! Mas será que é normal sentir o bebê soluçando na barriga durante a gestação? Por que isso acontece? Tem como impedir que os soluços aconteçam? Tem como pará-los? Vamos desvendar…

É normal o bebê soluçar?

Sim, é normal o bebê soluçar na barriga da mãe e é, inclusive, algo muito saudável1. Na gravidez, todos os órgãos se desenvolvem em etapas e os soluços começam a acontecer quando têm início as atividades do estômago e diafragma.

Os soluços são basicamente movimentos involuntários do diafragma, músculo ligado ao pulmão e relacionado à respiração do bebê. É essa a região que vemos subir e descer quando inspiramos e expiramos ar dos pulmões. O soluço é resultado da contração dessa musculatura.

Devo me preocupar?

Esses espasmos são completamente esperados e saudáveis. É como se o organismo estivesse em treinamento para quando o bebê nascer e precisar respirar sozinho. O soluço também serve como um alerta de que o estômago está em atividade. Ou seja, quando o bebê engole líquido amniótico da bolsa2, em algum momento ele terá soluços pela imaturidade do órgão em desenvolvimento.

Vídeo de Bebê Soluçando

Como Identificar o Soluço do Bebê Ainda na Gravidez

É possível detectar os soluços através dos movimentos ritmados. São como saltinhos na barriga e podem ser percebidos logo no início da gestação.

Quando a mulher está deitada é ainda mais fácil de perceber e, dependendo do estágio da gravidez, o bebê soluçando pode até incomodar, principalmente na hora do sono. Imagine você, acordar com um pequeno terremoto de dentro para fora?

Tem como parar os soluços do bebê?

Dentro da barriga infelizmente não. A mamãe precisa aguardar que ele pare sozinho, espontaneamente. Enquanto isso, é legal tomar algo quentinho como um leite morno, um chá … Porém, nada de café, pois pode aumentar os movimentos do bebê e piorar o seu sono pelo resto da noite. Também não é possível impedir que os soluços aconteçam, mas lembre-se que eles não são prejudiciais de forma alguma, nem para mamãe, nem para o bebê.

Qual a frequência dos soluços?

Existe um período que eles acontecem com maior frequência? Sim, logo após as refeições da mamãe e também quando há movimentação maior do bebê ou agitação emocional da mãe.

É possível que o bebê tenha várias crises de soluço por dia, assim como ficar um tempão sem elas. O soluço, na verdade, é uma caixa de surpresa para a mamãe. Seu bebê soluça na gravidez e vai soluçar ainda mais quando nascer… Mas isso é outra história e você pode dar uma olhada nela aqui.

Veja também: Cuidados com Orelhas, Cabeça Amassada e Arroto do Bebê