O nascimento é um momento muito esperado pela mamãe. Ver seu milagre tomar forma é uma sensação incrível! Esse acontecimento pode ser acontecer de diversas formas, uma delas é o parto cesárea. O parto cesárea é a grande maioria dos procedimentos para nascimentos no Brasil1. Apesar de ser seguro, é certamente uma cirurgia de grande porte e que devem ser cuidadas como tal, não se deve tratar como um procedimento simples e banal após o nascimento do bebê.
O procedimento cesariana, se trata de cortar 7 camadas de pele e tecidos para retirada do bebê no baixo ventre, aproximadamente na linha do biquíni, na pelve. Após o nascimento e limpeza dos resíduos no útero, como a placenta e sangue endometrial, o médico responsável pela cirurgia, começa a fazer a sutura (costura) do corte nas camadas2.
Após o nascimento, a mamãe pode se sentir estranha no local da cirurgia Alguns médicos colocam uma fita estilo band-aid no local do corte, o qual é retirado no primeiro banho da parturiente. Outros médicos preferem não utilizar essa fita, mas deve-se tomar cuidado com infecção na área logo após o parto.
Quanto à dor, ela é relativa, o fato é que cada pessoa lida com a dor de uma forma diferente, por isso, não é possível saber exatamente como seu organismo vai reagir3. Algumas mulheres relatam sentir dores no local, outras dizem não sentir dor, apenas uma sensação de repuxo e ardor na região do corte. Não ceda aos terrorismos que possam aparecer oportunamente às vésperas do parto cesárea. A dor não é igual para todas e deve-se sempre lembrar que existem medicamentos contra dor ok? Normalmente o pós-parto tem que ser de resguardo e alguns cuidados para uma boa recuperação e alguns desses cuidados são esses:
Pegar Peso e se movimentar: algumas vezes nos sentimos tão bem após o parto, que acabamos nos esquecendo da cirurgia. Não é incomum ver alguma mamãe alguns dias depois da cirurgia ou ainda na maternidade, se aventurando a pegar um peso, seja uma mala, uma outra criança maior no colo etc. Isso não é nada recomendável porque os pontos estão muito recentes e podem inflamar ou estourar com a força feita para pegar o peso.
Quanto aos movimentos, pode ser incomodo inicialmente, mas quanto mais a mamãe andar, melhor será. Ficar parada traz acumulo de gases e inchaço, má circulação. Por isso é importante se movimentar. Caso não se sinta à vontade, pergunte ao médico se pode fazer uso da cinta pós parto, ela ajudará a não sentir tanto na hora de sentar e levantar. Porém use com moderação pelo risco de pressionar os vasos sanguíneos na região pélvica. Subir e descer escadas não é um problema grave, mas deve-se evitar o sobe e desce nos primeiros dias após o parto, o ideal é ter alguém para ajudar caso precise subir ou descer ou manter as coisas à mão em um dos andares da casa.
Lavar corretamente o local: Sabão e água. É o recomendado para limpar o local do corte logo após o procedimento e alguns dias após. Não é preciso passar nada mais no lugar a não ser que o médico indique alguma pomada ou medicamento a ser ingerido.
Tomar todos os medicamentos nos horários certos: Este é um dos pontos mais importantes a ser ressaltados. Além da medicação anti inflamatória e para a dor, é imprescindível que a parturiente não se esqueça de tomar o antibiótico caso o médico tenha receitado. A medicação para dor, embora algumas vezes pareça ser desnecessária, é uma medida para que você consiga cuidar do seu bebê com mais disposição e sem tantos incômodos, então, se o seu medico recomendou, use sem medo. Normalmente eles receitam para o pós parto Lisador ou alguma outra medicação que a mulher possa utilizar sem que seja alérgica.
Observar os pontos: Quando os pontos estão sequinhos é um ótimo sinal. Porém quando há secreção, vermelhidão, ardência intensa em um dos lados ou ambos, e também que esteja mais quente que o normal, deve-se ver o médico o quanto antes. Esses são sinais de que alguma coisa pode estar errada. Mesmo que a cirurgia for colada por fora, por dentro ela foi suturada e há pontos. Nesse caso sentir é mais importante, se sente que há alguma coisa anormal, procure o seu médico. É possível que a mulher tenha alergia a linha usada, e neste caso a recuperação parece ser muito mais demorada e ter muito mais secreção, se for o seu caso, também converse com seu medico o quanto antes.
Relato de Recuperação Após o Parto Cesárea
Em 2002 tive minha primeira cesariana. Me recuperei muito bem, apesar dos incômodos normais da cirurgia. Não tive tonturas nem dores, mas ainda sim sentia o local mais duro, talvez pelos pontos e ao longo do tempo foi voltando ao normal, menos a sensibilidade local. A recuperação da cesárea foi ótima, após 15 dias, parecia que não havia passado por nenhum procedimento, com a exceção da falta de sensibilidade no local.
Em 2006, passei por mais um procedimento cesárea. Assim como a primeira vez, foi tudo bem, mas com 2 dias de pós parto, comecei a sentir um ardor do lado direito da cirurgia. Os pontos estavam mais vermelhos e quentes e começavam a doer de dentro para fora. Fui ao médico que me orientou a tomar um remédio antibiótico, o qual era apropriado para o pós parto pois estava com inicio de inflamação dos pontos devido ao esforço feito após o parto. Não me foi receitado nenhum tipo de medicamento anti inflamatórios ou antibióticos no momento da alta como da primeira vez. Após 10 dias de uso da medicação, o corte secou e cicatrizou muito bem.
Da terceira vez, o procedimento, apesar de tranquilo me deixou mais debilitada na recuperação. Senti mais dores após o pós parto devido ao ajuste na pele da pelve feito pelo médico e também pela laqueadura, que sim, ardia mais que os pontos do corte da cesárea em si. Levei mais tempo desta vez, acredito que cerca de 20, 25 dias para ficar como os 15 dias das outras duas vezes, mas foi uma dor equivalente, nem maior nem menor, apenas me dediquei a tomar a medicação corretamente para não acontecer como no segundo parto.
Inchaço pós parto é normal?
ResponderOlá Ivandra, segundo pesquisas: O inchaço pós-parto, que atinge principalmente as pernas e os pés, é absolutamente normal. De acordo com a ginecologista e obstetra Karen Rocha De Pauw, a condição ocorre porque todo o líquido retido pelo organismo durante a gestação precisa ser eliminado no puerpério.
ResponderMeninas eu estou cm mt medo de ter o parto normal, quero muito cesárea, é obrigatório o sus me dar a carta? Como é o Parto cesárea?
ResponderFiz uma cesarea e já tem 10 dias, porém minha tia disse que não posso pegar em miçangas, ou coisas que envolvam artesanato, queria ter certeza se é mito.
ResponderFiz minha segunda cesaria dia 19/11 Se passou 10 dias 28/11 Tiveram que min abri toda de novo e Ate hoje nao me recuperei os pontos inflamaram intao nao pude tirar ? Estou tomando muitos remedios ate hj tbm
ResponderOie Tatiane fiz uma cesária também por conta da gravidez ectópica retirei uma tromba mais o médico nao passou nenhum medicamento , o hospital que eu estava e muito ruim tô com medo por que não estou tomando nada de remédio ?
ResponderNão sei se por conta da retirada das trompas. Mas eu fiz cesária tbm e o meu médico só passou remédios para eu tomar se eu sentir dor. Passou Luftal, dipirona e um antiinflamatório, mas orientou que o antiinflamatório eu só deveria tomar se tivesse realmente necessário. Hoje estou com 24 dias da cirurgia e o único que continuo usando é o luftal, pois vez ou outra estou com gases. Espero ter ajudado :*
ResponderOi,meninas passei por uma cesaria mas por motivo de uma gravidez ectopica.fiz cirurgia pois ja havia hemorragia,retirei a trompa esquerda …faz 18 dias hoje ,no primeiro dia depois da cirurgia no hospital eu ja estava caminhando”fiquei 2dias no hospital e a medica me receitou antibióticos por 5dias e outro 30 dias… Nos primeiros 6 dias estaca dificil pois tive muitos gases e pior prisao de ventre mas tomei laxante e com 10 dias esta normalizando intestino. O que mais ne encomoda é que levanto todos os dias bem apenas a sensibilidade na area do corte,mas tipo depois de alguns leves afazeres domesticos sinto quente a area e meu lado esquerdo onde retirei a trompa lateja um pouco mas nada de muito forte mas ja me preocupo..qria saber de alguem que esteja passando algo do tipo ou ja tenha vivido essa experiencia…obrigada.
ResponderObs:afazeres tipo arrumar a cama lavar louca e aspirar a casa..
Eu fiz minha terceira cesariana à 28 dias dia com laqueadura. Aos 10 dias o sangramento parou mas aos 17 tive que andar até o posto de saúde e quando cheguei em casa o sangramento havia voltado ,está até hoje. Sinto algumas dores tbm q incomoda.Por fora está te bem só por por dentro quem sinto bem. Talvez seja por causa da laqueadura. E vc Como foi o seu sangramento?
ResponderQueria saber si pode come lanches depois de 1 mês de parto Cesário lanches como hot dog pizza??
ResponderJuliana, se o seu médico liberar pode sim.
ResponderAmiga seu hj como esta seu corte???vc passou alguma coisa ??melhorou sozinho???
ResponderGostei de ler seu artigo. Faz 20 dias que fiz uma Cesária. Tive inflamação do lado esquerdo e mesmo depois de tanto tempo, ainda tem secreção saindo (seroma)
ResponderSinto dores internas do umbigo até a linha da Cesária.
Agora vivemos a pandemia do covid-19 e sair de casa está perigoso.
Estou chateada em ainda não poder fazer quase nada em casa. Sinto dores constantes. Tenho medo de ter aberto os pontos internamente.
Obrigada pelo seu relato. Bjs
Ooi, como você ficou? Estou na mesma situação que você agora. Com medo de sair de casa e com cesariana de 15 dias
ResponderEstou com o mesmo problema vc melhorou?
ResponderEu tô passando por isso tirei meus pontos com 20e poucos dias e sinto muita dor no buraquinho que eles deixam pra sair a inflamação já tomei os antiflamatorios que o médico deu por sete dias será que devo continuar tomando quando vai fechar esse buraquinho
ResponderEu tenho 13 dias de Cesária, gostaria de saber se é normal na região do umbigo ficar duro, pois o meu está, fora isso está tudo bem,e por quanto tempo agente deve tomar os medicamentos .A preocupação é se esse endurecimento no umbigo é normal,que incomoda.
ResponderE normal sim ficar endurcido em volta do umbigo. Meu ficou endurecido tambem nao se preocupe que aos poucos vai voltar ao normal
Responder