Carregar o bebê nos braços pode ser lindo e romântico não é? Mas e carregar horas a fio quando temos ou queremos quer dar uma voltinha na rua que não permite levar o carrinho de bebê? Dói os braços e não é nem um pouco confortável nem para a mamãe nem para o bebê.
Aí que entram dois acessórios que podem fazer diferença no conforto do transporte do seu bebê, o sling e o canguru! Mas qual dos dois é mais benéfico para o bebê e para a mamãe, qual é o ideal sem causar algum problema futuro? Vejamos então:
Sobre o Sling
O Sling chegou há pouco tempo no Brasil, coisa de seis anos em média. Veio do exterior e é uma novidade e tanto entre as mamães como alternativa para o canguru e carregar um bebê de forma confortável1. Normalmente o sling é de tecido comprido de algodão com ou sem uma argola na ponta, a qual é usada para fazer a amarração final do formato desejado.
Com o sling dá para se fazer diversos formatos, um para amamentar, para carregar o bebê deitado, sentado e até mesmo para quem curte, nas costas. O sling foi inspirado na forma que as índias carregam seus bebês e os tipos mais usados são:
Modelos de Sling
-
Wrap Sling: de pano com quase cinco metros que envolve a mamãe e o bebê.
-
Sling de Argola: Tipo mais comum e também de tecido só que um pouco menor, cerca de dois metros de comprimento. Possui uma argola na ponta para amarração.
-
Pouch Sling: forma de amarração parecida com uma rede para carregar confortavelmente o bebê quando bem pequeno ou dormindo.
- Canguru: muito parecido com o canguru convencional vendido com materiais mais grossos, normalmente se carrega o bebê sentado na frente ou nas costas como mochila.
Benefícios do Sling
O principal beneficio do sling é a segurança que o bebê terá pois estará bem perto da sua mamãe, ouvindo os batimentos cardíacos dela. A facilidade para a mãe também é grande pois ficar com as mãos livres é uma ótima pedida. E os contras? O sling tem alguns pontos contra, ele pode interferir se o bebê estiver mal posicionado porque, pode acarretar dores em quem o carrega e também no próprio bebê.
Também se deve ter muita atenção a forma de amarração do sling, pois ele pode proporcionar quedas do bebê. A criança pode escorregar pelas brechas do tecido se mal amarrado e também quem o carrega pode sofrer quedas, pois o peso ficará em uma região apenas.
Sling x Canguru
O canguru é o mais antigo, mas ainda muito usado pelas mamães quando o assunto é carregar o bebê para uma voltinha que exigirá que ela tenha as mãos livres, no supermercado por exemplo. O canguru fica na frente da mãe e apoia-se totalmente em seu tronco e com alças em formato de X na coluna2.
O beneficio é realmente para a mãe no sentido de distribuir o peso por igual porém, para o bebê a posição não é favorável. O peso será concentrado na pelve ao invés do dorso traseiro (bumbum). O bebê também fica “pendurado” com suas perninhas balançando para fora do canguru. O ideal seria encaixar o bebê com posição de pernas dobradinhas e assim favorecer o seu desenvolvimento nas articulações.
Cuidados com o Canguru
Com o canguru, todo cuidado deve ser tomado de manter o bebê em uma posição correta, para saber se o bebê está bem acomodado aconselha-se verificar se o bebê está com as pernas na mesma proporção de ambos os lados, se estiver o peso está bem distribuído e não ocorrerá uma má postura da criança que poderia trazer sequelas. Dizem que bebê que usa muito o canguru tende a ficar com as pernas arqueadas com o seu crescimento. Se mito ou verdade vale a pena consultar um especialista no assunto para tirar a dúvida.
Tempo de Uso para Sling e Canguru
Tanto o sling como o canguru devem ser usados por um tempo restrito devido a posição limitada do bebê quando acomodado. Escolher bons tecidos, confortáveis e antialérgicos são duas recomendações importantes, além de claro, evitar usar por muito tempo. Em meu ponto de vista as duas formas são uma boa opção, o que pode pesar a favor do sling é a facilidade em tornar a posição do bebê diferente a cada uso. Cabe a mamãe experimentar e ver o que mais lhe agrada.
O canguru são de diversas marcas (Chicco, Ergobaby, Stokke e outas) e podem custar em torno de R$150 a 250. Os slings são mais acessíveis e custam em torno de R$60 porém devem ser muito bem amarrados para não haver riscos. Veja a forma correta para usar o sling.
Veja também: Enxoval do Bebê – Utilidades Complementares
Foto: Tianshek
“…principal beneficio do sling é a segurança que o bebê terá pois estará bem perto da sua mamãe, ouvindo os batimentos cardíacos dela…”
“… canguru é o mais antigo, mas ainda muito usado pelas mamães…”
Por que nós, “papais”, somos omitidos ou esquecidos nessas propagandas ou textos, quando temos que lutar tanto pela conscientização e participação de todos os “papais” na criação dos filhos juntos com as mamães? Eu, pai de 2 e com mais um a caminho, estou pesquisando o sling que devo usar para sair com meu filho, dividindo tudo com a mãe dele, minha esposa…
A mídia e a propaganda precisam se adequar à realidade ideal que desejamos e pela qual lutamos.
PS: Sem falar nos casos de casais de pais homoafetivos…
ResponderEu particularmente prefiro o canguru pq o sling o meu filho fica muito grudado em mim aí me dá a impressão que o meu filho tá com calor diferente do canguru , pq o braço e a perninha não fica grudada , o meu canguru é o modelo tipo mochila ergonômico , então da pra colocar ele na frente , nas costas e de lado,
ResponderNa minha opinião é o melhor que tem , vou deixar o link desse modelo de canguru aqui pra quem quiser ?
https://giukababy.com.br/products/canguru-ergonomico-baby-disney
This one is an inspiration personally to uncover out way more related to this subject. I need to confess your data extended my sentiments in addition to I’m going to right now take your feed to stay up to date on each coming weblog posts you may probably create. You are worthy of thanks for a job perfectly carried out!
Responderring cartier imitation http://www.jwwlly.com/bracelet-replica-cartier-diamonds-in-gold-and-timeless-colors.html
Ola.Furamte minha segunda gravidez comecei a pesquisar opções de carregadores. Estudos nos E.U.A. e Europa afirmam q deixar as pernas penduradas em cangurus ñ ergonômicos, podem causar moléstias como displasia no quadril e artrose. pelo deslocamento gravitacional das juntas. O peso do bebe fica na região pélvis e não na base do bumbum. Carregadores que respeitam a fisiologia do bebe deixam as pernas em “M”.Cangurus com encostos rígidos podem prejudicar a coluna prematura principalmente em bebê RN. Que tem a coluna curva formato de “C” Por isso mems em carregadores ergonomicos ñ se deve carragar o bebe de frente para o mundo. Mais informações podem procurar o instituto babywearing Brasil https://m.facebook.com/babywearingbrasil/
ResponderUso o wrap sling. Chama bastante atenção quando saio, mas meu filho ama. É só colocá-lo no sling e ele já dorme. BEIJOS.
Respondermanda foto eslingando pra colocar no post! bjus
Responder