Você sempre sonhou em ser mãe, tenta por tempos conseguir engravidar e finalmente consegue. Mas de repente no momento em que deveria ser a fase mais feliz da sua vida, a tão esperada gravidez aconteceu e você é acometida de uma tristeza sem fim. Isto sem motivo nenhum e sem explicação.
Se estiver com uma tristeza muito profunda pode ser fundamental buscar apoio psicológico. Por isso, recomendo buscar uma psicóloga com experiência em atendimento a gestantes. Conheça o serviço de psicologia da Famivita e conte com primeira sessão de avaliação gratuita. Clique aqui e saiba mais!
Tristeza é Sintoma de Gravidez?
O que esta acontecendo? Normalmente essa tristeza acontece pelo despontamento dos sintomas da gravidez, pois, a mulher imagina que terá uma gravidez perfeita, sem enjoos e desconfortos e quando os sintomas e desconfortos acontecem, ela percebe que a gravidez não é só flores como sonhava.
O cansaço, a fadiga e desconfortos causados pela gravidez e sem contar a quantidade de cuidados que se é recomendado, também cuidados com a alimentação e proibições, pode deixar a futura mamãe se sentindo triste nessa fase. A grávida pode ser tomada por uma tristeza sem motivos1. Outras causas são preocupações constantes com a saúde do bebê,como será o parto, as mudanças radicais no corpo e demais outros motivos. Tudo que traga preocupação para a mamãe pode acometer numa entrega de pura tristeza e isso é natural, pois, a mulher esta vivendo um turbilhão de emoções e de hormônios trabalhando a todo vapor.
Melhor Remédio pra Tristeza
O melhor remédio para afastar essa tristeza, é desabafar os seus medos, converse bastante, tire suas duvidas e não viva com os grilos na cabeça que só fara que aumente sua tristeza na gravidez.
Saia mais, se divirta, faça programas mais animados, convide seus amigos e familiares para programas divertidos em casa, mesmo que não esteja disposta para sair. O que você não pode fazer é deixar essa tristeza na gravidez tomar conta de você e acabar evoluindo para uma depressão.
Como Diagnosticar a Depressão na Gravidez
A depressão na gravidez2 é ocasionada por uma onda de tristeza que não passa de maneira alguma e quando a mulher se entrega à situação, ela vem sem pedir licença e toma conta.
Ela se apresenta com sinais de pura ansiedade, perda do sono, falta de apetite, muito desanimo e uma tristeza profunda que faz que a grávida não tenha vontade de fazer absolutamente nada. Normalmente ela esta relacionada ao aumento de hormônios progesterona e estrógeno3.
Porém, segundo estudos, 95% das mulheres que sofrem de depressão na gravidez estão passando por problemas familiares, financeiros e até mesmo com problemas de saúde que trazem muitas preocupações.
Vídeo Explicativo
Se você esta vivendo essa situação por mais de duas semanas converse com seu obstetra, ele poderá recomendar o uso de medicamentos para controle da depressão sem que afete o desenvolvimento do bebê.
Tente conversar o máximo possível com suas amigas, companheiro, familiares, não se sobrecarregue tanto e não se cobre tanto, pois essa fase é difícil para todas as mulheres. Tente viver essa fase da gravidez com mais tranquilidade possível, ocupe a cabeça, se tente se sentir útil e ter uma vida o mais normal possível, claro que com moderação.
Isso fará não só bem a sua saúde, como para sua cabeça e para o seu convívio com sua família que passarão pelos nove meses da gravidez curtindo cada minuto.
Olá,estou com 10 s e 3 dias, desde da 6 s tenho sentindo um aperto no peito, uma angústia sem fim, dói muito eu fico chorando, eu as vezes durmo com medo de acordar, pq sei que a angústia logo aparece, todo dia ela está ali, é horrível não desejo pra ninguém, muito enjoo também, o cheiro da casa , o meu próprio cheiro, até o cheiro do sabão em pó que uso aqui em casa tá me enjoando, tá horrível, não sinto nenhum amor pelo bebê, meu marido está super animado e minha família também e ele me ajuda muito, já estamos sem ter relação a 1 mês pq eu não consigo, consigo nem imaginar tendo relações, e eu sou nova, tenho apenas 23 anos, tá uma loucura isso. Queria saber se mais alguém está assim como eu? Não aguento mais, quero saber se isso tem fim, se no quarto mês essa angústia vai embora, eu acordo e durmo com ela todo dia😭😭😭 se caso criarem algum grupo me adicione lá (21)964510706
Responderdesde q descobri q estou gravida sinto uma tristeza muito grande nao tenho vontade de fazer nd,é minha segunda gravidez penso muito na minha primeira filha de como vai ser quando o bebe nasce tenho muito medo ela é muito apegada a mim
ResponderEstou com suspeita de gravidez, mas não estou conseguindo fazer o exame de sangue de teste, tudo que como não para no meu estômago, estou me sentindo muito fraca e muito triste, tive relação sexual com a ruptura da camisinha e tomei a pílula do dia seguinte, minha menstruação era para ser dia 6 de janeiro e não veio, estou me sentindo muito triste em pensar de ter uma gravidez indesejada, e não ter com quem conta, não tenho vontade de fazer absolutamente nada, a sensação que tenho como se tivesse algo próxima a mim que tivesse morrido, estou muito triste sem saber oque fazer :(
ResponderQuero conversar, me sinto triste, sem fôlego, estou grávida já com 5 meses?
ResponderEu estou de 9 semanas da terceira gestação sofri muito na segunda pq engravidei depois de 4 cirurgia de vídeo laparoscopia tenho endometriose e adenomiose . Assinei pro médico tirar meu útero mas ele tirou só um ovário e vários outros nódulos . Enfim a gravidez nao foi planejada estou com muita dor todos os dias quando cai a noite aumenta e angústia me Toma . Desde que me casei a 19anos já não trabalhei não estudei mais fiz uns bico ali outro lá por pouco tempo . Mas ando desanimada decepcionada comigo mesma ? me sentindo mal sem luz no fim do túnel tive deslocamento no saco gestacional e infeção grave de urina estou tomando um monte de remédio . E percebo também que meu esposo também anda bem cansado e eu agora sem poder fazer nada não conseguindo fazer . Medo e aflição vai tomando conta e uma tristeza profunda achei que ia poder ser livre fazer outras coisas meu casal de filhos ja estavam crescendo . Agora começa TD de novo em meio de uma pandemia chria de coisas ruona acontecendo . Estou procurando forca em orações e tentar ter esperança e fe . Deus abençoe as mulheres .
ResponderForça! Deus está cuidando de tudo pra vc, eu também estou grávida de 4 meses de gêmeos, um dos bebê morreu na minha barriga com 9 semanas, e não desceu, estou com o outro desenvolvendo normalmente, agora estou indo pra 5 meses, não está fácil, mas fiz igual vc , estou buscando ajuda de Deus e sinto o cuidado dele na minha vida e sei que ele está cuidando de vc também. Eu sinto muita cólica também, pois, é certo que vai dar tudo certo pra nós. abraço
ResponderOi.
ResponderTenho 38 anos, descobri minha gravidez ontem, contei para o pai e 3 amigas próximas. Todos felizes menos eu. E devia esta saltitando. Mas estou com raiva de mim, com raiva das pessoas ao redor. Uma tristeza que me consome tudo. Quero entrar em uma bolha e sair quando tudo tiver resolvido. Tô me sentindo feia, mesmo se barriga. Me sinto um lixo humano..pensei até umas besteiras a pouco.
Entrega seu caminho ao senhor, e o mais ele fará. Acalma seu coração, eu estou grávida também passei por uma fase parecida com a sua, mas busquei em Deus respostas pedi p/ Deus discernimento , peça pra o senhor te perdoar, peça perdão ao seu bebê por rejeitá-lo. Essa fase vai passar e transmita muito amor pra seu bebê.
ResponderEstou me sentindo triste, não consigo ficar feliz, sinto medo. Estou com 11 semanas e pouco apoio. Ainda não fiz pré natal nem nada. Estou longe da minha família.
ResponderGostaria de entrar no grupo se for possível
(22) 99992 9396
Obrigada
Entrega seu caminho ao senhor, e o mais ele fará.
ResponderBoa noite, tem algum grupo? Pode me add?
ResponderEstou com 37 anos, é minha primeira gestação, graças a Deus tenho apoio do meu esposo e da minha família. Sei q já estou um pouco velha, mas coloquei nas mãos de Maria Santíssima desde o primeiro dia em q eu soube q estava grávida, sei que ela está cuidando do meu bebê. Tenho passado por muito mal estar: náuseas, vômitos, dores, desamino, um pouco de tristeza e muito nervoso. Sei q isso vai passar logo. Peço a Deus todos os dias p me ajudar, sei q ele sempre estará comigo. E é normal esses sintomas. Espero ter ajudado alguém.
ResponderTem algum grupo de Whatsaap aqui, onde podemos compartilhar esses testemunhos?
Responderta muito dificil pra mim… 11 semanas… e parecem anos de solidão. parece esagero mas é verdade, perdi meu primeiro filho, engravidei depois de 3 anos. e aqui estou eu, so pensando besteira, pensando em coisas ruins.. pensando coisas negativas.Nao sei mais o que fazer!!!
Olá meninas. Também tenho interesse em participar em um grupo de apoio. Estou bem no início da gestação, e não consigo sentir nenhuma alegria ainda. Só medo e tristeza.
ResponderMeu número 92984553561
ResponderMe coloca no grupo preciso dd ajuda
ResponderEste grupo foi feito? Gostaria de participar
ResponderO gripo foi criado?
ResponderOlá, o grupo foi criado? Gostaria de participar, se sim, podem me enviar um email por favor ([email protected]) para que possa participar. Queria dividir o que tenho passado e sentido, assim como vcs.
Eu tanbn preciso muito de ajulda?
ResponderOlá, meninas e meninos!!
ResponderEstou de 9 semanas e 2 dias.
A minha gravidez foi muito desejada por mim e minha esposa, mas desde a 6ª semana quando os enjoos sem fim começaram uma tristeza sem fim, um desânimo, umas incertezas, a falta de empolgação tomou totalmente conta de mim. Tenho enjoo do meu próprio cheiro, do cheiro da minha casa! Ontem chorei muito por tudo isso, porque antes da gravidez eu sonhava com um barrigão, vivia olhando fotos de quartinhos, de roupinhas de bebê e hoje que esse sonho se realizou eu não consigo! Alguém que tenha passado por isso e com o tempo esses sintomas e sentimentos sumiram?
Nossa tudo que você descreveu é o que eu estou sentindo. Estou casada a 11 anos e meu sonho sempre foi ser mãe, estou com 9 semanas e 5 dias e desde 6 semanas estou sentindo absolutamente tudo o que você descreveu, me sentir um pouco aliviada agora em saber que eu não sou a única. Fico me sentindo culpada porque minha vida está otima, tudo está indo muito bem. Agora fiquei mais animada e sei que essa fase ruim vai passar, minha mãe disse para mim que ela passou por isso na gravidez dela, então boa sorte que já já passa.
ResponderEstou grávida de 12 semanas, e não me sinto feliz em momento algum, enjoei de tudo, não consigo fazer coisas que sempre fiz, pior sensação que já passei, nunca tive problemas pra comer, sempre comi de tudo, agora não consigo nem cozinhar, não como mais nada aqui em casa, enjoei até da casa do cheiro, muito triste, a gente acaba pensando só besteira, só peço a Deus que me ajude , que isso passe porque é muito ruim.
ResponderBo noite.
ResponderEu me sinto exatamente assim , quis tanto é agora me sinto triste , só passo mau o tempo todo , me sinto doente , triste , desanimada .
Vc melhorou ? Qual o tempo que demorou pra esses Deus sintomas passarem ?
Oieee…
ResponderForça amiga, essa tristeza logo passará, quando os enjoos cessarem.
Hoje estou aqui amamentando o grande amor da minha vida e não tem sensação melhor…. Tenha calma
Hoje e dia 4 de junho 03:03da manhã me sinto triste choro muito estou sem sono queria alguém pra conta como me sinto não quero acorda meu marido ele tem que trabalha não quero passa pra ninguém essa sensação de angústia
ResponderSerá que e normal tudo isso o medo a dor de ser mãe de novo e talvez não ser tão boa
Será que isso vai passa o nervoso as palavras que falo machucam as pessoas meu marido não me toca ele e mas novo que eu parece que tô sozinha nessa minha família mora longe
E minha mãe e doente será que foi a.melhor hora pra ser mãe de novo tenho medo quero ama meus filhos grandes e esse na barriga tenho medo de morrer de não está aqui pra ninguém sinto esse medo todo dia sempre tive picos depressivos dês de nova
Será que foi boa ideia ser mãe nunca quis ser mae mas agora eu quero e a.perimeira vez que eu quero isso será que tô errada
Acho que meu marido não queria
Eu perdi 3 filhos dele já acho que ele não queria ele me falo que não eu que insisti nisso
Peço que ele me perdoe futuramente
Mas eu tinha esse sonho de realmente querem ser mãe escolher roupa querer ver o rostinho logo nas outras eu queria só morre
Mas tô feliz e triste ao mesmo tempo nao sei nem.por que to escrevendo.
Acho que so queria desabafa
Querida, estou passando pelo mesmo. Sou mãe Solteira, mas desejei imensamente esse bebê. Agora que fiquei grávida comecei a sentir, a partir da 8 semana, uma forte depressão. Preciso escrever para terminar a Dissertação de Mestrado, não tenho a mínima vontade. Não é fácil, mas espero que possamos ir melhorando, desabafando, assim acho que as dúvidas e medos podem ir passando. Boa sorte e boa gravidez e parto pra você.
ResponderEstou com 30 semanas, e antes de engravidar tomava meu remédio de ansiedade, no começo fiquei muito feliz, mas depois comecei a ficar triste, ter insônia e uma vontade de chorar todos os dias. Eu trabalhava e isso me ajudava bastante, mas veio essa lei que proíbe a gestante de trabalhar fiquei maluca em casa. Como tomava anticoncepcional desde os 10 anos de idade, tive que esperar 1 ano e 6 meses para conseguir engravidar, tive muita pressão em cima da minha mãe e da minha sogra e acabei sedendo, hoje fico pensando será que estava na hora ou eu poderia ter adiado mas a frente?
ResponderAlém do mas sempre sonhei em ter uma menina e descobri que era menino aí fiquei desesperada, agora aceito numa boa, mas não tenho vontade de engravidar de novo, até comentei com minha mãe e minha sogra que não queria ter mas filhos elas quase me engoliram viva, mas percebo hoje como a sociedade te critica por sua decisão sobre a maternidade, hoje estou com 32 anos, sou professora, amo crianças, e não me vejo grávida de novo, até falo pro meu médico que tô doida para meu filho nascer logo, porque me senti muito inútil depois que fiquei em casa sem trabalhar, mas nunca foi dependente e sempre arrumava a casa, lavava banheiro, mas chegou num momento em que a barriga pesou e os pés inchou, agora as maioria das vezes nem posso executar essas tarefas, resumindo hoje talvez penso ou posso estar errada, em não querer ter mas filhos , não gerando de mim, mas talvez possa no futuro querer adotar uma princesa e realizar meu sonho.
Estou de 10 semanas minha terceira grávidez ,não planejei até porque estava me cuidando para não ter mais filhos porque não queria mais em janeiro bati o carro me machuquei e que tudo endica já estava grávida ? fiz raio x tomei vários remédios fortes , quando descobri chorei muito e choro até hoje não tô tendo ânimo para nada minha vontade é de deitar e nunca mais precisar acordar , não tenho ninguém pra conversar ou desabafar sigo sozinha quardando tudo pra mim peço força a Deus todos os dias não tá sendo fácil ?
ResponderEstou com 29s d minha gestação não tá sendo fácil… Eu tive uma complicação e não posso fazer esforço… Consequentemente não posso cuidar da minha casa como queria… E não tenho muito apoio para isso… Minha mãe me ajuda um pouco mas não é sempre… Minha casa vive uma bagunça e quando peço para ela fazer algo as vezes ela joga na minha cara q eu devia fazer mesmo sabendo que eu não posso… Isso me entristece muito…eu choro todos os dias e fico muito triste e angustiada… Ultimamente não estou conseguindo conversar direito com a minha filha… As vezes sinto raiva de mim… Está sendo muito difícil pra mim… O que me sustenta é a vida da minha filha q está dependendo de mim… Ela q né da força e a alegria q tenho vem dela… Pq o resto é só tristeza
ResponderSe quiser conversa estou aqui 022998686257
ResponderEu tenho consciência que a minha tristeza é hormonal, pq o que eu mais queria era estar grávida indepenente de ter um marido ou não. Eu não ligo pra isso. Mas estou angustiada pq fiz uma teansvaginal e o médico disse que eu não estava grávida pq não viu nada. E eu não estou tendo mais nenhum sintoma. Estou muito apreensiva. Além disso eu sou fumante e não quero fumar então ainda estou passando pela fase de abstinência. E minha irmã está com ciúmes pq Estou grávida e minha mãe está dando mais atenção pra ela do que Pra mim. O que tem me deixado triste também.
ResponderOi, alguém pode me ajudar??Eu tô de quase quatro meses e não consigo me sentir feliz de estar grávida. Foi uma gravidez planejada. Mas agora desde do início que eu estou assim me sentindo triste, choro muito, fico angustiada. Nao sei o que fazer. ? Esse meu segundo filho. Não consigo olhar bem o enxoval ?
ResponderBoa noite, se caso queira um lar pro bebe, eu e meu companheiro queremos muito um bebe, 12997448174.
ResponderAcho que deve ser normal eu tambem to assim e eu planejei tambem acho que deve ser hormonal
ResponderMuito triste . Queria sumir, queria que não fosse vdd sabe
ResponderEstou grávida de 11 semanas, engravidei por u meses de separada do meu marido, msm separada ele vinha atrás de mim até que acabei engravidando, me sinto MT culpada, mal, triste , não consigo sentir felicidade desde que descobri, choro MT, me desespero, sinto falando do meu marido no qual ficamos juntos sete anos, sinto falta de atenção, carinho sabe? Estou passando tudo sozinha, tem dia que se eu podesse sumir, antes da gravidez estávamos se dando bem ele querendo voltar, mais após descobrir a gravidez ele mudou comigo, não e mais o msm sinto o mais longe menos atencioso, isso me doi MT, e muito tristeza que chego a gritar, a gravidez não foi planejada e desde então eu venho ficando MT mal, Meu Deus me ajuda me direcione, tem dia que peço MT a Deus um caminho sabe… Não sei o fazer…
ResponderEu to grávida de 5 meses to muito triste sabe sei la minha gravidez nao foi planejada min separei de meu ex de 8 anos de casamento e min relacionei com esse rapaz a 1 ano e min sinto culpada pq engravidei tao cedo estamos tao bem eee essa tristeza que min invade….
ResponderNa minha primeira gestação fiquei feliz e triste ao mesmo tempo..mas o que mais demonstrava era tristeza porque não queria que as pessoas ficassem falando engravidou não tem casa, não trabalha e como vai criar a criança, apenas meu esposo trabalhava. Então fiz o pré natal certinho e com quase 27 semanas meu bebê nasceu prematuro e faleceu 6 horas depois . Até hoje choro por ele tenho uma bebê de 2 anos e 6 meses e estou grávida de 37 semanas alto risco tomo insulina e vários medicamentos tenho que medir glicose 7 vezes ao dia inclusive de madrugada.. as vezes é normal sentir tristeza, mas de uma coisa eu sei Deus nunca te dá um bebê apenas por dar uma vida é uma promessa é propósito. Ser mãe é um privilégio conheço várias mulheres que daria a vida para ser mãe e não consegui. Quando lembro das palavras e das coisas que pensava quando engravidei pela primeira vez me sinto mal e triste quando lembro o choro o rostinho do meu anjinho ? me dói se eu pudesse voltar no tempo tinha sido grata a Deus por ter sido escolhida para ser mãe… Hoje sou uma mãe pelo milagre de Deus e amo incondicional minha filha meu bebê que vai nascer meu primeiro anjinho que faz 4 anos que mora no céu e meus 2 anjinhos que não cheguei a conhecer( tive 2 abortos espontâneos antes dessa gestação atual).
ResponderA minha situação é bem parecida com a sua me sinto muito triste não tenho ânimo pra nada passo o dia em casa não saio mais pra neium lugar choro muito tmb tem dias que peço força a Deus pra continuar.
ResponderBoa noite! Bom eu tbm estou grávida de quatro meses e meio. Foi uma gravidez planejada. Pois já tenho um filho de 13 anos que mora com o pai por escolha dele. Sempre quis ter outro filho mas meu ex marido não queria mais meu filho tbm queria irmão para brincar. Até que depois de 19 anos de casados eu pedi o divórcio por conta de muitas coisas que aconteceram. Esse filho que estou esperando é do meu segundo companheiro. Mas me sinto muito triste por estar longe do meu filho. Não posso vê-lo com frequência e choro muito. Sou uma pessoa triste me sinto sozinha. Mas a única coisa que me deixa assim é a distância entre eu e meu filho. Eu acho que sou sendo injusta em poder dar amor a esse que estou esperando e a ele não. Me sinto culpada. Graças a Deus minha gravidez está indo bem, não sinto enjôo. Tive uns problemas no início como descolamento ovular mas graças a Deus melhorei. Tive diabete, mas já consegui baixar. O meu único problema está no meu passado. E isso me desanima. E eu não queria que esse sentimento afetasse meu filho.
ResponderTodos os dias penso em mandar-me de um precipício. É a coisa mais horrorosa que estou a passar. Dores dores dores , vomitos, parece que vou rebentar a qualquer minuto. Tou de 37 semanas e nao aguento mais uma. Se nao me fizerem o parto eu sou capaz de qq coisa. Já nem amor sinto por nada nem ninguem. Só quero que o sofrimento acabe. Se nao acabar de uma maneira tem que acabar de outra. Fui muito mal acompanhada na gravidez e nao tenho a quem recorrer. Não desejo isto a ninguem.
Responder