Com 38 semanas, eu estava livre da pressão alta
Batalhei e sonhei muito com a terceira gestação, com ela já sabia que era por ali que fecharia a fábrica e não teria mais filhos. Como tive duas experiências com cesárea, sabia que fatalmente a terceira gravidez também seria. Tanto pelo risco que mais de duas cesáreas trazem a mãe se entrar em trabalho de parto, quanto para aproveitar e fazer uma laqueadura e encerrar meus dias de tentante oficialmente. Sempre digo: quando temos experiência em um assunto, tudo tende a ser mais tranquilo. Eu mesmo com risco de pré-eclâmpsia1 fui tranquila para o pré parto. Aliás vou iniciar do principio…
Quando tive meus dois filhos mais velhos, tive duas experiências totalmente diferentes com a cesárea. A primeira vez foi tudo tranquilo demais! Embora tivesse sofrido com a queda de pressão costumeira causada pela raqui, foi tudo muito bem. Já no segundo parto, tive problemas mais severos, um caso isolado de subida da raqui para o pulmão que dificultou a respiração2. Alguns cuidados foram preciso durante e após o parto mas tudo saiu bem ao final. Da terceira vez fui tranquila, sabia o que me esperava! Sabia todo o processo e como estaria após o parto.
Saímos de casa por volta das 5 da manhã, o médico havia marcado para estarmos lá na maternidade por volta das 10 para fazer a internação, mas como sou escolada em maternidade, quis me antecipar para internar antes e garantir minha saída da maternidade ainda com a luz do dia! Sim, para quem não sabe ainda, você tem alta 48 horas depois do horário que fez o procedimento. A maioria das maternidades adota esse método para recolherem o teste do pezinho do bebê e se certificar que ele não tem episódios de icterícia3.
Bom, fomos eu e marcos de mala e cuia! Como toda gestante, as malas (minha e da Melissa) e muita alegria no coração, afinal, iria ver o rosto da minha boneca pela primeira vez! Chegamos na maternidade por volta das seis da manhã e fomos direto para a internação, infelizmente precisamos esperar a troca de plantão e ficamos até as 8 esperando. Eu morrendo de fome, pois estava desde o dia anterior sem comer nem poder beber nada pelo procedimento que seria realizado, me aguentei firme ali.
Enfim subimos para o quarto, deixamos nossas coisas e fomos para o pré operatório. Marcos ficou do lado de fora aguardando enquanto eu me preparava e antes mesmo de entrar no centro obstétrico me deram aquela linda camisola, aquela que deixa a busanfa de fora. Me vesti, coloquei a touca e os protetores de pés e me deitei em uma sala confortável ao lado de várias meninas novatas no assunto parto. Todas mamães de primeira viagem e eu ali no meio delas sendo crivada de perguntas!
– A anestesia dói?
– O que senti depois do parto
– Como será a recuperação?
Ficamos conversando e nem vimos o tempo passar até que a enfermeira disse que o medico havia chegado e iria colocar o acesso de gel (para a medicação e soro na veia). O acesso é mais largo que um simples cateter com agulha, confesso que ele foi mais complicado para mim em todos os partos, pois pelo fato se ser um furo relativamente grande, pode causar não dor mas desconforto.
Devidamente acessada, eu e todas as outras parturientes, finalmente meu médico (querido dr Roberto Nogui) nos perguntou quem queria ir primeiro e claro, todas as mamães de primeira viagem me apontaram! Então fui eu andando pelo corredor segurando a camisola para que o centro obstétrico todo não visse a minha bunda. Cheguei pela terceira vez no centro obstétrico e confesso: aquele ambiente me congelava! Embora tranquila e a pressão controlada, estava nervosa pela situação. Será que correria tudo bem? Em meio a tantos pensamentos uma coisa me vinha a cabeça, não queria tirar os óculos! Queria poder ver minha filha, então pedi a enfermeira que deixasse pelo menos até que ela nascesse. Ela permitiu e disse que se eu sentisse qualquer coisa era para avisar que ela retiraria.
A Terceira Cesárea a Gente Nunca Esquece!
O anestesista chegou se apresentou como sempre e me disse que a anestesia que eu tomaria seria um combinado novo que não me deixaria efeitos como da ultima vez. Fiquei naquela posição pedida: sentada com queixo encostado no peito o máximo que conseguisse. Então ali estava o médico procurando o local exato para aplicar a anestesia. Enfim o meu terceiro parto cesárea começava de fato!
Acho que o medo maior de uma novata em cesárea é realmente a dor que pode passar e pela anestesia, embora tenha tido problemas, como disse o medico especialista pode acontecer com qualquer pessoa. Mesmo sendo um fato isolado tinha certo receio de tomar a raqui novamente então foi aí que eu conversei com o médico responsável. Recordo-me que ao aplicar minhas pernas já ficaram pesadas, a sensação era diferente das outras vezes. Agora eu sentia pegarem em mim, eu apenas não sentia dores. Foi questão de 2 minutos e o médico entrou pela porta todo contente e feliz e disse:
– É Patricia, vamos ver a carinha da Melissa!
Me deitaram e o pano azul estendido na minha frente. Tenho certeza que nesse momento colocaram a sonda e me limparam com iodo pois senti alguma coisa bem gelada no pé da barriga. Após isso, só me lembro de ficar um pouco tonta e logo o anestesista percebeu e aplicou algo no soro para levantar a pressão. Após me recuperar, eles mandaram Marcos entrar e se sentar ao meu lado em um banquinho, ele estava mais pálido que eu! Dava pra ver em seus olhos a emoção da novidade, afinal, era o nosso terceiro bebê por parto cesárea e a primeira vez que ele entrava no centro cirúrgico para assistir ao nascimento do nosso tão esperado fruto.
Logo o médico disse que ele poderia ir à frente da maca, acho que não levou nem 15 minutos do momento em que entrei no centro cirúrgico até ouvir o choro da Melissa. Ouvia os barulhos dos sugadores e enfim um gemidinho e logo em seguida um choro forte! Melissa vinha ao mundo dia 22 de julho de 2011 linda e saudável no alto dos seus 47cm e 3540kg.
Após o nascimento a limparam e levaram para que eu a conhecesse enfim, minha linda e tão moreninha filha era gorducha e a minha cara. Quando ela chegou pertinho da mamãe e ouviu a minha voz, era como se o mundo parasse pela terceira vez. Impressionante como a ligação de mãe e filho é forte. Marcos emocionado pode pegar nossa linda Mel, e cheio de emoção me disse que ela era perfeita.
Logo após, a levaram e Marcos foi junto. A laqueadura foi feita e terminaram a sutura. Após terminar fiquei mais uns cinco minutos no CC e me levaram para o pós-parto onde eu fiquei por mais 2 horas até que a anestesia fosse embora de vez. Durante esse tempo eu tremia tanto, mas tanto… Mas não era de frio pois, eu suava muito. Acho que era efeito da anestesia mesmo. Sentia o mundo girar, e segundo o medico era normal. Fui para o quarto e logo em seguida já pude me levantar para tomar banho. O mundo continuava girando mas fui apoiando na enfermeira que me ajudou com muito amor. Me arrumei e logo a Melissa também foi para o quarto.
Fiquei 2 dias na maternidade, foram dias bons apesar de não trocar pela minha casa, todos foram muito bacanas comigo. Finalmente a hora de ir embora e então a tão sonhada saída de maternidade foi colocada na Mel pelo papai. Após a coleta do exame do pezinho fomos embora para casa com nosso terceiro tesouro. A recuperação foi longa. Tanto pelo fato de ser a terceira cesárea como pelo fato da laqueadura. Embora experiente tive prisão de ventre nos primeiros dias depois do parto mas correu tudo bem com orientação do medico. Tirei os pontos com 10 dias do parto, e nova vida eu ganhei! Após 30 dias do parto estava nova em folha, nem parecia que havia tido bebê.
Acho que a cesárea foi a melhor escolha no meu caso pois tenho alguns problemas que me impediriam de ter normal, a pressão era muito alta na gravidez e o medico não quis arriscar. Não me arrependo se fosse hoje acho que faria tudo novamente, mas se pudesse recomeçar do zero, acho que escolheria ao menos ter um parto normal para saber qual a sensação. Enfim, essa é a minha experiência com a terceira cesárea.
Bjus
Patricia
Veja também: Os 5 Partos Diferentes do Youtube (cenas fortes)
Fotos: Acervo Pessoal
Obrigada pelo depoimento. Estava procurando algo parecido. Estou para passar pela minha terceira cesárea, aos 42 anos. Minhas duas primeiras cesáreas foram exatamente como a sua. A primeira apesar de emergência foi tranquila, a segunda as mesmas complicações. Entro em cirurgia dentro de 1 semana. Estou no Japão e devido as razões mencionadas minha gravidez é considerada de risco. É um hospital universitário, bastante conceituado ao mesmo tempo burocrático. Conversei com o médico anestesista hoje e toda a explicação dele me deixou apreensiva. Meu exame de sangue deu uma alteração que pode causar hemorragia durante a aplicação da raqui. Vou para o terceiro exame de sangue semana que vem, 3 dias antes da internação. No segundo exame deu na trave e o novo exame a taxa precisa estar em ascendência senão vou precisar tomar anestesia geral, com intubação. Eu nunca vi isso na minha vida e fui obrigada a assinar um monte de papel concordando. Enfim, estou nervosa mas confiante que tudo vai dar certo. Seu depoimento me deu um certo conforto. Obrigada.
Oi boa tarde tudo bem tive um parto normal e duas cesária minha segunda filha tem 5 anos a outra 2 anos estou grávida cofesso estou com muito medo pq vó te a terceira cesária nao durmo anoite pensado em janeiro ganho minha outra menina
Olá Raquel, fique tranquila converse com seu obstetra e confie, já deu tudo certo, siga as orientações de seu médico. Desejo boa sorte!
Estou grávida pela 3° vez também e fiz 2 cesárias. A mais recente tem 1 ano e a dpp tá pra novembro desse ano .
Oi Patrícia tudo bem? Minha primeira gestação foi gemelar eu tinha 14 anos na época, tive que fazer cesárea por conta da pressão que começo a subir e tive uma pré- eclanpsia, graças a meu bom Deus deu tudo certo e eu naquele tempo era tão nova inexperiente me lembro que fiquei um pouco nervosa, afinal tudo aquilo era novidade pra mim mas com a graça de Deus soube conduzir. Hoje com 10 anos depois estou grávida novamente, é uma realização de um sonho por que várias oportunidades foram tiradas de mim com meus primeiros filhos.. mas hoje creio que tudo é mais forte pra mim, adquiri ansiedade ao longo da vida, minha pressão é meio descontrolada por que perco o controle fico nervosa ansiosa quando algo acontece ou sinto algo, principalmente em consultas que tenham que medir ela, o coração acelera muito é um descontrole psicológico, fico imaginando como irei passar por um parto novamente tô com muito medo, tudo que mais quero é poder cuidar desse bebê é ver meus filhos crescerem presenciar cada passo da vida deles, tenho muito medo de não conseguir, que Deus está na comigo nessa mais uma vez ??
Depois de 10 anos do nascimento da sua filha cá estou eu, lendo sua história, há dois dias descobri que estou grávida do meu terceiro filho(a), tenho um de 10 e outro de 8 anos, sinceramente não imaginei que fosse ter outro filho, nessa altura do campeonato, mas, Deus sabe de tudo e me sinto feliz por ser agraciada, mas, tensa tbm por ser uma 3° cesárea. Seu depoimento me trouxe paz, espero que ocorra tudo bem conosco também!
olá eu ja fiz 2 cesareas uma 12 atras e outra vai fazer 1 ano dia 09/02/2021 mas eu quero engravidar de novo pos a ultima gravidez a minha bebe nasceu morta tive que fazer uma cesariana as presas . então eu gostei muito do relato de todas vcs isso mim encorajou a tentar mas uma fez e com fé em deus eu vo consegue
Boa sorte!
Tenho 3 cesareas e estou gravida ja de 38 semanas com parto marcado pro dia 4 agr sentindo muitas dores no local das cirurgia?mas vai dar tudo certo
Ingrid tbm estou indo pra terceira ,sentindo umas cólicas mas vou fazer laqueadura e o parto pelo SUS
Tô muito aflita , mas vai dar tudo certo como faço 39 semanas agora então já vou com meus papéis pra poder me internar ,mas deus está na frente boa sorte!!
Deus nos de um bom parto
Ola Aninha,como foi o seu parto?
Ola Aninha,como foi seu parto?
Estou indo pra minha 3 cesárea, gestante de 32 semanas tenho uma menina de 12 anos,uma bebê de 1 ano e 2 meses,engravidei ela tinha 7 meses,mesmo tomando pílula,o sentimento de culpa é grande, até pq não foi uma gestação planejada,confesso q ainda não consigo “amar” esse bebê como ele merece,pretendo fazer laqueadura,mas com essa pandemia estão evitando e só pra ajudar eu sou diabética, não quero ter q voltar para um centro cirúrgico depois de 60 dias para realizar outra cirurgia,assim como não quero ter mais filhos já tenho 33 anos e minhas cesáreas não foram agradáveis, sem falar q está ótimo 3 filhos…porem pílula pra mim não resolve,já tentei usar diu e me deu reação, a única coisa q resolveu foi a injeção, porém os efeitos colaterais são maiores q os benefícios estou rezando pra conseguir fazer a laqueadura no parto ?
Tive duas cesarias e estou na terceira gestação, sinto mta dor no pé da barriga, mal consigo levantar o pé esquerdo, será q essas dores é por ter duas cesarias?
Olá Amanda
Estou passando pelo mesmo q vc tmbm estou grávida pela terceira vez e as outras duas tmbm foram cesáreas e estou com muita dor no pé da barriga dói até pra andar.
Boa noite meninas
Estou com 38+6 e estou sentindo muita dor embaixo do pé da barriga ,sinto essas dores quando ia fazer 6 meses ainda ,fiz exames e deu que estava com infecção urinária, tomei remédio ,porém ainda sinto essa dor , será que e pelo peso algo assim ?
Fora que tenho problemas com refluxo falta de ar , e estou na minha terceira gestação com laqueadura e fora a ansiedade que a gente fica por ser a terceira cesária ,as minhas 2 últimas cesarianas foram ótimas porém a segunda foi melhor por conta da recuperação, nem Parecia que tinha feito cesária, meninas mas algum relato? Eu peguei um laudo do médico pra eu poder me internar com 39 semanas e eu já tenho os papéis do SUS pra operar
Estou muito aflita
Mas em nome de Jesus vI dar tudo certo
Nosso Deus e maior ♥️
Que bom que sua 3 cesária foi ótima! A minha não foi, não sei o que houve mas o anestesista fez algo errado, a anestesia não fez efeito, quando. Médica começou a cortar minha barriga senti tudo, inclusive minhas pernas estavam normais eu mexia os pés, falei pra médica, ela levantou o lençol e com muita raiva falou algo para o anestesista que aplicou anestesia local e não adiantou nada! Eu só chorava e orava, apertei bastante as mãos do meu esposo que feliz da vida nem percebeu o que eu estava passando! Senti ponto a ponto, senti tudo, mas minha fêmea sustentou e o amor pelo meu primeiro filho homem e minhas duas filhas que estavam me esperando em casa me deram forças e tudo terminou!
Fui para o apartamento feliz com meu filho, porém com cefaléia pós raque, muita dor insuportável no pescoço! Falei para a obstetra o que estava sentindo , ela só queria me dar alta hospitalar depois de ficar boa, porém eu menti disse que estava bem e fomos para casa, eu e meu meninão de 4,290 gr
Bebi muita água tipo 3 litros por dia e no 5 dia fiquei ótima!
Não foi fácil mas deu tudo certo graças a Deus!
Obrigada por compartilhar esse momento lindo!Vou fazer minha 3 Cesária tb é vou me lembrar da sua história
Olha eu não sou médica mais tambem ja tive duas cesarianas e estou gravida e farei a 3 depois de 7 anos. O que meu medico sempre me disse e que uma margem segura de uma cesaria a pra outra sao no mínimo 1 ano e 6 meses pois sao muitas camadas de pele e precisa de um tempo bom para cicatrizar totalmente e nao ter riscos de infecções. Boa sorte e que vc logo tenha seu bebê em seu braços!! Fique com Deus
Boa noite tive dois filhos cesária os dois não tive dilatação e agora do meu terceiro estou com 39 semanas e sinto dores leves oque devo fazer desde já obrigado
Olá, boa noite, estou na terceira gestação e farei a terceira cesárea em breve, mas confesso q nem durmo direito por medo,aliás me colocaram medo falando horrores da terceira cesárea,alguém pode informar se é esse bicho de sete cabeças mesmo?
Também estou indo para a terceira cesárea cheia de medo!!
Em abril de 2019 passei por 1 cesareana minha bebê nasceu a óbito com 36 semanas, 3 meses depois ( final de Julho) Engravidei novamente dia 19 de Abril cesareana novamente deste ano meu bebê nasceu com dificuldade respiratória e foi a óbito tmbem, em 1 ano passei por 2 cesarenas e n tive o prazer de ter meus bebês comigo, alguma médica por favor pode me responder se é seguro engravidar novamente após 3 Meses da segunda cesarena?
Bom dia !
Minha dúvida e a seguinte
Dia 14/12 Eu transei com camisinha mas ela saiu é ficou metade presa em mim, tomei a PDS, no meu calendário o dia da ovulação seria dia 19/12 e nesse dia a minha Menstruação desceu de novo ( creio Que seja por conta da PDS ) com 2 meses depois da relação eu fiz um teste de farmácia que deu Negativo, mas essa semana tô sentindo minha barriga grande.
Minha menstruação Tem descido, na anão sei Se É menstruação, pode ser o sangue que desce nos primeiros meses de gravidez, será que estou grávida ? Posso confiar nesse exame de 2 meses que deu Negativo ?
Ola. Sobre duas cesáreas ja tive, agora vai ser minha terceira cesárea, as duas outras foi super tranquilas, mas confesso q estou com medo. Esrou com 33 semanas, e queria saber se é possivel o médico do pre natal ja marcar a cesárea? Pois tenho acompanhamento pelo sus.
Deia, ainda não é possível marcar.
Gente parece q contaram minha história amei sseu relato bjs saude e sucesso
Estou grávida de 10 semanas já fiz duas cercária, tenho 23 queria saber se eu posso operar? To com medo dos médicos não mim operar. E eu depois graviadr de novo. O que posso fazer?
Jessica no seu pré natal, você pode está conversando sobre o assunto.
Para que seja tudo resolvido , caso não consiga, deve se prevenir para não acontecer uma gravidez indesejada.
Ola achei a minha terceira cesariana mais tranquila que a primeira e a segunda, a recuperação foi mais rapida devido a experiencia que tive nas duas anteriores.
Estou pasma de ler seu relatório aqui, hj estou aqui de madrugada, fiz minha terceira cesárea com laqueadura e está sendo a pior de todas, engravidei depois de cinco meses que meu segundo bebê tinha nascido, ou seja eles tem 1 ano e 1 mês de diferença tive que manter repouso depois de 28 semana da terceira gestação e o final foi bem cansativo e um pouco dolorido, mas nada muito anormal. Precisei de contratar pessoas em casa pra me ajudar com as crianças e casa e manter repouso.
Enfim nasceu saudável, mas a recuperação está horrível, tenho muita dor no corte, dificuldade pra andar, as vezes preciso que me ajudem a deitar e levantar da cama e não consigo cuidar do bebê sozinha, minhas mamas doem muito, não dormi por 3 noites direto pois o bebê queria mamar de meia em meia hora, tive dor nas costas intensa, cefaléia por causa da canseira.
Enfim estou no 5 dia pós operatório e tenho dificuldade até de sentar no vaso por causa do corte.
Tenho alguns poucos picos de melhora qdo tomo a medicação e uso a cinta, vi que está um pouco inchado uma parte da incisão mas sem secreção e vermelhidão.
Mas uma experiência pra deixar marca pra vida, está difícil.
Mas crendo que vai passar!