Para as tentantes, nada melhor do que uma pequena ajuda da natureza para que a concepção aconteça mais facilmente. Os truques para engravidar podem ser úteis, e até e deixar a mulher ou o casal mais tranquilo. Alguns truques populares são apenas superstição, mas muitos tem uma base sólida de ciência! Vejamos então algumas diquinhas:

1º Passo: Namore nos dias férteis

Saber quando se está ovulando é fundamental para a fecundação acontecer1. Algumas sortudas podem namorar sem saber se estão nos dias férteis. Porém, a maioria das mulheres que querem engravidar devem identificar o período de ovulação para reduzir as chances de perder o momento do ciclo onde a gravidez pode acontecer. Para detectar a ovulação temos alguns métodos simples, como por exemplo:

Testes de ovulação:Tiras semelhantes às de teste de gravidez que detectam o pico de LH (hormônio que é responsável por liberar o óvulo). Quando o teste dá positivo, ou seja, fica com a linha de teste mais escura ou da mesma cor que a linha de controle, a mulher provavelmente ovulará dentro de 12 a 48 horas. Os testes de ovulação Famivita tem linhas super nítidas e são fáceis de fazer e interpretar. Você pode adquirir seu teste de ovulação Famivita aqui, em nossa loja virtual.

Método Billings:Verifica o muco cervical durante todo o ciclo. A partir desse método, pode-se perceber as mudanças do muco cervical e é um excelente truque para engravidar. Quanto mais o muco estiver elástico e escorregadio, mais fértil a mulher está. Dá também para perceber quando a ovulação já passou pelo mesmo método: o muco pastoso branco se inicia no dia seguinte ao término do período fértil. Este método é parte dos chamados métodos de percepção de fertilidade e é mais indicado para mulheres que tem ciclos desregulados.

Calculadora do período fértil: Para mulheres com ciclo regulado, a calculadora do período fértil é uma aliada e tanto para descobrir os dias férteis. Ela funciona como uma tabelinha, indicando os prováveis dias mais férteis do ciclo feminino.

Temperatura Basal: O costume de medir a temperatura ainda de manhã após seis horas de sono contínuo ajuda a perceber o ciclo pelas alterações de temperatura corporal. A mudança alta da progesterona após a ovulação faz com que a temperatura do corpo fiquem características de um padrão único para aquela mulher. Muitas mulheres podem perceber um aumento na temperatura logo antes da ovulação. Em contrapartida, um aumento brusco de 0.3 graus ou mais e que se mantém elevado significa que a ovulação já ocorreu. A desvantagem desse método é que ele exige bastante disciplina. Para detectar exatamente o período fértil, é necessário que a mulher meça a TB desde o primeiro dia do ciclo (primeiro dia da menstruação) e sempre no mesmo horário.

2º Passo: Alterne os dias de namoro

Namorar é essencial para engravidar (claro), porém a forma com que se têm relações sexuais também contribui para facilitar a gravidez. Um fato sobre gravidez que pouco se fala e é muito importante: ter relações dia sim dia não do período fértil é suficiente. Por quê? Porque ter relação todos os dias, ou em dias alternados, não afeta a concentração de espermatozoides. Se for bom para o casal, pode namorar todos os dias. Porém, é suficiente alternar os dias e namorar um dia sim, um dia não, já que o óvulo sobrevive 24 horas no corpo da mulher.

3º Passo: Pernas para o ar!

Esta é outra dica que é parte mito, parte verdade. Muitas tentantes já ouviram falar que o recomendável é ficar de pernas para o ar por uma hora após a relação. Novamente, a resposta está no homem. Na maioria dos casos, estar dentro do corpo da mulher é suficiente para que os espermatozoides encontrem seu caminho. No entanto, alguns homens tem espermatozoides “preguiçosos” e nem se dão conta. Para esses casos, uma forcinha da gravidade pode ajudar, mas ficar deitada após a relação por cerca de 10 minutos já é suficiente. Para aproveitar mais ainda a gravidade, tente ter relações com o homem por cima.

4º Passo: Cuide do seu muco

Você sabia que o muco cervical é o melhor amigo dos espermatozoides? O muco ajuda os espermatozoides em seu caminho para o óvulo, e também fornece nutrientes a eles nessa jornada. Portanto, um grande truque para engravidar é cuidar de seu muco antes mesmo de entrar no período fértil. Como? O muco é ligado aos hormônios do período fértil, então fazer alguns exames para verificar se os níveis de estrogênio estão ok é o primeiro passo.

O segundo passo é tomar muita água para ajudar na formação do muco clara de ovo. Para melhorar a produção de muco também existem truques vindos da natureza, como o inhame por exemplo. O chá de inhame além de hidratar o corpo contribui para o regular os níveis de estrogênio.

Fazer a citologia de prevenção é muito importante, pois uma infecção vaginal pode afetar o muco cervical e torná-lo hostil2. Muco saudável resulta em um ambiente ideal para os espermatozoides sobreviverem por até 72 horas.

Se você tem dificuldade em identificar seu muco ou sofre com a ausência dele, pode utilizar lubrificantes amigos da fertilidade, como é o caso do FamiGel. Lubrificantes normais podem fazer mal aos espermatozoides. Já lubrificantes para tentantes fazem o papel do muco fértil, nutrindo e facilitando a locomoção dos espermatozoides. Você pode adquirir seu FamiGel aqui, em nossa loja virtual.

5º Passo: Se alimente corretamente e abandone os vícios

Se alimentar corretamente e cuidar do corpo contribui para a fertilidade muito além de melhorar o muco cervical. Ingerir as vitaminas corretas contribui para o equilíbrio hormonal do corpo, incluindo o período fértil. Procure fazer um prato colorido e completo para ter certeza de que todas as vitaminas estarão presentes nele.

Também é recomendado suplementar o ácido fólico3. Não só ele contribui para a saúde dos óvulos como é essencial para o desenvolvimento correto do bebê nas primeiras semanas.

Abandone também o cigarro, as bebidas alcoólicas e as drogas (ilícitas ou não), pois todos eles podem interferir negativamente na fertilidade.

Truques para engravidar: Fertilidade masculina

Os cuidados para os homens podem ser mais simples, mas ainda são necessários!

Os espermatozoides são muito sensíveis a temperatura, e é por isso que os testículos ficam fora do corpo. Por isso, é recomendável abolir as cuecas apertadas e banhos de banheira quentes e longos.

Também é recomendado restringir o uso de calças jeans muito apertadas, assim como calças de brim no verão. Optar por tecidos mais leves é uma ótima dica, assim como adotar o uso de samba-canção e dormir sem cuecas.

Alguns casos específicos só serão identificados por exames, tanto de sangue como espermograma. Nos casos de casais estão tentando há mais de um ano sem resultados, é recomendado que ambos façam exames, de preferência simultaneamente, para identificar qual o problema e se há necessidade de tratamento.

Caso seja identificado algum problema, o médico irá prescrever o tratamento ideal. Mas fazer o uso de vitaminas especiais para o homem, se alimentar bem e ficar longe de substâncias nocivas como álcool e drogas também ajuda bastante!

O maior segredo de todos está em namorar com amor e prazer. Tenha uma vida sexual ativa com intensidade no período fértil, mas sem neuras!

Veja também:  Teste Pós-Coito – Verificando a Qualidade do Muco