Preocupação inevitável de todas as gestantes no primeiro trimestre, o aborto retido assombra, causa muita preocupação e traz muitas dúvidas para todas as gestantes. É ainda pior para aquelas que já passaram pela experiência traumática de um aborto. O medo do pesadelo se repetir faz com que milhares de mulheres se desesperem a cada sinal, cólica e em muitos casos, até sintomas psicológicos ocasionados pelo medo. Faz com que procurem um pronto atendimento diversas vezes para confirmar que está tudo bem com seu bebê.
Para lidar com todas essas emoções, suporte psicológico é fundamental. Por isso, recomendo buscar uma psicóloga com experiência em atendimento a tentantes e gestantes. Conheça o serviço de psicologia da Famivita e conte com a primeira sessão de avaliação gratuita. Clique aqui e saiba mais!
O que é aborto retido?
É considerado aborto retido quando constatado a morte do embrião ainda dentro do útero, onde não ocorre a expulsão espontânea1 após 30 dias do diagnóstico. Normalmente ocorre entre a 6º e a 10º semana. O embrião pode ficar retido sem vida dentro do útero por semanas, até meses. É confirmado através de exame de ultrassonografia, onde é analisada a ausência de batimentos cardíacos fetais. Também pode ser confirmado através de exame laboratorial de sangue. Os níveis de HCG começam a reduzir, apontando que o desenvolvimento gestacional foi encerrado.
O aborto retido é diferente do aborto espontâneo, que expulsa naturalmente o embrião, saco gestacional e todo resíduo presente dentro do útero. Quando retido, pode ser expulso naturalmente no decorrer dos dias. Caso não ocorra dentro de 1 mês, é necessário intervenção médica para retirada2, que pode ser através da curetagem ou aspiração manual intrauterina (AMIU).
O diagnóstico pode ser feito de várias formas. O aborto retido não é necessariamente um óbito embrionário, onde existia um coração que parou de bater. O diagnóstico do aborto pode ser um embrião que apareceu, mas sem o coração, ou um saco gestacional vazio, que estava aguardando um embrião que não veio. Se após 30 dias não for expelido, é considerado um aborto retido.
Sintomas do aborto retido
Mesmo sendo uma ocorrência que é necessária confirmação através de exames, é possível suspeitar através de alguns sinais. São sinais bem minuciosos, mas que podem servir de indicativo para procurar seu obstetra para avaliação. Mas é necessário alertarmos que o aborto retido pode ser completamente silencioso. Em alguns casos a mulher pode passar por várias semanas sem notar nenhum sinal. Mas caso seja observado os seguintes sintomas, procure seu médico rapidamente.
- Sangramento vermelho vivo ou em cor marrom;
- Dor pélvica;
- Desaparecimento dos sintomas gestacionais (náuseas, vômitos, frequência urinária elevada);
- Ausência de crescimento no volume uterino e da barriga.
Causas do aborto retido
As causas do aborto retido devem ser analisadas em particular, já que existem diversos fatores que desencadeiam a ocorrência3. Entre as principais causas estão: idade da mulher, má formação no útero, defeitos cromossômicos do embrião, alterações na tireoide, diabetes descontrolada ou até mesmo problemas na coagulação sanguínea ou alterações imunológicas. Maus hábitos e vícios, como consumo de drogas, cigarro e bebidas alcoólicas também entram nos fatores de risco.
Mulheres que passam por um aborto retido podem normalmente engravidar de forma natural após o prazo indicado pelo ginecologista. Não é porque ocorreu nesta gravidez que acontecerá nas próximas. O ideal é fazer um acompanhamento detalhado, descobrir as causas e tratá-las, para que futuramente consiga ter uma gestação saudável e tranquila.
Riscos
Caso o aborto retido não seja tratado devidamente ou caso o diagnóstico seja demorado, tem riscos de graves infecções. Essas infecções podem inclusive ocasionar lesões nas trompas, provocando infertilidade ou podem até desencadear uma sensibilidade no sistema Rh, dificultando futuras gestações.
Quando não é a primeira vez que acontece o aborto, seja ele espontâneo ou aborto retido, é necessário investigar possíveis causas de isso estar acontecendo. Alguns casos podem ser simples, como a deficiência de proteínas, colágenos e enzimas. Ou então problemas com coagulograma, necessitam de tratamentos específicos para reverter o quadro e assim a mulher estar pronta para uma nova gravidez.
Os riscos existem também para o procedimento da curetagem. Por isso, a primeira opção costuma ser a tentativa do próprio corpo expulsar o feto. Isso pode acontecer naturalmente ou através da ajuda de medicamentos como a ocitocina, que provocará contrações. Caso não consiga a expulsão do embrião e toda matéria intrauterina dessa forma, é recomendada a curetagem. No procedimento, as paredes uterinas são raspadas, e essas paredes podem gerar certa aderência e ficarem coladas umas às outras, correndo risco de desenvolver a sinéquia uterina.
Essa aderência após raspagem pode também dificultar que a mulher consiga engravidar novamente, já que o embrião terá dificuldades em se implantar para desenvolver. Outro grande risco da curetagem é o da perfuração uterina.
Tratamento para aborto retido
Após confirmação da morte do embrião através do exame de ultrassom, o tratamento indicado pode variar caso a caso. Uma das primeiras opções é tentar uma conduta expectante, ou seja, fazer com que o próprio corpo faça a expulsão do feto e do todo resíduo contido dentro do útero, mas sem ser necessária internação. Essa conduta pode durar até 30 dias. Para esse método é necessário um controle e acompanhamento rigoroso para evitar que a mulher tenha infecções.
Outra opção é internar a paciente e entrar com medicamentos para provocar contrações uterinas, e dessa forma o embrião e resíduos ser eliminado. A terceira opção normalmente é indicada quando as duas primeiras não apresentam resultados. Pode ser também a pedido da paciente ou dependendo da gravidade do caso, por recomendação médica. É a curetagem.
A curetagem é um processo de limpeza e esvaziamento uterino. Um procedimento de raspagem garante que todo resíduo seja eliminado. Pode ser feita também uma aspiração de forma manual, com a ajuda de uma seringa, onde todo resíduo é aspirado. Existem casos onde é indicado o uso dos dois procedimentos para garantir que todo resíduo seja retirado.
Traumas do aborto
O aborto pode provocar sérios danos psicológicos na vida das mulheres. A perda já é difícil, e pode ficar pior por todo o transtorno que precisa passar se for um aborto retido. Por isso, todo cuidado e cautela nesse momento é necessário, além do apoio familiar que é essencial nessa fase da superação.
Muitas mulheres relatam sobre o trauma gerado pelo momento da perda e principalmente na hora do procedimento da curetagem. Além de toda a dor desse momento, muitas vezes ainda são carregadas pela falta de profissionalismo e sensibilidade de muitos médicos e enfermeiras, que tratam pacientes nessa situação com total desrespeito e falta de amor. Em caso de abuso médico ou desrespeito, não fique calada, DENUNCIE!
Veja também: Fase Lútea – A Importância dos Hormônios na Gravidez
Bia noite eu tive 4 abortos tenho 43 anos já tive filhos e minhas gravidez foram normais tranquila as vezes as pessoas mim falam que é por causa da idade mais aí mim pergunto porque tenho várias amigas mais velhas que eu que ingravidou é tiveram seus filhos saudáveis estou arrasada com essas perdas tenho medo de tentar de novo e acontecer tudo de novo meu filho mais novo tem 8 anos mais eu queria muito outro filho .
ResponderOlá Elizete, recomendo que veja seu ginecologista , relate que esta querendo engravidar , solicite exames específicos e veja como esta a saúde, peça se possível uma investigação para saber o porque dos abortos .
ResponderTe desejo boa sorte!
Ontem eu fui na maternidade porque estava sangrando e lá descobri que eu tinha tido aborto retido queria muito saber oque causou. Esse aborto coloquei o DIU não quero passa por essa dor de novo estava com 11 semanas quando era pra estar com 16 eu tô devastada
ResponderOlá Marcia, veja uma consulta com seu ginecologista para que possa ser avaliada e orientada de forma corretamente em relação ao aborto.
ResponderTenho 37 anos, 1 filha de 18 anos e no ultimo ano passei por uma gravidez tubária, um falso positivo e 1 aborto expontâneo onde o corpo expeliu e agora estou com 8 semanas de um aborto retido. Com 6 semanas vi o coraçãozinho bater e estava tudo bem. Ontem tive um sangramento rosado e após ultrassom nao foi identificado batimentos cardíacos e a medida do embriao eh de 4.4mm incompatível com 8 semanas. Nao sinto nada de anormal. Sem cólica, sem dor e sem sangramento. Estou com muito medo
ResponderOlá.
ResponderEu completei antes de ontem 12 semanas e fui fazer a translucência. Uma ultra de rotina. E descobri que infelizmente meu BB não tinha batimentos cardíacos, estava morto, e a gravidez foi interrompida desde de 8 semanas (que foi quando fiz a primeira ultra quando descobri da gravidez). Eu devo esperar um mês ou tenho que ir logo pro hospital? Quanto tempo o BB pode ficar aqui nessa situação
Eu tive um aborto retido, era uma gestação gemelar mono-mono. Fiquei internada, fiz o uso de medicamento para expulsar e também realizei a curetagem.
ResponderMinha primeira gestação, estava de 8 semanas. A dor maior é o vazio que fica. ??
Eu tive um aborto retido tbm, eu estava de 09 semanas e era gemelar tbm, descobri o aborto dia 01.03.2022, ontem fiz o AMIU, é uma dor enorme no coração, fisicamente estou bem, mas psicologicamente muito abalada e sem atender, 2 semanas antes ouvi o coraçãozinho e me emocionei muito.
ResponderMeninas tive uma amiga que tbm passou por isso. Depois de perder os bebês fizeram exame e foi constatado que o motivo dos abortos era por que o tipo sanguíneo do marido dela não era compatível com o dela o que faz com o que o corpo rejeite, nesse caso é necessário tomar uma vacina.
ResponderSim aconteceu comigo sou o- e meu marido o+ não tinha tomado a vacina no primeiro aborto agora com 6 semanas tive um novo aborto e tomei a vacina não desisti do meu bebe sei q logo Deus irá me abençoará com uma nova gravidez
ResponderAlguém tem uma informação sobre meu caso? Estava grávida já iria completar 9 semanas .. mas fui fazer ultrassom e o bb tinha parado de bater o coração com 8 semanas e 3 dias… estou arrasada.. pq ainda não tenho filhos e este é o meu 9 aborto.. isso mesmo… ja passei por isso 9 vezes desde que me casei a 12 anos… nao sei mais o que fazer.. os médicos de vários lugares que fui me dizem que não tem explicação… pois não apresenta nada la.. alguns casos tenho leves sangramento.. mas meus exames sempre da tudo normal.. ja usei clexane.. utrogestan.. as.. e pesquisei triagem genética.. e muitas coisas.. ja não sei mais o que fazer… tenho apenas 32 anos e não tenho problema nenhum de saúde e pelo que olhamos meu esposo também não.. neste momento estou aguardando o meu organismo expulsar mais um… ja que atualmente estou sem convênio.. essa é a primeira gestação que eu passo sem convênio… e o sus só faz alguma coisa após 30 dias completos que parou o coração… alguém consegue me ajudar.. sou de contagem…
ResponderProcure por Dr Filipe Duarte no Instagram.
Ele com certeza vai te ajudar, 9 abortos não é normal nunca. Ele sempre diz que 1 aborto é suficiente para investigar
https://instagram.com/drfilipeduarte?utm_medium=copy_link
ResponderOi Aline, sinto muito por sua perda. No meu caso eu já tenho uma filha de quase 7 anos e já sofri dois abortos, um ano passado e outro essa semana, da primeira vez realizaram uma curetagem em mim, mas dessa vez a médica pediu pra esperar e não saiu nada, caso não desça devo retornar em 4 semanas para uma reavaliação e talvez fazer a curetagem. Eu tenho 38, vou fazer 39, será que seria a idade, pois quando tive minha primeira gestação e que graças a Deus foi tudo bem tinha 31. Se você tiver encontrado uma resposta pra sua pergunta, compartilha comigo. Eu sei que a dor é imensa para nós, mas não irei mais me lamentar e vou lutar pra ser melhor com todos que me rodeiam.
ResponderA idade influência muito depois dos 40 30 por cento de aborto depois dos 45 80 por cento e fora fatores hormonais, defeitos genéticos ou cromossômicas , vícios cigarro e bebida ou falta de algumas vitaminas ou incompatibilidade genética com o marido ou problemas também com o esperma do homem ser fraco ou defeituoso então temos que fazer um tratamento e tentar descobrir as causas com um especialista , tem duas semanas que descobri que estou com aborto retido. E preciso aguardar 30 dias a expulsão se não acontecer o médico pediu para tentar com medicação se não der certo curetagem . Agora idade para algumas pessoas não compromete ,minha irmã teve a primeira folha c 36 e a segunda com 42 e correu tudo bem…então depende de organismo, tempo que vc toma anticoncepcional, eu no meu caso tomei 24 anos e parei e quando engravidei já tive 2 abortos tenho 46 anos e meu caso já e gravidez de risco e sempre pode ocorrer um aborto então teria que fazer inseminação para escolher óvulo e esperma perfeito e fazer reposição de hormônios para uma gravidez normal.procure uma clínica que chama Fertility eles fazer triagem gratuito entre o mês de março e novembro,minha amiga fez não pagou nada era operada e conseguiu com 37 engravidar e ter o filho perfeito .sem riscos , eles escolhem o melhor óvulo fecundado.Sao excepcional a clínica.Vale a pena para quem quer engravidar.
ResponderPoderíamos conversar no WhatsApp sobre a experiência de cada um pode me chamar lá (011)995434889
ResponderTive 2 abortos, o último semana passada estou aguardando biópsia para investigar.
ResponderQueria saber mais sobre tudo E troca de experiências
Só Deus pode te dar a vitória ele e médico por excelência se creres q ele e único q pode te ajudar te dará um filho assim como Raquel q não gerava e teve dois filhos pq orou a Deus e ele realizou seu desejo creio q em nome jesus terá seu filho tive três abortos dois espontânea e um retido mas tenho duas meninas lindas e creio q vou ter meu menino em nome de Jesus… Amém
ResponderVc já procurou saber se o seu tipo sanguíneo é compatível com o do seu esposo? Por que uma amiga minha tbm passou por isso e descobriram que era por conta do tipo sanguíneo que não era compatível e o corpo reagi como algo estranho e expulsa o bebê.
ResponderAline Eu aqui desesperada que descobri a gravidez porque o mundo hoje em dia não está de cabeça para baixo para ter filhos e você querendo ter.. Não te julgo se quer tanto ter e não consegue e da tudo norma pode ser problema espiritual. Procure uma igreja ,que vao orar por você. Pode ser inveja do seu casamento. O mundo nao está mil maravilhas para ter filho não fique triste .
ResponderConcordo.
ResponderAté parece que o mundo é maravilhoso.
Vejo tantos jovens lutando p sobreviver.
A violência, concorrência, falta oportunidades de emprego,
As coisas caríssimas, desigualdade, xenofobia, clima desagradável, desastres da natureza, já tem muiiiita gente no mundo.
E a maioria apenas sobrevive e sofre.
Uma amiga engravidou se cadastrando para fertilização in vitro, gratuito você preenche um questionário e de março a novembro a seleção anual ,minha amiga conseguiu engravidar o caso dela era trompas cortadas por cirurgia ,mas eles fazem diversos tipos para cada causa ou motivo , fazem exames completos para investigar a causam e de acordo com sua situação eles indicam o tratamento adequado. A clínica se chama Fertility. Vale apena são muito profissionais.
ResponderOlá, primeiro sinto muito pelas suas perdas!
Minha prima teve 4 abortos semelhantes aos seus, foi descoberto trombose adquirida. Quando o embrião ficava no seu útero organismo dela gerava uma trombose e como consequência o feto não era alimentado! Ela hoje tem seu bebê após muitas consultas e pesquisas e tomou clexane + lipufundi (acho que assim q escreve) só o clexane ela usou na quarta gestação mas infelizmente nao resolveu, ela precisou ficar muito atenta ao seu corpo pra descobrir a gravidez logo de início pra iniciar os tratamento junto! Jesus te abençoe, não desista! Você irá conseguir!
ResponderJá tive meu segundo aborto retido,? hoje estou com 6 dias que fiz o procedimento Amiu.
ResponderMais não vou desistir, vou esperar 6 meses e vou tomar umas boas garrafadas e aí sim, creio que dará certo.. Para vocês que já fizeram exames e nunca deu nada, tentem tomar garrafada, mais não uma garrafada qualquer. Mandem fazer e tomem. Eu vou tentar e depois venho aqui contar pra vocês.
Vc fez exame de trombofilia? Do Fam? Tem vários exames de genética q podem justificar o porque de estar abortando.
ResponderJá engravidei 6 vezes e perdi todas 6 vezes e estou grávida novamente mas estou com muito medo de perder novamente
ResponderOlá, recomendo que fique tranquila, ja deu certo, siga as orientações de seu medico por segurança
ResponderOlá, não fique assim , já deu tudo certo, converse com seu medico ,tire suas duvida e siga as orientações passada por ele
ResponderProcure saber se o seu tipo sanguíneo é compatível com o do seu esposo. Se não for vc terá que tomar uma vacina. Quando o tipo sanguíneo não é compatível o corpo rejeita o bebê!
ResponderHoje fiz uma ultrassom e descobri óbito embrionário, não desenvolveu e não tem batimentos. Há 4 meses meu filho de 13 anos partiu para o céu após ter covid. Eu não sei o que estou sentido, pois a maior dor que sinto na minha vida é ter perdido o meu príncipe tão jovem. Mas é estranho, assustador e desconfortável saber que existe um bebê sem vida dentro de mim… As vezes penso se Deus realmente existe e se Ele existe , se gosta de mim ou pq me odeia tanto, já que permite que eu esteja passando por tudo isso… Muita dor!
ResponderPassei pelo mesma coisa fui faze o ultra e meu bb esta morto dentro de mim tambem me revoltei na hora chorei de mas era meu primeiro filho planejei tanto esse momento mas Deus Nao permetiu que eu vivesse mas um conselho do fundo meu coraçao se vc que da volta por cima Nao se revolta com Deus confie nele peça o conforto pra ele tenho certeza que ele vai te conforta assim como me conforto tenha Fe muita Fe pq Deus sabe o que faz ele sabe que vc vai aguenta sem desisti por mas que vc ta revoltada ele ta do seu lado a todo o momento e encluvise Nao deixando vc Nao faze nenhuma besteira Nao de lado pro inimigo volta pra Deus ele ta te esperando filha ele esta com vc ele Nao te odeia ele te ama . Calma respira o conforto vai chega hj faz 7 dias que aconteceu cmg foi no dia 25/09 bju força nega vou esta orando por ti
ResponderAmém ? Deus sempre nos conforte !
ResponderDeus te ama muito tenha certeza ?? e fé tudo isso não passa de provação, sei o quanto dói pois estou passando pelo mesmo , mas o Sr. É contigo tenha fé
ResponderOlá meninas, tenho 39 anosnesse Natal descobri minha gravidez, dia 5 de janeiro realizamos a primeira ultra, até ai tudo otimo , só realizaria a segunda com 12 semanas, mas algo me dizia que não estava muito bem, eu não sei bem o que era, hoje com 9 semanas e 4 dias consegui um encaixe e fui fazer a ultra , meu bb está sem.batimentos cardíacos, foi horrível, agora vou tentar o corpo expulsar naturalmente, estou pedindo a Deus para não fazer a curetagem. Orem por mim fiquem bem, Deus sabe de todas as coisas.
ResponderBoa noite, tb tenho 39 anos tenho uma filha de 12 louca por um irmão há mais ou menos 2 anos engravidei e tive que fazer curetagem gravidez embrionária.
ResponderE no final do ano dia 27 beta positivo, fiz a primeira ultrassom em 7 de janeiro aparentemente tb tudo bem porém ainda não via o BB segundo a médica era normal e tinha tudo pra aparecer e hoje fui fazer a segunda o BB apareceu mas tb sem batimentos, aborto retido o médico já encaminhou pra fazer outra curetagem muito triste mas creio que Deus está no cO que é bom pra nós talvez não seja o melhor eeeeee
Estou passando pelo mesmo. Fiz ultra de 6 semanas e 8, estava tudo bem. Até vídeo do batimento cardíaco eu fiz e mandei pra família. Ontem 10/11 foi o dia da minha ultra trimestral, e meu choque ao descobrir que não tinha mais batimentos, que pelo jeito desde as 9 semanas ele havia para de desenvolver. É uma dor tão grande, inexplicável. A família e amigos, todos ansiosos pelo chá revelação, tudo pago e convites enviados… E no fim voltei com uma notícia dolorosa. É o meu segundo aborto, o primeiro foi espontâneo, um ano depois engravidei e meu filho hoje tem 9 anos. Com 34 anos, não esperávamos mais e de repente descobri a gravidez… Não consigo entender, ao mesmo tempo que queria já fazer o procedimento pra tirá-lo daqui, eu fico presa na fé e na esperança de Deus fazer o milagre e ressuscitar o meu bb. Dói demais essa espera.
ResponderLarissa , não desacredita de Deus só peça força para suportar a perda , tudo na nossa vida e transformação , cada um de nós temos uma caminhada , eu sei que pode parecer estranho , e vc pode dizer vc não sabe o que eu estou sentindo, realmente não , mas Deus e sábio ele não dá uma cruz que não podemos carregar , todos nós temos uma vida única e cada um de nós temos um destino a ser cumprido, só agradeça a oportunidade do seu filho te escolher como mãe por esses 13 anos que foi necessário , nada vai durar para sempre, mas seja grata para amenizar a sua dor. Eu estou com aborto retido a 8 semanas estou esperando para sair sozinho eu já tenho filho mas e o segundo aborto que tenho , o ano passado foi um porque peguei covid e esse ano agora em dezembro outro esperando se resolver tudo e questão da minha idade tenho 46 anos e o risco de aborto aumenta 80 por cento , tentei engravidar para meu marido ficar feliz , mas sem sucesso .Eu entendo que talvez não e pra ser e eu desisti de tentar.Mas fica com Deus ele te Ama. E seu filho está muito bem ao lado do senhor.
ResponderNão pense assim
ResponderDeus te ama Ele e nossa fortaleza
Nada acontece sem um propósito
Estou tbm cm meu bb no útero 6 semanas e 3 dias … não teve batimentos… óbito embrionário
Aguardando 1 semana pra fazer outra ultra
.. dor maior q essa não existe estou sem chão
Mas msm assim sinto o amor de Deus por mim
E Ele te ama tbm … fica em paz
Tenho uma filha de nove anos que tive que recorrer a tratamento e exames bem doloridos pra conseguir engravidar dela, graças a Deus deu tudo certo na epoca. Descobri que estava grávida no dia 6/08, fiquei super feliz. Tenho ovário policístico e quase nunca menstruava. Esse ano tudo se normalizou. No dia 21/08 fiz o primeiro ultrasson, estava de seis semanas, porém não foi possível ouvir os batimentos cardíacos do bebê. Fiquei super preocupada e depois disso, a obstetra disse que não está a muito otimista. Fiquei sem chão. Comecei a ter cólicas no dia 28/08 e corrimento marron no dia 30/08. Fui ao hospital no dia 31/08 e o segundo ultrasson revelou aborto retido ? No dia 01/09 depois de muita cólica tive aborto espontâneo. Muito triste tudo isso… Realmente é um trauma sem precedentes, e parece que os médicos não se importam, senti muita insensibilidade por parte de alguns que me atenderam na emergência. Enfim, me solidarizo com vocês que como eu passaram por um momento tão difícil como esse. Que Deus possa abençoar a cada uma, dando consolo e forças, principalmente trazendo a benção do milagre da vida.
ResponderEstou com sete semanas tive um aborto retido a um ano e meio o feto parou de crescer com oito semanas só soube com 11 semanas q estava morto estou com medo de acontecer de novo agora?
ResponderOlá..estou na mesma situação…
Estou de 7 semanas e 6 dias..
Ha dois anos atrás tive aborto retido estava de 8 semanas..
Amanhã 29/10/21 vou fazer a primeira ultra
Estou muito preocupada e com medo tbem de acontecer isso novamente..
Deus nos abençoe para q tudo dê certo?