À medida que a gestante chega perto da data prevista do parto, pode ter uma pergunta em mente: como saber se estou dilatando? Essa dúvida é normal, principalmente para as mães de primeira viagem. Mas não se preocupe! Existem vários sinais que mostram que você está caminhando para o trabalho de parto.
O que é a dilatação?
O colo uterino é a abertura do útero e fica no topo do canal de parto (vagina). Durante a gravidez, sua consistência se parece com a ponta do nariz. Mas durante o trabalho de parto ele torna-se mais suave, como lábios franzidos.
Durante o trabalho de parto, o colo do útero se abre1. Isso porque as contrações têm a função de apertar o músculo uterino, fazendo com que esse colo apertado e fechado se abra em até 10 centímetros. Esse processo é chamado de dilatação. Às vezes, algumas mulheres estão dilatadas um, dois, ou mesmo mais centímetros antes que o trabalho de parto realmente comece
Como verificar minha dilatação?
Durante o pré-natal, não há necessidade de verificar a dilatação sem que haja sintomas ou alguma indicação médica2. Normalmente, a verificação da dilatação é indicada quando há contrações ritmicas, sangramento ou perda de liquido. Sem esses sintomas, um exame desnecessário pode aumentar o risco de infecção, ocasionar o rompimento das membranas estimulando um parto prematuro, além de gerar ansiedade na futura mãe e decepção pela possível “falta” de dilatação.
Métodos de verificação
O método mais eficaz para verificar a dilatação de uma gestante é o exame de toque vaginal, realizado por uma médico obstetra com experiência nesse tipo de exame. Porém, é possível verificar alguns sinais que podem indicar a dilatação:
- Tampão mucoso
- A linha púrpura
- Sons de nascimento
- Emoções
- Indicadores físicos
Todos estes métodos são observacionais.Foram desenvolvidos e ajustados em conjunto com inúmeros profissionais da saúde que assistem a partos todos os dias.
É importante lembrar que mulheres não são máquinas, são organismos no processo do trabalho de parto. Nem todos estes métodos podem ser aplicados a todas as gestantes, pois cada mulher é única.
Tampão mucoso
Uma mulher pode ou não mostrar apresentar uma secreção com sangue no início do trabalho de parto. Esse sangue e muco muitas vezes vêm em grandes quantidades, durante as contrações, principalmente quando a mulher se aproxima de 6 a 8 cm de dilatação.
Linha púrpura
Um estudo realizado e publicado pela revista Lancet mostrou que uma linha roxa “cresce” entre as nádegas, indicando a dilatação cervical. A linha começa na margem anal no início do trabalho e ergue-se como um “termômetro de mercúrio”. Quando atinge o topo, a mulher está em dilatação total3.
Os autores afirmam que um “aumento da pressão intrapélvica provoca congestionamento nas veias ao redor do sacro, que, em conjunto com a falta de tecido subcutâneo sobre o sacro, mostra os resultados nesta linha de coloração roxa”.
Sons de nascimento
Um indicador que pode ajudar a detectar o progresso são os sons característicos que uma mulher faz em trabalho de parto. Normalmente, na primeira fase do trabalho de parto (0-4cm) há pouco ou nenhum ruído de “nascimento”, a gestante pode falar sem ou com algum esforço durante uma contração.
Por volta de 4-5cm de dilatação, conversar passa a ser bastante difícil ou quase impossível durante uma contração. A gestante passa a emitir ruídos que soam como vogais abertas ou um zumbido ressonante.
Com 5-7cm os ruídos são mais altos, praticamente impossível falar durante uma contração, e os sons podem tornar-se repetitivos. Se uma mulher tem um trabalho de parto silencioso, uma boa maneira de ter uma ideia sobre como anda o seu progresso é esperar até que uma contração comece e fazer uma pergunta que exija uma resposta de uma frase completa.
A maneira pela qual ela é capaz ou incapaz de responder durante a contração é o indicador da evolução do parto.
Emoções
O pré trabalho de parto (1-4cm de dilatação) muitas vezes faz com que as mães pensem “É agora”, e se sintam felizes, excitadas, e até mesmo em negação sobre o real trabalho de parto.
Movimentar-se no trabalho de parto ativo (4-6 cm de dilatação), muitas vezes ainda mantêm a mãe sorridente e ela pode até rir entre uma contração e outra, participando da conversa entre elas.
No trabalho de parto ativo (5-7cm de dilatação) geralmente a mãe fica mais irritada com a conversa banal ou com pessoas que tentam distraí-la.
Pode levar algum tempo após uma contração para que ela volte ao mundo exterior, ou ela pode optar por simplesmente permanecer no seu espaço de parto conhecido como “partolândia”, dentro de sua bolha, e não interagir com o ambiente que a rodeia.
Por volta da etapa de transição (em geral, 7cm de dilatação), mesmo entre as contrações, a mãe pode tornar-se duvidosa, incapaz de tomar decisões concretas (“Eu não sei”, em resposta a perguntas), ou irracional. Esta inquietação, estas dúvidas são um bom indicador de que a mãe está na reta final.
Este método pode ser complicado de perceber, porque este ‘mapeamento emocional’ pode ser distorcido pela posição do bebê ou pelo emocional da mãe.
Indicadores físicos
Muitas mulheres vão descobrir que perto do expulsivo, podem apresentar sinais semelhantes aos da gripe. Se uma mãe de repente sente vontade de vomitar ou queixa-se de náuseas, tem rubor na face, se sente quente, ou começa a tremer incontrolavelmente, ela pode estar evoluindo para a segunda fase do trabalho de parto.
Vômitos sozinhos podem ser apenas emoções, ou fadiga, rubor facial é um bom sinal de dilatação, e tremer incontrolavelmente pode significar cansaço ou febre. Estes indicadores são mais confiáveis quando dois ou todos os 3 são notados juntos.
- Ondulação involuntária dos dedos do pé durante as contrações, mesmo quando o resto do corpo está solto e relaxado (6 a 8cm).
- Se de pé, em vez de encolher os dedos dos pés, a mãe ficar na ponta dos dedos enquanto se inclina sobre algo (6 a 8cm).
- Arrepios na parte inferior das costas, nádegas e coxas (9 a 10 cm).
Conclusão
Os métodos apresentados podem nos dar uma ideia do quão dilatada uma mulher está e de como está o processo de trabalho de parto, mas não há como fazer afirmações sobre essa dilatação sem o exame físico do toque vaginal realizado por um médico obstetra com essa especialidade.
A jornada de algumas mulheres durante o trabalho de parto pode ser como um curto passeio, já para outras pode ser como uma longa viagem. Mas, acima de tudo, esses métodos podem ajudar as mães a saberem qual será a próxima etapa para trazer seu filho ao mundo!
Veja Também: Colo do Útero Apagado – Chegou a Hora do Parto!
Fotos: Senado Federal
Ola ! Estou de 34 + 6 estou sentindo muita contraçao fui na maternidade o medico disse que se a dor pesistir e pra retornar pra avaliaçao
ResponderOlá Leandra, espero que esteja melhor, sugiro que siga as orientações de seu medico.
ResponderQueria saber como eu vou saber se tou entrando em trabalho de parto
ResponderNão sou gestante e a linha púrpura apareceu em meio as nádegas. O que mais pode significar?
ResponderOlá Nathalia , segundo pesquisas : mais conhecida como linha púrpura ou nigra, ela surge bem no início da gestação em algumas mulheres. O motivo do surgimento está associado aos hormônios estrógeno, progesterona e melonocítico, que podem mudar a pigmentação da pele das gestantes, como relatou não estar gestante , recomendo que veja uma consulta medica para que seja avaliada essa linha de forma segura
ResponderEstou com 38+2 sentindo muitas câimbras na virilha impossibilitando até de eu andar pq repuxa né,quando meu bebê empurra pra baixo sinto uma dor forte e passa,será trabalho de parto perto??
Meu tampão já saiu
Mamãe de 3° viagem rs💓
ResponderEu sinto muita dor de cólicas, nas costas, falta de ar , perdendo líquido, mas médico disse que e normal… Queria saber o que devo fazer.
ResponderOlá, como esta com falta de ar, recomendo que retorne a emergência para uma nova avaliação e siga as orientações medica
ResponderFui em uma consulta de rotina na data de hoje (22/09), e no exame de toque a médica informou que estou com 2 cm de dilatação, e colo fino, estou de 35+6. Devo me preocupar?
ResponderMamãe de primeira viagem por aqui rs
Olá Ana, recomendo que siga as orientações de sua medica, fique atenta a qualquer sinal , se necessário procure atendimento medico para que seja avaliada corretamente
ResponderEstou com 39 semanas e venho sentido muita dores no pé da barriga umas pontadas na vagina e o tampão sai desde 37 semanas mais as pontadas na vagina eu sinto todos os dias posso está dilatando ?ou meu parto pode ser Cesária?
ResponderOlá, pelo que citou por segurança sugiro que veja seu medico de acompanhamento para te orientar de forma segura
ResponderOii, estou completando 40 semanas hj!
Estou sentindo apenas uma leve cólica/dor, pressão e pontadas, na pelve, de vez em quando e um leve desconforto também. Leves dores nas costas e principalmente na lombar. Está saindo faz 4 dias um ‘corrimento’ meio esbranquiçado em pouca quantidade e tbm está saindo uma “babinha”(aspecto gelatinoso) puxando do transparente pra esbranquiçada, no 1° dia saiu de pouco e em diante vem saindo em pedacinhos.
Pode ser o tampão e que eu já esteja dilatando?
Também queria saber se em todas as maternidades eles disponibilizam indução através de uma pílula chamada ocitocina?
ResponderEstou com 37 semanas e hoje tou sentindo bastante pressão no pé da barriga pontadas e vontade de ir ao banheiro faz o número 2 do q n saí nada será que estou entrando em trabalho de parto
ResponderOlá, recomendo que se o incomodo continuar ou aumentar veja com seu medico ou vá em uma emergência para avaliação segura
ResponderEstou com 40 semanas 2 dias. Tive sangramento com 39 semanas e 6 dias fui na maternidade e me mandaram voltar pra casa. Sinto muitas dores. Estou nessa luta de ida e vinda pra casa desde domingo. Nada é feito. Sinto vontade de fazer xixi a cada segundo, é normal? Tire minhas dúvidas e me dê um conselho do que eu devo fazer.
ResponderOlá eu estou de 19+4 fui a consulta e relatei a médica que sinto muito minha perna esquerda que chego puxa e minha virilha doe …
ResponderEla disse q tava cedo mais que que meu corpo estava tendo dilatação se preparando pro parto .
No caso ela disse q isso ocorre mais nas 30 semanas por conta do peso do nenê e por conta de esta perto do parto …
Mais ela não disse se isso era um problema…
Eu li um comentário em um grupo de gestante q a moça estava.com 1 cm de dilatação e teve q repousa pra não ganha antes ….
…..
Oq devo fazer ???
Olá, se não esta segura com o diagnostico de sua medica, veja uma segunda opinião para tirar duvidas e siga as orientações passada.
ResponderDoutora estou de 28 semanas comecei com a dor nos costas depois veio a secreção gelatinosa aí vi como fazer o toque aqui meu dedo entra já no colo uterino o que devo fazer
ResponderPrimeiramente nao fazer toque e sim ir numa emergência para que te avaliem aí.
Respondertou de 37 semanas e dor na lombar,e fraqueza nas pernas como na mestruacao
ResponderOlá! Estou com 38 semanas e 4 dias e estou com 1 cm dilatado e sentindo algumas dores, só que até agora não saiu tampão e nem líquido será que vou dilatar rápido ou vou ficar só com esses 1 cm?
ResponderOlá Doutora estou entrando na 37 semanas Estou com muita dor no pé da barriga e com dor nas costas
ResponderOlá, essas dores são normais ( se são suportáveis), seu corpo de modificando e chagando na reta final da gestação.
ResponderOlá estou com 37 + 5 já faz uma semana que tenho sentido contrações fui até q maternidade estou com 2 de dilatação mas me mandaram pra casa pq não evolui, já perdi o tampão mucoso e um pouco de sangue o que fazer?
ResponderOlá, recomendo que faça como foi orientada, se as contrações aumentarem e o sangramento, retorne a emergência
ResponderEu tou com 37 semana e 6 dias eu sinto dores na pe da barriga e dores nas costas
Respondereu tenho que ir para um posto de saúde mais proximo
Olá, recomendo que entre em contato com seu obstetra e suga as orientações passada.
ResponderOi doutora
ResponderEstou com 40 semanas, com muitas dores no pé da barriga, dores fortes mesmo.. Hoje começou a sair o tampão.. fui pra maternidade e o médico me mandou de volta pra casa pq disse que estou com o colo fechado.. oq faço? Sou mãe de primeira viagem.. e estou com muita dor mesmo e não sei mais o que fazer
Olá, sugiro que siga as orientações de seu medico, e se as dores continuarem e aumentarem volte para maternidade
ResponderBoa tarde Doutora completei 33 semanas ontem na terça fui na consulta i a médica me examinou i já estou com um dedo de dilatação na quarta saiu o tampão recomendarão repouso mais as dores não passam não aguento andar minha barriga acordou hoje mais baixa sentindo dores na pélvis i no pé dá barriga é possível que tenha dilatado mais
Responderolá, sim é possível, sugiro que siga as orientações de seu medico e recomendo que veja uma emergência se as dores ficarem intensas.
ResponderOlá , estou com 36 semanas e sinto muitas dores nas costas tipo uma cólica que vai e vem em intervalos curtos , com vontade de fazer xixi o tempo todo com dores na vagina quando ando e dores nas pernas o que VCS acham ?
ResponderEstou com 34+1 ,é estou começando a sentir leves cólicas,porém já tem uns dias que venho sentindo muita for na região da vagina, é minha 3 gravidez as duas primeiras foram com menos de 35 semanas parto normal e sempre começa com essa dorzinha porém com perda de líquido, só que agora não estou perdendo líquido será que já posso está dilatando ?
ResponderOlá eu estou de 40 semanas , fortes dores na região da vagina , como se eu tivesse tomado chutes . Já saiu o muco mas sem sangue … E as vezes sinto umas contrações fortes aí passa ..e a barriga fica dura feito rocha …devo ir no hospital ?
ResponderOlá, se esta com fortes dores, sugiro que sim, deve ir ao hospital para uma avaliação.
ResponderSim com certeza
Responder.
Oi boa tarde estou com 36+6 semanas e a 20 dia Estou sentindo cólicas junto com as contracoes de braxton minha Obstétra informou que não estava com dilatação no dia 07/12 mas hoje notei que o tampao mucoso saiu. Não estou sentindo cólicas nada a única coisa diferente e que meu bebê começou a mexer menos é ontem no dia 15/12 fiz uma uso obstétrica com dolple e a médica da uso informou que ele já estava na posição cefalica e que está pesando 3.023 Gm 48.5 centímetros gostaria de saber o que eu devo fazer pois a bolsa não estourou ainda é não estou sentindo quase dor?
ResponderAconselho aguardar mais sintomas relacionados ao parto nesse caso, boa sorte!
ResponderOla!!
ResponderEstou com 36+4 dias, sinto dores fortes na parte de baixo da barriga, ela endurece numa frequência de 3 em 3 minutos hj, nesse momento irregulares e da uma aliviada, o bb esta bem agitado, ânsia de vômito, fui no hospital a uns dias e me diagnosticaram com cisto na parede vaginal perto do utero do tamanho de um limão, mas falaram que nao interfere no parto pois tem consistência de uma uva é flexível, o problema q eles nao conseguem ver meu útero agora, e a ultima consulta antes do cisto, fui justamente pq tinha perdido o tampão, estava apenas com 1 cm de dilatação, fui no hospital hj e eles falaram q nao é o momento so se estourar a bolsa ou sangrar, questao de nao conseguirem ver o utero, mas estou preocupada pois as dores nao passam…
Me ajuda por favor !!!
Sinal de dor não é bom, aconselho se persistir com grande intensidade, a retornar para a maternidade. Boa sorte!
ResponderEu tour com 1 cm de dilatação como faço para sabe que estou em trabalho de parto estou com oito meses e está saindo os sinais
ResponderNesse caso aconselho se persistir os sintomas em excesso, acompanhamento com sua obstetra. Boa sorte!
ResponderOlá estou de 39 semanas e tive contrações irregulares semana passada e estava com 1 cm de dilatação desde então as contrações diminuíram mas essa semana tenho sentido MTA tremedeira stress e náuseas fazem parte do pré parto? As contrações que tenho duram de 2 minutos a 3:30 com intervalos de duas a 3 horas cada, no entanto só quero ir a maternidade qndo a bebê estiver pra sair sem MTA demora, é possível que as dilatações sejam sem tanta dor?
ResponderIsso é relativo de cada gestação, aconselho quaisquer sintomas em excesso seguir para a maternidade. Boa sorte!
ResponderOi!!mamãe de primeira viagem.
ResponderEstou com 38+5, estou sentindo cólicas que vem E vão,e se estende a dor até o meu ânus, acho que já são contrações
Só que a minha barriga toda fica dolorida não consigo identificar corretamente que horas elas vão.
E não perdi o tampão e nem a bolsa rompeu.
E tambm não fui a marternindade ainda
Só queria uma luz!!!!! Por favor 🙏
Pode ser contração de treinamento, mas aconselho quaisquer sintomas em excesso a seguir para maternidade. Boa sorte!
ResponderBoa noite. Mamae de 1 viagem :)
Responder37+4s 3,5 de dilatação, muitas pontadas, vontades de fazer coco, barriga vem todinha pra frente e endurece, em menos de 1 min volta ao normal (sinto essas dores todos os dias, principalmente de madrugada .. vou ao hospital e me mandam de volta pra casa.. Já nao sei mais o que fazer … :/ Me da uma Luz please ..
Olá, acredito que deva retornar a maternidade, com 4 cm de dilatação eles tem que internar você.
ResponderEstou com 34 semanas e1 dia, estou sentindo cólicas, umas fisgadas na pepeca , e meu bebe não para de mexer , a barriga endurece é depois volta ao normal.. será q comecei a dilatar ?
ResponderÉ uma possibilidade sim, aconselho se persistir com grande intensidade acompanhamento com sua obstetra e boa sorte.
ResponderEu estou com 34 semanas hoje. Essa semana, com 33, senti que perdi o tampão e ao longo do dia fui sentindo dores mais intensas. Fui ao hospital e estou com 1 cm de dilatação. Ele está encaixado e todos os dias sinto muita dor. Durante a madrugada (deitada) e pela manhã bem cedo sinto contrações e perco mais secreção. Estou com medo. Sinto muita dor.
ResponderNesse caso aconselho acompanhamento com sua obstetra e boa sorte.
ResponderEu estou com 40 semana e só dilatei 3cm .. ?
ResponderE eles me mandaram pra casa