Quando a concepção acontece, muitas vezes não temos ideia do que está se passando dentro do corpo da mulher que acabou de engravidar. Não temos ideia das mudanças, das transformações, da formação de uma nova vida, que está a todo vapor!

Assim que o positivo aparece, tenha certeza de que muita coisa já aconteceu dentro do útero em termos de formação do feto. E o tubo neural é uma das principais mudanças e acontecimentos da gravidez e da formação do bebê ainda nos primeiros dias de concepção. É a partir desse pequeno tubo neural que tudo começa. Vamos entender?

Como Tudo Começa

A partir do encontro dos gametas masculinos e femininos, óvulo e espermatozoide, a multiplicação das células começa e, então, a formação do bebê e toda a estrutura que envolve a gravidez. O zigoto, ao chegar ao útero (pois a concepção acontece nas trompas), se divide em duas partes.

Com aproximadamente 2 semanas de gravidez, após a implantação do embrião no útero (contando a partir da concepção e não pela data da última menstruação), o tubo neural começa a tomar forma. A multiplicação celular forma o que será a cabeça, o cérebro, a medula e a coluna espinhal do bebê. Com o avanço dos dias, o tubo fica cada vez mais alongado e ainda com a aparência de um aglomerado de células. Ainda nessa fase, ele determina a saúde do bebê.

O Que é Exatamente o Tubo Neural?

O tubo neural é o alicerce de tudo. Sem ele não há bebê e, com um alicerce mal estruturado, o bebê não se forma com saúde. Aliás, a maioria das más formações acontecem nesta fase. O tubo neural é responsável por todo o sistema nervoso central, pelo cérebro e pelo coração1.

Ele se forma de fora para dentro, ou seja, começa a partir de uma parede externa e se fecha ao final da formação, deixando pequenas cicatrizes ao longo do desenvolvimento fetal, no sulco abaixo do nariz e nas nádegas. A aparência do tubo neural é semelhante à de um biscoito da sorte chinês, e ele se modificará conforme o desenvolvimento acontece.

O topo será a cabeça, o meio será o tronco e, o final, onde há o fechamento, as nádegas e pernas. Já nesse início é possível identificar onde será a cabeça e o bumbum do bebê. É importante saber que, com 22 dias de fecundação, o bebê tem um projeto bem avançado da sua coluna vertebral, cérebro, neurônios e órgãos internos, que são ainda pequenas células primárias aglomeradas e sem forma.

Vídeo explicativo:

Com 27 dias da fecundação, o bebê já tem sua coluna vertebral formada, desde a cervical até o cóccix. É possível identificar o que parece ser um rabo vestigial, que logo não será mais visível. A cabeça nessa fase é bastante identificável, e até muito semelhante com a formação de outros mamíferos. A partir desse momento, começarão a se destacar as características humanas.

Com 5 semanas de gestação, o bebê já possui o seu coração em formação, a cavidade ocular, a auricular, a cavidade bucal e as narinas.

A Importância do Tubo Neural e a Saúde do Bebê

A formação correta do tubo neural do bebê é fundamental para a saúde intraútero, mas principalmente pelo resto de sua vida. Se alguma coisa der errado em algum ponto do desenvolvimento, o bebê pode nascer com má formação sobre vários aspectos2:

  • Mau fechamento cranial
  • Anencefalia ou encefalocele: ausência de fechamento do topo do crânio, acima dos olhos. Essa má formação pode trazer também problemas de natureza neurológica.
  • Hidrocefalia: acúmulo de líquido entre o cérebro e o crânio. Esse problema causará o crescimento anormal da calota craniana.

Na coluna também podem surgir problemas como:

  • Espinha bífida, meningocele ou meningo-mielocele: todas devido ao mau fechamento, ou não-fechamento total da parte inferior do tubo neural.

Podem ocorrer ainda outros problemas, como paralisia da parte inferior do corpo.

Como Prevenir a Má Formação do Tubo Neural?

Felizmente, há como prevenir o problema da má formação do tubo neural. A ingestão de vitaminas comuns, como o ácido fólico, fará total diferença. O ácido fólico age no organismo materno colaborando para a fabricação de enzimas (moléculas de hemoglobinas) que potencializam a boa formação fetal3.

Além disso, ele ajuda na fabricação de glóbulos vermelhos, os quais transportam oxigênio pelo organismo. Mas, para obter os benefícios do ácido fólico no organismo e na boa formação do tubo neural do bebê, é preciso iniciar a ingestão 1 a 3 meses antes de engravidar.

Como o ácido fólico não é um medicamento, pode ser tomado por um longo período sem riscos de efeitos colaterais nem problemas com interação medicamentosa. O ideal é ingerir diariamente pelo menos 240 microgramas de ácido fólico ou na forma de L-Metilfolato de Cálcio, que é o ácido fólico transformado na enzima que é absorvida pelo organismo.

Veja também: Ácido Fólico na Gravidez Previne Má Formação

Foto: Dr. Vilas gayakwad