Poucas pessoas sabem da existência desse problema que afeta as tubas. Ela é relativamente silenciosa, mas quando o diagnóstico vem,vem também várias dúvidas. Afinal, algumas vezes o sonho de ser mãe pode depender de um diagnóstico correto e de um tratamento adequado com bom profissionais. O diagnóstico correto é essencial por esta ser uma uma doença menos frequente.
O que é a Hidrossalpinge?
A hidrossalpinge1 nada mais é do que um acúmulo de líquidos em uma ou ambas as tubas. Normalmente esse líquido se acumula por causa de uma infecção na região, por bactérias, por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia ou sífilis, ou outras causas de inflamação.
Um dos principais problemas que a hidrossalpinge traz é impedir uma gravidez. A tuba fica dilatada, inflamada e bloqueada. Todo este processo inflamatório torna a tuba um ambiente hostil para o encontro do espermatozoide com óvulo. É na trompa que a fertilização acontece.
A hidrossalpinge também pode obstruir a tuba. Isso faz com que nem o óvulo nem o espermatozoide possam chegar no local apropriado para a fecundação. Mas nem todos os casos de trompas obstruídas são por conta de hidrossalpinge. Em grande parte das vezes, uma obstrução da trompa pode ser resolvida com um pequeno procedimento, mas isso é assunto para outro post.
O líquido presente na trompa por conta da hidrossalpinge também pode atrapalhar na hora da implantação do embrião, caso a fecundação tenha ocorrido na trompa saudável. Há estudos que revelaram que esse líquido pode ir para o útero, ou para o fundo do saco de Douglas, tornando estas áreas hostis para a nidação
Caso a implantação ocorra, este ambiente hostil pode acabar causando um aborto espontâneo. Quanto mais a tuba está dilatada e inflamada, mais líquido ela pode liberar e mais grave o caso pode ser.
Nos casos de hidrossalpinges cheias de líquido, um procedimento para corrigir o problema pode fazer com que o líquido pare de se espalhar. Dessa forma, a as chances de engravidar se tornam maiores, e diminuem a necessidade de procedimentos como a FIV. Tudo vai depender do grau de gravidade do problema.
Sintomas da Hidrossalpinge
Os sintomas mais comuns são dores abdominais, inchaço e corrimento vaginal de aspecto e cores diferentes do que é o comum para um muco cervical saudável2. Mas também pode acontecer da hidrossalpinge ser assintomática. Dessa forma, muitas mulheres apenas descobrem o problema quando tentam engravidar e não conseguem. Ao fazer os exames para verificar as causas, vêm a surpresa nas tubas.
Diagnóstico e Como Tratar a Hidrossalpinge
O diagnóstico é feito por exames de imagem, como a histerossalpingografia,ou uma tomografia uterina. Em casos mais complicados, uma opção é a videolaparoscopia diagnóstica. Normalmente, o tratamento para esse tipo de problema é alguma forma de desobstrução das trompas. Caso esse procedimentos não dê resultado, a opção é a retirada parcial ou completa da tuba afetada3.
Caso as duas tubas sejam afetadas, a retirada total ou parcial delas vai depender do grau do problema. A avaliação de um bom especialista é fundamental para uma boa recuperação e total eliminação do problema.
Um procedimento bem feito, para quem tem o problema em apenas uma das trompas pode levar a uma futura gravidez natural. Caso as duas trompas forem retiradas a gravidez apenas acontecerá por meio de fertilização in vitro.
Sucesso no Tratamento
Antes de se desesperar, a portadora de hidrossalpinge deve conversar com o seu médico e analisar mais profundamente as condições de saúde das tubas. Muitas vezes, se há a necessidade de retirar completamente as tubas isso também significa que o problema será eliminado.
Se o problema for em uma das tubas, ainda há a chance de uma concepção natural caso a tuba afetada seja removida. Se o problema for em ambas as tubas, a única opção é a FIV. No entanto, o tratamento ainda é necessário, para que a hidrossalpinge não torne o útero um local hostil para o embrião.
Lembre-se de que investigar é muito importante e se o prazo de 1 ano para engravidar esteja esgotado, o casal deve ir ao médico para exames.
Entrevista com uma leitora com hidrossalpinge
A leitora Mariana (apelido) recebeu recentemente o diagnóstico de hidrossalpinge. Segundo ela, o médico deu a ela 50% de chances de engravidar, já que ela tem uma das trompas perfeita e saudável. Veja o relato a seguir:
Famivita: Como foi a descoberta da Hidrossalpinge?
Mariana: Descobri com um ultrassom transvaginal, onde encontraram uma bolsa d’agua que o médico que fez o exame não soube explicar. Após esse resultado fiz a Histerossalpingografia, que por sinal é muito dolorida. Foi com esse exame que deu para saber com exatidão do que se tratava.
Famivita: Qual foi a orientação do médico?
Mariana: Ele disse que eu ainda poderia ter filhos, mas que a chance estaria reduzida pra 50 %. Me mandou tomar o regulador de menstruação, pois meu ciclo também não é regular… Aqueles de 28 dias 30 dias etc… Até porque também tomei durante muitos anos anticoncepcional (mais ou menos 10 anos seguidos, sem pausa). Agora, após 5 meses tomando o regulador, resolvi que não vou mais tomar nada, absolutamente nada. Esse é o primeiro ciclo sem nada.
Famivita: E o Psicológico como ficou depois da noticia.
Mariana: Eu entrei em crise. Achei que não poderia ter filhos e ainda estou perturbada. Sei que não é o fim do mundo, que mesmo com essa dificuldade ainda há uma chance. Mas todo termino de ciclo fico muito chateada, e perdendo as esperanças de ter normalmente… Não quero ter que recorrer à fertilização em vitro… Até porque não tenho grana para tal procedimento ainda!
Vejam meninas, o melhor mesmo é procurar um médico de confiança. A orientação correta e rápida é tudo nesses casos mais complicados.
Veja também: Infertilidade masculina e espermograma – quais os principais problemas.
Oi boa tarde gostaria de saber quanto que é uma consulta de avaliação dos meus exames que já constam hidrossalpinge para o especialista avaliar e me dizer qual é o próximo passo a seguir. Você me indicaria qual exame agora fazer ou tem outro tratamento mais específico.
ResponderOlá pode ver uma consulta com Ginecologista em fertilidade, vou deixar o link de sugestão: https://www.famivita.com.br/produtos/consulta-de-fertilidade/
ResponderOlá meninas tudo bem?sou nova por aqui,mas trazendo meu relato. Bom,fiz minha cirurgia ontem dia 20/08/2021 foi diagnosticada com Hidrossalpinge na trompa direita, fiz a retirada dela pois não conseguiria engravidar com o líquido que continha nela,a outra trompa esquerda o médico fez uma limpeza e uma plástica, mi há cirurgia foi um corte pois não deu para fazer por vídeo, mas ocorreu super de boa,agora estou em recuperação e acredito que logo meu Bebê venha naturalmente, tbem faço eu e meu esposo fazemos o uso das vitaminas famivita já tem um mês. Se vc tem hidrossalpinge a melhor coisa a se fazer é a retirada dessa trompa. Aqui meu médico cobrou 4 mil reais,então meninas Boa sorte à todas !caso queira mais detalhes meu Whatsapp é 047 9 92129396 LUCIANA. Super beijão futuras mamães.
ResponderBom dia recebi hoje meu exame, e deu Cavidade uterina de contorno e dimensões normais, com aspecto discretamente arqueado em sua porção superior, sem falhas de enchimento em seu interior. As trompas apresentam-se pervias de contorno e calibre normais, com exceção do terço distal de ambos os lados, que se apresentam discretamente dilatados. A trompa esquerda se apresenta orientada cranialmente e fixa. Boa passagem do contraste do útero para as trompas e destas para a cavidade pélvica. Sera que com esse resultado consigo engravidar?
ResponderQual o exame que vc fez Evelyn? A histerosalpinografia?
ResponderSim Pamela.
ResponderEra hidrossalpinge?
ResponderDesde de dezembro estou tentando descobrir o que tenho .
ResponderPrimeira ultrassom sugeriu cisto paraovariano irregular anecoico e sem vascularização de 2,1 cm
Repeti agr em fevereiro deu o mesmo tamanho ,com apresentação cística sugerindo dentre outros diagnósticos hidrossalpinge por sem levemente alongado .o cisto não deve ter nem 2ml , ninguém quer tirar .Mas senti muito líquido transparente e sem cheiro esse mes.Acho q faz parte da inflamação né ? N sei se apertei de mais a barriga e e inflamou mais .q agonia isso
Espero achar alguém pra tirar logo isso
Eu também tenho esse líquido foi depois de uma cesárea e laqueadura que me aconteceu isso, o ginecologista disse que é aderência.
ResponderA 5 meses atrás fui realizar uma USG pois minha menstruação estava atrasada a 2 meses , queria saber o que estava havendo , chegando lá fui diagnósticada com Hidrossalpinge bilateral , e so tenho 23 anos , não tenho filhos .Fiquei bastante assustada com todas as informações recebidas e a pior de todas elas ” não poderia engravidar ” e poxa é um sonho ser mãe , tomei uns medicamentos , mas não tinha resolvido , enfim minha menstruação desceu bem desregulada, precisei controlar com outro medicamento , fiz outra USG e tinha aparecido um cisto hemorrágico no ovário esquerdo, um susto mais uma vez , e agora tinha Hidrossalpinge e cisto ! Fiquei louca ! Faltando mais ou menos 5 dias pra terminar o medicamento da menstruação desregulada , uma surpresa , um sangramento inesperado (detalhe eu não estava sangrando por causa do medicamento que estava segurando a menstruação) fui mais uma vez realizar outra USG , pra saber oq estava acontecendo . VOCÊS ACREDITAM EM MILAGRES ?
ResponderPra minha total surpresa , não tinha mais cisto e nem Hidrossalpinge , estava tudo normal , tudo tinha ido embora ,, minha menstruação desceu , passou os dias normais !
Eu fiz um voto com Deus , e ele me enviou a cura .
Se apeguem com Deus meninas , e ele sim dará o diagnóstico certo e sem erro . ❤️
Eu tenho hidrosalpinge bilateral ?? quero muito ser mãe não sei oque fazer nem pra onde ir os médicos onde eu moro São horríveis não tenho condições de fazer um plano particular
ResponderUma amiga me indicou mam caps será qui resolve
Tome uxi amarelo e unha de gato
ResponderDescobri que tenho Hidrossalpinge Bilateral e tenho 34 anos, me ajudem algo passou por isso e conseguiu engravidar com algum procedimento ou medicamento que nao seja FIV, vou ir em um medico de reprodução só para saber mais detalhes espero que eu tenha alguma chance de engravidar naturalmente
ResponderDescobri hoje que tenho hidrossalpinge descobri pq está saindo de dentro de mim uma água sem cheiro transparente igual uma água mesmo não é sempre somente isso mas nada ka tive uma gestação ectópica será q já estava com hidrossalpinge e não sabia? É preocupante tem q fz cirurgia remove a trompa esto ficando louca de tanta duvida
ResponderOlá, sua pergunta ficou confusa, você está com hidrossalpinge ou desconfia estar ?
ResponderDescobri que tenho hidrossalpinge no início deste mês, na tuba esquerda. Totalmente assintomática, tanto a causa, provavelmente uma infecção antiga, quanto a própria tuba doente. Vou fazer a retirada desta tuba mês que vem, acredito que tive algumas fecundações sem sucesso exatamente por causa destes líquidos.
ResponderEstou no mesmo caminho amiga!
ResponderOlá estou tentando engravidar a um ano meus exames deram todos ok meu esposo fez espermograma e deu 2% de espermatozóides normais porém a quantidade dos espermatozóides estão normais o médico pediu para repetir o exame para confirmar e disse que se esse resultado se confirmar não tem como reverter mas que é possível engravidar mesmo com esse resultado estando abaixo do normal isso procede ??
Respondertenho 31 anos já tive gravidez na trompa só tenho uma trompa agora tenho 5 anos querendo engravidar e não consigo fis o exame da trompa e deu que está obristuida to muito triste não sei o que fazer mim ajuda por favor
ResponderEu tinha hidrosalpinge e ela desapareceu isso é possível?
ResponderEstou com hidrossalpinge, tenho 47 anos, tenho ligadura das trompas. Estou tomando antibiótico clavulin 875mg, tem 4 dias, sinto dores que consigo controlar com novalgina 1g, e desde ontem comecei a sangrar, é normal? Não estou no período de menstruar
ResponderSimone, os sintomas podem estar relacionado a hidrossalpinge.
ResponderDescobri a 15 dias que tenho hidrossalpinge estou tomando antibióticos e remédios para dores só assim para suportar as dores, tenho 47 anos e já fiz laqueadura meu médico disse que surgiu por causa da endometriose e que provavelmente vou sentir as dores todos os meses ,vou fazer cirurgia para retirar e já aproveitar e retirar também o útero.
ResponderQueria era uma receita pra poder yomar esse antibiotico também.
ResponderJá tive hidrossalpinge e após meus dois partos e curei com antibióticos que o médico receitou. Antes de outro tratamento mais agressivo, tentem ver com o médico se existe essa possibilidade, pois comigo deu certo, na primeira vez o médico queria até operar, mas fui em outra ginecologista que me receitou remédios (são fortes e tem que fazer direitinho) e melhorei, não precisei operar, gracas a Deus. Depois disso 8 anos depois tive meu segundo filho e a desgramada apareceu de novo, e tratei novamente.
ResponderQuais foram o nome do remédio pra hidrossalpigue.estoi desisperada quero muito engravidar
ResponderA senhora tomou qual antibiótico?
ResponderRaquel qual a medicação que seu médico receitou?
ResponderEla pode desaparecer sim, mesmo sem tomar nada, depende de seu organismo, se vc estiver com imunidade boa o próprio organismo absorve essa àgua, mas se persistir ou tiver dor pode tratar, e se ainda assim não funcionar pode fazer a desobstrução das trompas.
ResponderOlá, descobrir que tenho hidrosalpinge a direita. Ela pode passar para trompa esquerda?
ResponderOlá e como foi sua recuperação? Conseguiu o positivo? Espero que sim!!
ResponderOi, deu tudo certo na sua gravidez mesmo com a hidro? Espero que sim!
ResponderEu tbm tenho um acúmulo de líquido nas duas trompas e já fazem oito anos que venho tentando engravidar e não consigo o que devo fazer
ResponderAparecida, verifique com seu ginecologista para fazer um procedimento para desobstruir as trompas.
ResponderEu tenho hidrossalpinge nas duas trompas descobri quando desejava engravidar, realizei o exame para desobstruir as trompas e por Deus consegui desobstruir uma trompa e engravidei depois de 05 meses ,hoje minha princesa tem 02 anos/4mese.
ResponderBom dia. Delaine qual o exame que vc realizou para desobstruir as trompas????
ResponderOi Angelita foi o exame de histerossalpingografia
ResponderComo vc conseguiu curar a hodrosssalpinge?
ResponderEu to gravida de 8 meses e tenho hidrossalpinge descobri tem uns 3 anos o meu ê do lado esquerdo
ResponderEu também sofro de hidrossalpingem passei 3 mêses sem menstruar fiquei tão feliz depois pra minha infelicidade desceu minha menstruação
ResponderOi tenho hidrosalpinge descobri faz uns 3 anos a médica não me deu nada para tomar disse que seria impossível de engravidar .alguém já engravidou com essa doença
ResponderTati, realmente é difícil engravidar com hidrossalpinge, mas consulte um outro especialista.
ResponderVocê já ouviu falar em milagres? Pois é a médica deu o diagnóstico com auxilio de exames, acredito eu e em seguida nada foi visto…
ResponderOla tenho 39 anos e estou gravida de 8 semanas fiz um trans vaginal e descobri que tenho agua nas trompas fikei assustada de ler na internet o medico disse que estava tudo bem que ia controlar. como nao tenho dores se corre tudo bem iria tratar no final da gravidez .queria mais imformaçao pour favor
ResponderTenho 52 anos, já fiz laqueadura de trompas e já entrei na menopausa. Fui diagnosticada recentemente com hidrossaupinge na trompa esquerda através de trans vaginal .
ResponderComo não pretendo engravidar mais tenho a necessidade de intervenção cirúrgica para eliminar o problema???
Valeria, se voce nao tem dor, nao tem necessidade.
ResponderTenho 39 anos, fiz laqueadura há 4 anos e, recentemente, descobri que tenho hidrosalpinge na trompa esquerda.
ResponderTenho muitas dores e, muitas vezes, não consigo dormir. Como posso proceder?
Estou tentando engravidar, mas não consigo. Tenho histórico de endometriose. Procurei uma clínica de fertilização e a médica suspeitou de hidrossalpinge.
Resultado do exame: Trompas tópicas, sendo a direita mais próxima e posterior do útero. Seus contornos estão preservados. Apresentam dilatação e concentração do contraste na porção distal bilateralmente, sendo um pouco mais evidente a direita, o que não se desfez no clichê tardio após a descompressão. Houve passagem parcial do contraste para a cavidade peritoneal a direita.
Conclusão: Hidrossalpinge bilateral.
O que é isso quer dizer?
ResponderPara fazer uma FIV preciso passar por cirurgia antes?
A Hidrossalpinge é a dilatação das tubas uterinas. Acredito que sua médica fará um tratamento adequado para o procedimento a seguir FIV.
ResponderBoa noite eu fiz a laqueadura e depois de 16 anos as minhas trompas está inflamada e dói muito Quais são os procedimentos para tar tirando o líquido das trompas foi cortada eu tenho chance de engravidar