É inevitável precisar tomar um remédio ou outro de vez em quando. Mas você sabia que alguns medicamentos afetam diretamente a fertilidade masculina? Pois é! É possível afetar a própria fertilidade sem ao menos saber! Para não te deixar no escuro, vamos te apresentar aqui alguns medicamentos que podem atrapalhar a tão sonhada gravidez.

Alguns medicamentos podem afetar a fertilidade masculina.

  • Antibióticos

    Alguns antibióticos podem impactar a fertilidade masculina se usados por longos períodos. Antibióticos como a amoxicilina podem afetar a motilidade e morfologia dos espermatozoides, além de danificar seu DNA.

    Esses efeitos normalmente desaparecem alguns meses depois de cessar o uso desses medicamentos.

    Homens que planejam ter filhos nesse período devem pedir a seu médico um antibiótico que não afete a fertilidade.

  • Bloqueadores alfa

    Estes medicamentos costumam ser usados para tratar hipertensão arterial sistêmica e problemas urinários causados por próstata aumentada.

    Os efeitos negativos na fertilidade dependem de qual o remédio utilizado. Eles podem diminuir muito a quantidade de esperma ou até cessar a ejaculação completamente.

    Caso os medicamentos sejam usados para tratar problemas urinários em homens que tentam ter filhos, é uma boa ideia conversar com um médico para discutir alternativas.

  • Cetoconazol
    Este antifúngico é bem conhecido como tratamento para doenças como a candidíase. Ao ser usado na forma de pomada, esse medicamento não oferece riscos à fertilidade. No entanto, na forma oral pode prejudicar a produção de testosterona e diminuir a produção de espermatozoides.
  • Espironolactona
    A espironolactona é um anti-hipertensivo e diurético, usada normalmente para tratar pressão alta sem causa determinada e edemas.

    Apesar de esse não ser seu uso principal, a espironolactona tem ação antiandrogênica, sendo inclusive muito utilizada por mulheres trans. No entanto, essa diminuição da testosterona pode ser detrimental para aqueles que estão tentando engravidar.

  • Inibidores de 5-alfa-reductase

    São medicamentos normalmente utilizados para tratar hiperplasias da próstata ou calvície de padrão masculino. O uso desses medicamentos pode diminuir o volume de sêmen e a concentração de espermatozoides. Também pode afetar a libido.

    Este efeito é raro e temporário, e o corpo volta ao normal ao cessar o uso do medicamento. Mesmo assim, é uma boa ideia dar um tempo em seu uso caso esteja tentando engravidar.

  • Inibidor seletivo de recaptação de serotonina (SSRI)

    Muito comuns para tratar depressão e ansiedade, os SSRIs tem como efeito colateral comum a disfunção erétil e ejaculação retardada. Aqueles que fazem uso desse tipo de medicamento e desejam ser pais devem conversar com seu médico sobre alternativas durante esse período.

    Antidepressivos podem ter como efeito colateral a disfunção erétil.

  • Opioides

    Incluem tanto medicamentos utilizados para tratar a dor, quanto algumas drogas ilegais. Podem afetar a produção de testosterona, o que tem um impacto negativo na quantidade e qualidade dos espermatozoides.

    Esse efeito acontece apenas com o uso prolongado dessas substâncias. Utilizar opioides após uma cirurgia ou outro problema de curto prazo não costuma impactar a fertilidade.

  • Outros medicamentos

    Muitos outros medicamentos podem afetar a fertilidade masculina, mas são de uso mais específico. Alguns exemplos são cimetidina, nifedipino, sulfassalazina e colchicina.

    Vendo uma lista tão extensa de medicamentos que podem afetar a fertilidade masculina, é fácil se assustar. Mas estes efeitos costumam ser temporários e específicos para certos usos desses medicamentos. Mesmo assim, para quem está tentando engravidar deve perguntar a seu médico se os medicamentos podem influenciar na fertilidade para evitar sustos.